Logo Passei Direto
Buscar

Ed Fis Inclusiva Atv II

User badge image
Gi Maria

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Rafaela sofreu um acidente automobilístico quando tinha dez anos e, hoje, com 15 anos de idade está no ensino médio e precisa de sua cadeira de rodas para se deslocar em suas atividades diárias. Rafaela apresenta deficiência motora e precisa de adaptações diversas, como banheiros adaptados e rampas acessíveis em todos os ambientes de acesso da escola, assim como ônibus adaptado para seu transporte. Ela faz uso de uma carteira adaptada para que a cadeira de roda se encaixe nela. No entanto, como não houve comprometimento de membro superior não é necessária a utilização de órteses para que ela possa escrever.
De acordo com as características descritas acima, assinale a alternativa que corresponde aos tipos de acessibilidade que Rafaela necessita.
Acessibilidade atitudinal e acessibilidade instrumental.
Acessibilidade comunicacional e acessibilidade atitudinal.
Acessibilidade arquitetônica e acessibilidade instrumental.
Acessibilidade arquitetônica e acessibilidade metodológica.
Acessibilidade programática e a acessibilidade comunicacional.

A paralisia cerebral também conhecida como encefalopatia crônica é compreendida como uma lesão ou anomalia no desenvolvimento durante a vida fetal ou nos primeiros anos de vida. A paralisia cerebral pode ser causada por fatores pré-natais, perinatais e pós natais, ou seja, antes, durante e após o nascimento.
Considerando as características da paralisia cerebral analise as afirmativas abaixo:
I. A pessoa com paralisia cerebral pode apresentar deficiência intelectual ou não.
II. As pessoas com paralisia cerebral apresentam dificuldades em manter o controle postural.
III. Atualmente, 25% de todos os casos de paralisia cerebral está relacionada ao nascimento de prematuros.
IV. A paralisia cerebral não é progressiva e caracteriza-se pelo comprometimento do sistema locomotor por causas não traumáticas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

Diversas síndromes e deficiências levam a prejuízos intelectuais, como a Síndrome de Down, Síndrome de Rett, Síndrome de West, Síndrome de Autismo, a hidrocefalia, a microcefalia, entre tantas outras. Tais síndromes e deficiências podem ser causadas por fatores pré-natais, perinatais e pós-natais.
Diante das síndromes e deficiências destacadas acima, analise as afirmativas abaixo considerando suas características e possíveis etiologias.
I. A Síndrome de West é caracterizada pela regressão em habilidades que já haviam se desenvolvido a partir do primeiro e segundo ano de vida. É causada por fatores pré-natais: disfunção genética.
II. O autismo é caracterizado pelo desenvolvimento anormal e prejudicado nas interações sociais. Nas modalidades de comunicação e no comportamento é causada por fatores pré-natais, como a idade materna avançada.
III. A Microcefalia caracteriza-se pelo crescimento insuficiente do cérebro e é causada por fatores pré-natais, como má formação e infecções uterinas, exposição da mãe à metais químicos, má nutrição da mãe durante a gestação e o zika vírus.
IV. A hidrocefalia é caracterizada pela alteração da produção, do fluxo ou da absorção do líquido cefalorraquidiano. É causada por fatores pré e pós natais, como má-nutrição materna, anomalias vasculares, infecção uterina, meningite, traumatismo e hemorragia subaracnóidea, entre outros.
I e II apenas.
III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

A deficiência motora é compreendida como toda alteração física no corpo humano. Ela compromete as possibilidades de movimentação corporal ou manutenção da coordenação motora e do equilíbrio para a realização de tarefas diárias. Sua etiologia é resultante de problemas ortopédicos, neurológicos ou de má formação congênita, por lesões traumáticas e não traumáticas.
Considerando a etiologia da deficiência motora, quanto aos tipos de lesão analise as asserções abaixo:
I. A deficiência motora é maior em pessoas do sexo masculino e pode ocorrer por lesão traumática e não traumática.
II. 80% das lesões traumáticas são provocadas por acidentes automobilísticos, acidentes de trabalho, armas de fogo, mergulho em águas rasas e quedas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

A deficiência visual pode ser classificada em diferentes graus, designadas como cegueira e baixa visão. As principais causas da cegueira podem ser de origem pré-natal (congênita) como o albinismo, a retinoblastom e a retinose pigmentar ou pós-natal (adquirida), como a catarata, o descolamento de retina, a toxoplasmose, a diabetes, rubéola e traumatismo ocular, retinopatia da prematuridade entre outros.
Acerca das classificações da deficiência visual, analise as afirmativas abaixo:
I. A cegueira afeta a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento.
II. Apesar de captar luzes em alguns casos, o indivíduo cego não é capaz de utilizá-la para realizar movimentos e se orientar pela visão.
III. A baixa visão se caracteriza pela existência de resíduo visual, que permite o indivíduo ler impressos a tinta, desde que utilize equipamentos especiais.
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.

O professor de Educação Física, Fernando, acabou de se formar e ainda sem nenhuma especialização ao iniciar o ano letivo soube que teria dois alunos com deficiência. Helena, deficiente auditiva, tem 11 anos e Daniel, deficiente visual, tem 13 anos de idade. Os alunos estudam em salas diferentes, o que para o professor Fernando é melhor, pois assim consegue adaptar suas aulas considerando as diferentes formas de trabalhar o conteúdo. No entanto, por ser recém formado, ele não sabe exatamente qual a melhor forma de se dirigir à esses alunos.
Diante das deficiências que os alunos de Fernando apresentam, analise as afirmativas abaixo considerando a melhor forma de se dirigir e se comunicar com eles.
I. Fernando deve elevar o tom de voz sempre que precisar se comunicar com Helena.
II. Fernando deve evitar expressões como “olha aqui”, “veja isso” ao se comunicar com Daniel.
III. Fernando precisa sempre posicionar-se de frente com Helena mantendo contato visual para se comunicar.
II apenas.
I e II apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
I, II, III.

Hoje é o primeiro dia de aula de Sandra na Universidade e ela se sente tranquila, pois sabe que por ser deficiente auditiva terá um professor interprete em todas as suas aulas. Sandra consegue perceber apenas sons fortes e conhecidos, pois perdeu a audição com um ano de idade período em que ainda não tinha desenvolvido a linguagem.
Considerando as características de Sandra descritas acima, assinale a alternativa correta.
Sandra apresenta surdez leve pré-linguística.
Sandra apresenta surdez severa pré-linguística.
Sandra apresenta surdez severa pós-linguística.
Sandra apresenta profunda severa pré-linguística.
Sandra apresenta moderada severa pós-linguística.

Atualmente, existe uma discussão muito intensa sobre alunos com sintomas de hiperatividade e sua medicalização. Para o Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais da Sociedade Americana de Psiquiatria, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Diferente da Hiperatividade, a superdotação e altas habilidades destaca-se em um número bem inferior de indivíduos. Observada desde a infância, quando a criança apresenta um nível de inteligência/habilidade mais elevada quando comparada às demais.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, considerando as características da Hiperatividade e Superdotação ou altas habilidades.
( ) A superdotação é marcada pela elevada capacidade intelectual geral, como: aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora de maneira isolada.
( ) O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é caracterizado por sintomas de inquietude, desatenção e impulsividade. Compreendido pelo comprometimento na aprendizagem e por consequência do problema na inclusão social.
( ) O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade promove dificuldades, como: controle de impulsos, concentração, memória, organização, planejamento e autonomia; gerando impactos comportamentais, intelectuais, sociais e emocionais.
V; V; F.
F; V; F.
F; V; V.
V; F; F.
V; F; V.

A deficiência intelectual foi avaliada durante muitos anos por meio do Quociente de Inteligência (QI). No entanto, atualmente, o QI foi substituído pelo termo "Avaliações das diferentes inteligências e habilidades". Essa substituição foi realizada uma vez que o QI se utiliza apenas das habilidades intelectuais, como leitura, aritmética, vocabulário, memória, conhecimentos gerais, visual, verbal, raciocínio abstrato, entre outros.
Dentro desse contexto, analise as afirmativas abaixo considerando as dimensões que compõem a avaliação das diferentes inteligências e habilidades.
I. O contexto refere-se às interações sociais que o sujeito estabelece, bem como sua participação na sociedade.
II. A saúde está relacionada à identificação das síndromes e patologias que o indivíduo apresenta e a verificação de sua origem.
III. As habilidades intelectuais se referem à capacidade que o indivíduo apresenta de ler, escrever, sua habilidade aritmética, de raciocínio, de memória, entre outros.
IV. A participação, as interações e os papéis sociais estão relacionadas às condições de vida desse indivíduo, sua qualidade de vida e sua relação estabelecida com o ambiente.
V. O comportamento adaptativo está relacionado aos aspectos acadêmicos, conceituais e de comunicação, necessários para autonomia e competência social do sujeito.
I e II apenas.
I, II e III apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e V apenas.
I, II, III, IV e V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Rafaela sofreu um acidente automobilístico quando tinha dez anos e, hoje, com 15 anos de idade está no ensino médio e precisa de sua cadeira de rodas para se deslocar em suas atividades diárias. Rafaela apresenta deficiência motora e precisa de adaptações diversas, como banheiros adaptados e rampas acessíveis em todos os ambientes de acesso da escola, assim como ônibus adaptado para seu transporte. Ela faz uso de uma carteira adaptada para que a cadeira de roda se encaixe nela. No entanto, como não houve comprometimento de membro superior não é necessária a utilização de órteses para que ela possa escrever.
De acordo com as características descritas acima, assinale a alternativa que corresponde aos tipos de acessibilidade que Rafaela necessita.
Acessibilidade atitudinal e acessibilidade instrumental.
Acessibilidade comunicacional e acessibilidade atitudinal.
Acessibilidade arquitetônica e acessibilidade instrumental.
Acessibilidade arquitetônica e acessibilidade metodológica.
Acessibilidade programática e a acessibilidade comunicacional.

A paralisia cerebral também conhecida como encefalopatia crônica é compreendida como uma lesão ou anomalia no desenvolvimento durante a vida fetal ou nos primeiros anos de vida. A paralisia cerebral pode ser causada por fatores pré-natais, perinatais e pós natais, ou seja, antes, durante e após o nascimento.
Considerando as características da paralisia cerebral analise as afirmativas abaixo:
I. A pessoa com paralisia cerebral pode apresentar deficiência intelectual ou não.
II. As pessoas com paralisia cerebral apresentam dificuldades em manter o controle postural.
III. Atualmente, 25% de todos os casos de paralisia cerebral está relacionada ao nascimento de prematuros.
IV. A paralisia cerebral não é progressiva e caracteriza-se pelo comprometimento do sistema locomotor por causas não traumáticas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

Diversas síndromes e deficiências levam a prejuízos intelectuais, como a Síndrome de Down, Síndrome de Rett, Síndrome de West, Síndrome de Autismo, a hidrocefalia, a microcefalia, entre tantas outras. Tais síndromes e deficiências podem ser causadas por fatores pré-natais, perinatais e pós-natais.
Diante das síndromes e deficiências destacadas acima, analise as afirmativas abaixo considerando suas características e possíveis etiologias.
I. A Síndrome de West é caracterizada pela regressão em habilidades que já haviam se desenvolvido a partir do primeiro e segundo ano de vida. É causada por fatores pré-natais: disfunção genética.
II. O autismo é caracterizado pelo desenvolvimento anormal e prejudicado nas interações sociais. Nas modalidades de comunicação e no comportamento é causada por fatores pré-natais, como a idade materna avançada.
III. A Microcefalia caracteriza-se pelo crescimento insuficiente do cérebro e é causada por fatores pré-natais, como má formação e infecções uterinas, exposição da mãe à metais químicos, má nutrição da mãe durante a gestação e o zika vírus.
IV. A hidrocefalia é caracterizada pela alteração da produção, do fluxo ou da absorção do líquido cefalorraquidiano. É causada por fatores pré e pós natais, como má-nutrição materna, anomalias vasculares, infecção uterina, meningite, traumatismo e hemorragia subaracnóidea, entre outros.
I e II apenas.
III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

A deficiência motora é compreendida como toda alteração física no corpo humano. Ela compromete as possibilidades de movimentação corporal ou manutenção da coordenação motora e do equilíbrio para a realização de tarefas diárias. Sua etiologia é resultante de problemas ortopédicos, neurológicos ou de má formação congênita, por lesões traumáticas e não traumáticas.
Considerando a etiologia da deficiência motora, quanto aos tipos de lesão analise as asserções abaixo:
I. A deficiência motora é maior em pessoas do sexo masculino e pode ocorrer por lesão traumática e não traumática.
II. 80% das lesões traumáticas são provocadas por acidentes automobilísticos, acidentes de trabalho, armas de fogo, mergulho em águas rasas e quedas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

A deficiência visual pode ser classificada em diferentes graus, designadas como cegueira e baixa visão. As principais causas da cegueira podem ser de origem pré-natal (congênita) como o albinismo, a retinoblastom e a retinose pigmentar ou pós-natal (adquirida), como a catarata, o descolamento de retina, a toxoplasmose, a diabetes, rubéola e traumatismo ocular, retinopatia da prematuridade entre outros.
Acerca das classificações da deficiência visual, analise as afirmativas abaixo:
I. A cegueira afeta a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento.
II. Apesar de captar luzes em alguns casos, o indivíduo cego não é capaz de utilizá-la para realizar movimentos e se orientar pela visão.
III. A baixa visão se caracteriza pela existência de resíduo visual, que permite o indivíduo ler impressos a tinta, desde que utilize equipamentos especiais.
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.

O professor de Educação Física, Fernando, acabou de se formar e ainda sem nenhuma especialização ao iniciar o ano letivo soube que teria dois alunos com deficiência. Helena, deficiente auditiva, tem 11 anos e Daniel, deficiente visual, tem 13 anos de idade. Os alunos estudam em salas diferentes, o que para o professor Fernando é melhor, pois assim consegue adaptar suas aulas considerando as diferentes formas de trabalhar o conteúdo. No entanto, por ser recém formado, ele não sabe exatamente qual a melhor forma de se dirigir à esses alunos.
Diante das deficiências que os alunos de Fernando apresentam, analise as afirmativas abaixo considerando a melhor forma de se dirigir e se comunicar com eles.
I. Fernando deve elevar o tom de voz sempre que precisar se comunicar com Helena.
II. Fernando deve evitar expressões como “olha aqui”, “veja isso” ao se comunicar com Daniel.
III. Fernando precisa sempre posicionar-se de frente com Helena mantendo contato visual para se comunicar.
II apenas.
I e II apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
I, II, III.

Hoje é o primeiro dia de aula de Sandra na Universidade e ela se sente tranquila, pois sabe que por ser deficiente auditiva terá um professor interprete em todas as suas aulas. Sandra consegue perceber apenas sons fortes e conhecidos, pois perdeu a audição com um ano de idade período em que ainda não tinha desenvolvido a linguagem.
Considerando as características de Sandra descritas acima, assinale a alternativa correta.
Sandra apresenta surdez leve pré-linguística.
Sandra apresenta surdez severa pré-linguística.
Sandra apresenta surdez severa pós-linguística.
Sandra apresenta profunda severa pré-linguística.
Sandra apresenta moderada severa pós-linguística.

Atualmente, existe uma discussão muito intensa sobre alunos com sintomas de hiperatividade e sua medicalização. Para o Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais da Sociedade Americana de Psiquiatria, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Diferente da Hiperatividade, a superdotação e altas habilidades destaca-se em um número bem inferior de indivíduos. Observada desde a infância, quando a criança apresenta um nível de inteligência/habilidade mais elevada quando comparada às demais.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, considerando as características da Hiperatividade e Superdotação ou altas habilidades.
( ) A superdotação é marcada pela elevada capacidade intelectual geral, como: aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora de maneira isolada.
( ) O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é caracterizado por sintomas de inquietude, desatenção e impulsividade. Compreendido pelo comprometimento na aprendizagem e por consequência do problema na inclusão social.
( ) O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade promove dificuldades, como: controle de impulsos, concentração, memória, organização, planejamento e autonomia; gerando impactos comportamentais, intelectuais, sociais e emocionais.
V; V; F.
F; V; F.
F; V; V.
V; F; F.
V; F; V.

A deficiência intelectual foi avaliada durante muitos anos por meio do Quociente de Inteligência (QI). No entanto, atualmente, o QI foi substituído pelo termo "Avaliações das diferentes inteligências e habilidades". Essa substituição foi realizada uma vez que o QI se utiliza apenas das habilidades intelectuais, como leitura, aritmética, vocabulário, memória, conhecimentos gerais, visual, verbal, raciocínio abstrato, entre outros.
Dentro desse contexto, analise as afirmativas abaixo considerando as dimensões que compõem a avaliação das diferentes inteligências e habilidades.
I. O contexto refere-se às interações sociais que o sujeito estabelece, bem como sua participação na sociedade.
II. A saúde está relacionada à identificação das síndromes e patologias que o indivíduo apresenta e a verificação de sua origem.
III. As habilidades intelectuais se referem à capacidade que o indivíduo apresenta de ler, escrever, sua habilidade aritmética, de raciocínio, de memória, entre outros.
IV. A participação, as interações e os papéis sociais estão relacionadas às condições de vida desse indivíduo, sua qualidade de vida e sua relação estabelecida com o ambiente.
V. O comportamento adaptativo está relacionado aos aspectos acadêmicos, conceituais e de comunicação, necessários para autonomia e competência social do sujeito.
I e II apenas.
I, II e III apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e V apenas.
I, II, III, IV e V.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 02 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 2018D3
Período:19/11/2018 08:00 a 07/12/2018 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 08/12/2018 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Rafaela sofreu um acidente automobilístico quando tinha dez anos e, hoje, com 15 anos de idade está no
ensino médio e precisa de sua cadeira de rodas para se deslocar em suas atividades diárias. Rafaela
apresenta deficiência motora e precisa de adaptações diversas, como banheiros adaptados e rampas
acessíveis em todos os ambientes de acesso da escola, assim como ônibus adaptado para seu transporte.
Ela faz uso de uma carteira adaptada para que a cadeira de roda se encaixe nela. No entanto, como não
houve comprometimento de membro superior não é necessária a utilização de órteses para que ela possa
escrever.
 
FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
De acordo com as características descritas acima, assinale a alternativa que corresponde aos tipos de
acessibilidade que Rafaela necessita.
ALTERNATIVAS
Acessibilidade atitudinal e acessibilidade instrumental.
Acessibilidade comunicacional e acessibilidade atitudinal.
Acessibilidade arquitetônica e acessibilidade instrumental.
Acessibilidade arquitetônica e acessibilidade metodológica.
Acessibilidade programática e a acessibilidade comunicacional.
2ª QUESTÃO
A paralisia cerebral também conhecida como encefalopatia crônica é compreendida como uma lesão ou
anomalia no desenvolvimento durante a vida fetal ou nos primeiros anos de vida. A paralisia cerebral pode
ser causada por fatores pré-natais, perinatais e pós natais, ou seja, antes, durante e após o nascimento.
 
ISRAEL, V. L.; BERTOLDI, A. L. S. Deficiência Físico-motora: interface entre educação especial e
repertório funcional. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
 
Considerando as características da paralisia cerebral analise as afirmativas abaixo:
 
I. A pessoa com paralisia cerebral pode apresentar deficiência intelectual ou não.
 II. As pessoas com paralisia cerebral apresentam dificuldades em manter o controle postural.
III. Atualmente, 25% de todos os casos de paralisia cerebral está relacionada ao nascimento de
prematuros.
IV. A paralisia cerebral não é progressiva e caracteriza-se pelo comprometimento do sistema locomotor por
causas não traumáticas.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
Diversas síndromes e deficiências levam a prejuízos intelectuais, como a Síndrome de Down, Síndrome de
Rett, Síndrome de West, Síndrome de Autismo, a hidrocefalia, a microcefalia, entre tantas outras. Tais
síndromes e deficiências podem ser causadas por fatores pré-natais, perinatais e pós-natais. 
 
FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
Diante das síndromes e deficiências destacadas acima, analise as afirmativas abaixo considerando suas
características e possíveis etiologias.
 
I. A Síndrome de West é caracterizada pela regressão em habilidades que já haviam se desenvolvido a
partir do primeiro e segundo ano de vida. É causada por fatores pré-natais: disfunção genética.
II. O autismo é caracterizado pelo desenvolvimento anormal e prejudicado nas interações sociais. Nas
modalidades de comunicação e no comportamento é causada por fatores pré-natais, como a idade materna
avançada.
III. A Microcefalia caracteriza-se pelo crescimento insuficiente do cérebro e é causada por fatores pré-
natais, como má formação e infecções uterinas, exposição da mãe à metais químicos, má nutrição da mãe
durante a gestação e o zika vírus.
IV. A hidrocefalia é caracterizada pela alteração da produção, do fluxo ou da absorção do líquido
cefalorraquidiano. É causada por fatores pré e pós natais, como má-nutrição materna, anomalias
vasculares, infecção uterina, meningite, traumatismo e hemorragia subaracnóidea, entre outros.
 
É correto o que se afirma em:
 
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
A deficiência motora é compreendida como toda alteração física no corpo humano. Ela compromete as
possibilidades de movimentação corporal ou manutenção da coordenação motora e do equilíbrio para a
realização de tarefas diárias. Sua etiologia é resultante de problemas ortopédicos, neurológicos ou de má
formação congênita, por lesões traumáticas e não traumáticas.
 
FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
Considerando a etiologia da deficiência motora, quanto aos tipos de lesão analise as asserções abaixo:
 
I. A deficiência motora é maior em pessoas do sexo masculino e pode ocorrer por lesão traumática e não
traumática.
 
PORQUE
 
II. 80% das lesões traumáticas são provocadas por acidentes automobilísticos, acidentes de trabalho,
armas de fogo, mergulho em águas rasas e quedas.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
A deficiência visual pode ser classificada em diferentes graus, designadas como cegueira e baixa visão. As
principais causas da cegueira podem ser de origem pré-natal (congênita) como o albinismo, a retinoblastom
e a retinose pigmentar ou pós-natal (adquirida), como a catarata, o descolamento de retina, a
toxoplasmose, a diabetes, rubéola e traumatismo ocular, retinopatia da prematuridade entre outros.
 
FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
Acerca das classificações da deficiência visual, analise as afirmativas abaixo:
 
I. A cegueira afeta a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento.
II. Apesar de captar luzes em alguns casos, o indivíduo cego não é capaz de utilizá-la para realizar
movimentos e se orientar pela visão.
III. A baixa visão se caracteriza pela existência de resíduo visual, que permite o indivíduo ler impressos a
tinta, desde que utilize equipamentos especiais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
O professor de Educação Física, Fernando, acabou de se formar e ainda sem nenhuma especialização ao
iniciar o ano letivo soube que teria dois alunos com deficiência. Helena, deficiente auditiva, tem 11 anos e
Daniel, deficiente visual, tem 13 anos de idade. Os alunos estudam em salas diferentes, o que para o
professor Fernando é melhor, pois assim consegue adaptar suas aulas considerando as diferentes formas
de trabalhar o conteúdo. No entanto, por ser recém formado, ele não sabe exatamente qual a melhor forma
de se dirigir à esses alunos.
 
FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
Diante das deficiências que os alunos de Fernando apresentam, analise as afirmativas abaixo
considerando a melhor forma de se dirigir e se comunicar com eles.
 
I. Fernando deve elevar o tom de voz sempre que precisar se comunicar com Helena.
II. Fernando deve evitar expressões como “olha aqui”, “veja isso” ao se comunicar com Daniel.
III. Fernando precisa sempre posicionar-se de frente com Helena mantendo contato visual para se
comunicar.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II apenas.
I e II apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
I, II, III.
7ª QUESTÃO
As dificuldades em realizar as atividades de vida diária de maneira independente e exercer uma profissão
de maneiraautônoma são caraterísticas que poderão estar presentes nas pessoas com deficiência
intelectual. Ke e Liu (2015) descrevem a deficiência intelectual em quatro níveis de gravidade de acordo
com o atraso no funcionamento intelectual, déficits na função adaptativa social e de QI sendo eles: leve,
moderado, severo e profundo.
 
KE, X.; LIU, J. Deficiência Intelectual. In: REY, J. M. (Ed.). IACAPAP e-Textbook of Child and Adolescent
Mental Health. Genebra: International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied
Professions, 2015.
 
 
Considerando os níveis de deficiência e suas respectivas características, relacione as colunas abaixo:
 
(1) Deficiência Intelectual leve.
(2) Deficiência Intelectual moderada.
(3) Deficiência Intelectual severa.
(4) Deficiência Intelectual profunda.
 
( ) Apresenta dificuldade em pronunciar palavras e tem um vocabulário muito limitado. Podem ganhar
habilidades básicas de autoajuda, mas precisam de apoio na escola, em casa e na comunidade.
( ) Capacidade limitada de expressar emoções. Não são capazes de cuidar de si mesmos e não
apresentam linguagem. Apresenta expectativa de vida reduzida em que convulsões e deficiências físicas
são comuns.
( ) Capacidade prejudicada de aprender e pensar logicamente, mas são capazes de se comunicar e cuidar
de si mesmos com algum apoio. Com supervisão, eles podem realizar trabalhos não qualificados ou
semiqualificados.
( ) Capacidade prejudicada de usar conceitos abstratos, analisar e sintetizar, mas podem adquirir
habilidades de leitura e informática. Podem realizar trabalho doméstico, cuidar de si e fazer trabalho não
qualificado ou semiqualificado.
 
A sequência correta desta classificação é:
ALTERNATIVAS
(3); (2); (4); (1).
(2); (4); (3); (1).
(3); (4); (2); (1).
(3); (4); (1); (2).
(2); (3); (1); (4).
8ª QUESTÃO
Hoje é o primeiro dia de aula de Sandra na Universidade e ela se sente tranquila, pois sabe que por ser
deficiente auditiva terá um professor interprete em todas as suas aulas. Sandra consegue perceber apenas
sons fortes e conhecidos, pois perdeu a audição com um ano de idade período em que ainda não tinha
desenvolvido a linguagem. 
FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018. (adaptado).
 
 
Considerando as características de Sandra descritas acima, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Sandra apresenta surdez leve pré-linguística.
Sandra apresenta surdez severa pré-linguística.
Sandra apresenta surdez severa pós-linguística.
Sandra apresenta profunda severa pré-linguística.
Sandra apresenta moderada severa pós-linguística.
9ª QUESTÃO
Atualmente, existe uma discussão muito intensa sobre alunos com sintomas de hiperatividade e
sua medicalização. Para o Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais da Sociedade
Americana de Psiquiatria, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio
neurobiológico, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Diferente da
Hiperatividade, a superdotação e altas habilidades destaca-se em um número bem inferior de indivíduos.
Observada desde a infância, quando a criança apresenta um nível de inteligência/habilidade mais elevada
quando comparada às demais.
 
​BENCZIK, E. B. P. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: atualização diagnóstica e
Terapêutica – Um guia de orientações para profissionais. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 25-90, 2000.
(adaptado).
 
 
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas,
considerando as características da Hiperatividade e Superdotação ou altas habilidades.
 
( ) A superdotação é marcada pela elevada capacidade intelectual geral, como: aptidão acadêmica
específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e
capacidade psicomotora de maneira isolada.
( ) O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é caracterizado por sintomas de inquietude,
desatenção e impulsividade. Compreendido pelo comprometimento na aprendizagem e por consequência
do problema na inclusão social.
( ) O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade promove dificuldades, como: controle de impulsos,
concentração, memória, organização, planejamento e autonomia; gerando impactos comportamentais,
intelectuais, sociais e emocionais.
 
As afirmações são respectivamente:
 
ALTERNATIVAS
V; V; F.
F; V; F.
F; V; V.
V; F, F.
V; F; V.
10ª QUESTÃO
A deficiência intelectual foi avaliada durante muitos anos por meio do Quociente de Inteligência (QI). No
entanto, atualmente, o QI foi substituído pelo termo "Avaliações das diferentes inteligências e habilidades".
Essa substituição foi realizada uma vez que o QI se utiliza apenas das habilidades intelectuais, como
leitura, aritmética, vocabulário, memória, conhecimentos gerais, visual, verbal, raciocínio abstrato, entre
outros.
 
FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
Dentro desse contexto, analise as afirmativas abaixo considerando as dimensões que compõem a
avaliação das diferentes inteligências e habilidades.
 
I. O contexto refere-se às interações sociais que o sujeito estabelece, bem como sua participação na
sociedade.
II. A saúde está relacionada à identificação das síndromes e patologias que o indivíduo apresenta e a
verificação de sua origem. 
III. As habilidades intelectuais se referem à capacidade que o indivíduo apresenta de ler, escrever, sua
habilidade aritmética, de raciocínio, de memória, entre outros.
IV. A participação, as interações e os papéis sociais estão relacionadas às condições de vida desse
indivíduo, sua qualidade de vida e sua relação estabelecida com o ambiente.
V. O comportamento adaptativo está relacionado aos aspectos acadêmicos, conceituais e de comunicação,
necessários para autonomia e competência social do sujeito.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
I, II e III apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e V apenas.
I, II, III, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina