Buscar

TECNOLOGIA X METODOLOGIA - BRUNA A F SANTOS 28292422

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
CURSO PEDAGOGIA
TÓPICOS INTEGRADORES
MÁRCIA JUSTINO DA SILVA
IRENE KESSIA DAS MERCES
BRUNA AFFONSO FERREIRA SANTOS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL 5
TECNOLOGIA X METODOLOGIA
Muitas vezes o currículo escolar com sua lista de conteúdos e diretrizes que precisam ser trabalhadas em sala de aula, mesmo sofrendo transformações ao longo do tempo, para alguns professores, acaba se tratando de um check-list.
Notamos que a professora em questão está certa de sua didática e mesmo tendo em mãos outras oportunidades de metodologia, continua engessada em velhas maneiras de ensino.
Se tratando de tecnologia na educação, essa deve se integrar de forma multidisciplinar, sendo mais uma possibilidade de alcançar o entendimento por parte dos alunos além de ser uma forte aliada no aprendizado ajudando no despertar do interesse do aluno por essa nova ferramenta mais atraente e estimulante oferecia pelo professor.
Além disso a cultura digital já é uma realidade mundial, é o que mais atrai os alunos fora do ambiente escolar e aplicar esse método na escola é trazer ainda mais os alunos para próximo do ensino. Com aulas mais interativas e inovadoras, onde o aluno participe ativamente e se conecte ao conteúdo.
Nota-se, que apenas a oferta das tecnologias para a professora, que nitidamente não tem formação atual e talvez por isso não consiga visualizar alternativas didáticas as tecnologias que possui em sua escola.
Primeiramente deve-se pensar em melhorar essa prática docente pela gestão com formações específicas em tecnologias , apresentando as possibilidades tecnológicas e meios de se trabalhar em sala de aula tornando assim a professora consciente e capacitada para oferecer as novas tecnologias disponibilizadas pela escola.Sendo o professor um mediador do saber cabe a ela fazer uma análise reflexiva sobre a sua metodologia, promovendo uma atividade em sala buscando explorar dos alunos em dinâmicas ou em grupos, sugestões do uso das tecnologias que foram disponibilizadas pela gestão da escola. 
Como visto no vídeo o acesso a tecnologia não garante o acesso a melhor educação por isso é preciso o aperfeiçoamento da professora para que assim ela possa transmitir isso aos alunos.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UNIVERSIA. As estratégias de ensino que realmente funcionam. Disponível em:https://www.universia.net/br/actualidad/orientacao-academica/as-estrategias-ensino-que-realmente-funcionam-1165039.html./ Acesso em:21/05/2022.
 AMORIM LISBOA, Mateus. O uso da tecnologia digital na sala de aula: um olhar sobre o contexto escolar na cidade de Caruaru – PE. Disponível em:https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-uso-tecnologia-digital-na-sala-aula-um-olhar-sobre-contexto-escolar.htm./ Acesso em:18/05/2022.
ALMEIDA, Diana. A tecnologia na educação e a situação escolar. Disponível em: https://fce.edu.br/blog/a-tecnologia-na-educacao-e-a-situacao-escolar/. Acesso em: 21/05/2022.
AGOSTINHO DE NETO, Joaquim. O uso das tecnologias na educação. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/uso-das-tecnologias-na-educacao.htm./ Acesso em:21/05/2022.

Outros materiais