Buscar

01 at gestão de pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVONE 2019
GESTÃO DE PESSOAS – RH
Atividade 01 
Considerando o que vimos quanto às Escolas Administrativas e a sua relação com as funções de pessoal, assinale a alternativa correta:		
A Administração Clássica (Geral e Industrial) de Henri Fayol teve seu enfoque nas tarefas desempenhadas pelos empregados.
Bem mais tarde, surge a Teoria das Relações Humanas (em torno de 1920), com o conceito do “homem social”, ou seja, que gosta de participar de grupos, dar ideias e sugestões.
A Teoria da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor tem como base principal a estrutura das organizações.
A Teoria da Administração Científica e a Administração Clássica sustentavam o conceito de que o homem era movido por motivações sociais e de grupo.
O modelo da Teoria da Administração Científica abria espaço para questionamento dos funcionários sobre suas atividades.
Considerando a afirmação “... tanto o operário como o empregador tinham o mesmo objetivo, ou seja, o operário queria ganhar altos salários e o empregador maior lucratividade através da redução do desperdício na produção que na época era elevado, surgindo daí o conceito do Homo Economicus, ou seja, do homem motivado por recompensas”; assinale a alternativa correta:
Afirmação implementada pela Teoria da Administração Clássica (Geral e Industrial) de Fayol, após estudo de tempo na realização de cada atividade desenvolvida pelos operários.
Conceito que surgiu após a implantação de métodos planejados e da padronização de máquinas e equipamentos baseados no estudo de tempos e movimentos de Taylor.
Conceito criado por Taylor para manter o padrão dos salários e aumentar a produtividade.
Conceito defendido por Fayol após o estudo de desperdício que ocorria nas organizações.
A Teoria da Administração Científica e a Administração Clássica sustentavam este mesmo conceito, já que o homem tem como princípio básico o crescimento financeiro dentro de sua atividade.
Quando tratamos o Sistema de Remuneração – Política Salarial e da Remuneração por Competências, observamos algumas diferenças importantes entre estes sistemas. Leia as alternativas a seguir e assinale a que considerar INCORRETA:
As organizações passaram a exigir das pessoas mais autonomia e responsabilidade e havia a extinção de níveis intermediários 	e de cargos, colocando pessoas com habilitações desiguais no mesmo nível hierárquico.
O Sistema de Remuneração – Política Salarial (convencional), considera a pesquisa salarial como um instrumento gerencial que possibilita conhecer, por meio de coleta de tabulação estatística de dados, as práticas e os valores salariais médios praticados em um determinado mercado.
A Política Salarial é o instrumento pelo qual a empresa determina os parâmetros que deseja imprimir, fixando condições e normas a serem seguidas ao longo de toda a estrutura organizacional. Normalmente esta política é definida pela alta gestão da empresa a partir de diversos fatores.
A Remuneração por Competência depende do comprometimento das pessoas envolvidas, o que, em algum momento, pode trazer algum desconforto para as empresas caso não ocorra o engajamento de algum (uns) dos participantes.
A Remuneração por Competência considera que os gestores sejam remunerados conforme seu conhecimento e capacidade técnica, remunerando os funcionários que ocupam o mesmo cargo com os mesmos salários.
Considerando o Sistema Administrativo de Contratação – Departamento Pessoal, uma das abordagens trata a rotina de admissão que deve atender a preceitos estabelecidos pela legislação. Assinale a seguir a alternativa INCORRETA:
A admissão se dá através da assinatura de um contrato de trabalho entre empregador e empregado, sendo a admissão um ato jurídico que legaliza a contratação e inclusão de um empregado ou estagiário na folha de pagamento.
O estagiário, a partir da nova lei trabalhista, passa a ter os mesmos direitos e obrigações de um trabalhador em registro normal, exceto pela quantidade horas, que permanece no limite de até seis horas diárias.
Um processo de integração de novos funcionários consiste em orientar e pré-desenvolver o novo empregado sobre aspectos relevantes da empresa, não sendo este processo obrigatório, mas optativo e que pode contribuir de forma interessante para que está “iniciando na empresa”.
O registro oficial de entrada de um funcionário na empresa se dá através do livro de registro de empregado, sendo que o livro e a carteira de trabalho devem ser atualizados periodicamente.
A partir da Nova Lei Trabalhista surgiu a possibilidade de o empregado ser contratado para trabalhar por períodos de horas, dias ou meses, ou seja, o trabalho intermitente.
Entende-se como Absenteísmo o total de faltas no trabalho, bem como atrasos e saídas antecipadas dos funcionários, ocorridas em um determinado período. Quanto maior os problemas que a empresa tem com o Absenteísmo, maiores são os seus custos e perda de rentabilidade (entre outros). Trata-se de um problema complexo e que tem diversas causas. Assinale a seguir a alternativa cuja causa não proporcione o aumento, mas sim a redução do Absenteísmo:
Plano de carreira extenso.
Procura externa de atendimento médico (externo) pelo (s) funcionário (s).
Infraestrutura inexistente, inadequada ou ultrapassada.
Necessidade de melhoria do clima organizacional.
Empatia dos Gestores.
GABARITO
	1
	A
	B
	C
	D
	E
	2
	A
	B
	C
	D
	E
	3
	A
	B
	C
	D
	E
	4
	A
	B 
	C
	D
	E
	5
	A
	B
	C
	D
	E

Outros materiais