Buscar

SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia da Juventude
Considere a seguinte citação:
“A adolescência é entendida como um período de transição, que acompanhado acesso à maturação biopsicossocial e que depende de vários factores, determinantes para o seu princípio, duração e fim, tais como: idade de puberdade, desenvolvimento psicológico, integração num grupo social e situação familiar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Maria Filomena Grelo. Sexualidade na adolescência. Dissertação de mestrado. Universidade do Porto, Portugal, 2000. p. 1.
De acordo com os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude sobre a dimensão psicossexual que envolve o desenvolvimento juvenil na puberdade, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O interesse sexual é sempre passageiro, marcando a puberdade como um período de transição e latência.
	
	B
	No âmbito psicossexual, surgem as primeiras descobertas dos jogos sexuais, as práticas do cortejo, a atração e o desejo sexual.
Você acertou!
“No âmbito psicossexual, surgem as primeiras descobertas dos jogos sexuais, as práticas do cortejo, a atração e o desejo sexual” (livro-base, p. 22).
	
	C
	A sexualidade e a afetividade dos jovens são resultados exclusivos de sua maturação biológica. Assim sendo, na puberdade, a cultura social não exerce influência na sexualidade da juventude.
	
	D
	Na puberdade, os problemas de saúde que afetam a juventude são essencialmente frutos de uma vida sexual precoce e desregrada.
	
	E
	Em decorrência exclusiva da forte influência hormonal, os jovens estão iniciando cada vez mais cedo sua vida sexual, fazendo surgir jovens casais e novas famílias.
Questão 2/5 - Sociologia da Juventude
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[Em um estudo] realizado por meio do convívio com gangues de jovens filhos de imigrantes italianos em uma região segregada de Boston, o autor pôde desenvolver uma análise distinta das abordagens quantitativas que apontavam para conclusões de um quadro de anomia ou desvio social, realizadas até então sobre os processos de urbanização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TAVARES, Breitner. Sociologia da Juventude: Da juventude desviante ao protagonismo jovem da Unesco. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 181-191, jan./jun., 2012. p. 182.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude em relação aos debates sociológicos sobre a Sociologia da Juventude, é correto afirmar que os Estados Unidos tiveram um percurso diferenciado nessa área de estudo uma vez que:
Nota: 0.0
	
	A
	Nos EUA, a Sociologia da Juventude se consolidou e os estudos passaram a considerar com maior importância os vínculos dos jovens com seu contexto, com sua comunidade.
“Foi nos Estados Unidos da América (EUA) que se desenvolveram os estudos sociológicos sistemáticos sobre juventude, durante a estagnação do debate europeu. Nesse novo ambiente, a Sociologia da Juventude se constituiria definitivamente, abandonando a tendência anterior de generalizar para toda a população juvenil o que era verificado entre apenas uma amostra dos jovens. Ou seja, nesse novo espaço social, a juventude seria estudada em vínculo estreito com sua comunidade” (livro-base, p. 44,45).
	
	B
	Nos EUA, a Sociologia da Juventude floresceu graças ao apoio de institutos de pesquisas liberais e independentes da Europa, que investiram em estudos de indivíduos isolados, e não na juventude como grupo social.
	
	C
	A forte contribuição de estudos realizados por pesquisadores da juventude dos EUA e da Alemanha, que investigaram indivíduos isolados e suas trajetórias de vida, foi a responsável por consolidar esse campo de estudos.
	
	D
	Na Universidade de Chicago, novas descobertas e teorias sobre a juventude mostraram que a delinquência juvenil se tratava de um fenômeno exclusivo dos grandes centros urbanos e isso consolidou os estudos na área da Sociologia da Juventude
	
	E
	Os pesquisadores dos EUA deixaram de estudar a juventude enquanto segmento social, passando a estudar somente indivíduos isolados e suas trajetórias de vida, fato que consolidou os estudos na área da Sociologia da Juventude.
Questão 3/5 - Sociologia da Juventude
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[Com] as transformações ocorridas com o início da industrialização, o advento da urbanização, a abolição da escravatura e a organização da população, provocam alterações nas feições familiares e sociais. A expansão da economia acelerou o processo de retirada da produção de casa para o mercado, e a pressão pelo consumo de bens e serviços, características inerentes ao capitalismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, N. H.D. Recomeçar: Família, filhos e desafios [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 65. <http://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/ServicoSocial/tese_nayara_pdf.pdf>. Acesso em 23 abr. 2018.
Considerando a citação acima e conforme os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude, indique a sentença que apresenta corretamente as mudanças que ocorreram na família com o advento da modernidade.
Nota: 0.0
	
	A
	As mudanças sociais da modernidade provocaram mudanças na composição e função das famílias, as quais passaram a ser nucleares e autocentradas.
“Philippe Ariês (1981) relacionou a emergência da categoria juventude com o desenvolvimento do capitalismo e as novas relações sociais daí resultantes. Ele demonstrou que as noções de infância e juventude foram longamente construídas social e historicamente. Para esse autor, a juventude é uma noção que emerge na modernidade, com base em dois processos fundamentais, distintos, simultâneos e inter-relacionados. Conforme o autor, o primeiro processo corresponde às mudanças ocorridas nas formas da organização familiar a partir do século XII. Nesse período, processou-se uma diferenciação entre as esferas públicas e privadas que se institucionalizaria com a tomada do poder político pela burguesia. Remonta a essa época uma mudança de orientação no âmbito do grupo doméstico. A família passou a voltar-se cada vez mais para si mesma, passando a organizar-se em torno da criança e erguendo entre ela mesma e a sociedade o muro da sociedade privada. Isso se refletiu, também, na composição do grupo doméstico, que foi deixando de ser caracterizado por laços amplos e voltou-se ao convívio mais estreito e íntimo, ou seja, processou-se uma importante transformação na forma de organização do grupo parental da família extensa à família nuclear – entendida esta como aquela formada pelo casal e seus filhos” (livro-base, p. 17,18).
	
	B
	A família moderna conservou a organização e dinâmica interna de sempre, aliando sem problemas a vida pública à vida privada.
	
	C
	O período moderno teve por principal característica o de reforçar os laços mais amplos e fluidos em torno da organização familiar.
	
	D
	A família típica que emergiu da modernidade era mantida por relações de parentesco ampliadas e pelo fortalecimento do convício social com vizinhos e com a comunidade.
	
	E
	Poucas mudanças ocorreram na organização da sociedade moderna e na célula familiar desse período.
Questão 4/5 - Sociologia da Juventude
Leia a seguinte passagem de texto:
“No conjunto, nesse período [segunda metade do século XX], predominam pesquisas com base teórica no funcionalismo, que identificavam na geração jovem uma ameaça à ordem social nos planos político, cultural e moral, atribuindo o comportamento contestador às novas dinâmicas de socialização que permitiriam o afrouxamento dos vínculos estruturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEISHEIMER, Nilson. Marialice Foracchi e a formação da Sociologia da Juventude no Brasil. <http://www.anpocs.com/index.php/edicoes-anteriores>. Acesso em 11 mar. 2018.
A partir da citação acima e conformeos conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude sobre os estudos sociológicos relativos à juventude a partir da segunda metade do século XX, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Os estudos da década de 1950 focaram nos movimentos sociais de contracultura, pacifismo e liberalismo sexual. Todos os jovens líderes da época tornaram-se políticos de carreira.
	
	B
	Na década de 1950, os estudos mostraram a tendência juvenil para transgredir e delinquir e, a partir de 1960-1970, o enfoque recaiu no papel contestador da juventude em relação à ordem social
“Nos anos 1950, os estudos sociológicos enfatizavam uma predisposição dos jovens à transgressão e à delinquência e, nesse sentido, apresentavam-se em grande parte como continuidade dos estudos iniciados nos anos de 1930 pela Escola de Chicago [...]. Nas décadas de 1960 e 1970, o enfoque recaiu no papel contestador diante da ordem social. Nessa época, por meio do rock ’n’ roll, da liberação sexual, da contracultura, do movimento estudantil e da luta por direitos civis e pela paz, a juventude produzia uma crítica à ordem social estabelecida” (livro-base, p. 46 e 48,49).
	
	C
	Cada período histórico apresentou uma agenda própria e diferenciada em relação aos interesses de estudos sobre a juventude: em 1950, o problema da guerra; em 1960, a questão da independência econômica; e, em 1970, a participação das mulheres na vida pública.
	
	D
	Ao longo de todo o século XX, os estudos da Sociologia da Juventude mantiveram seu foco nos jovens engajados e militantes nas questões voltadas aos direitos civis e ao liberalismo comportamental.
	
	E
	A Sociologia da Juventude esteve restrita à Escola de Chicago que realizou estudos entre as décadas de 1930 a 1950 após a superação da grande depressão, quando entrou em colapso.
Questão 5/5 - Sociologia da Juventude
Leia a seguinte citação:
“O termo ‘juventude’ designa um estado transitório, uma fase da vida humana, cujo início é muito claramente definido pela aparição da puberdade; quanto ao fim da juventude, varia segundo os critérios e os pontos de vista que se adotam para determinar se os indivíduos são ‘jovens’. Por ‘juventude’ compreendemos não somente uma fase da vida, mas também os indivíduos concretos que pertencem aos grupos de idade definidos como jovens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENMAYER, Léopold. A situação socioeconômica da juventude hoje. Trad. de Narciso José de Melo Teixeira e Luís Claudio Figueiredo. In: MARX, K. et al. Sociologia da juventude: Da Europa de Marx à América Latina de hoje. p.133-173. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968. p. 133.
Considerando a citação acima e conforme os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude, a definição de juventude apresentada pelo estudioso Léopold Rosenmayr foi a mais usada pelos pesquisadores por destacar um processo de universalização da identidade juvenil. A esse respeito, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A universalização da identidade juvenil diz respeito ao fato de os jovens terem, com o passar do tempo, se identificado universalmente entre si pela cronologia que marca a juventude, a qual compreende o período que vai dos 15 aos 25 anos.
	
	B
	Os fatores responsáveis pela universalização da identidade juvenil são atribuídos essencialmente aos aspectos psicanalíticos resultantes da influência paterna e da materna.
	
	C
	O processo de universalização da identidade juvenil diz respeito ao fato de os jovens serem iguais em todos os contextos do universo; todos, sem exceção, são sonhadores, contestadores, poetas que acreditam na benevolência humana.
	
	D
	A universalização da identidade juvenil diz respeito ao fato de os jovens compartilharem universalmente as mesmas ideologias sobre as questões de gênero e do liberalismo sexual juvenil.
	
	E
	A universalização da identidade juvenil se deve em grande parte pela generalização da educação, expansão da mídia, mercado de consumo juvenil.
“O trabalho de Rosenmayr  teve grande significado por apresentar a definição de juventude que seria a mais usada pelos pesquisadores desde então e por destacar um processo de universalização da identidade juvenil como impacto da expansão dos meios de comunicação de massa, da generalização da educação compulsória e do surgimento de um mercado de consumo juvenil” (livro-base, p. 48,49).

Mais conteúdos dessa disciplina