projeto pesquisa desmatamento
3 pág.

projeto pesquisa desmatamento


DisciplinaMetodologia8.868 materiais16.943 seguidores
Pré-visualização1 página
TÍTULO DESMATAMENTO
 
TEMA E DELIMITAÇÃO DO TEMA
O desmatamento é um assunto recorrentemente é debatido e estudado. Porém, no interior de Rondônia não se percebe a preocupação, por parte da população, das consequências do desmatamento. 
PROBLEMA 
A proporção que o desmatamento atingiu as comunidades.
HIPÓTESE 
A hipótese que as comunidades foram desmatadas, principalmente por causa do aumento da população, onde a mata está sendo trocada por casas. Além disso, muitos animais que eram comuns antigamente, hoje não são mais encontrados ou dificilmente aparecem para a comunidade. Estando preocupados com essa situação, será feita uma investigação com moradores dessas localidades, e por meio de imagens de satélite serão calculada, aproximadamente, a área desmatada de cada comunidade.
OBJETIVO GERAL 
O objetivo da pesquisa é determinar a área desmatada, na última década, nos municípios com maior foco de queimadas. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Deste modo, podem-se elencar alguns objetivos específicos: 
\uf0b7 Identificar, por meio de entrevistas, como as comunidades eram em relação a área da mata, a cerca de pelo menos 10 anos atrás; 
\uf0b7 Determinar a área desmatada nos últimos 10 anos, por meio do Google Earth; 
\uf0b7 Criar um mapa com área da mata e região urbana de 2008 e 2018; 
\uf0b7 Conhecer as espécies de animais em extinção nas comunidades, referente ao bioma; 
\uf0b7 Distribuir mudas nativas de reflorestamento para serem plantadas pelos moradores das comunidades; 
\uf0b7 Informar as principais causas do desmatamento e sua consequência para a população em si; 
\uf0b7 Conhecer as leis municipais para a prevenção do desmatamento; 
\uf0b7 Trabalhar em equipe e de forma cooperativa. 
SITUAÇÃO 
Diante desse cenário, devemos fazer projetos de conscientização e se necessário resex e unidades de conservação em grandes proporções para preservação da mata nos municípios.
JUSTIFICATIVA 
O trabalho se justifica em relação a diminuição da vegetação faz com que aumente a emissão de gás carbônico na atmosfera, causando alterações climáticas, o empobrecimento do solo e o aumento do número de espécies em extinção, da fauna e da flora. 
REFERENCIAL TEÓRICO 
O Brasil é um país que vem crescendo, em termo de população nos últimos anos, como a grande maioria dos seus municípios. Esse aumento da população reflete no comércio imobiliário, em que os terrenos tiveram uma supervalorização, fazendo que se investisse na construção de loteamentos, ou seja, investimento na urbanização. Ressalta-se que além da urbanização, a agropecuária, a mineração, a extração de madeira e as hidrelétricas contribuem significativamente na redução dos biomas brasileiros. Segundo o IBGE (BRASIL, 2004), o Brasil possui seis tipos de biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. 
O desmatamento acaba prejudicando o meio ambiente: aumentando a emissão de gás carbônico na atmosfera; proporcionando alterações climáticas; causando o empobrecimento do solo; e a perda da biodiversidade, aumento o número de espécies, da fauna e da flora, em extinção. 
METODOLOGIA 
A pesquisa será de cunho qualitativo. A pesquisa qualitativa não se propõe a testar e comprovar hipóteses, mas procura compreender o fenômeno estudado no contexto social inserido, através da elaboração de asserções, que correspondam aos objetivos do projeto de pesquisa. (BORTONI-RICARDO, 2008). 
Desta forma, a abordagem da pesquisa realizada é predominantemente qualitativa, sendo esse um método de análise que valoriza mais o processo do que os resultados finais. (BORTONI-RICARDO, 2008). 
A pesquisa projetada será inserida em diversos ambientes: na comunidade, na escola e no meio digital. Ao analisar a pesquisa qualitativamente, deixa-se aberto um espaço para fazer uma análise, uma interpretação dos dados coletados. Assim, a análise tem como objetivo apresentar os resultados da quantidade de área desmatada em cada localidade delimitada. 
CRONOGRAMA 
	
	Objetivos
	2018
	
	Jun
	Jul 
	Ago
	Set
	Out
	Elaborar o projeto de pesquisa 
	
	
	
	
	
	Trabalhar com o Google Earth 
	X
	X
	
	
	
	Construir os mapas 
	
	X
	X
	
	
	Entrevistar as pessoas das comunidades 
	
	
	X
	X
	
	
	Transcrever as entrevistas 
	
	
	
	X
	X
	
	Conversar com o secretário municipal do meio ambiente 
	 
	
	X
	X
	
	Confeccionar maquetes e cartazes 
	
	
	
	
	X
	X
	Divulgar o estudo realizado 
	
	
	
	
	X
	X
REFERÊNCIAS
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mapa de Biomas e de Vegetação. 2004. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 29 maio 2017. 
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Amazônico. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica>. Acesso em: 29 maio 2017. 
G1. Mata Atlântica volta a crescer, mas desmatamento avança no Brasil. Globo. Rio de Janeiro. 29 abril 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/04/mata-atlantica-volta-crescer-mas-desmatamento-avanca-no-brasil.html>. Acesso em: 10 maio 2017. 
PENSAMENTO VERDE. O desmatamento no Brasil. 2014. Disponível em: <http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-desmatamento-brasil/>. Acesso em: 29 maio 2017. 
SOS MATA ATLÂNTICA (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atlas dos Municípios da Mata Atlântica. 2016. Disponível em: <https://www.sosma.org.br/wp-content/uploads/2016/12/Atlas-municípios-SOS-