Buscar

Bioquimica prova 1 Prof Silvana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3) Assinale a certa:
e) As lectinas são proteínas presentes em membranas celulares, cuja função é reconhecer carboidratos específicos presentes em diferentes tipos celulares.
4) Preencha as lacunas do texto abaixo utilizando uma das alternativas apresentadas a seguir e assine a alternativa correta:
Ácidos graxos com cadeias contendo 8 ou mais átomos de ...... ligados por ligações simples, são chamados de lipídeos .......
Estes lipídeos apresentam baixa solubilidade em solventes ......, baixa ......, sendo desta forma, insolúveis em agua e praticamente sem cheiro.
Ácidos graxos com cadeia contendo número de ...... menor que 8 e/ou que contenham uma ou mais ..... Sendo desta forma, parcial ou totalmente solúveis em agua e passiveis de apresentar ...... característicos.
D-) Carbono, saturados, polares, volatilidade, carbonos, insaturações, solubilidade, volatilidade, odor.
5) V ou F
(V) Glicolipídeos são lipídeos de membrana formados por uma esfingosina, um ácido graxo e um mono ou oligossacarídeo.
(V) Os fosfolipídios são lipídios anfipáticos presentes em membranas e, estes podem ser do tipo glicerofosfolipídios ou esfingolipídios.
(V) Triglicerídeos são lipídeos de armazenamento formados por um glicerol e três ácidos graxos.
(F) Lipídios que compõe as membranas celulares não estão relacionados ao formato ou flexibilidades destas.
(F) Alguns exemplos de terpenos são as vitaminas C, vitaminas do complexo B e vitamina D.
(F) Terpenos são carboidratos que ligam a lipídeos de forma especifica. 
(V) Os triglicerídeos são encontrados principalmente adipócitos de tecidos animais e vacúolos de células vegetais.
(V) Os lipídeos de armazenamento apresentam maior hidrofobicidade e menos solubilidade quando comparados aos lipídeos que compõe membrana celulares.
(V) Acido palmítico e linoleico são exemplos de ácidos graxo que podem estar presentes na estrutura de triglicerídeos.
(V) Lipídeos de membrana podem ser ancoras hidrofílicas permitindo que as células se liguem a outras moléculas hidrofóbicas presentes em seu exterior.
6) V ou F
(V) esteroides como a progesterona e a testosterona são derivados do colesterol.
(F) Sabões são ácidos graxos, hidrofóbicos que permeiam a formação de micelas quando expostos a presença de moléculas de agua.
(V) Alguns lipídeos de membrana (fosfolipídios) podem ser clivados gerando ácido araquidônico e por sua vez e percursor de lipídeos bioativos como as prostaglandinas e os leocotrienos. 
(F) Lipossomas são formados por monocamadas de lipídeos anfipáticos, podendo assim carrear em seu interior moléculas hidrofóbicas.
(V) anticorpos (atuam no sistema imunológico), actina e miosina (atuam na contração muscular) e a hemoglobina (realiza o transporte de o2 e co2) são proteínas.
(F) micelas são aglomerados de triglicerídeos que na presença de agua formam vesículas carreadoras de proteínas.
(V) colesterol e alguns hormônios e vitaminas são lipídeos.
7) assinale a alternativa que todas as funções possam ser atribuídas a proteínas:
C) Enzimática, estrutural em membranas, hormonal, elasticidade da pele, transporte de substancias pela corrente sanguínea, sinalização celular, reconhecimento celular e de microrganismos. 
8) assinale a alternativa cuja as palavras possam preencher:
As proteínas são formadas por sequências de ......, ligadas entre si por ligações ...... ou ........, caso os aminoácidos em questão sejam duas cisteinas.
Na estrutura terciaria podemos observar interações ....... e ....... sendo a interação ...... um tipo de interação definida como fraca. A estrutura funcional de uma enzima corresponde a parte proteica ligada a um ...... que pode ser um íon metálico, uma coenzima ou uma .......
B) Aminoácidos, peptídicas, interações dissulfeto, iônicas, covalentes, hidrofóbica, grupo prostético, e vitamina.
9) Assinale a alternativa correta, sobre transporte através das membranas biológicas:
A) O transporte ativo de íons ou moléculas, através de membranas biológicas pode ocorrer com o uso da energia resultante da quebra de ATP.
11) Assinale a alternativa correta dentre as sentenças que versam sobre a estrutura de proteínas
C) As proteínas apresentam funcionalidade quando estão em uma conformação terciaria (um monômero) ou quaternária (dois ou mais monômeros ligados por ligações covalentes).
12) V ou F
 (V) em resinas de separação por exclusão molecular, as moléculas de maior massa molecular apresentam menos tempo de retenção na coluna, enquanto que as de menor massa molecular apresentam maior tempo de retenção.
(V)a migração de proteínas em gel de eletroforese pode ocorrer de acordo com as massas moleculares se as cargas das moléculas forem anuladas pela adição de SDS (dodecil sulfato de sódio) um detergente fortemente negativo. 
(V) por meio de eletroforeses em condições diferenciadas pode se observar o grau de pureza de proteínas, sua massa molécular e seu ponto iso elétrico. 
(F) a cromatografia de troca é utilizada para a separação de proteínas considerando a carga total de cada molécula, as moléculas cujas cargas positivas predominem em sua estrutura ficarão retidas na resina de separação de mesma carga (+). 
(F) os efluentes utilizados em cromatografia variam de acordo com o tipo de separação almejada. Assim, em cromatografias de exclusão molecular utiliza se o aumento da forma iônica de efluente, adicionando Na Cl em concentrações crescentes. 
10) Assinale a alternativa incorreta sobre ácidos nucleicos: 
D) Moléculas (fita simples) de DNA são formadas por nucleotídeos entre si por ligações do tipo fosfodiester.

Outros materiais