Buscar

material extra para ângulos

Prévia do material em texto

Medindo ângulos em graus
Você pode medir ângulos. Para isso, dividimos uma volta completa (circunferência) em 360 graus. O símbolo para grau é º. 360 graus podem ser escritos assim: 360º.
Da mesma forma que convencionamos medir comprimentos em centímetros, e por isso as réguas são divididas em centímetros, também podemos obter um transferidor para medir ângulos. Existem réguas de 20 cm, 30 cm, 50 cm, etc. os transferidores por sua vez, podem ser encontrados em 180º ou em 360°.
 
Figura 16 – Transferidores de 0º a 180º e de 0º a 360º.
Fonte: http://www.starrett.com.br
Quadro – Atividade de como construir ângulos com dobraduras
	Desenhe um círculo. Use um compasso ou trace de um objeto circular. O diâmetro deve ser de 10 a 15 cm, para que possa ser dobrado facilmente.
Recorte o círculo com cuidado.
Figura 17
Dobre-o ao meio, de forma que as bordas se encaixem perfeitamente. Não o abra.
Figura 18
Dobre-o novamente ao meio, cuidando para que as quatro bordas estejam exatamente sobrepostas. Abra o círculo. As dobras marcam quatro quartos de volta (ou da circunferência).
Figura 19
Trace retas sobre as dobras. Gire o círculo até que as dobras fiquem na horizontal e vertical. Marque 0º no ponto de encontro da dobra vertical com a borda superior da circunferência. 
Figura 20
Com o seu dedo, siga toda a volta da circunferência até voltar ao 0º. Seu dedo percorreu uma volta completa de 360º. Perceba que O 0º e o 360º ocupam a mesma posição na circunferência do círculo.
Figura 21
Com seu dedo, siga no sentido horário pela circunferência, partindo de 0º até o ponto de encontro da dobra vertical com a borda inferior da circunferência. Quanto de uma volta seu dedo percorreu? Quantos graus correspondem a esse percurso? Marque o numero correto de graus em seu círculo.
Figura 22
Novamente no sentido horário, siga com seu dedo pela circunferência, partindo de 0º até a primeira posição onde a dobra horizontal encontra a borda da circunferência. Quanto de uma volta você percorreu com seu dedo? Quantos graus correspondem a esse percurso? Marque o número correto de graus em seu círculo.
Figura 23
Para finalizar, mais uma vez com seu dedo, siga a circunferência no sentido horário a partir de 0º até a segunda posição onde a dobra horizontal encontra a circunferência. Quanto de uma volta seu dedo percorreu e quantos graus correspondem esse percurso? Marque novamente o resultado no círculo.
Figura 24
Seu círculo agora se parece com este. Uma meia volta 180º. Um quarto de volta 90º. Três quartos de volta 270º.
Figura 25
Dobre novamente o círculo ao longo das marcas. Com cuidado, dobre-o mais uma vez ao meio.
Figura 27
Abra o círculo. Trace duas novas retas sobre as dobras.
Em quantas partes iguais o círculo está dividido?
Que fração de uma volta tem cada parte?
Marque o número correto de graus nas quatro novas posições da circunferência.
Figura 28
Guarde seu círculo.
Fonte: Adaptado de SMOOTHEY (1997, p. 22 – 25).

Continue navegando

Outros materiais