Buscar

Famu00EDlia e Sociedade Tema 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANHANGUERA UNIDERP
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE CURRAIS NOVOS RN
Judivanda Kênia F. de Azevêdo 
Tutora Presencial do Pólo
Data: 02/03/2015
TEMA: FAMÍLIA TRADICIONAL
APRESENTAÇÃO
Este trabalho corresponde a um pequeno estudo sobre a família tradicional e aristocrata, como também os arranjos de familiares existentes atualmente na nossa sociedade. Como base neste estudo, dedicamos em leituras voltada ao seu conceito, cultura, seu desenvolvimento e costumes. Evidenciada através do seu papel dentro da própria sociedade. Ratificamos sua importante função e quando ela deixa de cumprir seu papel se torna uma tarefa para o Serviço Social.
 
CONCEITO DE FAMÍLIA:
“Família é aquela que propicia aporte afetivos e o bem estar de seus componentes; desempenha papel decisivo na educação formal e informal; em seu espaço que são absolvidos os valores éticos e humanitários onde se aprofundam laços de solidariedade, e também em seu interior que se constroem as marcas entre as gerações e são observados os valores culturais”. 
(Ferrari, 1994: p.145). 
FUNÇÕES E PAPÉIS DA FAMÍLIA.
“A família funciona como agente educador. Exerce a função socializadora da transmissão de herança cultural e social durante os primeiros anos de vida da criança. É a família que repassa os usos da linguagem, costumes, valores e crenças preparando a criança para o ingresso na sociedade”. (Marconi e Presotto, 1989: p.106).
FAMÍLIA ARISTOCRATA
Século XVI e XVII;
Habitavam em castelos;
Casamentos com atos políticos, para manutenção das propriedades familiares;
Não privilegiavam a intimidade (moradia);
O homem ia à guerra;
As mulheres organizavam a vida social do castelo;
Os bebês eram criados por amas de leite e cuidado por criados;
Intensa atividade sexual entre si e também com a criadagem.
A FAMÍLIA HOJE
Famílias tradicionais;
Famílias monoparentais;
Famílias recasadas;
Famílias ampliadas;
Famílias não convencionais.
Constituição cidadã (1988):
BRASIL: CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, ART. 229:
Os pais tem o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos de maior tem o dever de amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. 
A família e o serviço social 
A família aparece como demanda para o Serviço Social quando ocorre algum problema ou conflito na função social, ou seja quando a família não consegue cumprir seu papel. 
O assistente social como profissional deve intervir nas necessidades sociais, promovendo também a ampliação dos direitos dos cidadãos, criando meios para que eles mesmos criem seus valores. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Não existe uma família ideal ou um modelo pré-determinado de família, existem famílias reais, independentemente de sua configuração, ela continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados de proteção, afeto e educação das crianças ou seja, ainda é o primeiro e mais importante canal de iniciação dos afetos, da socialização das relações de aprendizagem.
Referências bibliográficas
ABRAMOVAY. Miriam. A família de hoje. In: Publicado em www.promenino.org.br. Disponível em: < www.promenino.org.br/portal/familia2.açãoproteção.pdf >. Acesso em 18 de março de 2013.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
FERRARI, Mário; KALOUSTIAN, Silvio Manoug. Introdução. In: KALOUSTIAN, Silvio Manoug. (Org.).
FAMÍLIA BRASILEIRA: a base de tudo. 2. ed. São Paulo, SP (Brasil): Editora Cortez, Brasília, DF: UNICEF, 1994. p. 115.
MANJINSKI, Everson. A responsabilidade civil no direito de família. Disponível em < www.ambitojuridico.com.br/link-leitura >. Acesso em 20 de março de 2013.
MARCONI, Marina de Andrade, PRESOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989. 
SIMONE, Elisabete. Contextualizando Família. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABXwgAL/contextualizando-familia>. Acesso em 18 de Março de 2013.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais