Buscar

Prática de ensino observação e projeto Introdução No decorrer da vida estudantil

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Nomes e RA dos integrantes do grupo
Katia Cristina Ferreira Soares-RA 1877497/POLO PIRAPORA
Nathalia Regina Dos Reis Pim do Nascimento-
 RA 1870851/POLO SÃO BERNARDO DO CAMPO
 PIRAPORA
2018
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR 
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD, referente ao curso de graduação LETRAS INGLÊS como um dos requisitos para a avaliação na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto.
PIRAPORA
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................01
2 OBJETIVOS..........................................................................02
2.1 OBJETIVOS GERAIS........................................................02
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..............................................03
3 DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO.................................03
3.1 REVISÃO BIBLIOGRAFICA..............................................03
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS...........................04
3.2.1 AMBIENTE ......................................................................04
3.2.1 PUBLICO ALVO..............................................................04
3.22 DISCIPLINA CONTEÚDOS E CONCEITOS ENVOLVIDOS
3.2.3 PROPOSTA DE AÇÃO E ESTRATÉGIA DIDÁTICA.......05
3.2.4 TEMPO DE DURAÇÃO.....................................................07
4.0 AVALIAÇÃO........................................................................08
4.1 RESULTADO ESPERADO....................................................10
5.0CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................10
REFERÊNCIAS..........................................................................11
FOTOS DO AMBIENTE E ALUNOS...........................................12
Prática de ensino observação e projeto
 Introdução
 No decorrer da vida estudantil, os professores têm a função de passar o melhor para os seus alunos. Sendo assim, que os alunos precisam de algo novo para chamar sua atenção, para ter bom desempenho. Por isso os professores realizam projetos para trazer ao cotidiano de seus educandos algo novo, levando-os a se conhecerem melhor convivendo com outras crianças/ jovem. Este projeto tem como foco qualquer uma das turmas do ensino fundamental ou ensino médio da Escola Estadual Cachoeira do Manteiga. Em todo o seu entorno há casas residenciais, açougue, bares, a prefeitura municipal, o telecentro onde todos da comunidade tem livre acesso para realizarem suas tarefas virtual, fica também próxima a igreja católica onde os seus fiéis se reúnem todos os finais de semana para adorar a Deus, há também ao lado a praça onde os alunos se reúnem para realizarem os exercícios físicos. A quadra é toda cimentada os alunos reúnem juntamente com os professores para praticarem esportes, como futebol, judô e a capoeira, neste espaço não só os alunos a usam como também toda comunidade para esportes, e também para realizarem reuniões, cultos, festas. Esse projeto tem como objetivo levar não somente os alunos mas também toda a comunidade de Cachoeira do manteiga a valorizar o patrimônio da comunidade, levando em consideração que assim como serviram para eles do mesmo modo serviram para outros. Com a elaboração desse projeto os alunos terão bons conhecimentos, aprenderam a respeitar as diferenças que há no outro indivíduo, a escola em si aborda um espaço maravilhoso mas os alunos ficam um pouco cansativos de ficar o ano letivo dentro da sala, por esse motivo o ambiente fora da escola torna um parceiro fundamental para concluir os objetivos. Temos que ter a consciência de que os professores tenham uma boa relação com seu alunos e companheiros trabalhando um ao lado do outro sempre levando em consideração a opnião do outro, é fundamental o papel do professor. Os alunos deverão interagirem de forma incondicional uns com os outros, até mesmo aqueles alunos que se acham invisíveis terão a oportunidade de se resgatarem para um mundo real, um mundo aonde eles terão que participar coletivamente, e não terão medo de tentar resolver seus problemas, contudo o professor tem o papel primordial em passar para os alunos estratégias dessaberes ricos levando em conta a leitura pois há muitos alunos que se formaram e não sabem ler, escrever direito, por essa razão é que estás sendo elaborado esse projeto, ensiná-los a trabalharem em equipe, ao conceito que todos dependem um do outro.
 OBJETIVO 
2.1 OBJETIVOS GERAIS
 Promover variedade de ensino e , social, cultural, para os alunos de forma que possam compreender que por trás de toda a estrutura que há nos livros didáticos, e, também nos seus ambientes externos, e educacionais há algo a se aprender, e assim crescer na sua percepção de mundo profissão, como o esporte, o estudo, a arte e etc. Envolver as áreas de matemática, geografia, história, ciências, português, inglês e artes. Trazer para os alunos da Escola Estadual Cachoeira do Manteiga inovações, onde possam explorar e aproveitar seus novos conhecimentos, e ao mesmo tempo, se divertindo interagindo uns com os outros em meio à sociedade, na formação de cidadãos de bem
.2.2 OBJETIVO ESPECÌFICOS: 
Promover a expansão da nossa sociedade, levando-a além do ambiente escolar, tanto fisicamente quanto da personalidade, e o trajeto que suas vidas tomarão até chegar a meta desejada e a área técnica, conhecer os arredores da escola, área de lazer, espaços culturais, instigar o uso da capacidade de pesquisa nas aulas. Desenvolvemos sentido sobre o corpo suas capacidades e cuidados necessário ao praticar esportes ok exercício físico ativando seu sistema preguiçoso.
 Compreenderá interdisciplinaridade existente em todas as facetas comprimindo no dia a dia do aluno, na interação ou participação de atividade fazendo-os a interagirem de forma eficazes de um indivíduo a outro.
 3.0 DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO.
1) Revisão bibliográfica 2°. vigotski o desenvolvimento é um processo que evolutiva e, suas funções psicológicas superiores como a pensão na memória, o pensamento por exemplo, se dava partir de um plano , interpsicológica de desenvolvimento, ou seja através da interação da criança no caso do outro, ele citou isso ao se referir a educação infantil, vai apagar logo, mas ao mesmo tempo, para as séries avançadas como é o ensino fundamental e o Ensino médio ,também necessitam dessa apreensão e dessa interação .Nessa complexa mediação o educador não pode esquecer que seu trabalho deve estar embasado nos princípios da educação, da participação e do pensamento Crítico reflexivo a sustentabilidade da igualdade na conscientização emancipação e transformação social ..A escola é um espaço indicado para a discursam o que e aprendizado de temas atuais e urgentes além disso adota meios sociais e culturais e sua comunidade onde é possível identificar seus sonhos e anseios e os desejos, esperança incentivando-os assim a reagirem com determinação perseverança e sabedoria qual o compromisso. O papel do professor perante a escola é fazer com que os alunos aprendam o básico para superarem na vida ensinando hoje os conceitos básicos, criar algo novo que chamem a atenção o de nossas crianças e jovens, ficar dentro da sala de aula o ano todo fica um pouco cansativo, por isso penso é um espaço não escolar, não só pode mas deve ser considerado pré-requisito Para educação em todas as áreas Social Cultural física ou intelectual. Essa forma de utilizar meios como o ambiente fora da escola é de suma importância para construir uma base diferenciada, portanto, é muito importante que os educadores estejam familiarizados com as características ao redor da escola, e de forma elaborar proposta de atividade interativas que sirvam para a construção de uma educação mais ampla e bem sucedida .Assim os estudantespodem praticar teoricamente os conceitos aprendidos no ambiente escolar, levando em consideração o estímulo educativo, presente em diversas proposta como o ambiente não escolar não basta apenas o que eu lugar seja ideal mais assim a prática pedagógica e suas técnicas são essenciais para terem sucessos fora do ambiente escolar, planejar e claro e participar juntamente qual os alunos .
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
 3.2.1AMBIENTES PUBLICO-ALVO:
 Para a elaboração deste projeto Foi proposto o aproveitamento pedagógico da quadra municipal de cachoeira do Manteiga, tendo em vista o desenvolvimento de um projeto de trabalho multidisciplinar, envolvendo os estudantes do 6º. e 7°. ano Ensino fundamental da Escola Estadual Cachoeira do Manteiga aproximadamente 60 Alunos ao todo. QUADRA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DOMANTEIGA Fica localizada na rua Avenida Gonçalos Reis Barbosa. 
-QUADRA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO MANTEIGA Situada no centro da comunidade de cachoeira do manteiga próximo à prefeitura e ao batalhão da polícia civil também próxima igreja católica .A quadra encontram-se na área urbana da comunidade de cachoeira Manteiga do Município de Buritizeiro Estado de Minas Gerais e ocupa área de 400 metros na sua proximidade a comércios açougue no batalhão da polícia e também casas residenciais .A quadra é totalmente cercada e segura Mas dá livre acesso à praça de modo seguro na praça a canteiros de grama bancos e iluminação. A quadra cimentada de infraestrutura segura cercado com tele e coberta por cima, espaço que será aproveitado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas
 3.2.2DISCIPLINAS CONTEÙDOS E CONCEITOS ENVOLVIDOS
 PORTUGUÊS:(gramática estudo da gramática produção de texto, Linguagem do texto, compreensão e interpretação de texto).
INGLÊS:(O estudo do verbo to be, pronuncia e tradução Música de língua estrangeira 
ARTES: Artes visuais produção artística visual música dança coreografia esportes exercício físico .além das disciplinas e dos conteúdos relatados acima serão trabalhados de forma Interdisciplinar em todas as etapas do projeto GINCANA onde envolve perguntas e resposta do tema ou herói e seu aves PARÓDIA de música de língua estrangeira INGLÊS, jogos interativos como ADEDONHA prática de incentivo a escrever nome próprio e comum bem como nomes de cidades, Estados e países .
3.2.3 PROPOSTA DE AÇÃO ESTRATÉGICAS DIDÁTICAS.
 1°ETAPA-Desenvolvimento na escola estadual acho que ele manteiga com a interação de professores e alunos .Inicialmente no período da aula de cada disciplina será apresentado aos estudantes com os assuntos que serão abordados no projeto .PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação a linguagem do texto ortografia leitura do texto nomes próprios e comuns, produção de texto sujeito e predicado poema argumentação oral trocando ideia gincana e jogos interativos :INGLÊS: verbo to be, tradução, paródia da música -ARTES: Observação, criação, experimentação produção artística comunicação visual decoração sustentável mostrar música e sua coreografia .outros estudantes eram estimulados pelos seguintes propostas e desafios realizados nesse projeto elaborado de forma concreta e estimulante .
 A) Verificar se os estudantes têm conhecimento nas 4 unidades aqui proposta, E os seus interesses pelo mesmo.
 B) Dialogar sobre o assunto A bordado com outros colegas e fazer alguns minutos de questionamentos. 
c)Observa-se eles interagem com outros exercícios E as atividades a que proposta e elaboradas -Qual a importância de ler e escrever? Qual a importância da participação? Qual o interesse dos alunos com o conteúdo abordado? O que significa tudo isso para eles? E como pretendem usar os seus conhecimentos.
1) Ao reforçar 
2) conceituar
3) Leitura
4) Escrita
5) comunicação
6) interpretação
 6) produção 
 7)Interesse
 8) socialização. Incentivar os alunos a praticarem esportes interativos como Gincana onde explora leitura a pronúncia o conhecimento físico e mental aprendendo a conhecer também os números de sua contabilidade e interagem uns com os outros perdendo a timidez e explorando conhecimentos gerais. Podendo também é utilizada idônea como um jogo interativo para que facilite o conhecimento de regiões diferenciando estado Países e cidades um do outro e também na prática da escrita, leitura de nomes próprios e comuns, objetos e animais até mesmo as cores e numeração. -Podendo usar também a música para a socialização de um indivíduo do outro. através de exercício físico ativar o estímulo do organismo. - Levar em consideração a importância da prática de ler para evitar certas doenças de esquecimento como problema de esquecimento me fazendo com o cérebro funcione bem e não corra o risco de morrer.
 2°ETAPA:O desenvolvimento das atividades na quadra municipal de cachoeira do Manteiga. Será propostas às seguintes atividades a serem desenvolvidas na área externa da quadra municipal de cachoeira do Manteiga de maneira segura e proveitosa. apresentando-os também uma nova atividade envolvendo aqueles alunos com dificuldade porque não conseguem compreender e interpretar um texto, como aqueles alunos especiais elaborar uma proposta de maneira que possam interagir juntamente com os demais alunos. Fazendo com que eles venham sem interagir juntamente com toda a escola, de maneira que eles se sintam bem confortáveis sem se sentirem desprezados.
 AGENDA;22
 Agruparem outros estudantes de forma interativa, onde realizaram as atividades propostas de acordo com o cronograma. Antes de começar a fazer o momento de reflexão Onde os alunos poderão orar o pai nosso ao divino espírito santo para ordenarem e da entendimento e sabedoria para compreender as coisas e projetar seus sonhos, e serem bem sucedidos na sociedade, levando em consideração alguns questionário que ocorre na vida do aluno como: -Para aprender a ler e a escrever e a compreender. para que serve ou não o conhecimento: para sabemos diferenciar o certo do errado e sobressaímos de maneira esplêndida saber enfrentar dificuldade de maneira honesta e sábia, e que através da dificuldade alcançar os nossos objetivos através dos nossos esforços solucionaremos nossos problemas que nos envolve no dia dia. Contudo isso podemos colocar em prática a Dinâmica
 1° GINCANA: com a elaboração das perguntas e as atividades complementares bem elaboradas ocorre, de forma divertida estimulando-os a estudarem sem se fatigar em. propõem-se que as atividades sejam realizadas com a colaboração de todos os professores, sabendo o quê ou os professores deveriam providenciarem para a realização do projeto os seguintes materiais
:1:Cartolinas Para elaborar as perguntas, e cartazes.
2-O prêmio Exemplo 1 bolsa completa com todos os materiais escolares.
3-Escolher 1 prêmio especial para a turma ganhadora.
4-Providenciar camisetas diferenciada para destacar os grupos camisetas de cor azul e grupo de cor amarela.
5-Escolher escolheu os jurados para tomarem os pontos e deram.
6-Escolher os padrinhos que entregaram o prêmio ao ganhador.
7-Escolher 1 aluno no time adversário para premiar a turma ganhadora. 
JOGOS INTERATIVA: 
ADEDONHA: Os alunos deveram interagirem de forma correta, usando a leitura a escrita e explorando o conhecimento de região como nomes de pessoas, de animais e objetos, podendo aproveitar e incluir as regiões como estado, municípios, cidade e países, com a colaboração dos professores das áreas de Português, Ciência, Geografia e História e no final de tudo a matemática, onde terão que fazer a soma dos pontos levando-os aprimorarem a leitura de números. Materiais a serem usados caneta, folha com ou sem pauta. Além de permitir o desenvolvimento de habilidades motoras e manuais, permite também a socialização, tirando a timidez. 					 Nomes cidades objetos ator(a) carro cor país animal fruta verduras
											 PARÓDIA: Os alunos poderão escolher a música e fazer sua paródia, onde será realizado a produção de texto, o raciocínio a participação de grupos levando-os a apresentarem umaescola diante de toda escola com o objetivo de incentivo eara os que vem logo depois e não Terem dificuldade na sociedade para se comunicarem. -Coreografia os alunos poderão dançar de várias maneiras, com as vestimentas apropriadas para cada modalidade música, também de forma teatral aproveitando todo o espaço e conhecimento fazendo 11 a desenvolver os seus talentos através da música e da dança. E para animar a galera um bom lanche repleto de coisas saudáveis, variedades de frutas como melancia, laranja abacaxi, pão integral com suco de caju para ajudar na hidratação e a água de coco.
Cantinho Literário: 
Para esses alunos que encontram com dificuldades preparamos uma surpresa onde eles poderão se envolver escolhendo seu próprio livro, com e sem figuras para descrever sua própria história. Poderão imaginar através de figuras e seus desenhos, isso chama a atenção deles e fazerem com que se animem e se interessem pela proposta de ensino, pois poderão fazer discursões sobre o livro escolhidos, podendo também ser aproveitado com alunos de outra turma. Ao termino do conteúdo, pedir que os alunos fiquem em círculo onde poderão ver a apresentação de todos, e no final aplaudir pela elaboração e participação dos alunos. Os professores fazem algumas perguntas a respeito do que eles fizeram. 
 3°ETAPA Os prêmios serão expostos na escola estadual de cachoeira do Manteiga. 
4.0 AVALIAÇÃO 
Os alunos deveriam escrever um relatório explicando a importância de cada atividade realizada para avaliar os procedimentos usados e sua importância se gostaram ou não e porquê? Em primeira instancia esse projeto explorar os alunos a se participar, dando melhor de si, pois é uma dinâmica onde terá a participação de todos. E no segundo momento o lanche será distribuído para todos levando-os a se unirem para lanchar juntos, com o intuito de socialização, também será realizado a avaliação dos trabalhos aqui apresentados, se foram realmente um bom aproveitamento para os alunos, buscando identificar modificações comportamento dos estudantes a partir do projeto aqui realizado. Diagnosticar se se a introdução de ensino aqui elaborada seus conceitos, se foram realmente lucrativo e se seus objetivos foram realmente alcançados. No final do trabalho propõe-se que façam uma reunião com os pais dos alunos, para saber o que acharam e também dar a sua opnião de inovação para os estudantes, lembrando que a participação dos pais é muito importante para os estudantes.
4.0 RESULTADOS ESPERADOS 
Espera que os alunos desenvolvam a capacidade dei iniciativa para elaborar temas, jogos de seus interesses e a criatividade de cada um dos alunos usando a coletividade. Espera-se também que os alunos estejam capacitados para enfrentar certos desafios na aprendizagem o que venham realmente superar aquele medo de errar. E possam compreender a função do professor, tendo a consciência de que o professor também precisa do aluno tanto quanto o aluno precisa dos professores. Que os resultados sejam mais proveitosos possível, e acarretam ideias para os futuros profissionais. Mas que tenha consciência de que nem tudo é brincar mas sim, levando em consideração, a seriedade de cada plano de aula ,pois independentemente de onde estiver sendo aplicada a interatividade seja no ambiente escolar ou não , devemos aprimorar as aulas fora da escola, para aproveitar e ensinar nossos alunos a importância de conservação dos lugares, e do meio ambiente e etc .
5.0: CONSIDERAÇÃO FINAIS:
O desenvolvimento deste projeto, ao envolver a multiplicidade entre as disciplinas de Português Inglês e artes, torna muito importante para o pensamento crítico dos alunos. Diversos ambientes, inclusive os não escolares podem contribuir para promover aos estudantes uma aprendizagem, mais ampla, isso significa que por meio de atividades bem planejadas e integradas com as diversas áreas de conhecimento, a fim de proporcionar uma educação rica e de qualidade. É importante saber planejar e desenvolver novos projetos que envolvam ambientes não escolares, pois o conhecimento exige várias demandas interativas atualizadas, cheia de dinâmica exige estratégias de ensino flexíveis e cheio de variedades. Levando em conta que os jogos interativos contribuem bastante para a socialização dos indivíduos, na concentração e na prática. 
REFERÊNCIAS BRASIL.
 Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: Acesso em: 17/junho/2015. ______. Decreto-Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Legislação federal. Brasília - DF; Disponível em: Acesso em: 17 junho. 2015. ______. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Legislação federal. Brasília, 2000. Disponível em: . Acesso em: 17 junho. 2015. 
CERATI, T. M.; LAZARINI, R. A. M. A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana. Ciência & Educação (Bauru), v. 15, n. 2, 2009 . 
CHANCHANI, R.; CHANCHANI, S. Ioga para crianças: um guia completo e ilustrado de ioga: incluindo manual para pais e professores. São Paulo: Madras Editora Ltda. 2006. DEVI, I. Hatha ioga: paz e saúde. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A, 1961. 
DIETZ, L. A.; NAGAGATA, E. Y. Golden lion tamarin conservation program: a community educational effort for forest conservation in Rio de Janeiro State, Brazil. Conserving wildlife: International education and communication approaches, p. 64-86, 1995. 
GONZALES, L. T. V.; TOZONI-REIS, M. F. C.; DINIZ, R. E. S. Educação ambiental na comunidade: uma proposta de pesquisa-ação. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 18, 2007. 
MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005. 
MILANO, M. S. Arborização de vias públicas. Rio de Janeiro: Light, 2000. MAROTI, P. S. Educação e interpretação ambiental junto à comunidade do entorno de uma unidade de conservação. 2002. 145f. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002. 
ALUNOS REUNIDOS NA QUADRA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO MANTEIGA, PRONTOS PRA GINCANA.
QUADRA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO MANTEIGA 
MUNICÍPIO DE BURITIZEIROS MG

Continue navegando