Buscar

avaliação parcial cdc

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201512083168)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conceituando o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) é um ordenamento jurídico, um conjunto de normas que visam a proteção e defesa aos direitos do consumidor, assim como disciplinar as relações de consumo entre fornecedores e consumidores finais e as responsabilidades que tem esses fornecedores (fabricante de produtos ou o prestador de serviços) com o consumidor final, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades. Diante dessa definição podemos definir Consumidor como sendo:
		
	
	é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços
	
	é toda pessoa física pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
	
	toda pessoa jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
	 
	toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
	
	toda pessoa física que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201509193739)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito à defesa do consumidor é correto afirmar: I - É um princípio inerente à ordem econômica; II- É um direito e uma garantia fundamental; III- Tem status constitucional de cláusula pétrea.
		
	
	Somente a I e III estão corretas.
	
	Nenhuma está correta.
	
	Somente a I está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201511973781)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(Exame da Ordem 2012) Sobre a proteção contratual e a validade de regras contratuais no mercado de consumo, assinale a afirmativa correta.
 
		
	
	c) É perfeitamente possível e vinculante a cláusula de arbitragem prevista em contrato de adesão.
	
	b) Apenas é possível ao contrato estipular a inversão do ônus da prova, em favor da fornecedora, se direitos equivalentes, em termos processuais, forem concedidos aos consumidores.
	 
	.
	 
	As relações de consumo estão reguladas na Lei n. 8.078/90, também denominado Código de Defesa do Consumidor, não havendo uma seção que trata especificamente sobre as regras contratuais, mas estas estão dispostas ao longo de todo o diploma legal. Desta forma, faz-se necessário uma análise individual das assertivas apresentadas na presente questão.
O tema abordado na assertiva ¿a¿ ¿ cláusula contratual ¿ encontra regulamentação no Título I, Capítulo VI ¿ Da Proteção Contratual, artigos 46 ao 54, sendo que o inciso I do artigo 51 determina:
Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
I ¿ impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos. Nas relações de consumo entre o fornecedor e o consumidor pessoa jurídica, a indenização poderá ser limitada, em situações justificáveis;
Assim, verifica-se que não pode haver qualquer tipo de limitação em relação a responsabilidade que o fornecedor possa ter em relação ao consumidor.
A assertiva ¿b¿ aborda a inversão do ônus da prova, e ao contrário do quando afirmado, esta somente pode ser estipulada em favor do consumidor, que é a parte hipossuficiente, sendo falsa a afirmação, conforme previsto no artigo 6º, VIII:
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
[¿]
VIII ¿ a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;
[¿]
Ademais, qualquer estipulação contrário que coloque o consumidor em prejuízo é considerada nula, segundo disposição do artigo 51, VI:
Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
[¿]
VI ¿ estabeleçam inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor:
	
	a) Nas relações de consumo, a indenização pode ser contratualmente limitada, mas apenas em situações previstas em negrito, no contrato.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201510006022)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise o caso e, em seguida, marque a alternativa CORRETA. A educação e a informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo, implicam no princípio nuclear, previsto no Código de Defesa do Consumidor, conhecido por princípio da:
		
	
	efetividade.
	
	economicidade.
	
	concorrência
	
	acessibilidade.
	 
	informação.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201509708953)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considera-se consumidor Padrão, standard ou strictu sensu:
		
	
	aquele que adquire para seu consumo produto ou serviço, sendo ou não o destinatário final do produto.
	
	aquele que adquire para revenda e seu consumo produto ou serviço, sendo o destinatário final do produto.
	 
	aquele que adquire para seu consumo produto ou serviço, sendo o destinatário final do produto.
	
	aquele que recebe para seu consumo produto ou serviço, sendo o destinatário final do produto.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201509640480)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	MP/TO/2004 - Na defesa dos consumidores, um aspecto primordial é a definição do que é consumidor e fornecedor. Em conformidade com as normas aplicáveis, assinale a opção incorreta com relação a esses conceitos.
		
	 
	O estado do Tocantins, por ser pessoa jurídica de direito público, não pode ser enquadrado no conceito de consumidor.
	
	Uma indústria asiática que exporta produtos para o Brasil enquadra-se no conceito de fornecedor.
	
	Quando uma concessionária de energia elétrica fornece um produto aos cidadãos, submete-se ao Código de Defesa do Consumidor (CDC)
	
	A coletividade também pode ser equiparada a consumidor, quando intervier nas relações de consumo.
	
	um mesmo estabelecimento comercial pode ser fornecedor e consumidor em operações distintas.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201512001966)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação à responsabilidade civil do fornecedor, assinale a alternativa correta:
		
	 
	a insuficiência ou inadequação de informação sobre a utlização e riscos dos produtos enseja a responsabilidade civil do fabricante pelo acidente de consumo;
	
	não há responsabilidade solidária entre os fornecedores pelos danos sofridos pelos consumidores.
	
	o produto defeituoso é pressuposto do vício de qualidade;
	
	o fabricante e o comerciante sempre respondem solidariamente pelo fato do produto
	
	a responsabilidade civil do fornecedor pelo vício do produto ou serviço demanda comprovação de culpa;
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201512009672)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(TJES - 2011 - CESPE/JUIZ DE DIREITO - adaptada) Na Lei n.º 8.078/1990, Código de Proteção e Defesa do Consumidor, consta expressamente o conceito de consumidor e o conceito de fornecedor, denominados elementos subjetivos da relação jurídica de consumo. Entretanto, nem sempre é possível certificar-se da existência de relação de consumo somente pela análise literal dos artigos do CDC, de modo que o julgador deve conhecer o entendimento dominante dos tribunais superiores. Nesse sentido, segundo a jurisprudência dominante do STJ, o CDC se aplica a:
		
	 
	Serviço de fornecimento de água, contrato bancário e contrato de previdênciaprivada com entidades abertas.
	
	Pagamento de contribuição de melhoria, crédito educativo custeado pelo Estado ao aluno e na relação entre condomínio e condôminos.
	
	Contrato de locação, perícia judicial e contrato de trabalho.
	
	Contrato de cooperação técnica entre empresas de informática, contrato de franquia e envio de produto gratuito como brinde.
	
	Serviços notariais, contrato de serviços advocatícios e contrato de plano de saúde.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201512009706)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I - Com a nova concepção dos contratos, bem como a sua massificação, o contrato de adesão ganhou grande espaço no âmbito das relações de consumo, tanto é assim que o legislador fez questão de trazer seu conceito no art. 54 do Código de Defesa do Consumidor e, merece destaque o fato de as cláusulas gerais do contrato serem estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor ou pela autoridade competente, cabendo a outra parte aderir ou não ao contrato. Porque II - O contrato de adesão decorreu da massificação da produção e do consumo que tornou a contratação padronizada como instrumento indispensável. Não há nos contratos de adesão tratativas, nem margem para negociações. Assim, a interpretação da cláusula do contrato de adesão, deve ser interpretada de maneira mais favorável para o consumidor (art. 41 do CDC), a inserção de uma cláusula no formulário não descaracteriza a natureza de adesão do contrato (art. 54, §1° CDC).
		
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201511972724)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(MPE/CE 2009 - FCC - PROMOTOR DE JUSTIÇA)A publicidade que se aproveita das deficiências de julgamento e experiência da criança é considerada
		
	
	 abusiva, se for capaz de induzir também o adulto em erro a respeito das características ou qualidades do produto.
	 
	 abusiva e, por isto, proibida.
	
	 enganosa, se induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial à sua saúde ou à sua segurança.
	
	 lícita, nos casos em que se possa presumir a permissão dos pais ou responsáveis para que a criança a ela tenha acesso.
	
	 enganosa e, por isto, proibida.

Continue navegando