Buscar

apol SOCIOLOGIA URBANA E DA VIOLENCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sociologia Urbana e da Violência - Eletiva
Considere a citação abaixo:
“O contexto atual dos principais movimentos sociais da América Latina é um dos panos de fundo do cenário para discutir suas formas, demandas, identidade que constroem, redes que estruturam, manifestações culturais e políticas sociais a que se articulam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. ed. 7. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013. p. 15.
De acordo com o livro-base Sociologia Urbana e da Violência considere as afirmativas abaixo que tratam dos movimentos sociais e marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( v) Os movimentos sociais atuam em diversas frentes nos municípios brasileiros em movimentos étnicos, de gênero, dentre outros.
II. (  v) A atuação dos movimentos sociais se manifestam de diferentes formas e como através das manifestações em ruas.
III.(f ) Os movimentos sociais são importantes no combate contra as desigualdades, mas são poucos os resultados alcançados.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – V
	
	B
	F – F – F
	
	C
	V – V – F
	
	D
	F – V – V
	
	E
	V – F – V
Questão 2/5 - Sociologia Urbana e da Violência - Eletiva
Atente para a seguinte citação:
“O espírito humano, por sua natureza, emprega sucessivamente, em cada uma de suas investigações, três métodos de filosofar, cujo caráter é essencialmente diferente e mesmo radicalmente oposto: primeiro, o método teológico, em seguida, o método metafísico, finalmente, o método positivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva. In: Comte. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 4. (Os pensadores).
De acordo com o livro-base Sociologia Urbana e da Violência, analise as afirmativas a seguir que tratam da teoria positivista.
I. Os positivistas concebiam que as sociedades evoluíam de diferentes formas, ou seja, passando por diferentes estágios de desenvolvimento.
II. A sociedade para os positivistas funcionava como elementos conectados que exerciam suas funções em consonância, como uma forma mecânica.
III. O positivismo entendia a sociedade a partir de uma perspectiva conceitual das ciências exatas.
IV. A teoria positivista permanece atualmente como uma das mais importantes vertentes teóricas das ciências sociais.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	II e III
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	II, III e IV
Questão 3/5 - Sociologia Urbana e da Violência - Eletiva
Considere a passagem de texto a seguir:
“As cidades existem desde a antiguidade, mas é na modernidade que surge o urbanismo, a ciência da cidade. E é ainda no século XVIII, durante o Iluminismo, que se começa a relacionar o planejamento das cidades com a ciência, no caso, a medicina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANCETTI, Alessandra. Cidade planejada, cidade-global, cidade-modelo: qual é a sua capital? ComCiência, Campinas, n. 118, 2010. <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000400004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 out. 2017.
Tendo como base o trecho lido e os conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, analise as assertivas abaixo que tratam sobre as cidades planejadas no Brasil e assinale a correta:
	
	A
	As cidades planejadas do Brasil são: Salvador, Teresina, Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Palmas e Curitiba.
	
	B
	Curitiba é a cidade brasileira planejada mais famosa, inclusive internacionalmente.
	
	C
	Brasília, construída para ser a capital do país, foi de autoria exclusiva de Oscar Niemeyer.
	
	D
	A primeira cidade que foi planejada no Brasil foi Salvador em 1549, projetada para ser a capital brasileira.
	
	E
	Por sua localização estratégica na região sudeste, Belo Horizonte uniu em seu projeto as funções administrativas e militares.
Questão 4/5 - Sociologia Urbana e da Violência - Eletiva
Leia o extrato de texto abaixo:
“Tanto a cidade como objeto, como o urbano como fenômeno, se situam no âmbito das reflexões sobre o espaço e a sociedade, pois são produtos dessa relação; mais precisamente, são produzidos por relações sociais determinadas historicamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP: Espaço e Tempo. São Paulo, n 24, p. 109-123, 2008. p. 114. Disponível em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/Geousp/Geousp24/Artigo_Sandra.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2017.
Considerando as informações do fragmento e dos conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, sobre o conceito de cidade em Weber, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O estabelecimento de um mercado caracteriza a formação de uma cidade.
	
	B
	Várias moradias dispersas em um grande território caracterizam uma cidade.
	
	C
	A cidade é definida como uma localidade que possui um intercâmbio de mercadorias ocasionais.
	
	D
	Todos os produtos básicos e necessários para seus habitantes são gerados na cidade.
	
	E
	A cidade é formada quando a maioria da população local vive da indústria.
Questão 5/5 - Sociologia Urbana e da Violência - Eletiva
Considere o excerto a seguir:
“O urbanismo organiza um setor que parece livre e disponível, aberto à ação racional: o espaço habitado. Ele dirige o consumo do espaço e do habitat. Enquanto superestrutura, ele se distingue, e é preciso distingui-lo fortemente, da prática, das relações sociais, da própria sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEFEBVRE, Henry. A Revolução Urbana. São Paulo: Centauro, 2001. p. 147.
Tendo em vista a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, assinale a alternativa correta que corresponde a questões do urbanismo:
	
	A
	O planejamento urbanístico, desde o início de sua implementação, tem como uma de suas prioridades a análise da sociedade para não causar maior segregação espacial e social.
	
	B
	A palavra urbanismo surgiu junto às mudanças implementadas por Haussmann em Paris no início do século XIX.
	
	C
	O crescimento desordenado das grandes cidades demonstra que, mesmo com estratégias de racionalização do espaço urbano, o planejamento não consegue acompanhar as dinâmicas sociais.
	
	D
	Um dos principais objetivos do urbanismo, ainda no século XIX era oferecer espaços de lazer para a população usufruir o espaço público.
	
	E
	O crescimento industrial está indiretamente vinculado com os problemas das cidades que devem ser solucionados pelos urbanistas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais