Buscar

Tipos de Compressores


Continue navegando


Prévia do material em texto

*
COMPRESSORES
Prof. HENRY 
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 10°P
APS – ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS
*
O Papel do Compressor
O compressor é simplesmente indispensável na pneumática.
O Compressor é responsável por captar o ar que está no meio ambiente e armazená-lo sob alta pressão num reservatório próprio do mesmo, ou seja, eles são utilizados para proporcionar a elevação da pressão do ar.
 
*
Os tipos de Compressores
Existem os mais variados tipos de compressores, cada um desempenha sua função pré – determinada no sistema.
 
Compressores de Êmbolo 
 Compressores de êmbolo trabalham conforme o princípio de compressão. Com estes compressores podemos comprimir praticamente todos os gases. Eles atingem pressões elevadas de até 2000 bar. Compressores estão disponíveis com um ou vários cilindros assim como versões de um nível ou vários. 
Os compressores com múltiplos cilindros são utilizados para volumes elevados, os compressores de vários níveis para pressões elevadas.
*
 
Compressores Rotativos 
 São maquinas em que o processo mecânico de compressão é realizado através de espiras internas que aumentam sua energia cinética, ou seja, o gás é comprimido por elementos giratórios. Eles dispensam um maior numero de peças móveis, que acaba proporcionando menos perdas mecânicas por atrito, além de uma menor necessidade de lubrificação. O ponto diferencial desse equipamento é a economia de energia com maiores rendimentos volumétricos e menos fugas de ar. 
*
 
Turbo 
O Turbocompressor, também conhecido como turbo ou turbocharger, é um equipamento adicionado aos motores de combustão interna que aproveita os gases de escape para injetar ar nos cilindros (câmara de combustão). Um turbo compressor inclui um par de rotores radiais, ligados num só eixo, que giram de um lado como turbina e do outro como compressor.
*
 
Compressor Pistão 
 Eles geram ar comprimido através da movimentação de pistões, que ficam localizados dentro de um cilindro. O movimento de vai-e-vem do pistão gera o fluxo de ar, que pode ser utilizado imediatamente ou armazenado em reservatórios, que são acoplados diretamente no Compressor de Ar. 
Os Compressores a Pistão podem ser com reservatórios ou sobre base sem reservatório.Outro diferencial destes produtos é que eles possuem Válvulas Unidirecionais, que impedem que o ar comprimido vá para outro sentido, evitando assim que o ar retorne para bomba, aumentando assim a vida útil dos Compressores.
O Pistão é uma das formas mais antigas de geração de Ar Comprimido, mas continua sendo o mais versátil do mercado, graças a grande variedade de tamanhos de Pistões disponíveis no mercado.
*
 
Compressor de Membrana – 
Um compressor de diafragma é um dispositivo destinado a comprimir ou pressionar o ar atmosférico para o seu armazenamento ou uso imediato por meio de deslocamento de uma membrana flexível ou diafragma. 
Esta definição bastante técnica significa simplesmente que um compressor de diafragma é um equipamento que emprega a flexão de uma membrana de borracha ou silicone para comprimir o ar, impedindo o contato do ar com as partes móveis do equipamento, um fator essencial a fim que não haja contaminação do ar com os fluidos lubrificantes do compressor. Os tipos de compressores de diafragma, ou compressores de membrana como também são conhecidos, comprimem o ar devido ao fenômeno do deslocamento, atingindo pressões de até 300 MPa, vazões atéuns 200 Nm3/h.
 
*
 
Compressor Tipo Roots 
 Compressor rotativo Roots (êmbolo rotativo) são máquinas de rotação de dois eixos. Uma engrenagem síncrona assegura o movimento livre sem contato dos eixos. Para evitar perda de pressão e para garantir o máximo em desempenho, a folga (e a distância à parede da carcaça) são mantidas o menor que possível - como no compressor helicoidal.
Áreas de aplicação
Pressurização de estações de tratamento de esgoto
Circulação de gás - alta pressão
Produção de aço
Exploração de gás
*
 
O Pistão
 O Pistão é um compressor que contém um êmbolo que produz movimento linear.
 Ele é apropriado para todos os tipos de pressões, ele pode atingir milhares de kPa. O compressor de pistão é um dos projetos mais adiantados do compressor, mas continua a ser o mais versátil e ainda é um compressor muito eficiente.
 O compressor de pistão se move para a frente um pistão em um cilindro através de uma biela e cambota.
Ele comprime ar e gases, com poucas alterações.
 Detalhe
 O compressor de pistão é o único projeto capaz de comprimir ar e gás a altas pressões, tais como aplicações de ar respirável.
*
 
Compressor Radial
Os componentes dos compressores radiais são produzidos com alumínio fundido. A aproximação entre a carcaça e o rotor é mínima propiciando um melhor aproveitamento do ar e um excelente rendimento tanto no vácuo quanto na pressão.
Atendem as mais variadas aplicações: banhos químicos, aeração para tratamento de efluentes, tratamento de superfícies, efetua a oxigenação suave da água com maior quantidade de oxigênio por metro cúbico, lavagem de filtros em plantas de tratamento biológico de esgotos etc.
Os compressores radiais são conhecidos pela sua alta capacidade de sucção e pressão, atuam com igual eficiência na sucção e no sopro, trabalham com o AR SECO, silencioso, leve e durável, com longa vida útil e baixos custos operacionais (baixa manutenção).
*
 
Aplicação
A Pneumática vêm ganhando espaço nas indústrias do globo, mas por enquanto não é possível obter o ar comprimido sem a ajuda de um compressor, seja ele de qual tipo for.
 Outro benefício do ar comprimido é que depois de utilizado ele pode ser liberado na atmosfera sem maiores problemas.
 Os compressores são usados na obtenção do ar comprimido para serem utilizados principalmente nas industrias, como por exemplo nas farmacêuticas, químicas, alimentícias, automotiva, elétrica, etc.
 
*
 
Aplicação
A Pneumática vêm ganhando espaço nas indústrias do globo, mas por enquanto não é possível obter o ar comprimido sem a ajuda de um compressor, seja ele de qual tipo for.
 Outro benefício do ar comprimido é que depois de utilizado ele pode ser liberado na atmosfera sem maiores problemas.
 Os compressores são usados na obtenção do ar comprimido para serem utilizados principalmente nas industrias, como por exemplo nas farmacêuticas, químicas, alimentícias, automotiva, elétrica, etc.
 
*
 
*
 
O nosso é um mini compressor pulverizador que funciona a energia ele não possui Correa, e o reservatório é em escala pequena.
É para pequenas pinturas aplicações em superfícies de pequenos portes.