Buscar

Estudo dirigido - DEP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA
ANA RITA RODRIGUES GUIMARÃES – TURMA B01
ATIVIDADE EXTRA 03 
MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL - MEDICINA VETERINÁRIA 
Explique como funciona o teste de progênie e sua finalidade. 
 O Teste de Progênie tem por função avaliar animais, que futuramente poderão ser utilizados com o objetivo de promover o melhoramento da raça pela utilização de animais geneticamente superiores. A seleção de touros pelo Teste de Progênie pode ser considerada como método ideal quando temos características de baixa herdabilidade, populações grandes e um grande número de progênies, que hoje são obtidas pelo uso de I.A. (inseminação artificial).
O teste está fundamentado na avaliação do touro por meio da informação obtida das progênies e de companheiras do rebanho, considerando-se também as informações de pedigree (Embrapa, 1997). Este pode envolver medidas de conformação e manejo e suas correlações com as características de ordem produtivas e reprodutivas.
Explique qual é a importância da formação de grupos de contemporâneos para a avaliação genética. 
A correta identificação dos grupos de animais contemporâneos constitui uma etapa de suma importância para o processo de avaliação genética de animais, pois quando mal definidos, podem levar a erros bastante graves na avaliação, onde parte da variabilidade genética pode ser perdida para os efeitos ambientais, ou estar inflada pelos mesmos (Shimbo et al., 2000).
Explique o que é o núcleo MOET (utilizado na avaliação genética da raça Guzerá) e suas principais vantagens e desvantagens. 
MOET significa Múltipla Ovulação e Transferência de Embriões. O Núcleo MOET de melhoramento é uma metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de suas irmãs completas, meio-irmãs paternas e maternas e demais parentes. Caracteriza-se por imprimir alta intensidade e rapidez à seleção ao avaliar filhos de vacas geneticamente superiores para produção de leite, multiplicadas por transferência de embriões. O principal objetivo é a identificação precoce de touros geneticamente superiores para leite, que serão utilizados diretamente em rebanhos da raça e em cruzamentos, e, posteriormente, poderão ser incluídos no Programa de Teste de Progênie, para serem reavaliados e para obtenção de acurácia adicional.
A desvantagem é possuir menos acurácia, antes de se avaliar o desempenho no teste de progênie.
O produtor gostaria de aumentar a proporção de proteínas e gorduras no leite a fim de conseguir maior bonificação na venda do seu leite para o laticínio. Além disso, esse mesmo produtor notou que suas matrizes nos últimos anos têm apresentado uma frequência maior de partos assistidos do que nos anos anteriores. Ajude esse proprietário a escolher um touro adequado para acasalar com suas fêmeas. Explique para ele quais as características ele deve priorizar e como essas características devem ser escolhidas, justificando a sua resposta. 
Para aumentar a produção de sólidos no leite, deve-se priorizar o touro que, no catálogo de seleção, esteja positivo para kg de leite + positivo para % de proteína, e/ou positivo para kg de leite + positivo para kg de proteína. Da mesma forma, para o aumento da produção de gordura: positivo para kg de leite + positivo para % e/ou kg de gordura. Dessa forma, a progênie produzirá maior quantidade de leite com melhor qualidade. 
Nas últimas décadas, com a introdução de animais zebuínos no Brasil, os produtores têm preferido utilizar animais dessa subespécie nos acasalamentos e cruzamentos do que as raças crioulas. Sendo assim, temos observado a redução significativa da diversidade genética das raças crioulas, tendo como consequência, a possível eliminação de algumas dessas raças. Utilize todo o seu conhecimento em melhoramento genético animal para criar uma estratégia que aumente a diversidade genética dessas raças. 
A caracterização genética é importante para os programas de conservação de recursos genéticos animais, pois avalia a distância entre as populações em estudo e pode auxiliar na escolha dos animais a serem utilizados na conservação ex situ e in situ, mediante a estimativa de índices de similaridade entre os indivíduos analisados. Além disso, possibilita a indicação de acasalamentos ou cruzamentos que favorecerão a manutenção da máxima variabilidade genética e evita esforços na manutenção de amostras que geneticamente seriam similares (Egito et al., 2001).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.olharcientifico.kinghost.net/index.php/olhar/article/viewFile/51/46
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAP/55953/1/DOC87.pdf
https://www.cbmgguzera.com.br/nucleomoet/oqueemoet.html
http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=21256&secao=Manejo
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2003001000004

Outros materiais