Buscar

Apol 01 Nota 100 Gestão de Talentos e Negociação e Conflitos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota: 100
Questão 1/5 - Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação
Os conflitos são inerentes à vida humana, já que somos diferentes, possuímos formações, interesses e necessidades diversificados uns dos outros. Quando pensamentos e ações divergentes se encontram, sem que nenhum dos lados ceda, ocorre um desequilíbrio nas relações cotidiana,  gerando divergência de opiniões que podem culminar em conflito. 
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - O conflito tem que ser percebido, senão, não existe conflito. A existência do conflito está diretamente ligada à sua percepção, por uma ou por ambas as partes envolvidas
PORQUE
II - Mesmo que a situação presente estimule o conflito, se não percebido nada acontecerá.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	B
	A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
	
	C
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	D
	A assertiva II justifica e complementa a assertiva I.
Você acertou!
A alternativa correta é a “d”, pois as assertivas I e II são verdadeiras e a segunda complementa e justifica a primeira. De acordo com Garbelini (2016, p. 21): “O conflito tem que ser percebido, senão, não existe conflito. A existência do conflito está diretamente ligada à sua percepção, por uma ou por ambas as partes envolvidas, caso contrário, mesmo que a situação presente estimule o conflito, se não percebido nada acontecerá”.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
O elemento humano é estratégico para as organizações. Contudo, além das características humanas e seu comportamento, quando estamos em uma organização precisamos considerar outros fatores, tais como: a história da organização, valores organizacionais, o perfil e o comportamento de seus dirigentes. Afinal, os objetivos organizacionais prevalecem sobre os individuais.
 
A respeito da interação entre pessoas e organização avalie as afirmativas a seguir:
I - As relações entre empresas e pessoas são regidas por um contrato de trabalho em que existe uma troca estabelecida.
II – Os modelos de gestão, com exceção dos processos de gestão de pessoas, podem ser influenciados pela personalidade de seus dirigentes.
III - As relações no ambiente organizacional carregam as características individuais de cada integrante, mas o que prevalece são as características organizacionais.
IV – O segmento da empresa, características dos seus funcionários e dos seus clientes (faixa etária, gostos, gênero) também influenciam a conduta organizacional.
 
É correto o que se afirma em:
 
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	I, III e IV, apenas.
Você acertou!
A alternativa correta é: E) I, III e IV, apenas.
 
I - As relações entre empresas e pessoas são regidas por um contrato de trabalho em que existe uma troca estabelecida. Correto, de acordo com a aula 01 - tema 01, as relações entre empresas e pessoas são regidas por um contrato de trabalho em que existe uma troca estabelecida. Os empregados assumem o compromisso de seguir as normas da organização.
II – Os modelos de gestão, com exceção dos processos de gestão de pessoas, podem ser influenciados pela personalidade de seus dirigentes. Incorreto, de acordo com a aula 01 - tema 01, além da história da própria organização, as empresas também herdam o modelo de gestão de seus dirigentes. As influências trazidas demarcam os tipos de relações e forma de trabalho. Quando falamos em modelos de gestão, especialmente no contexto da disciplina, consideramos também a gestão de pessoas.
III - As relações no ambiente organizacional carregam as características individuais de cada integrante, mas o que prevalece são as características organizacionais. Correto, de acordo com a aula 01 – tema 01, devemos considerar as características individuais e organizacionais, prevalecendo as organizacionais. Dessa forma, os objetivos organizacionais irão prevalecer sob os individuais.
IV – O segmento da empresa, características dos seus funcionários e dos seus clientes (faixa etária, gostos, gênero) também influenciam a conduta organizacional. Correto, de acordo com a aula 01- tema 01, O segmento da empresa e característica dos seus funcionários e dos seus clientes (faixa etária, gostos, gênero) também influenciam a conduta organizacional. De acordo com esses fatores a empresa pode ser mais ou menos tradicional, tecnológica, descolada e outros tantos fatores.
Fonte: Aula 01 – Tema 01.
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
O gestor de pessoas assume como responsabilidade central o dever de mediar a relação entre pessoas e organização. É fundamental que ele esteja alinhado com os objetivos e valores organizacionais.
 
Com base nesse contexto, avalie as afirmativas relacionadas ao papel do gestor de pessoas.
I – O papel do gestor de pessoas é administrar as questões que interferem o comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho.
II – Para que consiga representar e defender os interesses da organização o gestor de pessoas deve estar alinhado aos valores organizacionais.
III – Para conhecer sua equipe o gestor deve solicitar ao departamento pessoal a ficha funcional de cada indivíduo.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
Você acertou!
A alternativa correta é: C) I e II, apenas.
I – O papel do gestor de pessoas é administrar as questões que interferem o comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho. Correto, de acordo com a aula 01 – tema 03, o papel do gestor de pessoas é administrar as questões que interferem o comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho.
II – Para que consiga representar e defender os interesses da organização o gestor de pessoas deve estar alinhado aos valores organizacionais. Correto, de acordo com a aula 01 – tema 03,  para defender arduamente os interesses de uma empresa, o gestor precisa acreditar nessa instituição. E isso só ocorre quando existe combinação entre os valores propostos por essa empresa e os valores pessoais de seus gestores.
III – Para conhecer sua equipe o gestor deve solicitar ao departamento pessoal a ficha funcional de cada indivíduo. Incorreto, pois a fria avaliação de uma ficha não permite conhecer a equipe. De acordo com a aula 01 – tema 03, para conhecer os membros de sua equipe, o gestor deve estar atento a comunicação e aos comportamentos de cada indivíduo. Deve observar suas relações, conhecimentos, habilidades e atitudes.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 4/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
“O departamento de Recursos Humanos tem que ter um papel estratégico nas companhias, deve ter a responsabilidade de prover apoio a todas áreas da organização, fornecer ferramentas, prestar consultorias para que as áreas saibam gerir seus recursos, mas a responsabilidade pelo contato diário com as pessoas é do gestor da área onde elas atuam”.
Fonte: Adaptado de http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/gestao-de-pessoas-nao-e-com-o-rh-provoca-consultor-empresarial-em-livro/44808/
Considerando essa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os subsistemas de Recursos Humanos e os profissionais que neles trabalham, não devem assumir o papel de gestores de pessoas.
 
PORQUE
 
Seu principal papel é garantir que as obrigações da empresa com os funcionários sejam realizadas, bem como fazer a manutenção de procedimentos, métodos e ferramentas corporativas para que os gestores de pessoas possam fazer uso delas nas suas atuações enquanto gestores.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 
Nota: 20.0
	
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	B
	A assertiva I é falsa e a assertiva II é
verdadeira.
	
	C
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	D
	A assertiva II justifica e complementa a assertiva I.
Você acertou!
A alternativa correta é a “d”, pois as assertivas I e II são verdadeiras e a segunda complementa e justifica a primeira, pois a responsabilidade da área de recursos humanos não é a gestão de pessoas, mas sim garantir que garantir que as obrigações da empresa com os funcionários sejam realizadas, bem como fazer a manutenção de procedimentos, métodos e ferramentas corporativas para que os gestores de pessoas (aqui são considerados os gestores das equipes, seja da área comercial, marketing, financeira, produção) possam fazer uso delas nas suas atuações enquanto gestores.
Fonte: Aula 01 – Tema 02.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5 - Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação
Beatriz começou a trabalhar na Anderline Sistemas Informatizados há 4 meses. Marisa, Analista de Suporte, encontrou com  Beatriz no banheiro e essa fez o seguinte comentário: “definitivamente as pessoas dessa empresa não sabem o que querem!” Estou bem cansada, veja você, meu coordenador me pede algo, quando eu vou entregar ele me diz que não era nada daquilo que ele havia solicitado. Além disso, nada que fazemos está bom. Eu sei da minha capacidade, mas de uns tempos pra cá estou duvidando do meu conhecimento e até da minha competência. Tenho pensado, o problema é comigo ou com essa empresa?" 
Analise o relato de Beatriz e assinale a alternativa que contempla corretamente o tipo de conflito que se instalou na relação da colaboradora com a empresa. 
Nota: 20.0
	
	A
	Conflito Interpessoal
Você acertou!
Conflito Interpessoal, pois se refere a situações que surgem entre indivíduos ou entre grupos de indivíduos onde existem posições antagônicas com relação a um bem, um direito, ou um benefício (Aula 02, temas 04 e 05).
	
	B
	Conflito Corporativo
	
	C
	Conflito Organizacional
	
	D
	Conflito Trabalhista
	
	E
	Conflito de Consumo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando