Buscar

aula 2 fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 2 - Fisiologia 
Mastigação e motilidade esofágica
-Entrada do alimento na cavidade bucal: 
a mastigação é importante para a ingestao do alimento pois ha a quebra do alimento em varias porções. utilizando os dentes, lingua , saliva. isso corre para haver corte e mistura com a saliva(inicio da digestao quimica). há a amilase salivar na boca para fazer a primeira quebra. quanto mais triturado o alimento, mais envolvimento e efetividade com a enzima sera melhor (maior area de contato).
mastigação= musculos da mastigação sao inervador pelo trigemo.( temporal, pterigoide lateral e medial, masseter )
a deglutição envolve tres etapas, 1 voluntaria ( empurrar o alimento com a lingua ) e 2 involuntarias ( alimento encosta em receptores que envia informação para o tronco encefalico para haver o peristaltismo)
Ingestao de alimento : procuramos o alimento = 
procuramos o alimento quando temos fome(quanto que vou comer) e apetite(qualidade,tipo de alimento/ é seletivo).
processsos da mastigação:
mastigação : precisa dos dentes para cortar, rasgar e triturar o alimento (para diminuir o tamanho e aumentar a area de supercie de contato para que haja envolvimento melhor com a enzimas); as enzimas nao consegue entrar no alimento sem ser triturado, por isso a mastigação é importante, pois ira aumentar a area de contato com as enzimas.
a força com que os dentes trituram depende dos musculos mandibulares (incisivo tem força menor)
é controlocado por nucleos do tronco encefalico. o principal nervo é o trigemio ou v par de nervo craniano ( ramo do trigemio que sai da mandibula e maxila ) controla os musculos da mastigação ( masseter , temporal, pterigoide medial e ptrigoide lateral).
reflexo da mastigação(automático): presença do bolo alimentar na boca ocorre a distenção da mandibula para baixo por conta de um reflexo inibitorio, os receptores sensitivos mandam informação para o tronco encefalico que inibe o nervo motor e relaxa o musculo, a mandibula desce e a um estiramento muscular que ativa os receptores sentsitivos e mandam informação afarente para contrair o musculo e fechar mandibula, o bolo alimentar fica na boca e inicia o reflexo de inibição de novo.
importancia da mastigação :
digestao de vegetais,(nao quebramos celulose e quebramos de maneira fisica) nao há enzima especifica para isso ; isso facilita ação enzimatica ( a intesidade da digestao depende da area exposta com as secrecções digestivas); trituração do alimento ( digestao e evita escoriação do TGI)
Deglutição: ingiro o alimento e degluto quando engulo. o alimento esta na cavidade bucal sendo misturado pela lingua para entrar em contato com a secreção e fique homogenea - tbm empurra o alimento(mistura) contra o palato mole e entrada em contato com a orofaringe.
na parte posterior da faringe ha pilares tonsilares sensiveis para detectar presença do alimento. existem os pares de nervos cranianos sensitivos (v-trigemio , ix-glossofaringeo , x-vago ) que capta a informaçao(aferente) que chegou o alimento e manda informação para o nucleo do trato solitario(tronco encefálico) que capta a informação sensorial e responde(eferente) como reflexo para ativar a contração na faringe (inicia o ato involuntario- as aferencias (v-trigemio , ix-glossofaringeo , x-vago , xii-hipoglosso).
eferência : a volta motora (v-trigemio /ix-glosso faringeo / x-vago / xii-hipoglosso) - inicio do peristaltimo.
estagio da deglutição : 
1 : voluntario - alimento esta na boca e vai ser empurrado contra o palato mole para a parte posterior da faringe
2 : Faríngeo - involuntario, da faringe para o esofago - desce com ajuda da gravidade, desce sem o retorno (estagio faringeo)
3: esofagico - involuntario. transito do alimento ao longo do esofago ate o estomago 
Estagio voluntario da deglutiçao : alimento,pronto para ser deglutido, é empurado contra o palato mole ate a faringe -- na parte posterior da faringe, há tonsilas faringeas que recebe estimulos (v-trigemio, ix-glossofaringeo e o x-vago ) a informação vai para o nucleo do trato solitario(centro da deglutição) via aferente que ativa o neuronio motor e a resposta vem via eferente com os nervos ( trigeminio, glossofaringeo, vago e hipoglosso) para fazer a faringe começar o processo de contração que é a segunda fase(estagio faringeo) ( automaticas)para o alimento escorregar
OBS:(Faringe = funçao de respiração / durante a deglutiçao ela interrompe a respiração para o alimento passar para o esofago e nao para a laringe,traqueia)
Estagio faringeo :se inicia quando o alimentoa atinge a faringe e ocasiona os estimulos dos receptores, os impulsos vao para o tronco encefalico(centro da deglutiçao=nucleo do trato solitario) que permite a contração para o alimento escorregar. A musculatura faz o palato mole(empurrado para tras) subir e fecha a entrada nasal(alimento nao volta pelo nariz); as pregas palato faringeas , elas vao ser contraida / fechar medialmente formando a fenda sagital que seleciona/permite a passagem de alimento em certas quantidades pela luz do esofago para nao haver escoriação ao longo do trajeto. No processo de deglutição ocorre que as musculaturas do pescoço pucham a laringe para frente e para cima , a porçao da epoglote desce. isso ocorre para que a epiglote feche a glote e a traqueia é fechada, com isso , o alimento vai para o esôfago.
a faringe o processo de deglutiçao as musculaturas do pescoço pucham a laringe para frente e para cima , isso ocorre para epiglote fechar a glote e a traqueia fecha e o alimento vai para o esofago.
a musculatura faz o palato mole subir , fecha a entradaa nasal e o alimento nao volta pelo nariz. ; as pregas palatofaringeos sao contraidas medialmente e forma fenda sagital e seleciona a passagem do alimento em pequenas quantidades na luz do esofago sem haver escoriaçao no esofago, cada lado da faringe fecha medial e forma fenda de açaõ seletiva que dura menos segundo e vai para a parte superior ; a epiglote vai para tras o musculo do pescoco movi a laringe e impede a aspiração para a traqueia (evita o engasgo ); as cordas vocais na laringe se aproxima ; quando a laringe é puxada para frente e para cima dilata a abertura do esofago , dai quando ocorre a abertura do esofago mais reflexo a o relaxamento esfincter esofagico posterior e ele relaxa , ai o alimento cai no esofago (fim do estagio faringe bem no relaxamento do esficter ; nao engolu ar pq o esfincter esta sempre fechado ate o alimento passar da parte posterior da faringe )
quando a laringe é puchada para frente e para cima , a abertura do esofago é dilatada, isso facilita, atraves de reflexo, o relaxamento do esfincter esofagico superior, que fica o tempo todo contraido para evitar direto a passagem de alimento. fim do estagio faringeo da deglutição( relaxamento do esfincter esofágico superior e livre caminhar do alimento pelo canal esofágico)( o e.e.s superior impede tambem que fiquemos engolindo ar).
quando a laringe se eleva e e o esfincter é relaxado , toda a parede muscular da faringe se contrai e isso inicia o peristaltismo primario : inicio da contração se da na parte superior da faringe , impulsiona o alimento para o esofago(esse peristaltimo continuar da faringe até chegar no estomago) e ate o estomogo.
controle da respiração no estagio faringeo : individuo fala e come; o centro da deglutição inibe o centro respiratorio ( os dois estao no tronco encefálico). paare de respirar em qualquer estágio no ato da deglutição ( rapida e imperceptivel)
centro da deglutiçao inibe o centro da resíração (bulbo ), é interrompida curta e imperceptiveil ; pode haver um mal coordenação do reflexo e voce se engasga
estagio esofagico da deglutição : condução rapida do alimento da faringe para o estomago)
se da em dois peristaltismo. O primario : onda de contração que se inicia na faringe pelas ativação nos pilares tonsilares( 8 a 10 s ate chegar no estomago, com auxilio da gravidade chega com 5 a 8 segundos ).
Peristaltismo secundario : se ficar resquisio na parede do esofago (pouco triturado , misturadocom as secreções salivares) , fica resto de alimento e o esofago fica distendido nessas porçoes e isso é o estimulo para receptores sensitivos mandem info via aferente para o tronco encefalico que ha o reflexo de iniciar o peristaltismo no esofago , como inicia um pouco acima de onde esta o alimento(distenção acima do alimento/ é secundario porque nao iniciou na faringe) , isso caracteriza como secundario. isso ocorre ate nao ter mais alimento no esofago.(ate o completo esvaziamento)
essas ondas podem ativar o plexo mioenterico (sne-intrisecamente ) ou estimula vias superior para ativar o sna- faz o estimulo através do vago(são fibras vagais - manda informação para o bulbo(nucleo do trato solitario) e as fibras nervosas eferente vagais ou glossofaringeas tras a resposta de contração do esôfago). o sna se sobrepoe ao sne e ainda estimula a efetividadde da contração da musculatura. o sna reforça a o sne(o sne que pede isso), estimula , aumenta a força de contração, aumenta a efetividade da musculatura.
Inervaçao: a musculatura estrida da paredee faringea e do 1/3 superior do esofago,sao controladas por fibras motoras de musculos esqueletico (ix e x ), na muscularira lisa do ultimos 2/3 (da continuidade) nervo vago e sne(mioenterico).
a medida que o alimento desce pelo esofago, ha reflexos com neuronios sensitivos do sne(mioentericos) perce a presença do alimento e capta por interneuronio e manda informação para regioes mais distais para que haja um relaxamento do estomago e do esfincter esofagico inferior para que o alimento passe sem nenhum atrito e sem pressao aumentada no estomago. (a onda de relaxamento perceptivos é antes do peristatismo - inicia quando o alimento desce pelo esofago). O estomago se prepara para receber o alimento 
funçaõ do esficter gastroesofagico : evitar o refluxo gastroesofagico para porçoes do esofago ( enzimas proteoliticas ) o epeitelio do esofago nao esta preparado para isso, o conteudo acido, porçoes inferiores possuem um pouco mais de resistencia , esse esfincter esofagico inferiro tem a função de ficar sempre contraido para que nao haja o refluxo do conteudo do estomago para o esofago; alem disso ha a cardia (valvula que esta dentro do estomago, quando a o aumento da pressao , a valvula é fechada e nao vai haver refluxo para o esofago , ha pressao faz a cardia se fechar com a ponta para o estomago, isso evita o refluxo.).
acalasia : quando ha perdar dos reflexos mioenterico - o e.e inferior nao relaxa , vai haver o alargamento do esofago pq acumula alimento no esofagoo ( reparo cirurgico ) pois o esficter perdeu o reflexo e esta sempre contraido.
obs : o alimento chega na boca e a mandibula abre ,ha o estiramento do musculo que ativa o x par de nervo craniano que fecha a boca , ha o estimulo de presença do alimento da boca - ocorre ate o alimento esta umedicido e homogeno(fica repetindo)- a lingua empurra contra o palato mole e chega na parete posterior da faringe, o palato mole sobe e fecha a parte nasal. as pregas palatofaringes fecha medialmente e forma a fenda sagital (1s) seletiva para receber postoes pequenas de alimento na faringe. o alimento encosta na faringe e ha as tonsilas ha o reflexo dos pares trigemio , glossoffaringe e vago que a inf vai para o centro da deglutiçao , nucleo do trato solitario que fica no bulbo, a inf volta pelo hipoglosso e os outros 3 e os musculosd da faringe contrai e a elevação da laringe para frente e para cima, fecha a epiglote , o alimento escorre e o reflexo para o e,e superior a o relaxamento e ha o primeiro peristaltismo primario em todo o esofago , reflexo inibitorio intriseco (sne - relaxa o e.e inferior ou gastroesofagico relaxar ) ou o vago com aferencia faz a inibiçao do neuronio motor e relaxa o e.e.inferior (fica sempre contrairo para evitar o refluxo do estomago para o esofago pq o epetileio do esofago nao esta adaptado para o acido / ha a cardia que fica direcionada dentro do estomago, quando ha o aumento da pressao , ela se fecha).

Outros materiais