Buscar

APOL 1 Modelos Contemporâneos de Gestão

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
A eficiência não se preocupa com os fins, mas apenas com os meios, ela se insere nas operações, com vista voltada para os aspectos internos da organização. À medida que o gestor se preocupa em fazer corretamente as coisas, ele está se voltando para a eficiência (melhor utilização dos recursos disponíveis).
 
CASTRO, R. B. Eficácia, Eficiência e Efetividade na Administração Pública. 30° Encontro da ANPAD, 2006.
A partir do que se apresenta sobre a eficiência, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras ou falsas.
I. () Uma organização torna-se eficiente quando se alcança a meta de volume de produção com a menor quantidade de recursos gastos possível, isto, refere-se ao menor custo por unidade produzida.
II. () A eficiência é um conceito puramente matemático, sendo que um gestor eficiente faz produtos com resultados nulos em produtividade e desempenho quando comparador aos insumos utilizados para a produção.
III. () A eficiência é ilimitada, na medida em que discute e analisa as características internas de uma organização.
IV. () A eficiência ocorre quando a organização torna-se capaz de alcançar um determinado nível em sua produção e uma menor utilização dos recursos que as organizações concorrentes.
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V-V-F-F
	
	B
	F-F-V-V
	
	C
	V-F-V-F
	
	D
	F-V-F-V
	
	E
	V-F-F-V
Você acertou!
I. (V) Uma organização só é eficiente quando alcança a meta de volume de produção com a menor quantidade de recursos gastos possível, ou seja, ao menor custo por unidade produzida.
II. (F) A eficiência é um conceito matemático, é a relação entre o insumo e o produto (input e output). Ainda para estes, um administrador eficiente faz produtos, com melhores resultados de produtividade e desempenho em relação aos insumos utilizados para sua produção.
III. (F) A eficiência é limitada na medida em que trata das características internas da organização.
IV. (V) Quando a organização é capaz de alcançar um determinado nível de sua produção e uma menor utilização de recursos que a concorrente, esta pode ser considerada mais eficiente.
Questão 2/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
De acordo com o dicionário, a Administração é “o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas". É uma palavra com origem no latim administratione, que significa direção, gerência. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações.
Com base no texto acima, analise se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas, e analise a relação entre elas. Em seguida, assinala a alternativa que corresponde à análise correta.
I - A Administração é praticada  nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.
PORQUE
II - A Administração pode ser empregada de diversas maneiras e em diversas organizações, pois pode se referir ao processo pelo qual os gerentes tomam decisões para alcançar os diferentes objetivos de uma empresa; pode ser vista como a gestão do conjunto de conhecimentos presentes numa organização, expressos no conjunto de informações que fornecem orientações de como administrar; e, por fim, o termo ainda remete ao modo como uma organização faz a gestão das pessoas que nela trabalham.
 
Nota: 20.0
	
	A
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Você acertou!
É praticada tanto nas empresas públicas, como nas empresas privadas, mistas ou outras, pois os processos descritos precisam ser implementados em qualquer tipo de empresa, quaisquer que sejam seus objetivos. A tomada de decisão, o gerenciamento e o uso do conhecimento e da informação, bem como a gestão das pessoas são elementos da Administração necessários em qualquer tipo de empresa. São ainda a própria expressão de uma organização.
	
	B
	As duas afirmações são falsas.
	
	C
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não se justifica a primeira.
	
	D
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	E
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
Questão 3/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A base da organização é ser uma unidade social, onde os objetivos organizacionais têm várias funções, entre elas, ser a fonte de legitimidade que justifica suas atividades; padrões para avaliar sua eficiência e rendimento; unidade de medida, para verificar sua produtividade. A razão de ser então da organização é servir a esses objetivos. O autor destaca que existem muitas organizações que, simultaneamente e legitimamente, têm dois ou mais objetivos, isto é, possuem finalidades múltiplas; deixando claro que a organização deve ser vista como uma unidade social que procura atingir objetivos específicos, sendo estruturada para tal. Sob uma perspectiva estruturalista, as organizações são intencionalmente construídas e reconstruídas.
 MILANI, N. C. et al. Uma breve análise sobre os conceitos de organização e cultura organizacional. Revista Científica Eletrônica de Administração, vol. 08, n. 14, 2008.
A partir do que se apresenta na contextualização da questão e dos conteúdos trabalhados nas aulas, organização é...
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a empresa em que os indivíduos trabalham.
	
	B
	Pode ser a empresa que o individuo trabalha, o modo de distribuição de tarefas em sua rotina doméstica, a associação de moradores do bairro, uma Igreja, ou ainda, uma função administrativa.
Você acertou!
Conforme trabalhado na aula 01, uma organização é toda unidade social onde haja ao menos um objetivo em comum, e suas atividades estejam direcionadas para o alcance desse(s) objetivo(s).
	
	C
	Ser organizado com seus pertences e objetivos de vida.
	
	D
	Sinônimo de empresa, pois ambas possuem conceitos abrangentes.
	
	E
	Realizar as tarefas de modo ineficaz e ineficiente.
Questão 4/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Considerando a importância dos quatro processos do P (Planejamento); O (Organização); D (Direção); C (Controle) a Administração pode ser definida como o conjunto das atividades integradas que realiza estes quatro processos. Logo, na busca de alcançar os objetivos globais de maneira eficiente e eficaz, a Administração/Gestão é todo o processo de planejamento, organização, direção e controle das ações organizacionais.
 CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Com o que se apresenta na aula da disciplina, acerca do PODC, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O planejamento engloba os aspectos inerentes ao presente, onde as situações que são vivenciadas são descritas e analisadas exaustivamente.
	
	B
	Organização e Planejamento são sinônimos, logo inexistem diferenças entre os conceitos e suas aplicabilidades.
	
	C
	A direção se relaciona com a tomada de decisões, sendo a responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento.
Você acertou!
A direção é a função relacionada com a tomada de decisões e a responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento.
	
	D
	O controle é empregado, prioritariamente, para traçar objetivos futuros.
	
	E
	Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar são habilidades inerentes ao gestor.
Questão 5/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Analise as sentenças a seguir:
 
Quebra barreiras organizacionais, trazendo o consumidor para dentro dos canais de informação, por meio da comunicação e da rede de informações.
 
PORQUE
 
A reengenharia só deverá ser aplicada quando houver necessidade de destruir o que existe, pois melhorias marginais exigem ajuste fino; melhorias drásticas requerem a destruição do antigo e a substituição por algo novo.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.a Reengenharia não quebra barreiras organizacionais, trazendo o consumidor para dentro dos canais de informação, por meio da comunicação e da rede de informações.  A reengenharia só deverá ser aplicada quando houver necessidade de destruir o que existe, pois melhorias marginais exigem ajuste fino; melhorias drásticas requerem a destruição do antigo e a substituição por algo novo.
	
	B
	As afirmativas I e II são excludentes.
	
	C
	A afirmativa I contraria a afirmativa II.
	
	D
	As afirmativas I e II são falsas.

Continue navegando