Buscar

Síntese Objetivos Aula 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução ao Estudo do Direito
AULA 8 - Direito Objetivo, Subjetivo e Postativo
I - Conhecer: a gênese da construção do conceito de direitos subjetivos; Os elementos caracterizadores relativos à classificação dos direitos subjetivos; A distinção entre direitos transmissíveis e intransmissíveis; As questões relativas à inalienabilidade, sub-rogação e sucessão.
Direito Subjetivo ( facultas agendi ) - Nasce, através do fato jurídico, do direito objetivo (norma agendi). A norma jurídica antecede ao direito subjetivo.
O direito subjetivo é o poder reconhecido pelo ordenamento jurídico a um sujeito para a realização de um interesse do próprio sujeito.
Quando se fala: 
o credor tem o “direito” de receber o pagamento; - Direito poder
o consumidor tem o “direito” de exigir o cumprimento da oferta anunciada; - Direito prerrogativa 
o empregado tem “direito” de exigir o salário; - Direito poder
o cidadão tem o “direito” de ir e vir - Direito faculdade
a) Teoria da vontade - é um poder da vontade para a satisfação dos interesses humanos, em conformidade com a norma jurídica. Uma pessoa tem um direito subjetivo quando sua vontade é mais forte que a de outro ou outros, sobre um determinado ponto. 
b) Teoria do interesse - direito subjetivo é o interesse juridicamente protegido pelo ordenamento jurídico, mediante um poder atribuído à vontade individual.. Ex.: o direito do tutor, do curador.
II - Compreender: os conceitos relativos à figura do instituto do direito adquirido; A distinção entre direito adquirido, expectativa de direito e abuso de direito; A forma como se manifesta a tutela constitucional do direito adquirido; As posições jurídicas ativas e passivas, bem como; A relação entre direito subjetivo e direito adquirido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais