Questões.docx
8 pág.

Questões.docx


DisciplinaDireito Penal III7.968 materiais63.772 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questões 
AV1 
Certo dia, Péricles tomou conhecimento que Martino iria convidar Natasha, seu grande amor, para ir ao cinema e que na oportunidade a pediria em namoro. Com medo de aproximar-se da mulher amada, mas não contente com a possibilidade de que ela viesse a se relacionar com outro, divulgou em seu bairro e em uma rede social que ela era estelionatária, fato que ele sabia ser falso. Natasha tomou conhecimento da situação. Diante da narrativa hipotética e sabendo que Natasha é servidora pública:
Natasha poderá oferecer queixa contra Péricles pela pratica do crime de calunia, sendo possível se retratar cabalmente em juízo, o que lhe isenta de pena. 
Retratação: Trata-se de termo que significa voltar atrás no que disse, assumir o erro ao fazer uma imputação a alguém. Segundo o Código Penal, o querelado que, antes da sentença, se retrata cabalmente da calúnia ou da difamação, fica isento de pena. A retratação extingue a punibilidade se feita antes da sentença de 1ª instância. Quando a ação penal é pública, como no caso de crime contra o Presidente da República, a retratação não gera efeitos.
Sobre o crime de lesão corporal, marque a alternativa correta:
A ação penal do crime de lesão corporal leve e culposa é, em regra, de iniciativa pública incondicionada
Em relação aos crimes contra liberdade individual, marque a alternativa correta:
Se a privação da liberdade dura mais de quinze dias, o crime de sequestro e cárcere privado deixará de ser tentado, alcançando nesse momento sua, consumação.
Fátima manteve um relacionamento que durou aproximadamente dois anos com Fonseca, com quem teve um filho de nome Marquinhos. Certo dia, quando Fonseca foi buscar seu primogênito, na casa de sua ex-companheira e no caminho, decidiu levar consigo uma faca, instrumento que utilizou para tirar a vida de Fátima. A ação foi presenciada pelo descendente do casal. Com base no caso hipotético acima e que Fátima não resistiu aos ferimentos, é correto afirmar que:
Fonseca deverá ser responsabilizado pelo feminicidio (art. 121 § 2º, VI, CP) com causa de aumento de pena prevista no feminicidio (Art. 121, §7º, III, CP) pois foi praticado na presença do descendente da vítima. 
Vanessa e Priscila são cunhadas, praticantes de tiros esportivo e colecionadoras de armas, com devida autorização legal. Certo dia, Vanessa resolve manusear uma de suas pistolas e querendo lesionar sua cunhada, disparou contra o abdômen de Priscila, que em virtude do disparo, perdeu um ovário. Priscila já estava planejando sua primeira gravidez para o início de 2019. Diante da situação hipotética acima, Vanessa cometeu o crime de:
Lesão corporal dolosa de natureza grave, por debilidade permanente de membro, sentido ou função;
Dandinho, com ciúmes de sua esposa Andressa, a tranca em sua residência impedindo que ela saia de casa. Sua ausência foi notada em seu trabalho e por seus familiares. Isa, sua colega de trabalho, desconfiada do que estaria acontecendo, procura uma delegacia e informa o que sabe. Ao chegar no local, a equipe policial constata que Andressa está impossibilitada de sair de casa. De acordo com a situação hipotética descrita acima, Dandinho será indiciado pela pratica do crime de:
Sequestro e Cárcere privado.
Marque a alternativa que preenche as lacunas da afirmativa que segue: \u201cNão admite exceção da verdade no crime de Injúria, cabível apenas nos crimes de calúnia e difamação, e neste último somente se o ofendido é funcionário e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções\u201d. 
Marque a alternativa correta:
É punível a calunia contra o já falecido.
Sobre os tipos penais estudados em sala de aula, explique se há possibilidade da interrupção da vida intrauterina em nosso ordenamento jurídico. Em caso positivo, cite quantas e quais são:
Sim, em três casos: em caso de risco de vida para a mulher causado pela gravidez, quando a gestação é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico
Sobre o crime de lesão corporal, marque a alternativa incorreta:
A Lesão corporal seguida de morte é de competência do Tribunal do Júri.
Sobre os tipos penais estudados em sala de aula, explique no que consiste a diferença entre os crimes de calunia e denunciação caluniosa.
Calúnia é punível porque o delinquente ofende a honra da vítima, enquanto a denunciação caluniosa é punida porque o criminoso faz com que o aparato estatal perca tempo e recursos investigando alguém por um crime que não ocorreu ou do qual ele é inocente.
Explique a diferença entre os crimes de roubo com violência própria e roubo com violência impropria.
No roubo próprio a violência (violência, grave ameaça ou qualquer outro meio que reduz a vítima a impossibilidade de resistência) e empregada antes ou durante a subtração e tem como objetivo permitir que a subtração se realize.
No roubo impróprio a subtração e realizada sem violência, e esta será empregada depois da subtração, pois tem como objetivo assegurar a impunidade pelo crime ou a Detenção da coisa. 
AV2
Qual(ais) crime(s) contra o patrimônio que admite(m) a modalidade culposa? I. receptação. Il. roubo. III. estelionato. III. furto. IV. extorsão. 
Somente a alternativa I
Camila se dirigiu a uma locadora de vídeo e fazendo uso de documento falso, preencheu o cadastro e locou vários DVD´s já com intenção de não devolvê-los. Nessa situação hipotética, por ter causado à casa comercial prejuízo equivalente ao valor do DVD\u2019s, Camila praticou, segundo o Código Penal, o delito de: Estelionato.
 
Caio, após adquirir aparelhagem para falsificar moeda, passa a fabricar notas falsas e, seguidamente, a colocá-las em circulação. Dessa forma, é correto afirmar que: Caio deverá ser responsabilizado somente pelo delito de moeda falsa.
Quando for privada a liberdade de locomoção de um animal de estimação, obrigando o seu dono a pagar por sua liberdade qual crime será configurado?
Extorsão
Assinale a alternativa correta: Charlatão é individuo sem conhecimento técnico acerca da medicina.
Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta: (Exame OAB/CESPE? UNB 2009.1): 
Não constituem injúria ou difamação punível a ofensa não excessiva praticada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu advogado e a opinião da crítica literária sem intenção de injuriar ou difamar.
Roberto e outras pessoas organizaram e participaram da "marcha da maconha", passeata com o objetivo de conscientizar parlamentares a respeito da tese de descriminalização do uso dessa substância entorpecente. No dia da passeata, policiais militares prenderam Roberto em flagrante, tendo o delegado o indiciado pela prática de apologia ao crime. Considerando a situação hipotética apresentada, responda, com fundamento na lei e na doutrina, se a conduta dos policiais em relação à prisão de Roberto foi correta e se a tipificação feita está de acordo com a conduta praticada por ele.
Os policiais agiram de forma errada. Na passeata realizada, tratamos da pura livre manifestação de pensamento, tendo em vista que defender a descriminalização de condutas não é defender a prática do crime.
ERIOSVALDO convence MARIOSCLEIDE a suicidar-se pulando de um prédio de vinte andares. A mulher, convencida, pula vindo a ter uma entorse de seu tornozelo e, por isso, ficou quarenta dias impossibilitada de exercer suas atividades habituais. Considerando o caso hipotético, levando em conta que MARIOSCLEIDE estava grávida de 03 (três) meses; fato de seu conhecimento, mas não de conhecimento de ERIOSVALDO e que nada sofreu o feto com a queda, identifique a conduta dos dois envolvidos. 
Somente ERIOSVALDO responde por induzimento, instigação e auxílio de MARIOSCLEIDE ao suicídio de forma consumada, com o resultado tentado, segundo o art. 122, CP. Já MARIOSCLEIDE não responde por nada, pois é impossível ela pensar em aborto pulando "de um prédio de 20 andares", nesse caso sua intenção era o suicídio, o qual não contas como crime.
DOLORES, 43 anos, mãe da adolescente JANAÍNA, de 16 anos, flagra