Buscar

1EDUCAÇÃO E TRABALHO UMA PERPCITIVA HISTÓRICA MÓDULO A FASE I 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS EDUCAÇÃO E TRABALHO: UMA PERPECTIVA HISTÓRICA – 2018
1- O RENASCIMENTO, A REFORMA PROTESTANTE 
2- REFLETIR FILOSÓFICAMENTE...
3- 1841, SOLOMON ( CHIWTELE JIOFOR)
4- EM FACE DESSES PROBLEMAS...
5- NO INÍCIO DO SÉCULO XIX...
6- AO CARACTERIZAR O ESTADO...
7- NO LIVRO VII DA REPUBLICA...
8- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO...
9- FAZER DO DOCUMENTO....
10- A CAMPANHA DE JESUS,...
11-KAL MAX...
12-NA EPSTEMOLOGIA HISTÓRICA,...
13-............O IDEAL DESEJADO PARA A CONDUTA
1- O RENASCIMENTO, A REFORMA PROTESTANTE E A REVOLUÇÃO CIENTIFICA....Apresente os princípios que orientavam a visão de mundo empírica que exigia a comprovação dos argumentos da Idade Moderna. Págs 01/102. Ao contrário do cosmo cristão medieval, que não apenas foi criado, mas era continua e diretamente governado por um Deus pessoal que exercia sua onipotência, o universo moderno era um fenômeno impessoal, regido por leis regulares naturais, compreensíveis em termos exclusivamente físicos e matemáticos. No lugar da dualista ênfase cristã na supremacia do espiritual e do transcendental sobre o material e concreto, ocorria uma inversão: o mundo físico tornava-se o foco predominante da atividade humana (saber ativo). A razão e a observação empírica substituíram a doutrina teológica.
2- REFLETIR FILOSÓFICAMENTE...Explique por que é importante que todo educador estude ontológica humana e tenha clareza de qual é a concepção de ser humano na qual ele acredita. Págs. 28/29. Todo educador precisa saber dos seres humanos, uma vez que trabalham com a formação humana e, sendo assim precisam ter o máximo de conhecimento sobre os seres humanos e seus desenvolvimentos. Cada concepção de ser humano seja essencialista, naturalista ou histórico-social, aponta um caminho a ser seguido pela educação, ou seja, é desejável que todos nós tenhamos clareza da ontologia humana para que possamos melhor planejar e fazer as práticas educativas sejam escolarizadas ou não.
3- 1841, SOLOMON ( CHIWTELE JIOFOR) É UM ESCRAVO LIBERTO...Caracterize os modos de produção escravista, feudal e capitalista. Pág. 42/43 RESPOSTA: O modo de produção escravista se caracteriza pela propriedade de um ser humano, o “escravo”, ou seja, os escravos são propriedades do senhor, na qual modo de existência escravista, em que os produtores são, além da força de trabalho, mercadorias vendidas por seus senhores em mercados de escravos. Já a produção feudal, tendo uma classe dona da terra dos trabalhos agrícolas do servo, ao contrário do escravismo, o servo tinha o direito de cultivar uma parte da terra cedida pelos “senhores de posse” e em troca pagavam impostos, não tinha o poder de escolher a quem se enfeudar. O modo de produção capitalista, em que o produtor vende sua força de trabalho ao dono dos meios de produção, das fábricas, das fazendas, dos escritórios, dos bancos, dentre outros mais. 
4- EM FACE DESSES PROBLEMAS...Explique em que momento da história do capitalismo evidenciou-se a dualidade na educação, uma escola para a classe popular e outra escola para as elites. Pág. 128/129. Essa dualidade na educação para as classes populares, o básico, e para as elites, a cultura mais elaborada, é uma demonstração deque também na educação escolarizada estamos perante a posse desigual dos bens produzidos socialmente, cujo ônus é distribuído a todos pelos governos de plantão, porém, não seu usufruto, configurando o que chamamos de educação dual, ou seja, essa educação burguesa para as classes populares é alienante porque as submete em lugar de emancipá-las.
5- NO INÍCIO DO SÉCULO XIX...Descreva as principais características do Método Mútuo. Pág. 115/117 RESPOSTA: O método mútuo, também denominado método monitorial ou lancasteriano, inovador da escola pública, contava com o trabalho de alunos mais avançados, como auxiliares do professor em classes numerosas, ou seja, o método mútuo consistia no ensino para muitos alunos reunidos por meio do uso de alunos mais adiantados que recebiam separadamente, orientações de um único professor e era capaz, portanto, de lecionar, ao mesmo tempo, para um grande grupo de alunos.
6- AO CARACTERIZAR O ESTADO...A Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero, que ocorreu ao início do séc. XVI trouxe mudanças significativas para a educação. Uma destas mudanças foi a passagem da forma de organização do ensino do modus italicus para o modus parisiensis. Explique as principais características dessa mudança. Pág. 74. A principal diferença foi que no modus parisienses os alunos eram divididos em classes de acordo com o seu nível de conhecimento. Já no modo italicus os alunos ficavam todos em uma sala grande onde o mestre ficava num banco mais alto, para que pudesse vigiar, avaliando constantemente o movimento de cada um.
7- NO LIVRO VII DA REPUBLICA...Quais são as características do conhecimento filosófico. Pág.62. A filosofia é um conhecimento da totalidade, que tem como método a reflexão, cabe a ela o estudo: ontologia, gnosiologia, epistemologia, axiologia, ética e estética. Realiza uma reflexão crítica sobre todos os modos de conhecimento, ou seja, a ciência procede um juízo da realidade e a filosofia juízo de valor.
8- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO...Apresente três conseqüências da transição para o modo de produção capitalista. Pág. 92/93. Essa transição teve três consequências principais: A dissolução do mundo feudal, com uma progressiva dissolução dos vínculos do trabalhador com a terra e os meios de nela produzir; a lenta formação da burguesia e a instituição do trabalho como mercadoria por meio do assalariamento.
9- FAZER DO DOCUMENTO....Apresente as ideias principais do Manifesto dos Pioneiros. Pág.139. A ideia central do manifesto é de que todo indivíduo tem direito a receber uma educação integral e completa de forma gratuita e que é obrigação do estado oferecer essa possibilidade a todos os cidadãos. Os princípios essenciais que permeiam os fundamentos do manifesto são a educação pública, a escola única, a laicidade, gratuidade e obrigatoriedade da educação. O manifesto dos Pioneiros importante legado dos educadores ligados ao movimento trata-se de uma pedagogia que coloca no centro o aluno e suas necessidades.
10- A CAMPANHA DE JESUS,...Descreva quais os principais objetivos da fundação da Companhia de Jesus e quais eram seus princípios básicos: O principal objetivo era combater o protestantismo através do ensino religioso dirigido, já que a influência crescente da Reforma preocupava cada vez mais a Igreja Católica e a aristocracia europeia. Tinham dentre outras missões, infiltrarem-se em todas as atividades sociais e culturais a fim de eliminar aqueles que pusessem em risco os princípios do catolicismo.
11-KAL MAX...Explique o que é mais valia absoluta e mais valia relativa Pag. 143. A mais valia relativa ( aumento do trabalho sem aumento de horas) e a mais valia absoluta ( aumento de horas de trabalho, transformando, em muitos casos, em banco de horas ) vem sendo ainda mais extraído do trabalhador e assim garantindo os níveis de acumulação do capital.
12-NA EPSTEMOLOGIA HISTÓRICA,...Explique por que as questões relativas são conhecimento passam a ter mais importância na Idade Moderna? Pag. 66 Pois para viver o ser humano precisa conhecer a natureza para então transformá-la pelo trabalho e também transformar a si mesmo. Daí a importância do trabalho docente para apropriação da cultura.
13-...........................................O IDEAL DESEJADO PARA A CONDUTA PORMENORIZADA.............educadores os tempos do modo de produção capitalista em sua fase de grande indústria e início do monopolismo, propunham mudanças na educação escolarizada. John Dewery foi um desses educadores. Descreva qual era a v... papel da educação no contexto histórico da epoca. Pag 117 e 118 R:Os países que se encontravam mais avançados no processo de urbanização e industrialização implantavam seus sistemas de educação e os expadiam, afinal a escola tendia a sua universalização.Educadores como Maria Montissori,Ovide Decrolye John Dewey influenciaram visões e praticas educativa. No Brasil, o pensamento liberal penetrava em frações de elite, defensora do fim do trabalho escravo e favoráveis ao trabalho assalariado e a maquinaria. Essa elite defendia a introdução do método lição de coisas, O republicanismo, o laicismo, o cientificismo e a instrução dos filhos de ex escravos e imigrantes. O método lição de coisas dava vez a corrente empirista e biológica na educação,da qual decorria a necessidade de muitos materiais escolares, como: mapas,maquetes, carimbos, cartazes, imóveis que eram expostos em feiaras e que hoje constituem fontes de pesquisa da cultura escolar.

Outros materiais