Trabalho Unopar 1 Semestre
9 pág.

Trabalho Unopar 1 Semestre


DisciplinaAdministração Unopar 1ª Semestre65 materiais317 seguidores
Pré-visualização1 página
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHALERADO EM ADMINISTRAÇÃO 
WALLACE DOS SANTOS CABRAL
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVUAL 1º SEMESTRE
Nova Friburgo
2014
WALLACE dos santos Cabral
Produção textual individual 1º semestre
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comportamento organizacional; Homem, cultura e sociedade; 
Comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria organizacional .
Professores: Mônica Maria Silva 
		 Wilson Sanches 
		 Sebastião Oliveira 
		 Karen Manganotti 
		 Márcia Bastos
Nova Friburgo
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
3 CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS	8
\ufffd\ufffd
INTRODUÇÃO
Busco através deste trabalho aprimorar meus conhecimentos sobre comunicação, linguagem, ferramentas de gestões empresariais, a importância de uma transparência de uma empresa com seus clientes e comunicação interpessoal.
No desenvolvimento deste trabalho apresentarei as respostas em uma produção textual e discorrendo sobre os assuntos.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Processo de comunicação com os investidores
O processo de comunicação com investidores deve seguir objetivos lógico pela organização.
O que importa não é saber se o mercado foi justo ou injusto com investidores, mas sim as opiniões manifestada por eles. Se houver alguma aparente injustiça é porque houve falha de comunicação ou de interpretação que precisa ser corrigida. Esse tipo de estudo envolve os seguintes itens: Acessibilidade e atendimento \u2013 Procura-se avaliar a disponibilidade da área de RI e o atendimento ao mercado por meio de vários quesitos, como atendimento por telefone ou e-mail, acessibilidade em eventos do mercado e em reuniões, tempo e agilidade de resposta às consultas, e qualidade e precisão das respostas e ferramentas de comunicação \u2013 Procura-se determinar se as principais ferramentas de comunicação utilizadas pela companhia são adequadas a uma tomada de decisão ou recomendação de investimento na empresa. São usualmente avaliados os press releases de resultados, as teleconferências e webcasts, o relatório anual e o site de RI.Pró-atividade e transparência \u2013 São avaliadas a pró-atividade da área de RI \u2013 ou seja, sua ação para divulgar ao mercado as informações relevantes ou essenciais antes que este as demande \u2013 e o grau de transparência da área de RI, isto é, a qualidade e o grau de abertura das informações. Política de transparência da companhia \u2013 A transparência da companhia é avaliada do ponto de vista de sua real predisposição a informar e da qualidade da informação fornecida ao mercado. Há uma sutil diferença entre a transparência da área de RI e a da companhia como um todo. Algumas empresas acreditam ser transparentes na comunicação com o mercado e se surpreendem ao constatar a visão diferente por parte dos investidores, que dizem receber muita informação geral, mas pouco da que precisam para uma avaliação criteriosa. Ações da empresa como investimento: visão do mercado \u2013 Procura-se avaliar quais fatores os investidores e analistas consideram para investir ou não na companhia e como esta se diferencia dos concorrentes setoriais em relação a esses fatores. Procura-se determinar a visão prospectiva do mercado para as atividades da companhia, quais fatores afetarão ou condicionarão o sucesso dos negócios e se esses fatores já estão computados no preço atual em bolsa. Busca-se determinar, também, se há diferença de visão quanto aos concorrentes da companhia e, se houver, o porquê. Pode-se criar um ranking de preferências nas recomendações de investimento dos analistas e investidores que inclua a empresa e seus concorrentes.
Para cumprir adequadamente sua missão, as áreas de RI devem aumentar o fluxo interno de informações, interagindo intensamente com outras áreas da organização, além das tradicionalmente acessadas Finanças e Controladoria. INFORMAÇÕES RELACIONADAS À GOVERNANÇA CORPORATIVA, MEIO AMBIENTE E QUESTÕES SOCIAIS, TRATADAS SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE, DEVERÃO FAZER PARTE DO CONTEÚDO DIVULGADO PRÓ-ATIVAMENTE PARA O MERCADO. É fundamental para a área de RI conhecer e saber aplicar os critérios de precificação utilizados pelo mercado e os fatores-chaves de valor da empresa, mas também é essencial conhecer e saber demonstrar os valores intangíveis e a maneira como estes são formados pela companhia.
Alguns requisitos básicos fazem parte da avaliação e seleção dos profissionais de RI, entre os quais conhecimentos nas áreas de comunicação, finanças, contabilidade, legislação e regulamentação nacional e internacional e marketing. Adicionalmente, diante das grandes transformações do mercado de capitais, a formação desse profissional deve incluir também conhecimentos sobre as tendências globais e nacionais de política ambiental, assim como um razoável nível de informação sobre aspectos sociológicos (entender a psicologia dos investidores é um diferencial relevante para uma correta percepção de suas demandas).
Além da capacidade de transitar em todas as áreas da companhia, como usuário e fornecedor de informações, ele deve estar habilitado a desempenhar um papel importante para que a empresa cumpra seus objetivos na busca da sustentabilidade ao menor custo de capital possível. E sendo a competição por capital e pela atenção do mercado cada vez mais acirrada, o papel estratégico do RI é criar os diferenciais competitivos por meio de programas efetivos.
2.2 Importância da comunicação no relacionamento interpessoal
A comunicação transmite a informação e ajuda na relação interpessoal, fazendo com que quando temos bom domínio da mesma, expressando de forma clara o dado ou informação a ser transmitida, facilitamos o processo de geração de confiança e nos tornamos mais sociáveis e aptos tanto para o ambiente de trabalho quanto para a socialização. A comunicação e a ferramenta mais importante dentro de uma organização, pois e através da mesma que chegamos a um acordo, evitamos conflitos organizacionais, conhecemos melhor nossos clientes e suas necessidades para assim satisfazê-lo e fidelizá-lo!
2.3 Por que é importante para a sociedade a transparência e a coerência entre discurso e prática das empresas relacionadas?
A primeira é a responsabilização dos gestores pelos resultados apresentados, dar e ter conhecimento da aplicação dos recursos mobilizados para atingi-los, demonstrar que as organizações seguem as normativas e leis do segmento que atua, a prestação de contas, seja interna, pública ou aos órgãos reguladores (públicos ou privados), mesmo que os resultados não sejam esperados pelos interessados, exibe lisura e ética, credibiliza a empresa junto aos colaboradores, fornecedores, clientes e mercado, fortalece imagem institucional e facilita acordos comerciais, de recuperação judicial e obtenção de financiamentos para reestruturação ou ampliação de negócios.
CONCLUSÃO
Concluo com este trabalho que foi com grande valia a pesquisa, como a importância da comunicação com os investidores é muito importante e que existem vários tipos de ferramentas de gestão para ser executado em uma empresa, como padrões e tudo mais.
A transparência e a coerência de uma empresa com seus clientes é fundamental pois atrai mais ainda os seus clientes para a sua empresa.
REFERÊNCIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. ABNT Considerações gerais. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Material de apoio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.
Wallace
Wallace fez um comentário
Quem gostou do trabalho deixe seu comentário :)
3 aprovações
Carregar mais