Buscar

Aterosclerose e Arteriosclerose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aterosclerose
A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas compostas por lipídios e tecido fibroso, que se formam na camada intima dos vasos, principalmente nas artérias. Progressivamente, o tamanho dos ateromas aumenta, podendo causar obstrução parcial ou total dos vasos sanguíneos. A doença aterosclerótica acomete principalmente as artérias do cérebro e coração, sendo a principal causa de morte entre homens e mulheres em todo o mundo. A mesma, é uma doença multifatorial, entretanto, os principais fatores de risco podem ser controlados, como dislipidemia, diabetes, tabagismo, hipertensão arterial sistêmica (HAS), sedentarismo e obesidade.
A formação da placa de ateroma se inicia com uma lesão no endotélio vascular das artérias, em decorrência dos vários fatores de risco. Em seguida, devido a disfunção do endotélio, a permeabilidade da camada intima da artéria aumenta fazendo com que as lipoproteínas plasmáticas sejam retidas no espaço subendotelial do vaso. Essas lipoproteínas sofrem oxidação se tornando lipoproteínas de baixa densidade oxidadas (LDL-ox), gerando exposição de neo-epitopos e as tornando imunogênicas. 
Outro fator que também ocorre por conta da permeabilidade vascular aumentada é surgimento e adesão de moléculas leucocitárias (proteínas quimiotáticas) a superfície do vaso, cujo processo foi estimulado em decorrência da LDL-ox. Essas moléculas são responsáveis pela atração de linfócitos e monócitos à camada intima vascular, assim, os monócitos migram para a camada subendotelial do vaso e diferenciam-se em macrófagos que realizaram fagocitose nas partículas de LDL-ox acumuladas no local. Após a fagocitose, os macrófagos viram células espumosas, isso ocorre porque estão repletos de lipídios e dessa forma se tornam o principal componente das estrias gordurosas.
Células inflamatórias também participam do processo aterosclerótico, sendo que os linfócitos T juntamente com os macrófagos diferenciam-se e produzem citocinas que modulam o processo inflamatório no local. Alguns mediadores da inflamação estimulam a migração e proliferação de células musculares lisas na camada média das artérias. Essas células migram para a intima das artérias e produzem citocinas, fatores de crescimento e matriz extracelular, que formara parte da capa fibrosa da placa aterosclerótica. A última, quando está completamente construída é formada por elementos celulares, componentes da matriz extracelular e núcleo lipídico-necrótico, formado principalmente por debris de células mortas. 
As placas podem ser classificadas em placas Estáveis ou Placas Instáveis. As Placas Estáveis se caracterizam por predomínio de colágeno, organizado em capa fibrosa espessa, escassa em células inflamatórias e núcleo lipídio-necrótico de proporções menores. Estas placas originam sintomas crônicos como angina de peito e claudicação intermitente devido à obstrução parcial do vaso comprometido.
Arteriosclerose
A arteriosclerose é uma doença degenerativa das artérias, levando ao endurecimento e espessamento de suas paredes. É causada por Hipertensão arterial geralmente ou idade avançada, sendo considerada como uma doença não oclusiva vascular. 
A arteriosclerose é caracterizada pela dilatação difusa e hipertrofia das grandes artérias, o que leva a perda de elasticidade e complacência do vaso. A mesma, é um tipo menos frequente de doença vascular e afeta as camadas intima e adventícia das arteríolas, podendo causar lesão isquêmica distal.
As manifestações clinicas comuns da arteriosclerose são: hipertrofia ventricular esquerda, diminuição de perfusão coronária e aumento da pressão sanguínea sistólica.
Diferença 
Dessa maneira, a diferença entre as duas doenças circulatórias é que na arteriosclerose ocorre espessamento, endurecimento e perda de complacência da parede de artérias medias e pequenas, que ocorre devido a proliferação celular excessiva, acumulo de gorduras e calcificação.
Já na aterosclerose, é um processo diferente, onde a camada intima das artérias de grande e médio calibres são afetadas, ocorrendo um processo inflamatório no local. As alterações que levam a essa doença são: acúmulos de lipídeos, cálcio, componentes do sangue, carboidratos e tecido fibroso sobre a camada intima vascular, que formam as chamadas placas de ateromas.
Embora a patologia das duas doenças seja diferente, uma raramente ocorre sem a outra.
REFERÊNCIAS:
http://disciplinas.famerp.br
http://www.cirurgiavascular.ufc.br
www.passeidireto.com

Continue navegando