Buscar

trabalho o ambiente e as doenças do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: O Ambiente e as Doenças do Trabalho (NPG 1446)
Tutor: Prof. Ismael Costa
Independente da atividade profissional, os funcionários estão expostos a diferentes tipos de riscos inerentes ao seu ambiente de trabalho. Esses riscos estão divididos em agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes ou mecânicos, e podem ocasionar danos à saúde do trabalhador em função de sua concentração, intensidade e exposição.
Os riscos físicos são aqueles ligados aos processos e equipamentos produtivos, ligadas a fonte de energia, como ruídos, vibrações, temperaturas extremas, pressões anormais, radiações e umidade por exemplo. Quanto os biológicos, temos aqueles ocasionados pela presença de microrganismos no ambiente de trabalho em que o colaborador fica exposto, que tem contato pela pele, ingestão ou respiratória, tais como fungos, bactérias, vírus e parasitas. Já os agentes químicos são produtos, compostos ou substâncias capazes de penetrar no organismo pelas vias respiratórios, através da pele ou por ingestão, como névoas, fumos, gases, vapores, entre outros. Riscos ergonômicos estão relacionados a não adequação do ambiente de trabalho as limitações dos indivíduos, como esforço físico intenso, levantamento e transporte de materiais pesados, postura inadequada e repetitividade. Por último, risco de acidente ou mecânico são os riscos a que o trabalhador está exposto pelo uso de equipamentos e máquinas e que podem ocasionar acidentes do trabalho, como por exemplo maquinas sem proteção, ferramentas defeituosas, iluminação inadequada e eletricidade.
Os trabalhadores de frigoríficos de carnes estão sujeitos a diferentes tipos de riscos ocupacionais, dentre eles temos:
Agentes biológicos: Os principais agentes desta categoria são os microrganismos que podem estar presentes nos animais e que os trabalhadores ficam expostos ao lidarem com seus resíduos, como sangue, órgãos e conteúdo gástrico. Além disso o fato de se trabalhar num ambiente climaticamente diferenciado, a alta umidade e o frio, além da alta quantidade de matéria orgânica agravam a situação, pois aumentam a taxa dos microrganismos.
Agentes Químicos: Muitas substâncias são utilizadas para limpeza constante do ambiente, maquinário e ferramentas utilizadas. Esses produtos, como detergentes, ácidos e cloros, além da amônia utilizada na refrigeração, são os principais agentes presentes neste ambiente.
Agentes Físicos: Essa é a categoria de riscos mais presentes nesse tipo de ambiente, pois trabalha num ambiente climatizado, diferente do que nos é comum. Dentre os principais agentes temos a baixa temperatura que pode ocasionar necrose da pele, doenças reumáticas e respiratórias, além de ruídos, umidade e vibrações.
Quanto às medidas de segurança do trabalho que podem ser utilizadas em açougues de pequeno porte, não há a possibilidade de eliminar os riscos presentes, mas devem ser adotadas ações preventivas, visando à orientação, tais como sinalizar os riscos, treinamentos, utilização correta de EPI, fiscalizações e medições periódicas.

Mais conteúdos dessa disciplina