Buscar

Simulado AV1 Proc Penal II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702096798)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca da sentença penal, assinale a opção correta:
		
	 
	Em crime de ação penal pública, o juiz poderá reconhecer agravantes na sentença, ainda que nenhuma agravante tenha sido alegada pelo MP.
	
	Chama-se de sentença suicida a que não possui fundamentação;
	
	Ocorrerá a mutatio libelli sem aditamento quando o juiz der ao fato definição jurídica diversa da que constar da denúncia, ainda que, em consequência, tenha que aplicar pena mais grave;
	
	Prevalece na doutrina o entendimento de que o réu em nenhuma hipótese pode apelar da própria sentença absolutória;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702175383)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(VII Exame de Ordem Unificado) De acordo com o Código de Processo Penal, quanto ao interrogatório judicial, assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	
	b) A todo tempo o juiz poderá, atendendo pedido fundamentado das partes, ou mesmo de ofício, proceder a novo interrogatório, mesmo quando os autos já se encontrarem conclusos para sentença.
	
	e) O silêncio do acusado não importará confissão.
	
	a) O silêncio do acusado não importará confissão e não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa, mesmo no caso de crimes hediondos.
	
	c) O mudo será interrogado oralmente, devendo responder às perguntas por escrito, salvo quando não souber ler e escrever, situação em que intervirá no ato, como intérprete e sob compromisso, pessoa habilitada a entendê-lo.
	 
	d) O juiz, por decisão fundamentada, poderá realizar o interrogatório do réu preso por sistema de videoconferência, desde que a medida seja necessária para reduzir os custos para a Administração Pública.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701253376)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O Ministério Público denuncia Ticio pala prática de delito de estelionato. O juiz, ao receber a peça vestibular, determina a citação e consigna que está dispensando o interrogatório do denunciado, afirmando que o referido ato procedimental não teria relevância alguma para a decisão da causa, isto porque, à toda evidência, o estelionatário inventaria uma desculpa qualquer, a pretexto de enganar o julgador. A defesa técnica protestou, mas o juiz não reconsiderou. Nesta hipótese,
		
	
	o juiz decidiu ilegalmente, tendo havido ofensa ao direito de defesa técnica;
	
	todas as alternativas são incorretas.
	 
	o juiz decidiu ilegalmente, tanto que ofendeu o direito de autodefesa;
	
	o interrogatório, no procedimento por crime de estelionato, só é realizado a pedido do próprio réu;
	
	o juiz decidiu legalmente, por não ser hipótese de cerceamento de defesa, tanto que o interrogatório é ato facultativo;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701298790)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	VI Exame de Ordem Unificado
Trácio foi denunciado pela prática do delito descrito no artigo 333 do Código Penal. A peça inaugural foi recebida pelo Juiz Titular da Vara Única da Comarca X, que presidiu a Audiência de Instrução e Julgamento. Encerrada a instrução do feito, o processo foi concluso ao juiz substituto, que proferiu sentença condenatória, tendo em vista que o juiz titular havia sido promovido e estava, nesse momento, na 11ª Vara Criminal da Comarca da Capital. De acordo com a Lei Processual Penal, assinale a alternativa correta.
		
	
	A sentença é nula, porque ao juiz substituto é vedada a prolação de decisão definitiva ou terminativa.
	
	A sentença é nula, porque viola o princípio do juiz natural.
	 
	Não há nulidade na sentença, porque não se faz exigível a identidade física do juiz diante das peculiaridades narradas no enunciado.
	
	A sentença é nula, porque foi prolatada por juiz que não presidiu a instrução do feito, em desacordo com o princípio da identidade física do juiz.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701190716)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa falsa:
		
	
	Salvo casos expressos em lei, as partes poderão apresentar documentos em qualquer fase do processo.
	 
	Se o juiz tiver notícia da existência de documento relativo a ponto relevante da acusação ou da defesa, somente providenciará sua juntada aos autos a requerimento de qualquer das partes, não podendo agir ex officio
	
	à fotografia do documento devidamente autenticada se dará o mesmo valor do original
	
	as cartas particulares, interceptadas ou obtidas por meios criminosos, não serão admitidas em juízo
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702272059)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TRF/2ª Região - Juiz Federal Substituto/2017) Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta. I ¿ Oferecida a denúncia ou queixa, o juiz deverá citar o réu para a apresentação de resposta escrita em dez dias. Após tal manifestação da defesa, o juiz proferirá decisão de recebimento ou de rejeição da denúncia ou queixa apresentada. II - O réu preso só deve ser interrogado por videoconferência quando presentes razões excepcionais previstas no Código de Processo Penal, devendo ser garantido, durante o ato, o acesso a canais telefônicos reservados para comunicação entre o defensor que esteja no presídio e o advogado presente na sala de audiência do fórum, e entre este e o preso. III - Se o réu, citado pessoalmente, não apresentar a resposta no prazo legal, o juiz decretará sua revelia e proferirá decisão de saneamento do processo. A petição de resposta escrita não é termo essencial do processo e sua falta não enseja nulidade.
		
	 
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	Todas as assertivas são falsas.
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701934426)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A respeito da citação, assinale a opção incorreta
		
	 
	Quando o acusado, citado por edital, não apresentar defesa ou constituir advogado será reconhecida a revelia, que terá os mesmos efeitos daquela reconhecida no Processo Civil, uma vez que o CPC é aplicado subsidiariamente ao processo penal.
	
	O Código de Processo Penal não admite, no rito comum ordinário, a citação por correspondência.
	
	O réu preso será citado pessoalmente, por meio de oficial de justiça ou através de carta precatória, não bastando a requisição ao diretor do estabelecimento em que recolhido.
	
	A citação por edital é ato complexo formado pela sua publicação e decurso do prazo, só iniciando o prazo para apresentação da defesa após o fim do prazo de dilação do edital.
	
	Conforme a Súmula 710 do STF, no processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701737912)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com base no CPP, assinale a opção correta acerca da sentença penal.
		
	
	Caso o MP promova o aditamento da denúncia ou queixa, por força de mutatio libelli, o juiz é obrigado a receber o aditamento, pois o MP é o titular da ação penal pública.
	
	Nos crimes de ação pública, o juiz pode proferir sentença condenatória, ainda que o MP tenha pedido a absolvição, mas não pode reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas na denúncia, em face do princípio da congruência.
	
	Encerrada a instrução probatória, se entender cabível nova definição jurídica do fato, em consequência de prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, o juiz deve baixar os autos, para que o MP a adite no prazo de três dias.
	 
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, pode atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave.
	
	Da sentença obscura, ambígua, contraditória ou omissa caberão embargos de declaração, no prazo de cinco dias, a serem interpostos perante o tribunal competente.9a Questão (Ref.:201701892322)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A propósito do procedimento comum ordinário, conforme morfologia procedimental que lhe fora atribuída pela reforma processual de 2008, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	Produzidas as provas, ao final da audiência, o Ministério Público, o querelante e o assistente e, a seguir, o acusado poderão requerer quaisquer diligências que entendam necessárias.
	
	As alegações finais serão apresentadas oralmente, em audiência, por 20 (vinte) minutos, respectivamente, pela acusação e pela defesa, prorrogáveis por mais 10 (dez). Contudo, o juiz poderá, considerada a complexidade do caso ou o número de acusados, conceder às partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentação de memoriais.
	
	Oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.
	
	Na resposta, o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas.
	
	Aplicam-se subsidiariamente aos procedimentos especial, sumário e sumaríssimo as disposições do procedimento ordinário.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702099449)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No tocante à sentença condenatória é CORRETO afirmar que:
		
	
	o juiz não aplicará pena
	 
	o juiz fixará valor mínimo para a reparação dos danos
	
	o juiz não mencionará as circunstâncias agravantes cuja existência reconhecer
	
	o juiz aplicará medida de segurança
	
	o juiz, sem fundamentação, decidirá sobre a manutenção da prisão preventiva

Continue navegando