A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Simulado de Nutrição - 6º Período - UNIVERSO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1
Texto da questão
O nutricionista, responsável pela unidade de alimentação, ao promover o treinamento para os funcionários encarregados do setor de armazenamento de alimentos, deve orientar que:
Escolha uma:
b. A temperatura das matérias-primas e ingredientes, que necessitem de condições especiais de conservação, deve ser verificada nas etapas de recepção e também de armazenamento. Correto
Questão 2
Texto da questão
A avaliação diária das sobras é uma medida que pode ser utilizada no controle da produção de refeições de uma Unidade de Alimentação (U.A.N.). O excesso de sobras pode estar relacionado a: 
Escolha uma:
d. Porcionamento das refeições Correto
Questão 3
Texto da questão
Gestão de custos deve considerar todos os processos nas unidades de alimentação e nutrição. Sobre os custos, marque a alternativa correta. 
Escolha uma:
e. Do ponto de vista contábil, os insumos alimentares são considerados custos diretos. Correto
Questão 4
No setor de recebimento de gêneros alimentícios é feito o controle quantitativo e qualitativo das mercadorias entregues. Nessa etapa, deve ser realizado o seguinte procedimento obrigatório: 
Escolha uma:
a. Avaliar data de validade e qualidade dos produtos. Correto
Questão 5
Texto da questão
Uma fábrica de freios possui uma UAN que serve diariamente almoço com cardápio de padrão médio para os seus 300 empregados. O serviço de alimentação é de gestão própria, cujo responsável é também o chefe de cozinha, com larga experiência em restaurante comercial. Entretanto, em recente auditoria, verificou-se que a UAN apresentava custo elevado. Para sanar essa situação, contratou-se nutricionista para, entre outras tarefas, elaborar a lista de compras de gêneros alimentícios necessários ao funcionamento dessa UAN. Para o prato base será ofertado diariamente arroz, calcule a quantidade necessária deste alimento considerando que esta unidade funciona de segunda a sexta e o per capita utilizado é 110 g:
Escolha uma:
b. 165 Kg. Correto
Questão 6
Texto da questão
A educação alimentar pode ter um papel preponderante na saúde pública do país, assim como em outros aspectos relacionados com a melhoria da qualidade de vida da população. Nesse contexto, assinale o que for correto: 
Escolha uma:
e. Educação nutricional é convencer as pessoas a modificarem os seus hábitos alimentares para a prevenção de doenças. Correto
Questão 7
Embora diferentes quanto à conceituação, preconceitos, tabus, crenças, idola­trias e induções alimentares podem ser considerados fatores dos mais responsáveis por hábitos alimentares errôneos. Tais fatores possuem grande poder de interferir no gosto individual e nas preferências alimentares. O nutricionista necessita se informar sobre a diferença entre estes conceitos. De acordo com este principio marque a opção correta:
Escolha uma:
d. Tabu alimentar é uma proibição categórica do consumo de determinados alimentos relacionados a religião. Correto
Questão 8
Texto da questão
Um nutricionista foi convidado a elaborar uma palestra a fim de orientar sobre a alimentação que a cantina está oferecendo aos alunos no intervalo das aulas. Com base nestas informações correlacione as questões pertinentes ao planejamento didático com os enunciados que se seguem e assinale a sequência correta: 
(I) Público alvo?
(II) Objetivo?
(III) Problema?
(IV) Quanto deve estar disponível para elaborar a palestra?
(V) Recursos lúdicos pedagógicos?
( ) Incentivar a escolha correta dos alimentos
( ) Disponível para a confecção do projeto no mínimo dez reais
( ) Adolescentes
( ) Cartazes, folders e pirâmide alimentar
( ) Consumo de alimentos inapropriados na cantina da escola 
Escolha uma:
e. II, IV, I, V, III. Correto
Questão 9
Texto da questão
Com relação aos determinantes do comportamento alimentar, considere os fatores abaixo:
I – Dietas ricas em gorduras, açúcares e sódios, de restaurante tipo fast-food.
II – A praticidade dos alimentos pouco saudáveis.
III – A participação e o apoio da família.
IV – A falta de opção de lanches saudáveis na escola.
V – O estigma, a discriminação e os sentimentos de frustração e medo.
Os fatores que explicam as barreiras encontradas por adolescentes na adoção de uma dieta saudável são os apresentados em: 
Escolha uma:
b. I, II, IV e V, apenas. Correto
Questão 10
Texto da questão
O diagnóstico da situação, que é a fase inicial do planejamento de um programa alimentar educativo, é de extrema importância para a consecução dos seus objetivos. Entre as etapas que devem ser cumpridas para o diagnóstico educativo de uma situação-problema relativa à nutrição, destaca-se:
Escolha uma:
a. Identificar os recursos disponíveis para o desenvolvimento do programa educativo. Correto
Questão 11
Texto da questão
A colecistite é geralmente causada por obstrução das vias biliares por cálculos. A conduta dietoterápica envolve a prevenção da contração biliar e a dieta deve ser prioritariamente:
Escolha uma:
a. Hipossódica
b. Laxativa
c. Hipercalórica
d. Nenhuma das alternativas acima.
e. Hipolipídica Correto
Questão 12
Texto da questão
Para um paciente com trato gastrointestinal sem alterações clínicas, porém com retardo do esvaziamento gástrico, náusea, vômito e risco de aspiração, deve se optar pelo suporte nutricional:
Escolha uma:
e. Enteral por via nasoduodenal Correto
Questão 13
Texto da questão
O paciente MRV, 70 anos, sexo masculino, apresenta um quadro de gastrite e plenitude pós-prandial. O nutricionista de plantão prescreveu, entre outras alterações, uma dieta atenuada em relação à textura através de cocção para facilitar o trabalho digestivo. Qual dieta atende à essa especificação?
Escolha uma:
a. Branda Correto
Questão 14
Pessoas com doença do refluxo gastroesofágico crônico possuem dor sub-esternal, pirose, eructação, entre outros sintomas. Dentre as opções abaixo para o tratamento desta doença, a opção equivocada encontra-se na alternativa :
Escolha uma:
b. Carminativos como hortelã e menta auxiliam na redução dos sintomas. Correto
Questão 15
A pancreatite é uma inflamação no pâncreas que ocorre nas formas aguda e crônica. Portanto deve ser evitado (as/os) na fase crônica:
Escolha uma:
d. Preparações gordurosas, leite integral e queijos amarelos. Correto
Questão 16
O período gestacional é marcado por série de alterações no organismo da mulher. No primeiro trimestre é comum a presença de náuseas e vômitos, portanto o profissional nutricionista deverá orientar estas gestantes para que as refeições sejam (assinale a alternativa correta):
Escolha uma:
b. Freqüentes, secas e ricas em carboidratos. Correto
Questão 17
Qual o peso teórico do lactente a termo que possui 1 mês de idade e nasceu com 3,250 kg?
Escolha uma:
a. 3,950 kg Correto
Questão 18
A produção do leite materno é decorrente de várias modificações no organismo da mulher que se iniciam no período gestacional.Talvez mais impressionante até do que as transformações visíveis são as enormes mudanças que estão ocorrendo por dentro dos seus seios. A placenta em desenvolvimento estimula a liberação dos hormônios estrogênio e progesterona, os quais, por sua vez, deflagram o complexo sistema biológico que torna a lactação possível. O leite materno é produzido e liberado por ação neuro-endócrina. Os principais hormônios envolvidos na produção e liberação do leite, no período da amamentação, são, respectivamente,
Escolha uma:
e. Prolactina e ocitocina. Correto
Questão 19
Em uma Unidade Básica de Saúde o nutricionista atende uma criança de 4 meses, eutrófica, ganhando peso adequadamente, índices de E/I, P/I e IMC/I dentro das curvas previstas em aleitamento materno exclusivo até o momento. A mãe começa a trabalhar na próxima semana. O que NÃO seria aconselhável fazer? 
Escolha uma:
a. Tranquilizar a mãe sugerindo a alternativa de uma papa de frutas, cereais e carnes caso ela não consiga retirar do peito uma quantidade