A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
60 pág.
PROVA ONLINE   TGA

Pré-visualização | Página 1 de 14

Questão 1 :
Com relação às definições de eficiência e de eficácia que as organizações buscam, indique quais das afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
( ) Eficiência – resolver os problemas de forma adequada, cumprindo com suas obrigações para atingir os objetivos. Foco nos meios – processos.
( ) Eficácia – realizar as tarefas com criatividade e de maneira correta, alcançando os objetivos e consequentemente aumentando os ganhos da empresa. Foco nos meios – processos.
( ) Eficiência – resolver os problemas de forma adequada, cumprindo com suas obrigações, diminuindo os custos. Foco nos fins – resultados.
( ) Eficácia – realizar as tarefas com criatividade e de maneira correta,  alcançando os objetivos e, consequentemente, aumentando os ganhos da empresa. Foco nos fins – resultados.
 
 
Tente outra vez! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
A 1ª e a 4ª assertivas estão corretas. As outras estão com definições invertidas. Ou seja, eficiência significa realizar as tarefas com criatividade e de maneira correta, alcançando os objetivos e, consequentemente, aumentando os ganhos da empresa. Foco nos meios – processos. E eficácia consiste em resolver os problemas de forma adequada, cumprindo com suas obrigações, diminuindo os custos. Foco nos fins – resultados.
	A
	
	F – V – V – F
	B
	
	V – F – F – V
	C
	
	V – F – V – V
	D
	
	F – F – F – V
Questão 2 :
Assinale a alternativa em que consta um dos principais fatores que impulsionou a Revolução Industrial.
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
A partir de 1776, com a invenção da máquina a vapor, de James Watt, e sua aplicação à produção, uma nova concepção de trabalho modificou a estrutura social e comercial da época, provocando a Revolução Industrial.
	A
	
	A telecomunicação.
	B
	
	O motor a combustão.
	C
	
	A invenção do avião.
	D
	
	A máquina a vapor.
Questão 3 :
As organizações militares influenciaram significativamente a Administração ao longo da história, com conceitos como o da estrutura linear. Indique quais das alternativas abaixo relacionadas são verdadeiras (V) ou falsas (F) com relação aos principais aspectos de estrutura linear adotados pelas organizações militares. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A escala hierárquica.
( ) O princípio da unidade de comando.
( ) O princípio democrático.
( ) O princípio da direção.
 
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
 Ao longo da história, as organizações militares não adotam princípios democráticos. As outras alternativas são aspectos de uma estrutura linear, portanto, são verdadeiras.
	A
	
	F – V – F – V 
	B
	
	V – V – V – V
	C
	
	V – V – F – V
	D
	
	V – F – F – V
Questão 4 :
Complete a frase e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A Teoria da Administração Científica foi iniciada na segunda metade do século XVIII e amplamente difundida no início do século XIX, com as contribuições de Frederico Winslow Taylor. Sua abordagem básica é a ênfase colocada __________________.
Tente outra vez! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
A Teoria da Administração Científica foi iniciada na segunda metade do século XVIII e amplamente difundida no início do século XIX, com as contribuições de Frederico Winslow Taylor. Sua abordagem básica é a ênfase colocada nas tarefas. As outras alternativas são ênfases de teorias posteriores.
	A
	
	nas tarefas.
	B
	
	nas estruturas.
 
	C
	
	nas pessoas.
	D
	
	na competitividade.
Questão 5 :
Sob a ótica de Taylor, do que se trata a Organização Racional do Trabalho (ORT)?
Assinale a assertiva correta.
 
 
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT), na qual Taylor buscou aperfeiçoar os métodos produtivos por meio de uma análise científica e um acurado estudo de tempos e movimentos, em vez de deixar a critério pessoal de cada operário.
	A
	
	É a determinação da estrutura e das funções administrativas. 
	B
	
	É a tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos.
	C
	
	É o estabelecimento de normas e regulamentos para o alcance de objetivos.
	D
	
	São os estudos de tempos e movimentos para a valorização dos operários.
Questão 6 :
Leia as assertivas sobre o conceito de Homo economicus a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Toda pessoa é concebida e influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. 
II. O trabalho é um dom divino, no qual o homem deve economizar o máximo possível para adquirir bens que lhe tragam conforto, só assim ele será motivado para o trabalho.
III. O homem é motivado a trabalhar pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver. 
IV. O homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um modo de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona.
Tente outra vez! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
O bem-estar e a motivação humana só começaram a ser realmente considerados a partir das abordagens Humanas e Comportamentais, portanto, a alternativa II não pertence aos conceitos de Homo economicus.
	A
	
	Apenas I, II e III estão corretas.
	B
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
 
	C
	
	Apenas II, III e IV estão corretas.
	D
	
	Todas estão corretas.
Questão 7 :
Leia as assertivas sobre as decorrências da Administração Científica de Taylor a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A Administração Científica tornou possível o aumento substancial dos salários, ao mesmo tempo em que reduziu o custo total dos produtos.
II. A Administração Científica foi responsável por modificar a estrutura organizacional e incrementar a composição da força de trabalho, principalmente com a mecanização e especialização do operário.
III. A Administração Científica foi responsável por modificar a estrutura organizacional e estabelecer por meio do desenho de cargos e de tarefas as funções administrativas.
IV. Entre as décadas de 1910 e 1940, os operadores de máquinas tornaram-se o maior grupo ocupacional nos países industrializados, ultrapassando os trabalhadores do campo e os operários em quantidade.
Estão corretas as afirmativas:
Tente outra vez! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
As funções administrativas foram estabelecidas pela Teoria Clássica de Fayol, e não pela teoria de Taylor, portanto a III alternativa está incorreta.
	A
	
	Apenas I e III estão corretas.
	B
	
	Apenas II e IV estão corretas.
	C
	
	Todas estão corretas.
	D
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
Questão 8 :
Leia as assertivas acerca da Administração Clássica de Fayol, indique quais das afirmativas abaixo relacionadas são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, no entanto, a Teoria Clássica tinha ênfase na estrutura organizacional.
(  )O trabalho de Fayol foi considerado umas das maiores contribuições para o gerenciamento na Administração, pois sua obra mostra a possibilidade de formar administradores e criar o ensino formal de Administração.
(  ) Fayol estava focado nas tarefas das pessoas, instituiu as funções básicas da empresa e considerava a função administrativa a mais importante.
(  ) O objetivo de ambas as teorias, tanto a Científica quanto a Clássica, era o mesmo: a busca da eficiência das organizações.
Tente outra vez! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Fayol estava focado na estrutura, e não nas tarefas das pessoas. As demais afirmativas são verdadeiras.
	A
	
	V – F – V – V 
	B
	
	V – V – V – V 
	C
	
	V – F – F – F
	D
	
	V – V – F – V
Questão 9 :
Assinale a alternativa

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.