Buscar

trabalho de ADM

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ– FAMAP
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO 
ANA CAROLINA CHAVES
CAIO ENRIQUE GUIMARÃES
ELINE DA ROCHA FERNANDES 
JOÃO WILSON VAZ DOS SANTOS 
NATTÁLIA CHAVES GOMES
MACAPÁ – AP
2015
ANA CAROLINA CHAVES
CAIO ENRIQUE GUIMARÃES
ELINE DA ROCHA FERNANDES
JOÃO WILSON VAZ DOS SANTOS 
NATTÁLIA CHAVES GOMES
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Estácio de Sá – FAMAP, em cumprimento parcial das exigências para obtenção do título de Bacharel em Administração.
Orientadora: Prof. Kelly Moraes
MACAPÁ – AP
2015
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein.
RESUMO
 Administração se baseia no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Mas de nada adianta ter conhecimento de uma técnica se ao mesmo tempo não estiver disponível uma habilidade de gerenciar essas técnicas e esse conhecimento, ou seja, administrá-lo.
 Na Revolução Industrial, a empresa foi institucionalizada como organização, isto só foi possível através do surgimento da Teoria Geral da Administração (TGA) que corresponde aos conhecimentos mais importantes das várias visões da gestão empresarial.
 Existem várias abordagens da administração e uma delas é a clássica. Nesta inclui-se a administração cientifica que foi idealizada por Frederick Taylor. Para que a execução das tarefas fosse perfeita seria preciso uma absoluta separação das fases de planejamento, concepção e direção das tarefas de execução até a colocação do operário mais adequado a cada função.
 Mas Henry Fayol avançou com a teoria de Taylor após pensar na empresa como um todo. Começou a conceber a gestão da empresa a partir de determinadas funções básicas: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas.Com isso, a teoria clássica acrescentou um novo elemento a Teoria Geral da Administração a estrutura da empresa, o que representou a ampliação dos horizontes.
 Para Fayol as funções de uma empresa seriam: Função Técnica, Função Comercial, Função Financeira, Função de Segurança, Função Contábil, Função Administrativa.
 Na administração de empresas existem várias áreas com que ocorra um bom funcionamento, dentre elas são: Finanças, operações, recursos humanos, marketing, pesquisa e desenvolvimento.
Palavras–chave: Finanças, marketing, operações, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos.
1
ABSTRACT
 Management is based on the act of working with and through people to accomplish the goals of both the organization and its members. But there is no point having knowledge of a technique at the same time is not available an ability to manage these techniques and this knowledge, or administer it.
   The Industrial Revolution, the company has been institutionalized as an organization, this was only possible through the emergence of Administration of the General Theory (TGA) corresponding to the most important knowledge of various views of business management.
   There are several approaches to administration and one of them is the classic. This included the scientific management which was designed by Frederick Taylor. So that the tasks to be perfect would need an absolute separation of the phases of planning, designing and directing the execution of tasks to the most appropriate placement worker to each function.
   But Henry Fayol Taylor put forward the theory after thinking the company as a whole. He began to conceive the management of the company from certain basic functions: technical, commercial, financial, security, accounting and administrativas.Com this, the classical theory added a new element to Directors General Theory of the structure of the company, which represented the expansion of horizons.
   Fayol to the functions of a company are: Function Technical, Commercial Function, Finance Function, Safety Function, Accounting Function, Administrative Function.
   In business administration there are several areas to occur a good run, among them are: finance, operations, human resources, marketing, research and development.
Keywords: Finance, operations, human resources, marketing, research and development.
2
LISTA DE SIGLAS
Pesquisa e desenvolvimento (P&D) 
Investigação e desenvolvimento (I&D)
Teoria Geral da Administração (TGA)
Recursos Humanos (RH)
3
SUMÁRIO
RESUMO..................................................................................................................1
LISTA DE SIGLAS.................................................................................................3
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................... 5
 Finanças..................................................................................................................6
 Operações................................................................................................................6
 Recursos Humanos .................................................................................................7
 Marketing.................................................................................................................7
 Pesquisa e Desenvolvimento....................................................................................9
2 CONCLUSÃO ........................................................................................................11
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................12 
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho é sobre a empresa Banco do Brasil, mais concretamente sobre as 5 áreas funcionais da administração que são elas: Finanças, marketing, operações, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos.
 Que estão organizadas em 5 partes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida também com a entrevista que vai estar melhor informada no relatório. 
5 
FINANÇAS
 À medida que a função financeira desempenha um papel cada vez mais importante na tomada de decisões corporativas, aumenta também a necessidade de líderes financeiros.
 O papel do diretor financeiro e a estrutura dos departamentos de finanças estão a mudar de forma acelerada conforme vão assumindo responsabilidades cada vez maiores no que respeita à definição da estratégia corporativa, avaliação de riscos e criação de valor. Um enfoque baseado no controlo e a integridade financeira garantiu que a necessidade de especialização técnica continue a ser sumamente importante. O protagonismo outorgado às sociedades comerciais coloca a necessidade de procurar uma nova raça de diretivos financeiros.
 Os profissionais da Odgers Berndtson contam com uma extensa experiência que lhes permite ajudar os seus clientes a redefinir o papel dos seus diretores financeiros, assim como a identificar e selecionar o talento que necessitam. O novo diretor financeiro transformou-se num ator principal; um profissional diretamente envolvido nas atividades de negócio e planeamento a longo prazo, que se serve das novas tecnologias financeiras para desenvolver tarefas analíticas mais avançadas e que contribui de forma ativa para o aumento dos proveitos. A Odgers Berndtson distingue-se pela sua habilidade para identificar aqueles executivos financeiros que podem enfrentar estes desafios e cuja experiência e características pessoais se ajustam perfeitamente à cultura e requerimentos específicos de cada cliente.
 As empresas exigem cada vez maior capacidade de liderança aos seus diretores financeiros. Os executivos financeirosnão só devem estar acostumados à dinâmica dos mercados financeiros, mas também demonstrar uma grande capacidade de inovação neste tipo de mercados livres. Devem ser planeadores estratégicos, pessoas resolutivas e líderes inovadores. Profissionais assim não são fáceis de encontrar, mas os consultores da Odgers Berndtson especializados em gestão financeira estão avalizados por uma sólida trajetória de mais de 30 anos que lhes proporciona um fácil acesso a todo o tipo de posições financeiras nos principais sectores da indústria. 
OPERAÇÕES
 A área funcional de operações (conhecida também como produção) diz respeito à estruturação do sistema dentro da empresa que garante o fornecimento dos produtos e serviços definidos pela área de marketing.
 Condiz às atividades necessárias para a transformação de suprimentos em bens e serviços. A questão inicial é definir o funcionamento deste sistema de transformação. Na transformação de produtos, os insumos são a matéria-prima, componentes, energia e trabalho humano, convertidos por meio de máquinas e trabalho humano. Já no fornecimento de serviços, o próprio cliente é um dos insumos.
 Esse processo de transformação deve, necessariamente, agregar valor aos insumos, onde o todo (produto acabado) tem mais valor percebido para o cliente do que a soma das partes, e é criada utilidade para estes clientes. 
6
 Maximiano (2006) aponta cinco tipos de transformações que podem agregar valor aos consumidores: a transformação física, o transporte, armazenamento, inspeção e manutenção. 
 De acordo com Maximiano (2006), a administração da função de operações envolve outras áreas funcionais, como: compras, distribuição, gestão da qualidade e recursos humanos (RH), dentre outras.
RECURSOS HUMANOS
 A sigla RH significa Recursos Humanos. Dentro de uma empresa, RH é o departamento que tem a responsabilidade de seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização.
 RH também pode se referir à totalidade de empregados e colaboradores que compõem a organização, normalmente referidos como os recursos humanos da empresa.
 RH é ainda conjunto de práticas de recursos humanos, constituído por todas as decisões tomadas pela empresa para realizar as atividades inerentes ao setor de RH.
 A Gestão de RH é uma área de estudo que forma profissionais capacitados para gerenciar pessoas e lidar com todos os processos relacionados à gestão do quadro de funcionários de uma empresa.
 O profissional de RH é encarregado de gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, remunerações, incentivos e benefícios; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; elaborar estratégias e planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos funcionários dentro da organização.
MARKETING
 Marketing, em sentido estrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.
 Em inglês, market significa "mercado", e por isso o marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado. O marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no processo.
 Apesar disso, marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo.
7
 O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.
 O marketing é uma filosofia: uma postura mental, uma atitude, uma forma de conceber as relações de troca. É também uma técnica: um modo específico de executar uma relação de troca (ou seja, identificar, criar, desenvolver e servir a procura).Essa área pretende maximizar o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida.
 O marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros. O trabalho do profissional de marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda. Ele é um investigador do mercado, um psicólogo, um sociólogo, um economista, um comunicador, um advogado, reunidos em uma só pessoa.
 Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
 Segundo Philip Kotler, marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.
 Em marketing, o conceito de valor pode ser definido como todos os benefícios gerados para o cliente em razão do sacrifício feito por este na aquisição de um produto ou serviço. Oferecer ou agregar valor é um conceito diretamente relacionado com a satisfação do cliente, um dos principais objetivos do marketing. O conceito de marketing afirma que a tarefa mais importante da empresa é determinar quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procurar adaptar a empresa para proporcionar a satisfação desses desejos.
 Com o alcance proporcionado pela internet e a explosão de redes sociais, surgiu o conceito de Marketing 3.0, em que as empresas buscam uma aproximação com os consumidores e potenciais clientes, monitorando suas opiniões sobre os serviços ou produtos oferecidos pela empresa. O marketing digital consiste em uma abordagem que utiliza a internet e outros meios digitais como instrumento para atingir os seus objetivos.
 Desta forma, os consumidores têm papel fundamental na criação de novos produtos e serviços, adequados às reais necessidades do mercado.
 O conceito de marketing é bastante amplo, podendo apresentar várias vertentes diferentes, como por exemplo, o marketing viral, marketing pessoal, etc.
8
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
 O termo pesquisa e desenvolvimento (P&D) ou investigação e desenvolvimento (I&D) tem um significado comercial importante que é independente da associação tradicional com pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
 Em geral, atividades de I&D são conduzidas por unidades especializadas ou centros de pesquisa de empresas, universidades ou agências do Estado.
 No âmbito comercial, "pesquisa e desenvolvimento" normalmente se refere a atividades de longo prazo e/ou orientadas ao futuro, relacionadas a ciência ou tecnologia, usando técnicas similares ao método científico sem que haja resultados pré-determinados mas, com previsões gerais de algum benefício comercial.
 Estatísticas de organizações voltadas para "I&D" podem expressar o estado de uma indústria, o grau de competitividade ou a taxa de progresso científico. Algumas medidas comuns incluem: valor do investimento em pesquisa, número de patentes ou número de publicações de seus funcionários.
 Valores financeiros são boas medidas, pois eles são continuamente atualizados, podem ser públicos e refletem riscos.
 Nos Estados Unidos, o valor médio destinado a pesquisa e desenvolvimento no setor industrial é de 3,5% das receitas. Empresas de alta tecnologia como um fabricante de computadores em geral gastam 7%. A Allergan (uma empresa de biotecnologia) está no topo da lista investindo 43,4% das receitas emI&D. Qualquer empresa que investe mais de 15% é exceção e em geral recebe reputação de ser uma empresa de alta tecnologia. Muitas empresas desta categoria são do ramo de medicamentos, como a Merck (14,1%) e a Novartis (15,1%). Mas muitas são do ramo de engenharia, como a Ericsson (24,9%).
 Empresas que investem ou dependem muito de pesquisa e desenvolvimento costumam ser vistas como empresas de alto risco porque a flutuação no lucro é bastante atípica. Em geral estas firmas prosperam apenas em mercados onde os clientes possuem necessidades extremas, como remédios inovadores (muitas vezes experimentais), instrumentos científicos, mecanismos críticos para segurança (como os usados na aviação) e equipamento bélico (incluindo armamentos). Estas necessidades extremas justificam o alto risco de falha em projetos.
 Na indústria bélica, por exemplo, o primeiro lote de vendas tem um custo de fabricação que é 10% a 15% do valor gasto em I&D. Nesta indústria, 90% dos projetos não produz qualquer produto utilizável. Ainda assim estes projetos fornecem informações vitais para que futuros projetos sejam bem sucedidos.
 Empresas de alta tecnologia exploram formas de reutilizar tecnologias avançadas de maneira a amortizar melhor os custos em pesquisa. Elas muitas vezes usam processos de fabricação avançadas, caras certificações em segurança, software embarcado especializado, CASE, desenhos eletrônicos e subsistemas mecânicos.
9
 
 Pesquisa e desenvolvimento podem ser considerados como um processo de redução de incerteza ou aprendizado. O caso desempenha um grande papel na pesquisa e desenvolvimento e muitos projetos usam esforços paralelos para lidar com a incerteza. O custo de um projeto de desenvolvimento em particular depende do tamanho e complexidade do produto a ser desenvolvido; do grau de avanço do desempenho em que se baseia; do estoque de conhecimentos básicos, materiais e componentes e do tempo de desenvolvimento.
10
CONCLUSÃO
 Neste trabalho abordamos o assunto das cinco principais áreas funcionais da administração e concluímos que cumprimos todos os objetivos que nós tínhamos proposto. Este trabalho foi muito importante para o nosso aprofundamento deste tema visto que nos permitiu compreender melhor essas áreas além de ter-nos permitido desenvolver competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação. 
11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.odgersberndtson.com.pt/pt/sectores-e-areas-funcionais/areas-funcionais/administracao-e-financas/
http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/planejamento-de-operacoes/
http://www.significados.com.br/rh/
http://www.significados.com.br/marketing/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_e_desenvolvimento
 
12
Relatório de Visita 
Ao 
Banco do Brasil
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
 
IDENTIFICAÇÃO
• Instituição: ESTÁCIO FAMAP
• Relatores: João Wilson vaz dos santos Junior
 Eline da Rocha Fernandes
 Caio Enrique Guimarães
 Ana Carolina Chaves
 Nattália Chaves Gomes
• TÍTULO: Relatório de Visita Técnica. 
• Empresa: BANCO DO BRASIL
• Em atendimento à disciplina: Introdução à Administração
• Orientada pela Professora: Kelly Moraes
• Local e data. Banco do Brasil 
Agência :Leopoldo Machado 4434-2,
 RUA: Leopoldo Machado 1052
Data: 04/11/2015
 
APRESENTAÇÃO
 • Atendendo a solicitação da Professora Kelly Moraes, da disciplina Introdução a Administração , apresento em seguida, relatório das atividades desenvolvidas durante visita ao BANCO DO BRASIL.
• O Banco do Brasil tem mais de 200 anos, surgiu na época da chegada da família real no Brasil. O Banco do Brasil tem buscado, em consonância com as tendências mundiais, elaborar politicas e estratégias sofisticadas de gestão que permitem o aumento da competitividade e da sobrevivência. 
OBJETIVOS 
 • Observar o processo de administração. 
• Conhecer as atividades de desenvolvidas na empresa .
• Relatar possíveis programas em andamento na empresa e os seus objetivos.
 
 
PROGRAMA 
• Chegada a empresa às 09:0h. 
• Visita aos setores: Operações. 
• Término da visita às 10:0h. 
 
 
 
 
DESENVOLVIMENTO
 • Fomos recepcionados pelo Sr. Marcos José Freitas Barbosa . Cargo: Gerente Geral. 
• Percorremos o setor de Operações, onde pudemos observar o atendimento aos clientes, vendas de produtos e serviços. 
• Encerramos a visita com uma reunião no auditório da empresa instante em que pudemos fazer novas perguntas e esclarecer dúvidas como é o desenvolvimento das áreas funcionais no dia à dia da empresa.
 • Existem programas projetos em andamento como o projeto de criação de uma agência para atendimento exclusivo de pessoas jurídicas (empresas de pequenos e grandes portes). 
O banco visa projetos sustentáveis de preservação do meio ambiente e foca no investimento de projetos na educação como BBEDUCAR, e em outros setores como por exemplo a acessibilidade.
QUESTIONÁRIO
Quanto tempo a empresa está no mercado?
 ( ) Menos de 1 ano ( ) 1 a 5 anos ( ) 5 a 10 anos ( ) 10 a 15 anos (x ) Mais de 15 anos
 2. Você considera os conhecimentos profissionais sobre administração importantes para o desenvolvimento da empresa?
 (x ) Sim ( ) Não
 3. Nesta empresa existem todas as áreas funcionais da administração (Operações - Recursos Humanos - Marketing - Finanças - Pesquisa & Desenvolvimento)?
 ( x) Sim ( ) Não 
4. Nesta empresa as áreas funcionais da administração "funcionam" de forma integrada?
 (x ) Sim ( ) Não
 5. Qual área funcional da administração que considera a mais importante para a empresa? 
Recursos humanos, porque 
6. Na sua opinião qual das áreas funcionais da administração é menos importante?
 (x) Operações ( ) Recursos Humanos ( ) Marketing ( ) Finanças ( ) Pesquisa & Desenvolvimento
 7. Conhecer essas áreas contribui para fortalecer o poder para tomada de decisão? 
(x) Sim ( ) não 
8. Você passou por alguma outra área antes de ser gerente geral?
Sim, comecei pelo varejo como escriturário.
9.Na sua opinião qual o setor é a mais carente no estado?
Empresarial.
10.Como se da a divisão das áreas funcionais no banco?
São divididas RH em Belém, o restante em São Paulo e Brasília.
11. Você acha necessário o investimento da empresa na área do marketing?
O investimento é importante, porem o Banco do Brasil não precisa muito desse investimento pois o BANCO DO BRASIL já tem um grande reconhecimento por si só devido a sua credibilidade conquistada no decorrer dos anos.
12.O funcionário tem a liberdade de fazer sugestão de melhorias para empresa? 
Sim, o funcionário e os clientes podem sugerir essas ideias, que são mandadas para analise, se for viável ela é acatada pela empresa, visando a eficiência do processo produtivo dentro da empresa.
13.Quais as ferramentas que o banco dispõe aos clientes, para facilitar o atendimento?
O auxilio da internet e do celular que facilitam que o cliente tenha acesso a serviços como: transferências , saques moveis, empréstimos e simulações.
14. O Banco contrata empresas terceirizadas?
Sim, contratamos, por exemplo: seguranças, estagiários, Aprendizes e auxiliar de limpeza. Que são nossos colaboradores.
 
 
Dentre as perguntas feitas observamos que a empresa é eficiente e eficaz.
 
CONCLUSÃO
 • O banco tem mais credibilidade por estar a mais tempo no mercado. 
Tem maior preocupação com as necessidades de seus clientes, buscando satisfaze-los. 
• A visita foi relevante por que conseguimos compreender o funcionamento das áreas funcionais na prática da empresa. 
Tem por objeto a prática de todas as áreas funcionais a seguir:
operações bancárias ativas, passivas e acessórias, a prestação de serviços bancários, de intermediação e
suprimento financeiro sobsuas múltiplas formas, inclusive nas operações de câmbio e nas atividades
complementares, destacando-se seguros, previdência privada, capitalização, corretagem de títulos e valores
mobiliários, administração de consórcios, cartões de crédito/débito, fundos de investimentos e carteiras
administradas e o exercício de quaisquer atividades facultadas às instituições integrantes do Sistema Financeiro
Nacional. Como instrumento de execução da política creditícia e financeira do Governo Federal, compete ao Banco
exercer as funções atribuídas em lei, especificamente as previstas no artigo 19 da Lei n.º 4.595/1964.

Continue navegando