Buscar

AD1 HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – 2018.2
Disciplina: História na Educação 2
Coordenador (a): Helena Araújo
Aluno (a): 
 	
1ª Questão: Faça uma carta, conte a um amigo a diferenciação entre cultura e civilização. Dê uma forma de carta ao seu trabalho e escreva de 10 a 15 linhas. (6,0 p.)
Rio de Janeiro, 08 de agosto de 2018.
Caro amigo, como vai? Espero que esteja tudo bem. Gostaria de compartilhar com você os aprendizados que fiz ao estudar sobre História na Educação.
Civilização é o desenvolvimento cultural dos cidadãos de um determinado local. Esse desenvolvimento se dá através da troca de informações que esses indivíduos fazem através de encontros e em espaços comuns onde tenham a oportunidade de socializarem. 
Para que um grupo de indivíduos alcance o status de civilização, ele tem que se transformar, aprimorando seus conhecimentos, técnicos e intelectuais, constantemente para ser dado, hierarquicamente, como superior a outro povo. Além desses fatos, ressalto que um historiador, ao estudar as civilizações, está em busca de tudo o que há em comum entre os povos, valorizando esses aspectos.
Amigo, o conceito de cultura também está baseado em três premissas. Cultura é tudo aquilo que foi intencionalmente transformado pelo homem. Através da convivência social, vão surgindo atividades e interesses que são particulares aos diversos grupos existentes numa mesma sociedade, o que resulta em múltiplas culturas de um mesmo povo. Para finalizar, a cultura não possui a função de hierarquizar os povos. Não é necessário comparar as diferentes culturas e qualificar como superior ou inferior.
Aguardo seu retorno para continuarmos trocando saberes.
Um forte abraço,
2ª Questão: Identifique e explique dois aspectos da herança cultural greco-romana. (4,0 p.) 
Resposta:
A cultura greco-romana foi a pioneira em diversas inovações que influenciam nossa atualidade. Como herança greco-romana, destaco, as Olimpíadas e tal.
Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, além do caráter esportivo em si, tinham caráter religioso (em homenagem aos deuses) e político (buscando a harmonia das cidades-estados). Durante a realização dos jogos, os conflitos entre as cidades-estados entravam em período de trégua.
Nos dias atuais, os Jogos Olímpicos continuam sendo realizados a cada quatro anos, possui uma bandeira própria que simboliza os cinco continentes e representa a diversidade e a paz entre as nações. Em cada edição, os Jogo Olímpicos são realizados em um país-sede diferente, o que pode gerar grandes benefícios socioeconômicos devido a atração de grande número de turistas, além de investimentos em transporte, ginásios e criação de novos empregos.
O Direito foi outro legado deixado pela cultura greco-romana. Devido aos conflitos existentes entre patrícios e plebeus, foram criadas leis que fizeram com que os povos passassem a usufruir de direitos e deveres, reduzindo, assim, as desigualdades sociais. Com o passar do tempo, houve a necessidade de criar o Código Jurídico. Esse foi o início para o surgimento do Direito tal como conhecemos na atualidade.
Hoje faz-se uso do Código Civil, ele foi originado do Direito Público Romano.

Continue navegando