Buscar

053.19464 aula3 5742852

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
�
Curso: Pedagogia
Semestre: 1º SEMESTRE
Disciplina: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
 
Atividade referente às aulas 5 e 6 Enviar no Portfólio 3
01. Leia as alternativas abaixo: (0,5)
I- Chat é uma ferramenta síncrona que permite a discussão e o esclarecimento de dúvidas. Essa atividade é muito utilizada, pois permite a interação com o professor que pode aprofundar o debate. 
II- O Fórum permite a construção coletiva de textos, o termo, de origem havaiana, significa “rápido” e dá a condição de o usuário editar, a qualquer momento, o que está registrado, sendo possível a reelaboração rápida do que está escrito.
III- O mural tem sua utilização para a postagem de comunicados a serem vistos por todos. Fica postado na plataforma de aprendizagem de acordo com o período previamente determinado.
Sobre as Ferramentas utilizadas no ensino a distancia, é CORRETO afirmar:  
a) ( x ) As alternativas I e III estão corretas b) ( ) As alternativas II e III estão corretas c) ( ) Apenas a alternativa I está correta d) ( ) Apenas a alternativa III está correta e) ( ) Todas alternativas estão corretas.
02. Explique a seguinte citação: “Recursos Digitais são elementos informatizados, como imagens digitais, vídeos, animações, hipertextos, entre outros, que possibilitam a interatividade entre usuário e a realização de uma determinada atividade ou ação. Materiais Educacionais Digitais são conceituados como todo material didático elaborado com objetivos relacionados à aprendizagem e que incorpora recursos digitais”. (TORREZAN; BEHAR, 2009, p. 33). (1,0)
R: Os recursos digitais são usados no campo educacional, tornando os conteúdos mais acessíveis nos formatos de imagens digitais, vídeos, entre outros, potencializando as práticas pedagógicas, mas, também podemos citas que as ferramentas por si só, não garantem uma aprendizagem completa, portanto, é preciso haver um conjunto de recursos digitais com materiais impressos, garantindo as articulações dos conteúdos oferecidos. 
03. Após a leitura da aula 6: Faça uma analise explicando por que os materiais educacionais digitais devem estar de acordo com o modelo pedagógico de cada instituição de ensino. (mínimo 6 linhas) (1,0)
R: Os recursos digitais não garantem a aprendizagem dos alunos por si só, e necessário que cada instituição tenha sua matéria de acordo com o design pedagógico. São construídos tipos designs, a construção deve estar integrada em sua construção. As ferramentas escolhidas devem estar integradas no desenho pedagógico.
Dois grandes grupos que a integram, a saber: as que se destinam à construção de elementos individuais que serão incluídos em um curso e aquelas que se destinam à construção de um curso completo.
	Bom trabalho!

Outros materiais