Buscar

Manteiga X Margarina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Margarina X Manteiga
Margarina
A palavra margarina vem do grego “margaron”, que significa pérola. Esse nome foi dado devido à sua cor de “pérola”. A margarina foi criada em 1860, na França, a pedido de Napoleão III, para substituir a manteiga. Seu criador foi o químico Hippolyte Mège-Mouriés. Logo após sua descoberta, a margarina começou a ser produzida na Europa e teve a sua primeira fábrica na Holanda, no ano de 1871. Com isso, Mège-Mouriés foi reconhecido em toda a Europa pela descoberta, e no ano de 1873 teve a patente de seu produto registrada nos Estados Unidos. As margarinas são compostas principalmente por óleo ou gordura vegetal, água e leite, este com limite máximo de 3% do total da composição. Entre seus itens opcionais de fabricação estão a gema de ovo, a vitamina A e o sal. Existem margarinas diferenciadas, como a versão Light, que tem menos calorias. A gordura é ingrediente essencial na composição das margarinas. Quanto mais elevada a presença de lipídios, cujo teor máximo é de 95%, maior a facilidade de espalhar e manusear a margarina. Além, é claro, da melhora no desempenho culinário. Elas são muito utilizadas na preparação de bolos, pães e doces, melhorando o aroma e o sabor dos produtos, além de proporcionar um aumento de volume, melhoria da textura, maciez e capacidade de aeração. Uma informação importante: a margarina é um produto regulamentado e fiscalizado pelo Ministério da Agricultura, o que garante sua qualidade no processo de produção. O creme vegetal é um alimento de origem vegetal, formado principalmente pela mistura de óleos e/ou gorduras vegetais e água, podendo ser adicionado de outros ingredientes, como azeite, bacon, queijo etc. É muito usado para passar em pães, torradas e bolos. Sua fabricação não estabelece teor mínimo ou máximo de lipídios. Quando possui na sua formulação outros ingredientes e/ou nutrientes específicos e benéficos para a saúde, o creme vegetal é considerado saudável. O creme vegetal, assim como a margarina, também é um produto regulamentado e fiscalizado. O órgão responsável por esse trabalho é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, integrante do Ministério da Saúde, que visa também garantir a qualidade no processo de produção.
 
Manteiga
A manteiga é um produto do leite, batido até se transformar numa emulsão de água em gordura, que pode ser usada, por exemplo, sobre fatias de pão ou bolachas, ou ainda para cozinhar. Manteiga é o nome dado de forma exclusiva ao alimento obtido do leite de vaca, se for de outro animal o nome correto é manteiga de mais o nome do animal de origem. É produzida onde há actividade pecuária, e as suas origens são antiquíssimas, datando seguramente da pré-história.A manteiga é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água e resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura. Constitui-se como um alimento muito gordo, rico em gorduras saturadas, colesterol e calorias, pelo que é recomendável em doses moderadas para desportistas ou pessoas que tenham um grande consumo energético. Salvo especiais condições de saúde, é compatível com uma dieta sã e equilibrada e é fácil de digerir apesar do seu conteúdo em gordura. O alimento, um dos mais apreciados no mundo, é quase indispensável para a preparação de uma infinidade de receitas e, se consumido sem exagero, faz parte de uma alimentação equilibrada. E, sim, muito saborosa. Não é à toa que os campeões da alta gastronomia, os franceses, são os maiores consumidores de manteiga do mundo — em média, cada francês consume 8,8 kg de manteiga por ano. A manteiga começou a fazer parte da alimentação humana há milênios. Os primeiros vestígios de seu uso são gravuras sumerianas de 4.500 anos. Aparentemente, chegou à Índia há 4.000 anos e ao Império Romano, nos primórdios de nossa era. Os detalhes de fabricação da manteiga vêm dos árabes e sírios, que descrevem técnicas rudimentares para transformar o leite em manteiga. Na Idade Média, os primeiros povos a conhecer as técnicas para fazer manteiga foram os suecos, os noruegueses e os irlandeses, que disseminaram o conhecimento por toda a Europa. No entanto, até o século 18, a manteiga era um produto raro, destinado às mesas nobres e ocasiões especiais.
No Ocidente, a manteiga mais conhecida é a feita a partir do leite de vaca, mas em outras regiões do mundo são encontradas manteigas feitas com leite de cabra, zebu e iaque. No Himalaia, a manteiga de iaque tem um papel importante na alimentação local, sendo fonte de calorias no sentido literal: ela serve para esquentar o corpo nessa fria região, sendo consumidas quente, em forma de chá, várias vezes por dia.

Outros materiais