Buscar

Trabalhador rural e doméstico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalhador Rural – Lei 5889/1973
É aquele que presta serviço na atividade da agricultura e pecuária, a empregador rural em propriedade rural ou prédio rústico. Sua caracterização se dará devido a atividade exercida pelo empregador que deverá ser de pecuária ou agricultura. É regido pela lei 5889/73 e não pode haver distinção de direitos entre eles e os empregados urbanos. 
Empregador rural é a pessoa física ou juridica, proprietária ou não, que explore atividade agroeconomica, em caratér permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com o auxilio de empregados. As atividades agroeconômicas são as realicionadas com atividade agrícola, pastoril ou pecuária.
O horário noturno do trabalhdor rural é realizado entre as 21h de um dia e 5h do dia seguinte, sendo que para o horário da agricultura a jornada é de 21h as 5h e na pecuária a jornada será de 20h as 4h.
A hora reduzida ou ficta aplicada ao empregado urbano não se aplica ao empregado rural. Contudo, seu adicional noturno deverá ser maior devendo acrescentar 25% na sua remuneração. 
Trabalho contínuo superior a seis horas, deve haver o descanso de no mínimo uma hora para repouso ou alimentação, não computado na hora trabalhada. 
Entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 horas consecutivas para descanso.
Descontos a serem realizados no salário do trabalhdor rural deve ser no limite de 25% para alimentação e 20% para moradia.
EMPREGADO DOMÉSTICO – LEI 5859-1972
Empregado doméstico é aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à familia, no âmbito residencial dessas.
Direitos ampliados aos empregados domésticos: salário mínimo, irredutibilidade salarial, garantia de salário, décimo terceiro salário, proteção do salário, duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, repouso semanal remunerado, remuneração do serviço extraordinário, gozo de férias anuais remuneradas, licença a gestante, licença paternidade, aviso prévio proporcional, redução dos riscos inerentes ao trabalho, aposentadoria, reconhecimento das conveções e acordos coletivos, proibição da diferença salarial, proibição de qualquer discriminação, proibição do trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos e de QUALQUER trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, relação de emprego protegida contra despedida arbitraria ou sem justa causa, seguro-desemprego, fundo de garantia do tempo de serviço, remuneraçaõ do trabalho noturno superior a do diurno, salário – familia pago em razão de dependente do trabalhdor de baixa renda, assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até os cinco anos, seguro contra acidentes de trabalho a cargo do empregador.
É vedada a dispensa arbitrária da gestante desde a confirmação da gravidez ( informada pela GESTANTE) até cinco meses após o parto.
Prescrição dos créditos trabalhistas: cinco anos na vigência do contrato, limitados a dois anos após a extinção do pacto laboral.

Continue navegando