Buscar

Calcemia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CALCEMIA
O que é calcemia?
Concentração de cálcio circulante no sangue, na forma ionizada.
Quais hormônios atuam diretamente na calcemia?
São eles: paratormônio (PTH), calcitonina e a vitamina D3.
Quais as funções desses hormônios na regulação da calcemia?
O paratormônio regula os níveis de cálcio no sangue, estimulando o cálcio da matriz óssea. Promove a absorção do cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio nos túbulos renais, aumentando a concentração de cálcio no plasma. É sintetizado pelo ribossomo das células da paratireóide. Sua ação no intestino é mediada pela vitamina D. A vitamina D possui ações sinérgicas sobre os níveis de cálcio no sangue. A calcitonina regula a taxa de cálcio no sangue, inibindo sua remoção dos ossos, o que diminui a taxa plasmática de cálcio.
Quais glândulas atuam na produção desses hormônios?
Glândulas da Paratireóide (que produzem o paratormônio), Tireóide (que produzem a calcitonina) e no fígado e rins. 
*Distúrbios da Paratireóide
Têm-se como distúrbios da Paratireóide (Glândula que secreta o paratormônio) a Hiperparatireoidismo e a Hipoparatireoidismo. Maior reabsorção óssea (Hipercalcemia), atividade reflexa do SNC mais lenta (depressão do sistema nervoso), arritmia cardíaca, redução da contratilidade da musculatura da parede do trato gastrointestinal, perda de apetite, precipitação de fosfato de cálcio, são sintomas do Hiperparatireoidismo. Menor reabsorção óssea (Hipocalcemia), excitação do sistema nervoso, convulsões e tetania muscular, elevando-se para o óbito, são sintomas do Hipoparatireoidismo. A hipercalcemia ocorre quando os níveis de cálcio estão elevados no organismo, de maneira que sua absorção não está sendo feita de forma correta. Para tanto a partir de 14 mg/ dl (dl: decilitro de sangue) de concentração de cálcio no sangue, já considera- se uma situação de hipercalcemia. Para isso, a fim de voltar o paciente à condição de normalidade do cálcio é feito uma série de procedimentos que envolvem: aplicação de soro fisiológico estimulando uma maior filtração dos rins, em especial na alça de Henle. Pois há necessidade de eliminar esse cálcio, em excesso no organismo, pois para que a homeostasia do cálcio ocorra, é necessário que haja uma proporcionalidade entre cálcio ingerido, absorvido e eliminado na urina. Por ser um hormônio inibidor da absorção do cálcio, a calcitonina poderia ser utilizada a fim de baixar a calcemia, porém por ser metabolizada rapidamente, a hipercalcemia se torna recorrente. Assim sendo, convém a utilizar a calcitonina com bisfosfonatos. Sendo os possíveis diagnósticos: hiperparatireoidismo, insuficiência adrenal, aumento do consumo de cálcio, doenças renais, metástases cancerosas, faturas múltiplas, mieloma múltiplo, entre outros. A hipocalcemia ocorre quando os níveis de cálcio tendem a baixar no sangue, ou seja, calcemia baixa, o que torna a membrana mais permeável a entrada de sódio, aumentando a excitabilidade dos tecidos. Sendo os possíveis diagnósticos: pancreatite aguda insuficiência renal crônica, absorção deficiente de cálcio, hipoparatireoidismo, deficiência da vitamina D, entre outros.
Como funciona o processo de regulação da calcemia?
Pela junção das funções dos hormônios participantes. O paratormônio atua na calcemia, por meio de sua síntese e secreção. O paratormônio atua no aumento da taxa de absorção intestinal do cálcio, propiciando a reabsorção de cálcio no filtrado glomerular e aumentando a taxa de reabsorção do cálcio nos ossos. O paratormônio diminui a absorção de fosfato, sendo seus efeitos mediados pelo mensageiro AMPciclíco Por meio da vitamina D3 o processo se inicia com a obtenção da vitamina por meio de alimentos enriquecidos, ou ainda produzida na pele com o auxílio dos raios ultravioletas, ela funciona como um pré-hormônio. A vitamina D3 passa a ser metabolizada no fígado e nos rins adquirindo a sua forma ativa, o calcitriol. Assim, o cálcio é absorvido pelos ossos, nefros e intestino, aumentando o nível de cálcio no plasma sanguíneo. Uma vez aumentado o nível de cálcio no sangue em seus parâmetros de normalidade, o paratormônio é sintetizado e secretado nos rins. A calcitonina é um peptídeo produzido pelas células parafoliculares da tireóide. Ela é sintetizada em forma de pré- hormônio, passando pelo complexo de golgi adquirindo sua forma ativa. A calcitonina age de forma antagônica ao paratormônio, de modo que inibe a absorção de cálcio no intestino, sem alterar a de fósforo controlando a hipercalcemia. Age de forma a equilibrar os demais hormônios. 
Quais os principais fatores que alteram a calcemia?
Os principais fatores são:
*Parâmetros de cálcio no organismo, para desenvolvimento de suas atividades essenciais.
Adulto: 400 a 800 mg/dia.
Crescimento: 1200 a 1500 mg/dia.
Gestação: 1200 a 1500 mg/dia.
Climatério: 800 a 1000 mg/dia.
*Climatério é a fase de transição entre o período reprodutivo (fértil) e o não reprodutivo da mulher (Menopausa- ultima menstruação).
Bibliografia
GUYTON, A.C, HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica.
LINS, A. M. da S. C. Sistema Endócrino, hormônios da tireóide.
BRUNALDI, K. Paratormônio e Vitamina D.
SAMPAIO, H. B. Regulação do Metabolismo do cálcio.
JUNQUEIRA & CARNEIRO. Histologia Básica.

Outros materiais