Questões integração metabólica
2 pág.

Questões integração metabólica


DisciplinaBioquímica I49.177 materiais1.123.817 seguidores
Pré-visualização1 página
Questões para o TBL - Matheus
1. após a digestão de uma refeição rica em carboidratos,
(A) o glucagon é liberado pelo pâncreas. 
(B) a insulina estimula o transporte de glicose para dentro do cérebro.
(C) o fígado e o músculo esquelético utilizam glicose como seus principais substratos energéticos.
(D) os músculos esqueléticos convertem glicose em ácidos graxos.
(E) as células sanguíneas vermelhas oxidam glicose a CO2.
Resposta: A resposta é C. Após uma refeição rica em carboidratos, a glicose é o principal substrato energético para a maioria dos tecidos, incluindo o músculo esquelético e o tecido adiposo. O aumento nos níveis de glicose sanguínea estimula a liberação de insulina, e não de glucagon. A insulina estimula o transporte de glicose no músculo esquelético e no tecido adiposo, mas não no cérebro. O fígado, e não o músculo esquelético, converte a glicose em ácidos graxos. Embora as células sanguíneas vermelhas sempre utilizem glicose como único substrato energético, elas geram ATP pela conversão de glicose em lactato, e não CO2.
2. Aminoácidos derivados da digestão de proteínas da dieta
(A) fornecem nitrogênio para a síntese de aminoácidos não essenciais no fígado
(B) podem ser convertidos em glicose em todos os tecidos.
(C) não podem ser convertidos em gordura do tecido adiposo.
(D) liberam nitrogênio que é convertido em uréia no músculo esquelético.
(E) são geralmente convertidos em proteínas do corpo ou excretados na urina.
A resposta é A. Os aminoácidos da digestão das proteínas da dieta são transportados para o fígado, onde são utilizados como precursores de compostos nitrogenados, como aminoácidos não-essenciais e proteínas séricas. Eles também podem ser convertidos em glicose e ácidos graxos nas células do fígado (hepatócitos). Os hepatócitos são as únicas células que contêm as rotas para a degradação de todos os aminoácidos, bem como as rotas para a síntese de glicose e ácidos graxos a partir de aminoácidos. Os ácidos graxos sintetizados no fígado são depositados como gordura do tecido adiposo. Os grupos amino não-utilizados são convertidos em uréia no fígado para prevenir a toxicidade da amônia. Aminoácidos não são excretados na urina de um indivíduo saudável.
3. Marque a alternativa incorreta
a) no período de jejum a degradação de glicogênio, a proteólise muscular e lipólise são responsáveis por manter o aporte energético no organismo.
b) no momento do Jejum, quando houver o predomínio o glucagon sobre a insulina, a glicogenólise será a via mais ativada e o fígado passa a exportar a glicose que havia armazenado sob a forma de glicogênio.
c) os ácidos graxos sintetizados pelo fígado serão exportados através das lipoproteínas transportadora VLDL até o tecido adiposo, onde serão armazenados.
d) quando a presença do glucagon está aumentada, as lipases que promovem a quebra de triglicerídeos em ácido graxo e glicerol serão ativadas e assim, tanto ácidos graxos como glicerol, serão liberados para a corrente circulatória e serão captados pelo fígado.
e) O alto aporte de glicose, juntamente com a presença de glucagon estimulará a síntese de glicogênio, e, nesse momento, o fígado passa a ser um armazenador de glicose, na forma de glicogênio
A resposta é a E. Todas estão corretas, mas na alternativa e é a presença de insulina e não glucagon que irá estimular a síntese de glicogênio e fará do fígado, um armazenador de glicose na forma de glicogênio. Obs: Essa questão cabe recurso pois, na alternativa b não é especificado o tipo de jejum a que se refere e isso é um problema porque no jejum prolongado não há glicogênio suficiente para realização da glicogenólise e, portanto, a via mais ativada será a gliconeogênese.