ad1 de literatura na formação do leitor 2017.2
6 pág.

ad1 de literatura na formação do leitor 2017.2

Pré-visualização2 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Avaliação a distância 1 
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Coordenadora: Anna Carolina da Matta Machado
2017.2
	
Nome: Michele Alves Lins de Oliveira
Matrícula: 15212080067
Polo: BRO
Caros estudantes, 
Esta avaliação possui 3 (três) questões, relativas aos conteúdos estudados nas Aulas 1 a 7. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível, por meio de um texto autoral e crítico. É imprescindível citar, conforme as regras da ABNT, as fontes consultadas e usadas. Recomendamos elaborar as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. Lembramos que a AD1 é um trabalho individual, que deve ser enviado pela plataforma, e, preferencialmente, digitado. Utilize fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, em espaço 1,5, alinhamento justificado. [2: Na avaliação serão considerados os seguintes aspectos: articulação entre o conteúdo das aulas e o posicionamento crítico demonstrando o posicionamento do(a) estudante a respeito das propostas; correção ortográfica e gramatical (pontuação, ortografia, concordância, regência, colocação, estruturação das frases, vocabulário); clareza, coerência e coesão na escrita; e atenção à apresentação do trabalho em si, com observância do formato gráfico estipulado na proposta e citação das fontes/referências bibliográficas eventualmente utilizadas. ]
Bom trabalho e não se esqueça de postar na plataforma sua AD1 no prazo estipulado no cronograma de nossa disciplina: 16/08. Entregas posteriores a esse prazo não serão consideradas. 
Questão 1: (valor: 2,5) (15 a 20 linhas)
A importância dos ambientes geradores de práticas leitoras foi tema de nossa Aula 2. Relembre o contato que você teve em sua infância com espaços de acesso à leitura. Havia espaços disponíveis? A leitura fez parte da suas vivências, seu cotidiano familiar na infância? 
Em seguida, assista/ouça a palestra \u201cLivros roubam meninos?\u201d, de Thais Furtado no TEDx da universidade Unisinos (evento local, auto-organizado, que tem o objetivo de reunir pessoas para partilhar experiências) no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Z5aS8bukb2o
Construa um texto relacionando suas vivências de práticas leitoras, a partir do que discutimos em nossa disciplina, às histórias dos dois meninos, narradas na palestra de Thais Furtado. 
R : Minha carreira de leitora começou muito cedo. Desde os meus quatro anos de idades, minha mãe, que fora a minha alfabetizadora, motivava-me a entrar nesse mundo tão mágico. Desde bebê, contava-me historinhas e cantava músicas infantis pois, naquela época não havia internet, não tínhamos televisão, éramos verdadeiramente crianças. Quando íamos dormir, minha mãe contava a histórias infantis e uma delas, era da Chapeuzinho Vermelho, a que eu mais gostava ....e olha que não tínhamos livros , ela tirava tudo de sua memória. Isso me encantava! Como ela guardava aquilo tudo na mente? Chamava-a carinhosamente de ¨ Meu dicionário ambulante!¨ Queria aprender a ler para guardar aquilo tudo comigo. Achava fantástico pois, o livro rasgava, sujava e as guardadas na mente nunca se perderiam. Enfim, sempre tive esse contato com as histórias. Lembro também, que a minha mãe sempre me ofertava gibis . Eu amava! Daí, fui roubada de vez ! Quando já estava maior , ela me dera uma livro para ler: O Menino do Dedo Verde. Nossa, como era enorme! Li o livro e me apaixonei. Diante da dificuldade em acesso aos livros, vi que precisava, verdadeiramente, ter mais contato com livros quando cursei o meu Ensino Fundamental pois eu precisava realizar os trabalhos, era uma dificuldade. Naquela época, não tínhamos muito acesso aos livros, recordo-me que havia apenas uma biblioteca pública no bairro vizinho e nem sempre tinha o livro que necessitávamos. Mesmo com essas dificuldades, sempre estava com um livro lendo. Na escola, me sentia muito limitada aos fragmentos de texto trabalhados, uma vez que os professores só se importavam com a gramática em vocabulários dele retirados. Graças à minha mãe que, sempre me incentivou a embarcar nesse mundo tive gosto pela leitura. Os pais são de extrema importância nessa atividade. As primeiras experiências com a leitura, são de fato no seio familiar. Hoje, eles não contam histórias para seus filhos. Pegam um aparelho eletrônico, colocam numa tal Galinha e ela é quem faz o serviço. Necessitamos voltar no tempo e fazer com que nossas crianças sejam roubadas desde pequenas pois, são despertado pelo gosto da leitura se associados aos mediadores. 
Questão 2: (valor: 4,0) 
Refletindo sobre o que vimos a respeito de práticas escolares realizadas com textos literários, pesquise e anexe um plano de aula voltado para o trabalho com textos literários na Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental ou na Educação Especial. [3: ]
Ressalte os pontos fortes ou as adaptações que seriam pertinentes no plano de aula escolhido, a partir do que você foi trabalhado nas primeiras aulas de nossa disciplina. 
Plano de aula: Literatura Infantil
TEMA: Literatura Infantil 
SUBTEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRES PORQUINHOS 
AUTOR: Jon Scieszka, e traduzido por; Pedro Maia.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Literatura e Arte
JUSTIFICATIVA
Na Educação Infantil e de extrema importância que se utilize a leitura como instrumento de construção do conhecimento, permitindo a criança que perceba o mundo, e venha a interagir com ele e recriá-lo. Por isso a utilização de livros de diferentes gêneros é especial na escola, para a formação de pequenos leitores, bem como fazer com que tenham a noção de que nem só os textos escritos são objetos da leitura, pois existem diversas linguagens que a elas podem utilizar para se comunicar, em especial as histórias infantis. Na educação infantil é que se formam pequenos leitores e que este venham a ser futuros leitores. A criança que é estimulada a ler e tem contato com o livro na escola ou em casa poderá associar a leitura um importante ato em sua vida, a criança pode gostar ou não de leitura, pois ela é ou não estimulada. Sendo conveniente então que o professor da pré-escola estimule a leitura e faça de livros um instrumento de aula tal como os brinquedos e atividades cotidianas. 
OBJETIVOS 
Estimular as crianças a ouvir historia e ter o gosto por ela, fazer com que tenham o hábito de escutá-las e venha e recontá-las. E principalmente valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento. 
SUGESTÕES DE ATIVIDADES 
\u2022 Será feito uma a primeira leitura do livro: OS TRES PORQUINHOS, mostrando o livro suas gravuras e figuras.
\u2022 Depois uma primeira leitura do livro: A VERDADEIRA HISTORIA DOS TRÊS PORQUINHOS, mostrando o livro e suas gravuras e figuras.
\u2022 Depois contarei as duas versões da historias para que as crianças façam uma comparação, utilizando fantoches.
\u2022 BATE PAPO com as crianças, numa roda de conversa para saber o que entenderam sobre a história. Onde as crianças poderão contar a historia da sua maneira. Em seguida, faremos DEDOCHES com os personagens da historia: os porquinhos e o lobo.
\u2022 Faremos brincadeiras com a utilização dos personagens.
\u2022 Cantaremos músicas infantis. 
\u2022 Desenhar, pintar e recortar os personagens da historia individualmente.
\u2022 Fazer máscara dos personagens.
\u2022 Fazer as casas dos três porquinhos utilizando material reciclado, sendo que este é um trabalho em grupo.
.
AVALIAÇÃO
Farei um caderno de anotações sobre as atitudes das crianças, e neste constará, suas dificuldades e potencialidades no decorrer da aula , ou seja, se conseguem comentar a história com os colegas e se respondem às perguntas feitas sobre um livro já conhecido. Observar se podem perceber as versões das historias propostas em sala e como se expressam ao notar versões