Buscar

Caso Concreto 3 - Teoria Geral do Processo (2019)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO
ALUNO: RUDOLF MATEUS DE JESUS SPECHT
CASO CONCRETO 3
Caso concreto 01. José Aurélio propôs uma demanda judicial em face do Banco Só Crédito S/A e o juiz julgou improcedente o pedido, antes mesmo da citação do réu, pois se tratava de hipótese prevista no artigo 332,I do Código de Processo Civil (Lei 13.105/15). É possível afirmar que este dispositivo ofende o princípio do contraditório? Justifique. 
Não.
Do princípio do contraditório: segundo Caio César Soares Ribeiro Patriota, o princípio do contraditório refere-se ao direito que o interessado possui de tomar conhecimento das alegações da parte contrária e contra eles poder se contrapor, podendo, assim, influenciar no convencimento do julgador.
Do inciso I, do artigo 332: o inciso I, do artigo 332, do CPC, dá aos julgamentos do STF e do STJ a força que a Jurisprudência necessita para estabelecer o Direito, em virtude do STF ter a finalidade de uniformizar o entendimento sobre direito constitucional e o STF a uniformização sobre direito infra-constitucional.
Do artigo 332 do CPC: o artigo 332 do CPC fala a respeito da improcedência liminar do pedido, onde o juiz julgará a demanda antes da citação do réu, com objetivo de determinar o cabimento ou não do seguimento da ação. 
Segundo Paulo Vitor Oliveira, a razão para ser chamado de improcedência liminar do pedido é a de que o juiz julga a procedência ou cabimento da demanda antes da citação do réu. Ocorrendo a improcedência liminar, o réu torna-se vitorioso de forma definitiva sem ter sido citado ou participado da ação. O juiz encerra a demanda valorizando o princípio da economia processual e o princípio da celeridade, contudo, com cautela na formação da sentença com resolução do mérito ou sem resolução do mérito. 
Caso concreto 02. (FCC/ DPE/AP/2018) Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito. Esse é o princípio da: 
a) inclusão obrigatória, decorrente da dignidade humana e do mínimo existencial, tratando-se de princípio constitucional e, simultaneamente, infraconstitucional do processo civil. 
b) vedação a tribunais de exceção ou do juiz natural, tratando-se apenas de princípio constitucional do processo civil. 
c) legalidade ou obrigatoriedade da jurisdição, tratando-se apenas de princípio infraconstitucional do processo civil. 
d) reparação integral do prejuízo, tratando-se de princípio constitucional e também infraconstitucional do processo civil. 
e) inafastabilidade ou obrigatoriedade da jurisdição e é, a um só tempo, princípio constitucional e infraconstitucional do processo civil.
Resposta correta:
e)

Outros materiais