Buscar

Exercício de Fixação em Alfabetização

Prévia do material em texto

CEL0547_EX_A3_201403252548
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: MICHELE GLORIA BEZERRA GOUDARDE
	Matrícula: 201403252548
	Disciplina: CEL0547 - MET. PRAT. DE ALFAB 
	Período Acad.: 2015.1 - EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Maurício tem 6 anos de idade e chegou para o seu primeiro dia de aula no colégio. Estava ansioso e curioso para conhecer o parque e o jardim. Mas a grande novidade foi a sala de atividades, pois ela tinha um enorme mural em que a professora já tinha pregado a 1ª lição - Abelha. Logo no primeiro dia, as crianças foram avaliadas quanto a qualidade de sua escrita através de um ditado e, para terminar, levaram 2 folhas mimeografadas para a casa cujo tema era a letra A. Qual a concepção de conhecimento parece fazer parte da prática de alfabetização da professora?
	
	
	
	
	
	Construtivista
	
	
	Analítica
	
	 
	Empirista
	
	
	Sócio-interacionista
	
	
	Sintética e fonológica
	
	
	
		2.
		Abaixo, tem-se afirmativas acerca das concepções empirista e construtivista do conhecimento. Qual delas descreve corretamente o pressuposto da teoria analisada?
	
	
	
	
	
	No construtivismo, a escrita é concebida como simples transcrição do sonoro para um código visual.
	
	
	No empirismo, a criança participa de forma ativa no processo de aprendizagem: suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita são valorizadas pela escola.
	
	
	No construtivismo a escrita é aprendida pela criança como um código a ser treinado e codificado de forma correta e alfabética desde os primeiros dias da alfabetização.
	
	 
	No construtivismo, a criança é um sujeito em permanente construção do seu conhecimento e não se considera que há erro e sim um processo de aprendizagem em andamento.
	
	
	No empirismo, rompe-se com a visão inatista de conceber a alfabetização como ensinamento do código alfabético: identifica-se a natureza alfabética da escrita.
	
	
	
		3.
		A partir das pesquisas de Emília Ferreiro, muda-se a concepção do material a ser utilizado durante a aprendizagem. Qual das alternativas a seguir está correta no que diz respeito à visão de Emília Ferreiro desse material?
	
	
	
	
	
	Os livros didáticos utilizados podem apresentar o conhecimento em sequências rígidas, prevendo uma aprendizagem de conceitos baseada na memorização.
	
	
	Cartilhas ainda são materiais importantes na sistematização do ensino da leitura e da escrita, pois as dificuldades alfabéticas são apresentadas em ordem crescente de complexidade.
	
	
	A cartilha introduz palavras simples e sonoras como babá, bebê, mas que, do ponto de vista da assimilação das crianças, são interessante para a aprendizagem.
	
	 
	O material utilizado deve contemplar o fato de que a alfabetização é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita e que a capacidade da criança está relacionada ao maior ou menor contato com textos lidos e escritos.
	
	
	A linguagem das cartilhas ("Bá-bé-bi". "Ivo viu a uva" etc.) pode ser padronizada, artificial, distante do mundo conhecido pela criança.
	
	
	
		4.
		Uma professora do primeiro ano do ensino fundamental inicia sua aula com a leitura de um texto, apresentando seu autor e discutindo com as crianças sobre o significado da leitura. É uma atividade muito divertida, pois todos dão a sua opinião e aprendem sobre os diferentes gêneros textuais. Após toda essa atividade, a professora escolhe uma palavra e a partir dela, apresenta várias outras com seus respectivos significados para as crianças conhecerem. Ao final do dia, aprenderam a ler várias palavras e a conhecer os fonemas que as formam. Essa atividade trata de qual método de alfabetização?
	
	
	
	
	 
	Analítico
	
	
	Sintético
	
	
	Sintético e Construtivista
	
	
	Fônico
	
	
	Misto
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A concepção de conhecimento Empirista defende a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. NO que se refere à alfabetização NÃO É um dos pressupostos dessa concepção:
	
	
	
	
	
	A leitura e a escrita são aprendidas a partir cópias e leituras realizadas nas cartilhas ou livros didáticos.
	
	
	Mais importante que o significado do texto lido é a composição dos fonemas que formam as palavras, pois através da repetição sonora a criança aprenderá a ler.
	
	 
	A leitura é uma atividade de decodificação ou decifração dos sinais gráficos em fonemas.
	
	
	Cópias, ditados, caligrafia e vários instrumentos priorizam a forma em detrimento do conteúdo da escrita.
	
	 
	A utilização da cartilha permite que a criança estabeleça hipóteses sobre o processo de aquisição da escrita.
	
	
	
		6.
		Anete é professora da escola de educação infantil: Peixinho Dourado e em seu planejamento precisava conceituar leitura antes de descrever uma atividade para as crianças de 5 anos. Ela descreveu a leitura como uma decodificação ou decifração dos sinais gráficos em fonemas e citou como material didático privilegiado as cartilhas para operacionalizar a apresentação das dificuldades ortográficas em uma ordem crescente para as crianças. Em sua prática, qual a concepção de alfabetização que está subjacente? Marque a resposta correta.
	
	
	
	
	 
	Empirista, pois a leitura é treinada e não tem relação com o contexto sócio-cultural da criança.
	
	
	Sócio-interacionista, pois ela trabalha a leitura de forma sistemática para treinar habilidades de compreensão nos seus alunos.
	
	
	Letramento, pois é uma leitura de textos significativos para as crianças.
	
	
	Construtivista porque a criança constrói o significado dos textos a medida que vai lendo cada vez palavras mais sofisticadas.
	
	
	Letramento na medida em que as crianças precisam decodificar para depois compreender o texto.
	
	
	
 FINALIZAR AVALIANDO O APRENDIZADO

Continue navegando