Buscar

AD2 Literatura na Formacao do Leitor AD2 20018 pronta (2)

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Avaliação a distância 2 – 2018/2
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Coordenadora: Anna Carolina da Matta Machado
	
Nome:Enalda Maria Medeiros
Matrícula:17112080391 ___________
Polo:Magé ______________________________
Caros alunos e alunas, 
Nesta AD2 retomamos um formato de avaliação em que disponibilizamos duas opções de avaliação. Escolha apenas 1 (uma) delas.
Opção 1
Esta atividade consiste de 1 (uma) única questão que pode ser realizada individualmente ou em dupla (restrita a estudantes cursando Literatura na Formação do Leitor no mesmo polo neste período 2018.2). 
Selecione dentre as aulas 08 a 18 de nossa disciplina, dois (2) conteúdos (por exemplo, fábulas, literatura do fantástico, poesia etc.) e faça uma entrevista com um(a) professor(a) da Educação Infantil ou dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a respeito. 
Grave em vídeo (por exemplo, utilizando a câmera do celular) esta entrevista, e apresente por escrito um roteiro com as perguntas que compõem a entrevista. Lembre-se: as questões devem estar relacionadas aos conteúdos trabalhados. 
Sugerimos que utilize o site Vimeo (https://vimeo.com/) para upload e compartilhamento do vídeo. 
Caso opte por esta atividade, que vale 10,0 (dez) pontos, você deverá:
Realizar a entrevista.
Fazer upload do vídeo.
Enviar pela plataforma um arquivo de texto (Word ou PDF) contendo os dois temas escolhidos, o roteiro da entrevista (as perguntas), informações sobre a escola (da rede pública ou privada pesquisada), data da realização da entrevista; a identificação do(a) docente entrevistado (nome completo, turma em que leciona) e link para acesso ao vídeo. 
Opção 2
Esta atividade consiste de 3 (três) questões, relativas aos conteúdos estudados nas Aulas 8 a 18. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível, lembrando de citar, conforme as regras da ABNT as fontes consultadas e usadas. Recomendamos elaborar as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. 
Apresente seu trabalho� digitado. Utilize fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, em espaço 1,5, alinhamento justificado.
Bom trabalho e não se esqueça de enviar a AD2 pela plataforma no prazo estipulado em nosso cronograma (29 de setembro).
Questão 1: (valor: 3,5) (entre 20 e 30 linhas)
No início do mês de setembro deste ano, a obra da escritora Ana Maria Machado “O Menino Que Espiava Pra Dentro” foi centro de uma polêmica nas redes sociais, e a autora, imortal da Academia Brasileira de Letras, acusada de incitar o suicídio no livro publicado em 1983.
Pesquise na Internet a respeito desta infundada acusação e leia as matérias publicadas no O Globo (Foi como uma bigorna na cabeça', diz Ana Maria Machado disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/foi-como-uma-bigorna-na-cabeca-diz-ana-maria-machado-23047123 ) e na Revista Bula (https://www.revistabula.com/17113-livro-de-ana-maria-machado-e-vitima-da-inquisicao-da-ignorancia/ ). 
Escreva um texto se posicionando e dialogando com conceitos e conteúdos explorados nas aulas 8 a 11 (tais como verossimilhança, ficcionalidade, literariedade etc.). 
 Os textos literários são repletos de características e seus signos ,que precisam ser identificados para que haja a compreensão da mensagem do emissor ao receptor. Na frase “ Foi como uma bigorna na cabeça”, dita por Ana Maria Machado por exemplo ela expressa um sentimento e uma sensação de forma figurada ás críticas referentes a sua obra (O menino que espiava para dentro), que é também identificado pela literalidade e a sua multiplicidade conotativa, isto é , linguagem comparativa e plurissignificada ,que na sua multivalência de significados em dimensões semânticas, pode dar margens a diferentes compreensões, visto que, o episódio relatado na matéria do O Globo e a revista Bula.
A ficcionalidade,nesse livro é demonstrada pela irrealidade, porém há relação do ambiente físico, mundo real , a família, com o irreal a imaginação o amigo imaginário e o mundo de fantasias , por ele criado onde tudo é possível , isto é, semelhanças de acontecimentos em mundos paralelos ,mas irreais transportando-se para contos de fadas, que compõe a obra literária.
 A verossimilhança é a capacidade que o texto tem de ser fiel a sua própria lógica. Quando no trecho do livro em que menino entende que pra morrer como nos contos de fada precisa comer uma maçã , como a “ Branca de Neve “ , ele faz um paralelo real , isto é , ele quer ser fiel a lógica da ação da Branca de Neve que é comer a maçã e dormir para sempre.
Em fim esses elementos compositores de textos literários formam a idéia central do texto que trás o tipo e a identificação da obra. Vale ressaltar o episódio ocorrido com a escritora Ana Maria Machado , serve como reflexão quanto a importância da literatura na formação do leitor quanto a prática da leitura a fim de evitar interpretações equivocadas e preparar futuros leitores.
 
Questão 2: (valor: 2,0)
Faça um resumo em tópicos do gênero dramático, com base na Aula 17 e em pesquisas adicionais. Não se esqueça de citar corretamente as fontes consultadas.
Resumo: Gênero dramático
Palavras chave: encenação, teatral, dramático
 “ O gênero dramático foi constituído para ser encenado, para ser “exibido em teatro”, o que não ocorre no gênero narrativo. Esta seria, pois, uma primeira característica do dramático – a possibilidade, quase obrigatoriedade, de exibição, de encenação ou, como diria Hegel, citado por Aguiar e Silva (1976), a peça teatral “contrapõe a totalidade dos objetos, própria à narrativa, à ‘totalidade do movimento’, própria do drama” (p. 239).”
 A principal característica de um texto pertencente ao gênero dramático é ser feito para ser encenado. Não existe um narrador que conta a ação, sendo o enredo apresentado através das falas das personagens, representadas por atores que vivenciam os acontecimentos. Assim, os diálogos e monólogos assumem uma importância fulcral.
Características do gênero dramático:
É construído para a sua encenação, estando dividido em atos e cenas;
A história é contada pela fala das personagens;
Apresenta indicações cênicas que auxiliam a representação.
Estrutura do texto dramático
A estrutura do texto dramático, independentemente de ser feitos em verso ou em prosa, atua como facilitadora da dramatização. Para tal, fornece elementos auxiliadores da representação, como indicações do cenário, da música, da iluminação, do figurino,..., bem como outras indicações cênicas - chamadas rubricas ou didascálias - que guiam o ator durante a peça de teatro. Assim, um texto do gênero dramático apresenta esses dois tipos de conteúdos: o discurso direto das personagens e as indicações cênicas (rubricas ou didascálias).
Os textos dramáticos estão subdivididos em atos e cenas e apresentam o nome da personagem que dialoga antes da sua fala, marcando assim a sua entrada em cena. Normalmente segue uma sequência linear de: situação inicial, complicações com um ponto culminante (tensão) e desfecho.
Atualmente, as peças teatrais tentam aproximar os conflitos vividos pelas personagens dos conflitos vividos pela audiência, privilegiando-se a liberdade de expressão. Com a tendência atual de converter qualquer tipo de texto para representação teatral, são cada vez mais infrequentes textos puramente do gênero dramático.
Subgêneros do gênero dramático
Auto: Peça teatral sobre temas religiosos ou profanos com teor moralizante que, através de alegorias, visa satirizar e educar. As personagens são frequentemente representadas de forma abstrata: a bondade, a fome, a inveja,...
Comédia: Peça teatral que visa criticar os defeitoshumanos e da sociedade através da exploração de situações ridículas e cômicas do cotidiano. As personagens são maioritariamente estereotipadas.
Tragédia: Peça teatral sobre um acontecimento trágico, que retrata adversidades e sofrimento das personagens, culminando num final funesto. Visa impressionar a audiência, provocando terror e compaixão.
Tragicomédia: Peça teatral que mistura características da comédia e da tragédia. São abordados assuntos trágicos e é retratada a desgraça das personagens com elementos cômicos e toques de humor.
Farsa: Peça teatral sobre situações grotescas e ridículas da vida cotidiana e familiar. Apresenta um caráter exageradamente caricatural e satírico. Visa criticar a sociedade e provocar o riso da audiência
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
	
Questão 3: (valor: 4,5)
O projeto Crianceiras http://www.crianceiras.com.br/manoel-de-barros/ que musicou a poesia de Manoel de Barros e transformou sua obra para crianças num espetáculo cênico-musical é uma iniciativa muito interessante a ser compartilhada com alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. 
Acesse os links a seguir, para conhecer duas destas poesias musicadas. 
https://youtu.be/54nYRif0lg8 
https://youtu.be/kE0jaRZavq0
Em seguida, identifique os elementos singularizantes da poesia a partir destes dois poemas e do que você estudou em nossa disciplina
 O poema é composto na forma de um soneto, usando como recurso fonético a aliteração, que cria a rima final. O poeta Manoel de Barros nas duas poesias , se manifesta pelo eu lírico, onde a ênfase recai em um único personagem ,criada pelo poeta, essa voz apresenta as reflexões, sentimentos, sensações e emoções de um sujeito fictício que discursa em primeira pessoa (Eu). No trecho da poesia ( O menino e o Rio) : “ Passarinho do mato gostam de mim e de goiaba” e no trecho da poesia (Sombra boa):“Escreveu um bilhete: Maria me espera debaixo do inganzeiro quando a lua tiver arta.Amarrou o bilhete no pescoço do cachorro e atiçou:
Vai, Ramela passa!”
 Nas figuras de linguagens a poesia é expressa pelo uso de ritmo marcado, por exploração das sonoridades com rimas na composição da poesia , além de ser expressa por estados do personagem , isto é, sentimentos são enfatizados e não por acontecimentos também por ritmos , figuras de linguagem como : 
Aliteração: 
repetição de fonemas idênticos ou parecidos no início de várias palavras na mesma frase ou verso, visando obter efeito estilístico na prosa poética e na poesia como:
“Sombra boa não tinha e-mail , escreveu um bilhete : Maria me espera de baixo do 
ingazeiro”( Sombra Boa) Manoel de Barros
Metáfora:” ...O corpo do rio prateia..”
 ( O menino e o Rio) Manoel de Barros.
Anáfora: é a figura da repetição . Ocorre quando uma mesma palavra ou várias, são repetidas sucessivamente, no começo das orações , períodos ou versos . no trecho:
 “Era o menino e o sol
 O menino e o Rio
Era o menino e as árvores” ( O menino e o Rio ) Manoel de Barros.
 
 
. 
Elabore uma atividade voltada para um determinado ano de escolaridade do Ensino Fundamental I utilizando a poesia de Manoel de Barros.
 Plano De aula
 Justificativa: Apresentar a poesia como diferencial aos demais estilos de leitura, diferenciado pela sua forma , composição e , sua criação de forma livre .
Área do conhecimento: 
Língua Portuguesa 
3° Ano escolaridade do Ensino Fundamental 
Tema:
- Produção textual: Poema.
Objetivos:
- Apresentar o poema (“O Menino e o Rio ) de Manoel Barros
- Identificar as características de um poema.
- Construir um poema de autoria própria.
- Declamar oralmente o poema de autoria própria.
Conteúdos:
- Leitura ( O Menino e o Rio) 
- Produção de poema
 Primeiro momento:
 Incentivo Inicial:
- Entregar o poema: “ O Menino e o Rio” para cada aluno.
- Através da leitura do poema conversar com a turma.
- Oralmente fazer as seguintes perguntas:
1. O que vocês já sabem sobre o poema?
2. Qual a diferença de um poema para outros textos?
3. Por que existem pessoas que escrevem poemas?
- Pedir para que os alunos recitem outros poemas caso conheçam .
 Manoel Barros
Tempo estimado: 30 minutos
Segundo Momento:
Atividade 2: 
1-      Como o poema geralmente é escrito?
Quais os elementos de um poema?
O que é versos?
O que é estrofe?
O que é rima
      Para que é usado a escrita do poema na maioria das vezes?
Apresentar a biografia e quem escreveu o poema distribuído.
Tempo 30 minutos
Terceiro momento
 Leitura e reflexão do poema sugerido 
 
- Perguntar aos alunos quais as brincadeiras que gostam ou gostavam quando criança? Quais os lugares preferidos e onde gostariam de estar?
- Ler com a turma o poema “ O menino e O Rio”
- Dizer que no poema há tipos de lugares que nos fazem felizes.
- Perguntar que tipo de ambiente gostariam de morar?.
 Tempo: 20 minutos
Atividade 3: 
-Os alunos terão que produzir um poema usando a criatividade.
Obs.: Lembrar aos alunos as características de um poema e pedir para eles aplicarem essas características nos poemas que irão produzir. Tempo estimado: 60 minutos.
 - E logo ao término da construção do poema pedir par que recitem .
Avaliação:
- A avaliação será feita mediante a observação do interesse, da participação e do desempenho da turma nas atividades propostas durante a aula.
� Na avaliação serão considerados os seguintes aspectos: articulação entre o conteúdo das aulas e o posicionamento crítico demonstrando o posicionamento do(a) estudante a respeito das propostas; correção ortográfica e gramatical (pontuação, ortografia, concordância, regência, colocação, estruturação das frases, vocabulário); clareza, coerência e coesão na escrita; e atenção à apresentação do trabalho em si, com observância do formato gráfico estipulado na proposta e citação das fontes/referências bibliográficas eventualmente utilizadas. Recomendamos a consulta à cartilha sobre plágio acadêmico, disponível na Plataforma. 
�PAGE �
�PAGE \* MERGEFORMAT�2�

Continue navegando