Buscar

Composição nutricional dos alimentos

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A deficiência de ferro e das vitaminas B6, B12 e ácido fólico pode levar à:
		
	
	Hipoalbuminemia.
	
	Pelagra.
	
	Trombose.
	
	Osteoporose.
	 
	Anemia.
	
Explicação:
A deficiência de ferro e das vitaminas B6, B12 e ácido fólico pode levar a diferentes tipos de anemia visto que são nutrientes hematopoiéticos, ou seja, atuam na formação das células sanguíneas.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com relação às vitaminas, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Deficiências de vitamina C são raras em centros industrializados, pois a maioria das frutas e hortaliças são fontes desse micronutriente, entretanto, o fumo, o estresse e o uso crônico de alguns fármacos como a aspirina, corticóides e contraceptivos orais podem aumentar suas necessidades.
	
	O organismo humano necessita de vitaminas hidro e lipossolúveis que podem ser obtidas através de uma dieta equilibrada.
	
	A condição clínica conhecida como hipervitaminose é caracterizada pela diminuição na excreção de algumas vitaminas que passam a se acumular nos tecidos alterando a homeostase corpórea.
	
	Através da radiação ultravioleta solar ocorre uma reação fotolítica sob o 7-dehidrocolesterol presente na camada epidérmica da pele ocorrendo sua conversão em colecalciferol ou pró-vitamina D.
	 
	As vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) por não serem armazenadas no organismo humano não causam toxicidade quando consumidas em excesso.
	
Explicação:
As vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) são armazenadas no organismo humano (principalmente fígado e rins) , por isso, causam toxicidade quando consumidas em excesso.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os óleos vegetais são ricos em ácidos graxos poli-insaturados, sendo que o óleo de oliva (azeite) se destaca pelo seu teor elevado de ácido graxo monoinsaturado (ácido oleico). Se substituíssemos a manteiga ou margarina pelo azeite, nossa saúde cardiovascular seria preservada, pois:
		
	
	Os ácidos graxos trans encontrados na margarina são aterogênicos, diminuem os níveis sanguíneos de LDL e aumentam os níveis sanguíneos de HDL.
	
	Os ácidos graxos monoinsaturados do azeite são aterogênicos e aumentam os níveis sanguíneos de VLDL.
	 
	Os ácidos graxos saturados encontrados na manteiga e os ácidos graxos trans encontrados na margarina são aterogênicos e aumentam os níveis sanguíneos de LDL.
	
	Os ácidos graxos monoinsaturados do azeite são aterogênicos e aumentam os níveis sanguíneos de LDL.
	
	Os ácidos graxos monoinsaturados do azeite são aterogênicos e aumentam os níveis sanguíneos de HDL.
	
Explicação:
 
	Os ácidos graxos saturados encontrados na manteiga e os ácidos graxos trans encontrados na margarina são aterogênicos e aumentam os níveis sanguíneos de LDL. A preservação da saúde cardiovascular pelo consumo de óleo de oliva se deve principalmente às suas propriedades antioxidantes. O consumo de gordura saturada em excesso é extremamente perigoso por contribuir com o processo de aterosclerose, ou seja, formação das placas de ateroma no endotélio vascular.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As fibras solúveis, principalmente as viscosas como a pectina, tendem a se ligar aos ácidos biliares no lúmen intestinal levando a uma redução na reabsorção intestinal e a um aumento na excreção fecal dos mesmos. Como uma maior quantidade de ácidos biliares está sendo eliminada através das fezes, deverá ocorrer uma nova síntese hepática desses ácidos para manter um nível mínimo necessário para a digestão das gorduras (formação de micelas com os triacilgliceróis). Como os ácidos biliares são sintetizados a partir do colesterol, essa eliminação fecal promove uma mobilização de maior quantidade de colesterol para a síntese desses ácidos, o que diminui os níveis de colesterol sanguíneo. Esse efeito é conhecido como:
		
	
	Efeito hipercolesterolêmico das fibras solúveis.
	
	Efeito anabólico das fibras solúveis.
	
	Efeito catabólico das fibras solúveis.
	 
	Efeito hipocolesterolêmico das fibras solúveis.
	
	Efeito antioxidante das fibras solúveis.
	
Explicação:
A pectina é a principal fibra solúvel responsável por normalizar os níveis de colesterol sanguíneo.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Índice Glicêmico (IG) é um fator que diferencia os carboidratos e deve ser considerado quando da orientação nutricional ao paciente diabético. Em relação ao Índice Glicêmico, qual das afirmativas abaixo é correta?
		
	
	A forma de preparo dos alimentos não altera o IG dos mesmos.
	
	Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina são chamados de alimentos com alto valor glicêmico.
	 
	O IG está relacionado com a velocidade com que os carboidratos entram na corrente sanguínea.
	
	Pacientes diabéticos precisam dar preferência aos alimentos com IG maior de 90.
	
	Cereais integrais apresentam IG alto e não devem ser consumidas pelos diabéticos.
	
Explicação:
O índice glicêmico está relacionado à velocidade com que os carboidratos presentes nos alimentos fazem a glicemia aumentar. Quanto mais alto for o IG do alimento, mais rapidamente a glicemia aumenta. Alimentos ricos em carboidratos simples, como os doces, possuem um IG alto.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O consumo excessivo de ácidos graxos saturados e trans é a principal causa da aterosclerose, doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de placas de ateroma (placas de lipídios e tecido fibroso) dentro dos vasos sanguíneos. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de gordura saturada, monoinsaturada e polinsaturada respectivamente:
		
	
	Mel, nozes, óleo de milho.
	
	Margarina, azeite de oliva, vinagre.
	
	Óleo de soja, manteiga, castanha.
	 
	Manteiga, azeite de oliva, óleo de soja,.
	
	Creme de leite, margarina, salmão.
	
Explicação:
A manteiga é um alimento rico em ácidos graxos saturados, como todos os alimentos de origem animal. 
O azeite de oliva é um alimento rico em ácidos graxos monoinsaturados, como ácido oleico.
O óleo de soja  é um alimento rico em ácidos graxos polinsaturados, como ácido linoleico.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Dentre os macronutrientes energéticos os carboidratos se destacam por serem mais facilmente digeridos e absorvidos. Devido a isso, atletas como maratonistas devem consumir dietas hiperglicídicas para aumentar as reservas de:
		
	
	Cálcio ósseo.
	
	Proteína visceral.
	
	Proteína muscular.
	
	Ferro sérico.
	 
	Glicogênio muscular.
	
Explicação:
Exercícios de longa duração promovem uma depleção nas reservas de glicogênio muscular e hepático. Então, os atletas envolvidos nessas competições precisam ter boas reservas de glicogênio. A principal estratégia nutricional para aumentar as reservas de glicogênio é adotando uma dieta hiperglicídica, ou seja, aumentando o consumo de frutas, legumes, verduras, leguminosas, raízes, cereais integrais e produtos feitos à base desses cereais como pães, massas e biscoitos. O glicogênio é um polissacarídio de origem vegetal formado por várias moléculas de glicose ligadas entre si por ligações glicosídicas. E a melhor forma de aumentar as reservas de glicogênio é aumentando a ingestão de carboidratos na dieta. É importante destacar que os cereais refinados devem ser substituídos pelos integrais que possuem um índice glicêmico menor. Além disso, as fibras são importantes para normalizara glicemia.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na Semana Científica da Saúde, um grupo de alunos de graduação apresentou um pôster com as funções dosmicronutrientes no organismo humano. Dentro desse contexto, analise as afirmações: I A vitamina A é importante para a integridade e acuidade visual. II A vitamina D é importante para a mineralização óssea. III A vitamina K é importante para a coagulação sanguínea. IV A vitamina E é um dos micronutrientes antioxidantes. Agora marque a afirmativa CORRETA:
		
	
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação IV é falsa
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é falsa.
	
Explicação:
A vitamina A é importante para a integridade e acuidade visual, visto que uma das funções do retinol é proteger a retina. Além disso, protege contra os danos causados pelos radicais livres, protegendo a parte lipídica da peroxidação lipídica.
 
A vitamina D é importante para a mineralização óssea, visto que o calcitriol que é a forma ativa da vitamina D é imprescindível para garantir a absorção intestinal de cálcio e deposição do cálcio nos ossos.
 
A vitamina K é importante para a coagulação sanguínea, visto que é um dos fatores da cascata de coagulação sanguínea.
 
A vitamina E é um dos micronutrientes antioxidantes e atua protegendo a porção lipídica celular contra a peroxidação lipídica.
	1a Questão
	
	
	
	Dietas da moda para perda de peso, como as hipolipídicas, podem trazer sérias consequências ao organismo humano como a deficiência de vitaminas como A, D, E e K, pois tais vitaminas são:
		
	
	Hidrossolúveis sendo absorvidas juntamente com a gordura dietética.
	
	Insolúveis em água sendo excretadas através da urina.
	 
	Lipossolúveis sendo absorvidas juntamente com a gordura dietética.
	
	Insolúveis em gordura precisando do ferro dietético para serem absorvidas.
	
	Solúveis em gordura, mas não precisam da gordura dietética para serem absorvidas.
	
Explicação:
As vitaminas lipossolúveis, como o próprio nome diz, precisam da gordura para serem absorvidas. Dessa forma, quando a pessoa adota uma dieta pobre em gordura há um comprometimento na absorção dessas vitaminas.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A sudorese representa uma maneira eficaz de dissipar o calor originado nos músculos durante o exercício. Entretanto, através do suor perde-se água e eletrólitos. Devido a isso, recomenda-se a ingestão de repositores hidroeletrolíticos em vez de água pura em exercícios de longa duração como a maratona para a prevenção da:
		
	
	Manutenção do balanço hídrico positivo.
	 
	Hiponatremia.
	 
	Manutenção do balanço hídrico nulo (igual a zero).
	
	Manutenção da temperatura corporal.
	
	Hipotermia.
	
Explicação:
A ingestão de repositores hidroeletrolíticos (bebidas que contêm eletrólitos como o sódio) por atletas envolvidos em competições de longa duração é imprescindível para a manutenção da concentração de sódio sanguíneo. Em virtude da sudorese intensa, a perda de sódio no suor é grande e a ingestão de água pura não seria indicada.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre as propriedades das vitaminas são feitas as seguintes observações: I- A vitamina C auxilia na absorção do ferro de origem vegetal. II- A carência de vitamina A é muito comum e pode causar escorbuto. III- As vitaminas lipossolúveis precisam das gorduras para serem absorvidas. IV- As vitaminas hidrossolúveis raramente causam toxidade por não serem armazenadas no organismo. V- A vitamina C fortalece o sistema imunológico por ser um potente oxidante e suas principais fontes alimentares são: carnes e laticínios. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	 
	Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	
Explicação:
I- A vitamina C auxilia na absorção do ferro não heme de origem vegetal.
II- A carência de vitamina A é muito comum e pode causar xeroftalmia.
III- As vitaminas lipossolúveis precisam das gorduras para serem absorvidas.
IV- As vitaminas hidrossolúveis raramente causam toxidade por não serem armazenadas no organismo.
V- A vitamina C fortalece o sistema imunológico por ser um potente oxidante e suas principais fontes alimentares são: frutas e vegetais.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A fibra dietética é modernamente considerada alimento funcional e corresponde aos resíduos de paredes celulares e tecidos de sustentação de vegetais usados na alimentação. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
		
	
	A recomendação diária de fibras para um adulto é de 10 g/dia.
 
	
	A celulose é classificada como fibra solúvel.
	
	As enzimas endógenas do tubo digestivo humano podem hidrolisar a fibra dietética.
	
	Alimentos refinados são ricos em fibra dietética como pectina e goma ¿ guar.
	 
	A fração insolúvel das fibras é responsável pelo aumento do bolo fecal, garantindo o peristaltismo e a fração solúvel contribui para baixar os níveis de
colesterol.
	
Explicação:
A celulose é uma fibra insolúvel.
A recomendação diária de fibras para um adulto é de 20 a 35 g/dia.
As enzimas digestivas humanas não podem hidrolisar as fibras dietéticas.
Alimentos integrais são ricos em fibras.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A infância é uma fase no ciclo da vida fundamental para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Dietas monótonas, repetitivas, coloridas artificialmente e ricas em "calorias vazias" encontradas nas balas, doces e refrigerantes fazem com que o índice de obesidade infantil aumente cada vez mais. Os alimentos de origem vegetal contêm uma série de pigmentos carotenoides que além de serem responsáveis pela variedade de cores exercem função antioxidante. Dentre esses pigmentos podemos destacar o beta-caroteno e o licopeno encontrados respectivamente em:
		
	
	Agrião e banana.
	 
	Cenoura e tomate.
	
	Abóbora e brócolis.
	
	Alface e laranja.
	
	Arroz e feijão.
	
Explicação:
A cenoura é uma excelente fonte de beta-caroteno, enquanto o tomate é uma ótima fonte de licopeno.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Durante a realização de uma Feira de Saúde, alunos de graduação em Enfermagem e Nutrição foram abordados por vários indivíduos hipercolesterolêmicos da comunidade que gostariam de saber o motivo pelo qual a inclusão de alimentos ricos em fibras seria importante para a redução da colesterolemia. Um dos alunos de graduação respondeu que é devido à:
		
	
	Capacidade da celulose em adsorver água e hidratar o bolo fecal.
	
	Capacidade da celulose em aumentar a saciedade.
	
	Capacidade da lignina de retardar a velocidade de esvaziamento gástrico.
	 
	Capacidade da pectina em se ligar aos ácidos biliares e aumentar a excreção fecal dos mesmos.
	
	Capacidade da pectina em adsorver água e hidratar o bolo fecal.
	
Explicação:
A pectina é uma fibra solúvel que se liga aos ácidos biliares promovendo uma redução dos níveis de colesterol sanguíneo.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em uma prova de ciclismo de longa duração realizada em dia quente, no Rio de Janeiro, ocorreram incidentes com vários atletas os quais tiveram que interromper a prova em condições deletérias. As principais manifestações clínicas dos atletas incluíram em alguns casos a hipertermia e em outros desmaios e hipotensão. Um grupo de estudantes de enfermagem estava discutindo a respeito dos episódios com os atletas e chegaram às seguintes conclusões: I Pode ter havido uma desidratação, devidoà sudorese intensa, levando à hipohidratação em virtude de não ter sido distribuído aos atletas os repositores hidroeletrolíticos. II Pode ter havido uma hiponatremia, devido à sudorese intensa, em virtude de não ter sido distribuído aos atletas repositores hidroeletrolíticos. III Pode ter havido uma hipercalemia, devido à sudorese intensa, em virtude de não ter sido distribuído aos atletas repositores hidroeletrolíticos. Analisando as afirmações conclui-se que:
		
	
	Todas as afirmações estão erradas.
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	Apenas a afirmação III está correta.
	 
	Apenas a afirmação III está errada.
	
Explicação:
A sudorese intensa promove tanto a perda de água quanto de eletrólitos através do suor. A hipercalemia é o aumento na concentração de potássio no sangue. Essa situação não ocorre em virtude de uma sudorese intensa, mas sim o contrário, ou seja, uma sudorese intensa pode desencadear um aumento na perda de potássio no suor.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um grupo de alunos do curso de graduação em Enfermagem realizou uma oficina sobre os hábitos alimentares no Brasil. A promoção da alimentação adequada e saudável como um prazer cotidiano, o estímulo à autonomia e a valorização das especificidades culturais e regionais da alimentação de cada parte do país foram alguns dos objetivos da atividade. As oficinas foram realizadas em cozinhas didáticas adaptadas a uma sala de aula, onde a população aprendeu a aproveitar melhor os alimentos e compor uma boa alimentação. Os cardápios elaborados foram de baixo custo e com alto valor nutricional. O consumo de arroz com feijão foi eleito como um dos hábitos alimentares mais populares no Brasil representando uma excelente alternativa para:
		
	 
	Melhorar a qualidade da proteína vegetal pela complementação de aminoácidos não essenciais.
	
	Aumentar a biodisponibilidade do glicogênio na dieta pela associação com a proteína.
	
	Intensificar a velocidade de esvaziamento gástrico pela associação dos ácidos graxos saturados e colesterol.
	
	Diminuir a absorção do amido pela combinação entre a glicose e ácidos graxos.
	
	Aumentar a biodisponibilidade do ferro na dieta pela associação com o cálcio.
	
Explicação:
A combinação entre cereais e leguminosas em uma mesma refeição é importante para que haja a ingestão de todos os aminoácidos essenciais, visto que os alimentos de origem vegetal não posuem todos os aminoácidos essenciais. Então, a união do cereal que é deficiente em lisina (aminoácido essencial limitante do cereal) com a leguminosa que é deficiente em metionina (aminoácido essencial limitante da leguminosa) promove uma melhora na qualidade da proteína vegetal que por ser deficiente em aminoácidos essenciais possui um baixo valor biológico.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando