Buscar

AD1 EDUCAÇÃO INFANTIL 2 gabarito 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância
do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AD1 – 2018/02
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL 2
Coordenação: Profª Flávia M. N. Motta
Professoras à distância: Mariângela Almeida e Flávia Friedl
	Nome: 
	Matrícula: 
	Email: 
	Polo: 
	Cidade em que reside
Assista o documentário “Só 10% é mentira”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=VG4P_mWWAI0 e na plataforma e escreva um
texto argumentando a favor da necessidade da formação estética dos professores, especialmente aqueles que atuam com crianças pequenas. Não se esqueça de pensar sobre a relação entre a poesia /arte e a brincadeira articuladas à imaginação infantil.
A partir da pesquisa da etimologia da palavra “estética”, percebesse a diferença entre seu significado e o entendimento pelo senso comum. A estética é perceber através dos sentidos e isso vai muito além de beleza ou de tratamentos. A estética de que tratamos é a percepção do que vivemos através da sensibilidade. É olhar e perceber outras funções, outras características para aquilo que já é conhecido. Ou é ler e ser capaz de imaginar ou criar uma coisa que antes nunca foi vista ou pensada. Ou até criar novas palavras para descrever sensações, objetos, situações. É descrever o que é sentido.
	A formação estética torna-se importante para um professor visto que aumenta sua sensibilidade em relação aos seus alunos e ao meio que estão inseridos. A percepção do mundo de uma forma sensitiva e não lógica, dá ao educador uma proximidade com o mundo da criança, que pode estar vivendo aquela experiência pela primeira vez e ter reações ou conclusões diferentes do que se esperaria em um ambiente onde os sentidos não sejam estimulados. Ao permitir uma despadronização do ensinar e do brincar o docente abre e estimula um espaço de criação e de imaginação em sua sala de aula, importante na formação da criança. A partir de uma formação estética o educador desenvolve um “olhar” diferenciado para aquilo que acontece a sua volta e com isso pode trabalhar melhor as potencialidades de seus alunos.

Continue navegando