Buscar

Você acabou de ler os diferentes caminhos possíveis para implementar uma gestão inovadora

Prévia do material em texto

Você acabou de ler os diferentes caminhos possíveis para implementar uma gestão inovadora. Certamente encontrou aquele que mais se adapta à sua realidade. Você consegue imaginar qual o caminho que melhor se adapta à sua escola?
Sim, o de chamar os alunos para participar dos conselhos de classe/ano, do Grêmio, a fim de que todos participem de forma efetiva das decisões a serem tomadas.Na realidade tudo isso ainda é muito novo para muitas escolas e ainda há muito a se fazer e é um processo que deve ser apresentado à todos como mais um elemento que vem a contribuir para o sucesso escolar.
A implementação de uma gestão inovadora, perpassa por vários caminhos e desafios, ao olhar o caminho que mais se adapta a minha realidade escolar é o chamamento da comunidade quebrando certas barreiras e permitindo o livre acesso das pessoas, além disso, dar voz e vez aos nossos alunos, criando colegiados com alunos participantes de todos o processo de desenvolvimento escolar.
Em meu ponto de vista, acredito muito no ser humano, pois sei que ele é uma fonte de ideias e criatividades, basta coloca-los a par e proporcionar a ele momentos de colaboração coletiva, uma escola democrática e justa, onde todos tenha vós e sejam atuantes nos diversos aspectos da unidade, é uma escola tem grandes chances de caminhar para o sucesso.
Do pouco experiência que tenho na educação, e das muitas visitas em escolas percebo que os discentes pouco se sentem participativos nas decisões, pois recebem orientações sejam elas para melhorar no comportamento ou na nota mas nunca opinam em quais caminhos percorrer para mudar suas situações. Diante dessa minha observação acredito que um Conselho de Estudantes seria muito proveitoso na hora de agir e solucionar problemas.
O caminho que mais se adapta à minha escola é aquele que se trata de trazer os pais para escola e fazer com que eles se sintam parte do processo de ensino aprendizagem dos filhos. 
Tentamos criar estratégias para que eles venham de forma prazerosa e sejam participativos.
Trazer a comunidade para dentro da escola. Quanto mais as famílias se envolvem com a educação dos filhos e participam ativamente da vida escolar, melhores são os resultados de aprendizagem dos alunos.
Certamente, adequando à nossa realidade, acredito que o caminho é colocando para toda a comunidade escolar que a escola é responsabilidade de todos e muitas das decisões tomadas, devem ser discutidas com o grupo. com isso os alunos terão mais responsabilidade, se tornarão mais críticos em suas tomadas de decisões.
Minha escola é creche numa comunidade extremamente carente em todos os sentidos social e educacional. Derrubar os muros da escola é um grande desafio, trazer esses pais para dentro da escola é uma busca frenética. Mas acredito que este é o melhor caminho a ser percorrido em buscar de uma qualidade de participação e construção de um novo olhar sobre a escola.
Analisando os textos e revisitando as normativas para a formação do Conselho de Escola, fica claro que todos devem participar alunos, pais e educadores. Cada membro exercendo sua função como previsto no documento P.P.P. da escola.
Um dos caminhos que melhor se adaptou à nossa realidade foi a eleição dos colegiados participativos,pois através deles,podemos discutir a melhor forma de gerir os recursos que vêm para a escola. Isto se dá com a participação dos pais,da comunidade em geral e doa alunos.
O caminho que mais se adapta a nossa realidade escolar é o caminho da participação do aluno nas decisões , quando o aluno se sente chamado a trocar ideias, podendo opinar, com certeza acarretará com mais dinamismo e responsabilidade as decisões tomadas, sabendo que são importantes para a sua vida , seu futuro. Outro ponto que se destaca é o caminho do resgate dos valores, o que é muito relevante para a vida dos educandos.
"Quebrar os muros e trazer a comunidade para dentro da escola". 
É muito importante a participação, não só da família, mas da comunidade geral. Pois a comunidade precisa ser inserida na escola, pois as famílias fazem parte da comunidade, e a escola é de todos.
É muito importante a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar; dando ouvido aos alunos, pais, funcionários, seja em construção de projetos pedagógicos ou em assembleias onde todos os segmentos atuem. E para isso se faz necessário derrubar os muros da escola, (ações estas que separam a escola da comunidade) e criar momentos que despertem desejos e ações compartilhados com muita discussão ou seja, trazer a comunidade pra dentro da escola.
A Gestão Democrática e Inovadora é muito importante para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, por isso é necessário a implementação de conselhos, seja escolar ou estudantil, pois através destes se dá o processo de implementação das ideias. 
A escola é também a comunidade, por isso, ela deve propor aos pais e aos alunos o direito de acompanhar os projetos e não apenas o projeto final.
O caminho que mais se adapta a minha escola seria a parceria com a comunidade, equipe pedagógica, professores e alunos, dando voz e vez a todos, para que juntos possamos decidir o melhor caminho para a educação percorrer com êxito e qualidade, permitindo que todos possam se expressar e expor suas anseios, desejos e necessidades.
sim.tudo que fizermos temos que planejar e importante que cada aluno tenha seu papel nas escolas que eles si sintam responsáveis pela administração da escola onde eles aprendem a ser cidadães críticos e bem resolvidos
Onde os alunos,pais ,professores e funcionarios cooperam e opinam diretamente nas decisões e gestões da escola, de maneira exclusiva e democrática. É um processo onde todos tem voz e visam o mesmo objetivo .
Grande desafia para Escola de Educação Infantil. Propor momentos em roda de conversa para que juntos elaborarmos nossa rotina semanal. sugestão de atividades, escolha de histórias, momentos de brincadeiras, eleger um ajudante da semana ou do dia. Dar voz as crianças no intuito de ser protagonista do ensino-aprendizado
Atualmente vivemos em tempos de grandes mudanças. Em um mundo altamente competitivo e em constante transformação, as escolas, bem como outras instituições, precisam se atualizar continuamente. Cada vez mais, a sociedade exige profissionais mais preparados e que se habituem a uma rotina que inclua formação contínua, busca pela inovação, criatividade e postura empreendedora.
Gerir de forma inovadora, ao contrário do que pensávamos décadas atrás, não é algo que precisa necessariamente de milhares de mentes criativas ou gente inteligente apenas. Uma gestão inovadora é, de maneira resumida, uma gestão atenta.
É preciso prestar atenção em clientes internos e externos, e compreender como cada uma de suas ações reflete neles, e de que modo esse reflexo pode ser mais positivo;
Nossas Escolas, me referindo ao município onde moro, já possui a escolha democrática para o Gestor Escolar. 
A Secretaria Municipal de Educação buscar dar o suporte pedagógico ao que se faz necessário e, de maneira alguma, tira do Gestor a autonomia de organizar a gestão de pessoas e outras atividades afins. 
A maioria dos gestores busca primar pela ESCOLA DEMOCRÁTICA, no intuito de levar as famílias a serem parceiras da escolas, deixando claro o papel de instruir e de educar a quem de fato compete. 
A dificuldade mais encontrada é, na maioria dos casos a resistência às mudanças e novas propostas. Servidores com tempo de serviço maior dificultam a execução do processo, mas ainda assim temos resultados bons, uma vez que a SME proporciona, constantemente, Jornadas Pedagógicas para a melhoria da aplicabilidade e métodos de ensino aprendizagem. 
Imagino que um caminho que podemos ter com mais ênfase, pois ele já ocorre esporadicamente, é DAR VOZ AOS ALUNOS NAS TOMADAS DE DECISÃO DENTRO DA ESCOLA. Obviamente este trabalho seria sempre intermediado por um professor para levar o aluno a refletir sobre os interesses coletivos e não apenas para o seu próprio e ainda implantar o Grêmio Estudantilque daria responsabilidade aos alunos e assim eles passam a se sentir parte efetiva da ESCOLA.
Todos os caminhos citados nesta unidade se adaptam a nossa realidade escolar, sabendo se que a escola é da comunidade e a escola é a comunidade. Devemos inserir os pais e responsáveis no cotidiano dos alunos, da escola. Mais participação e mais consciência em tudo que envolve o processo educacional de seus filhos. Também o modelo das escolas democráticas, com a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar em todos os aspectos da sua organização. Dar voz aos alunos também, fazendo com que se apropriem dos seus papéis como protagonista do processo de ensino.
Desde que me tornei gestora da E.E. Senador Bueno de Paiva busco fazer com que os alunos e tornem cada vez mais participativos e com os alunos representantes de turma, alunos que participam de conselhos de classe, alunos que dialogam temos obtido resultados desejados tanto na aprendizagem quanto na disciplina de nossos alunos.
É necessário discutir de forma impar, a condição politico pedagógica, para que se possa construir uma gestão inovadora. sabemos que poucos sujeitam a um diálogo amplo e condizente com a formação educacional que queremos.
escola comprometida com a educação e aprendizado dos alunos com a participação de todos nas tomadas de decisão da escola .
O caminho mais interessante para a escola onde trabalho é trazer a comunidade para dentro da escola. Onde poderemos fazer um modelo de gestão bem participativa com todos envolvidos.
Penso que todos os caminhos devem ser incorporados em nossas escolas... nas duas escolas em que leciono no momento, sendo essas localizadas no interior do município, penso que iniciaria trazendo a comunidade com mais força para dentro da escola, pois já temos a presença de muitos pais, que sempre colaboram, mas penso que precisamos trazer toda a comunidade... depois dar mais voz aos educandos, que também são ouvidos sempre, mas dar mais efetividade a eles, mostrar a importância que suas vozes tem no dia a dia escolar. Assim a escola pouco a pouco se tornará muito mais democrática, ampliando o trabalho já realizado... e... quando se vê escola e comunidade serem os mesmos...
MODELOS DAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS,porque na nossa realidade, trabalhamos acreditando que para acontecer uma educação de qualidade precisa de uma gestão democrática que buscam um trabalho em equipe envolvendo a comunidade escolar e comunidade local, precisando que o gestor faça um bom gerenciamento, com perspectiva de integrar a todos os membros que fazem parte da escola. 
A visão de uma gestão democrática é necessária que todos os pais, educadores, alunos, funcionários da escola e comunidade local envolvidos com a Instituição de ensino participem da elaboração dos planejamentos da escola. Relacionando convivência democrática com os propósitos da educação, ressaltando aspectos significativos dessa interação na construção do Projeto Pedagógico. A medida que procura democratizar-se a escola coloca em discussão a prática que desenvolve, fato que se relaciona a autonomia, uma autonomia que pode ser entendida como a capacidade de governar-se, e se dirigir-se, dentro de certos limites, definidos pelas legislações e pelos órgãos do sistema educacional, ajudando a estabelecer, com responsabilidade, os caminhos que a escola escolhe para percorrer. 
MODELOS DAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS,porque na nossa realidade, trabalhamos acreditando que para acontecer uma educação de qualidade precisa de uma gestão democrática que buscam um trabalho em equipe envolvendo a comunidade escolar e comunidade local, precisando que o gestor faça um bom gerenciamento, com perspectiva de integrar a todos os membros que fazem parte da escola. 
A visão de uma gestão democrática é necessária que todos os pais, educadores, alunos, funcionários da escola e comunidade local envolvidos com a Instituição de ensino participem da elaboração dos planejamentos da escola. Relacionando convivência democrática com os propósitos da educação, ressaltando aspectos significativos dessa interação na construção do Projeto Pedagógico. A medida que procura democratizar-se a escola coloca em discussão a prática que desenvolve, fato que se relaciona a autonomia, uma autonomia que pode ser entendida como a capacidade de governar-se, e se dirigir-se, dentro de certos limites, definidos pelas legislações e pelos órgãos do sistema educacional, ajudando a estabelecer, com responsabilidade, os caminhos que a escola escolhe para percorrer. 
MODELOS DAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS,porque na nossa realidade, trabalhamos acreditando que para acontecer uma educação de qualidade precisa de uma gestão democrática que buscam um trabalho em equipe envolvendo a comunidade escolar e comunidade local, precisando que o gestor faça um bom gerenciamento, com perspectiva de integrar a todos os membros que fazem parte da escola. 
A visão de uma gestão democrática é necessária que todos os pais, educadores, alunos, funcionários da escola e comunidade local envolvidos com a Instituição de ensino participem da elaboração dos planejamentos da escola. Relacionando convivência democrática com os propósitos da educação, ressaltando aspectos significativos dessa interação na construção do Projeto Pedagógico. A medida que procura democratizar-se a escola coloca em discussão a prática que desenvolve, fato que se relaciona a autonomia, uma autonomia que pode ser entendida como a capacidade de governar-se, e se dirigir-se, dentro de certos limites, definidos pelas legislações e pelos órgãos do sistema educacional, ajudando a estabelecer, com responsabilidade, os caminhos que a escola escolhe para percorrer. 
Acredito que o melhor caminho é abrir as portas da escola e abraçar a comunidade ,trazendo a família para interagir junto com os alunos e professores mostrando as necessidades da escola e buscando meios para melhorar o aprendizado!
O melhor caminho é contar com todos da escola, não decidindo sozinho e sim com a parceria de todos.
Dar voz aos alunos nas decisões da escola. 
Estamos percebendo que esse é o melhor caminho para que eles se interessem pela educação, pois observamos uma grande dispersão por parte dos mesmos em relação a sua permanência em sala de aula. Eles estão muito desmotivados. e engajando eles nas tomadas de decisões, se sentirão membros da escola e participarão com entusiasmo nos projetos impostos pela unidade escolar.
O caminho de dar voz aos alunos nas tomadas de decisões da escola, pois esses sabem o que querem e podem ajudar muito quanto ao processo de aprendizagem.
uma escola que todos os componentes envolvidos na escola tenho voz nas tomadas de decisões de todos os hábitos . com pessoas de mente aberta e comprometida com todas as açoes da escola e dos nossos educandos. com a a participação ativa da comunidade.
A escola onde tenho sede se beneficiaria de uma gestão mais aberta ao diálogo, na qual a comunidade se envolvesse, tomando posse dos espaços públicos, e desta forma fazendo parte da mudança dos paradigmas instaurados historicamente. Creio que o a criação do senso de pertencimento e co-responsabilidade seria favorável amenizar problemas relacionais, uma vez que os alunos se colocam com participantes na criação das práticas pedagógicas aplicadas em seu ambiente de aprendizagem.
Devido a realidade, tratando meu público de educação infantil é possível a participação da comunidade nas decisões e nos projetos pedagógicos, buscando a realidade do educando para trabalhar a partir dela. Apresentando o que é trabalhado, o que é esperado de aprendizado para as crianças pequenas e trazendo quais são suas expectativas. Essa inserção da comunidade deve acontecer gradativamente, conforme se conquista a confiança dos mesmos.
Uma gestão inovadora é dada quando as tomadas de decisão é compartilhada entre todos os segmentos da comunidade escolar, inclusive com a participação efetiva dos alunos, e um destes caminhos é a formação de um conselhinho,formado por alunos, que levarão suas decisões e reivindicações ao CDCE.
Sim! O melhor caminho seria a participação mais ativa dos pais e da comunidade, mas porém como percebemos q hj temos q oferecer e desenvover metodos criativos para atrairmos essas clientelas p dentro de nossas instituicoes de ensino.
A melhor que achei nos caminhos que li foi dar voz aos alunos e alunas para que tenha mais responsabilidades nos seus caminhos percorridos.
Uma escola precisa tornar-se democrática para formar cidadãos efetivamente preparados para assumir seu ofício em uma sociedade que alcance a democracia em toda a sua totalidade. O professor nessa ótica é o mediador, que proporciona vários meios de aprendizagem, caminhando junto, e fazendo intervenções nas horas necessárias. É necessário que haja mudança em toda a organização escolar, começando com o projeto político pedagógico que norteará todos os trabalhos da instituição. 
Uma escola democrática é uma escola que se baseia em princípios democráticos, primordialmente na democracia participativa, dando direitos de participação para alunos, professores e funcionários. Esse espaço de ensino coloca os estudantes como atores centrais do processo educacional, os educadores participam facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes. 
O CAMINHO PARTICIPATIVO DE TODOS NAS AÇÕES DA ESCOLA.
Acredito que é um conjunto. Porém na realidade da escola em que eu me encontro hoje, a melhor opção será dar voz aos alunos nas tomadas de decisão.
Na minha opinião devemos inserir as famílias no contexto da escola criando assim um vinculo entre eles para que aja mais preocupação e vontade em fazer a diferença.
Com certeza! E acredito que é aquele que tenta conciliar os interesses e acolher as diferenças da melhor forma possível, numa busca constante da equidade e do respeito ao outro. Não é uma tarefa fácil, mas é eloquente e considero bastante importante. O que faz toda a diferença na educação do século XXI é a capacidade que precisamos desenvolver de nos colocarmos no lugar do outro e considerarmos as possibilidades de compreensão do outro e resolução dos desafios surgidos de forma conjunta.
Com base em nossa realidade, há não somente um caminho possível que se adapte à nossa escola. Por exemplo, por mais que seja visto como um passo muito grande dar voz aos alunos na tomada de decisões da escola, é de suma importância para que tenhamos uma escola inovadora, pois estamos acostumados ao tradicionalismo, onde somente os gestores determinam as regras. Outra possibilidade super interessante é trabalhar a ideia de trazer a comunidade para dentro da escola. Há uma necessidade muito grande de inserção da família na escola, para que conheçam de perto como funciona o processo educacional e a rotina dos seus filhos na escola. Acredito que como essas tomadas de decisões, todos só têm a ganhar, porque a partir daí, cada um toma consciência do seu papel e envolvem-se em um único propósito.
Dar a oportunidade tanto para os alunos quanto a comunidade escolar e participar de uma gestão democrática,
O caminho da Gestão Democrática com a participação dos aluno e comunidade escolar, envolvendo todos nas tomadas de decisões a exemplo: criar o Conselhinho com os alunos, criando novas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento.
Ouvir as crianças no momento em que o professor estiver planejando sua aula, levando em consideração a bagagem que as crianças trazem consigo.
O melhor caminho que se adapta a minha escola é dar vez aos pais, pois nossos alunos são muito pequenos com idade ate 5 anos.Os pais são ate participativo e comprometido , com a escola,mais isso deve ser porque seus filhos são pequenos ,na medida que vão crescendo vamos acompanhando o desinteresse pois pensam que as crianças não precisam mais deles.E ai que estão se tornando adolescentes rebeldes e perdidos ,antes tinham toda atenção e cuidados com eles .Mais claro que devemos estar atentos em todas as idades aos alunos,deixando falar e dar ouvidos as suas falas pois e nestas que descobrimos e abrimos caminhos para melhorar nossas dinâmicas de salas e encaminhamentos pedagógicos.
Eleger um representante por turma, para participar das ações da Escola é uma forma de inovar a gestão e respaldar o trabalho realizado.
Acredito que o melhor caminho para implementar uma gestão inovadora é através da participação efetiva dos alunos nas atividades escolares. Através de assembleias e conselhos, podemos ouvir alunos e toda comunidade escolar. Fazer com que a escola não tenha barreira entre gestão e os outros integrantes da comunidade escolar.
A integração da comunidade em parceria com a escola na organização de eventos e a participação em decisões como as que acontecem em reuniões da APM, reuniões de pais e mestres entre outras. 
A participação ativa de Grêmio estudantil, na escola que atuo os alunos ajudaram e participaram na elaboração da semana da criança. O resultado esta sendo muito legal.
Na escola em que trabalho o ideal é o caminho participativo da comunidade, as crianças também podem participar para desde bem pequenas aprenderem, porém devido a pouca idade os pais ajudariam a escola nas tomadas de decisões e resoluções de problemas.
Estamos vivendo em tempos de grandes mudanças. Em um mundo altamente competitivo e em constante transformação, as escolas, bem como outras instituições, precisam se atualizar continuamente.Hoje, a sociedade exige profissionais cada vez mais preparados e que se habituem a uma rotina que inclua formação contínua, busca pela inovação, criatividade e postura empreendedora. É preciso reorganizar a própria mente e permitir que sua própria maneira de pensar se modifique, aceite novos conceitos e pontos de vista completamente diferentes do seu a respeito de tudo e todos;
Para a nossa escola é o diálogo.
Na minha escola sempre procuramos fazer uma gestão participativa. Contamos com a participação de pais, estudantes, professores, equipe e comunidade, numa colaboração constante e transparente. E para que isso ocorra é preciso que os anseios e as perspectivas de todos sejam levados em consideração, de forma que os objetivos, responsabilidades e benefícios de cada um estejam sempre alinhados e muito bem compreendidos. Buscamos integrar gestão administrativa à gestão pedagógica. Todos têm voz e todos são ouvidos na escola, sem exceção. 
O MELHOR CAMINHO QUE SE ADAPTA A ESCOLA INOVADORA, UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS,A PARTIR DE UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS, COMO A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE COMO ELEMENTO ENRIQUECEDOR DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL. O DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULOS AMPLOS QUE POSSIBILITEM A APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO DE TODOS, O RESPEITO AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER. O ATENDIMENTO ÁS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS, A ACESSIBILIDADE FÍSICA E NAS COMUNICAÇÕES E O TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA.A CULTURA DE PARTICIPAÇÃO É ALGO QUE PRECISA SER PLANEJADO E CRIADO EM TODAS AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, TENDO EM VISTA GARANTIR A QUALIDADE TÃO DESEJADA NA EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO REALMENTE DEMOCRÁTICO.
O melhor caminho acredito que seja o do diálogo, o democrático onde você junto com os alunos, sentam e traçam e metas e projetos a serem desenvolvidos. Para que possamos ter um bom resultado nada melhor que o ensino democrático e onde o aluno possa ser o protagonista nesse desenvolvimento do ensino aprendizagem.
A cultura da participação na comunidade escolar.
ACREDITO QUE O CAMINHO QUE MAIS SE ADAPTA, MAS QUE TEM SUA DIFICULDADE COMO TANTOS OUTROS, É TRAZER A COMUNIDADE PARA A ESCOLA, POIS DEPENDE MUITO DE UMA PARCERIA E DE CONSCIENTIZAÇÃO..
Uma escola onde o estudante é quem determina o ritmo da sua aprendizagem e que nos faz pensar sobre os limites e as possibilidades de todos aprenderem, desde que sejam respeitadas as características de cada aluno, onde a aprendizagem acontece por meio de projetos e, além disso, envolvendo a comunidade no entorno da escola, uma escola que tem como objetivo a transformação pessoal esocial dos alunos, preparando-os para a vida e não apenas para entrar na universidade ou o mercado de trabalho.
Sim.Uma gestão participativa com certeza implicará no desenvolvimento da escola e no interesse dos alunos em continuar na mesma.Através do grêmio estudantil seria uma ótima oportunidade de darmos oportunidade para que os alunos colocassem em exposição suas opiniões e fizessem parte do desenvolvimento da instituição.Participação no plano de ação também seria uma excelente oportunidade.
o melhor caminho seria ampliar os canis de comunicação como o uso de tecnologias e constantes avaliações do trabalho da escola
Dar voz aos estudantes e com isso trazer para a escolar a comunidade, para essa democratização.
O caminho a ser tomado para uma Gestão Inovadora na escola seria, primeiramente, dar liberdade para que os alunos possam participar de vários pontos dentro da escola, expondo suas ideias e acrescentando aquilo que pensam, para a melhoria do ambiente escolar. O segundo ponto seria fazer com que os pais pudessem estar participando não somente de reuniões relacionadas à resultados obtidos pelos filhos, mas sim participando das atividades que os filhos realizam dentro da escola, dentre outros pontos. A família precisa estar dentro do espaço escolar para acompanhar o processo educativo de seu filho. Quando caminham juntos escola e família, o sucesso na vida escolar do aluno acontece de uma maneira prazerosa, tranquila e de sucesso.
O melhor caminho que se adapta a minha escola seria uma participação maior dos pais e da comunidade na tomada de decisões e soluções de problemas que venham a acontecer.
Acredito q trazer a comunidade para dentro da escola serå o caminho mais sensato para uma gestao inovadora e que contemplara todas as dificuldades em minha unidade escolar.
Qualquer instituição de ensino precisa ser comandada por um gestor competente e criativo, consciente das mudanças mundiais na área pedagógica e que esteja em busca constante de aperfeiçoamento. Para isso é necessário desenvolvera nova ideia e, é importante que todos possam se colocar, em que o respeito pelas diferenças faça a competitividade se tornar algo saudável, não prejudicando a normalidade do ambiente educacional tão sensível aos conflitos.
O caminho que mais se adapta a minha escola penso que é trazer a comunidade pra dentro da escola
O caminho da participação, inclusão e democrátizacção do ensino e seus caminhos a ser trilhados por todos com visão de futuro com eficiência e responsabilidade.
Trabalho em uma escola de Educação Infantil e já temos representantes de classe. As crianças já estão sendo ouvidas. Contudo, precisamos investir mais na participação efetiva das famílias, encontrar uma forma de fazer isto acontecer. Os segmentos internos,precisam ser mais conscientes de seu papel neste processo.
O que eu mais mim identifiquei foi o dos alunos esta por dentro das decisões pra escola, pq ninguem melhor que os alunos sabe o que é melhor pra eles, onde os mesmos podem criar um conselho de classe pra representar os outros alunos e mostrar as opiniões e ideias dos demais alunos.
Tornar uma escola mais democrática é um desafio que vale a pena, por estabelecer parcerias que consolidam e tornam a escola cada vez mais engajada em sua comunidade. 
A escola onde leciono é de período integral, lá seguimos dois desses caminhos, em busca de uma gestão inovadora. 
Um deles é dar voz aos estudantes, quinzenalmente a equipe gestora reuni-se com representantes eleitos pelos alunos, chamamos de cooper amigos, para discutir ações e soluções. Os professores e funcionários da escola também acompanham e mediam o trabalho realizado por eles. 
O outro caminho que trilhamos é tentar estreitar as relações com a comunidade de entorno, os pais e responsáveis de alguns alunos participam, mensalmente, de reuniões da APM e do Conselho Escolar para discutir questões burocráticas, resolução de conflitos e tomar decisões juntamente com a equipe gestora e com representantes dos professores e funcionários. 
Uma prática inovadora que podemos adaptar em nossa escola é a participação ativa dos alunos nas tomada de decisões. como podemos fazer isso, expondo a necessidade da comunidade estar envolvida no âmbito escolar ou vice versa.
A escola que eu trabalho é uma escola de Educação Infantil. Então vejo que o melhor caminho que adapta a minha escola para a implementação de uma gestão inovadora é tornar a escola aberta aos pais de alunos para que eles possam fazer parte da família escolar tendo vez e voz através do dialogo e da participação na construção do projeto Politico Pedagógico e demais organizações da escola. vejo que a questão de envolvimento e participação efetiva dos pais não é uma ação fácil pelo fato da disponibilidade de tempo pois a maioria seguem uma rotina onde costumam deixar as crianças no portão da escola até mesmo sem saber se a professora de seu filho está presente ou não e nas reuniões onde são convidados para fazer parte de uma equipe para compor um colegiado quase ninguém se dispõe então é preciso planejar ações que levem a criação da cultura de participação.
ao se pensar em uma escola que atenda as solicitações do sistema educacional atual, é preciso, segundo uma visão holística, repensar não só o projeto pedagógico e o corpo docente, mas também o lado gerencial responsável por promover o desenvolvimento organizacional e a capacitação do educador.
Penso que a participação de todos, bem como as consequências dos atos, são indispensáveis para o bom andamento da instituição de ensino. Nas escolas estaduais, há eleição para diretores e vice-diretores, o que democratizou o processo. A participação de alunos nos conselhos de classe também é uma forma de gestão inovadora.
Dar voz aos alunos nas tomadas de decisões da escola, tornando - os protagonistas do processo ensino - aprendizagem.
Sim ,modelo de escolas democratuca,onde há a participação de todos comunidade escolar,assim todos podem participar e da sua opinião e escolhermos o que vai ser melhor para nossa escola 
Como sou professora de um centro de educação infantil, uma das nossas práticas inovadoras na educação infantil consiste em estimular as crianças se mobilizarem por alguma causa importante dentro da realidade deles. Propor experiências inovadoras como ações de cidadania, solidariedade, transformação do ambiente escolar e sustentabilidade esta e uma forma incrível de despertar os interesses das crianças.
O caminho que se adapta a minha escola é o da gestão democrática participativa o dialogo aberto, é o ponto principal para o sucesso de uma escola.
Pense nisso Solange
Você concluiu a atividade! O objetivo desta atividade é uma reflexão para você começar a pensar no tema.
Compare sua resposta: Se você considera que a reflexão sobre a prática é uma necessidade e que isso sempre pode melhorar a qualidade do trabalho, parabéns! Você está no caminho certo e compreendeu quais são as competências desejadas para o professor do século XXI. Se você considera que esta é uma ação desnecessária ou mesmo que não é imprescindível, é melhor você refletir mais sobre isso e ler novamente os textos indicados nesta unidade. Veja também a matéria publicada pela Nova Escola sobre o registro da prática e como isso pode potencializar o trabalho docente (indicada na seção Saiba mais), auxiliando na aprendizagem das crianças
A escola não é uma instituição que precisa erguer muros em seus processos de tomadas de decisão. Precisa derrubar muros reais e imaginários! Propiciar que os alunos sejam protagonistas das tomadas de decisão da escola é uma possibilidade de democratizar a gestão. Sendo assim, possibilitar que os estudantes, reunidos em assembleia, discutam os problemas da escola, desde os problemas de infraestrutura até os interpessoais, os tornará mais conscientes de seu processo de aprendizagem e desenvolverá um sentido de pertencimento à escola e seu entorno.
Fórum - Unidade 2 - Na prática
EXPERIMENTE
Analisar e refletir sobre experiências inspiradoras é umcaminho possível e instigante para aqueles que desejam implementar uma gestão inovadora e democrática. Portanto, assista ao vídeo “Prêmio Educador Nota 10 - Diego Mahfouz Faria Lima”, vídeo que conta um pouco da trajetória e das ações do diretor Diego Mahfouz na Escola Municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto. Por seu trabalho, ele é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”.
Portanto:
Possibilidade 1
Discuta o vídeo com os colegas durante a reunião pedagógica.
Ou
Possibilidade 2
Discuta com a equipe gestora da escola.
A discussão deve girar em torno da importância da implementação de uma gestão inovadora e democrática na escola. Além disso, discutam os limites e as possibilidades de implementar tais mudanças em sua escola.
Depois de concluída, escreva um breve relato sobre como a discussão se deu em sua escola e publique-as neste fórum. 
Se você não tiver tempo de realizar esta atividade ao longo do curso, clique aqui, imprima a proposta e guarde-a para quando tiver uma oportunidade!.
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a afirmação que explica a importância da República de estudantes para termos uma gestão inovadora:
Escolha uma:
a) A República de estudantes é importante para ensinar aos alunos que eles também são responsáveis pela administração da escola. Além disso, eles aprendem a ser cidadãos críticos e resolver conflitos democraticamente.
Quando possibilitamos que os alunos discutam questões da administração por meio da República de estudantes, eles aprendem que a escola não é uma instância separada da vida, ou seja, não é mera preparação para o futuro.
b) A República de estudantes é importante para ensinar aos alunos que cada um ocupa um papel fixo na sociedade. Além disso, ensina que um cidadão deve respeitar as hierarquias e a ordem estabelecida.
c) A República de estudantes é importante para ensinar conteúdos das disciplinas de História ou Sociologia. É uma excelente estratégia de aprendizagem para aprender os conteúdos políticos.
https://youtu.be/SX8n-rYo_W0
www.youtube.com/watch?v=RQlItthwnFs
Pense nisto unidade 3
Parte superior do formulário
Por que a gestão inovadora ajuda os alunos a desenvolverem as competências do século XXI?
De acordo com o estudo, o aprendizado que tanto se procura está relacionado à capacidade de aplicar o que se aprendeu em situações novas, o que os estudiosos chamaram de “transferência de conhecimento”. Isso significa, exemplificam os autores, que não basta o aluno aprender os conceitos matemáticos de média, moda e mediana, ele precisa conseguir usar o que aprendeu na sua vida. Essa habilidade de transferir o que se sabe, seja em circunstâncias da vida real, seja dividindo conhecimento com outras pessoas, ajuda os estudantes a desenvolverem as competências para o século 21.
Você concluiu a atividade! O objetivo desta atividade é uma reflexão para você começar a pensar no tema.
Compare sua resposta:
Ao democratizar a tomada de decisões, da qual todos da comunidade escolar participam, os alunos aprendem na prática as questões relativas ao agir cidadão e as capacidades de argumentar, escutar e negociar. Dessa forma, serão responsáveis pela manutenção do espaço, do prédio, dos equipamentos, etc., além de aprenderem a resolver os conflitos que surgem no convívio com seus colegas. Ademais, a gestão inovadora transforma o aluno em um coautor do seu aprendizado: ele também decidirá os rumos que os conteúdos deverão seguir!
Fórum - Unidade 3 - Na prática
EXPERIMENTE
Inspirado? Agora é sua vez de elaborar um plano pensando na realidade e no contexto de sua escola.
Como atividade do curso, a proposta é que você crie um projeto para implementar uma gestão inovadora, que favoreça a participação da comunidade escolar nas decisões. Lembre-se de que as mudanças não precisam ser implementadas de uma forma rápida. É preciso paciência! Use sua criatividade!
Reveja os materiais de apoio: textos do Inova Escola e os outros referenciais. Relembre os caminhos percorridos e escolha aquele que for o mais adequado para a realidade da escola em que trabalha. Pense no campo de atuação e elabore um roteiro de ação.
Depois de concluído, publique-o no no tópico abaixo.
Preparado para colocar a mão na massa?  Acesse aqui o formulário do roteiro de ação e mãos à obra! 
Se você não tiver tempo de realizar esta atividade ao longo do curso, clique aqui, imprima a proposta e guarde-a para quando tiver uma oportunidade!.
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Considere as afirmações, se verdadeiras (V) ou falsas (F), e assinale a alternativa correta.
I. (       ) A gestão inovadora é importante, porque ajuda os alunos a aprender que cada um deve desempenhar a função em que é mais competente.
II. (       ) A gestão inovadora desenvolve o sentido de pertinência dos sujeitos envolvidos. Dessa forma, toda a comunidade deve se responsabilizar por solucionar os problemas e conflitos de uma forma democrática e horizontal.
III. (       ) A gestão inovadora ajuda a desenvolver o sentido público na educação. Dessa forma, ela ajuda a desenvolver a cidadania como um processo ativo para todos os sujeitos envolvidos.
Escolha uma:
a. Somente a alternativa I é verdadeira.
b. As alternativas I e II são verdadeiras.
c. As alternativas II e III são verdadeiras.
Parte superior do formulário
O papel da família na educação das crianças deve ficar restrito ao acompanhamento das aprendizagens e dos valores morais? O papel da escola é apenas ensinar ou também deve 
Você concluiu a atividade! O objetivo desta atividade é uma reflexão para você começar a pensar no tema.
Compare sua resposta: Independentemente de sua resposta, assistir a um trecho da conversa dos especialistas que participaram do encontro “Grandes Diálogos”, promovido pela Nova Escola, pode ser muito inspirador. O professor da Universidade de São Paulo (USP), Yves de La Taille, e a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Telma Vinha, falam sobre educação moral e os papéis da escola e da família na construção dos valores morais. 
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LAZN8h0OxJs. Acesso em: 25 de fevereiro de 2018.
A parceria com as famílias capaz de impactar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem pode ser efetivada se:
Escolha uma:
a. pais e professores estabelecerem um diálogo real, que seja respeitoso e democrático, com a possibilidade de decisões conjuntas. 
Resposta correta. 
Como diz a especialista Rosely Sayão, é necessário que a escola crie condições reais e estimule a participação. Muitos pais não participam porque nem mesmo sabem que podem fazer isso.
b. os pais passarem a se interessar pela educação dos filhos, começarem a participar das reuniões informativas feitas pela escola e auxiliarem seus filhos nas tarefas escolares.
c. a escola tornar obrigatória a presença dos pais nas reuniões informativas.
Feedback
Sua resposta está correta.

Continue navegando