A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
30 pág.
Exercícios 1-10

Pré-visualização | Página 1 de 10

Aula 1
	1a Questão
	
	
	
	A Orientação Educacional como um campo do saber embasou-se, inicialmente, nas pesquisas e estudos existentes na:
		
	
	Pedagogia
	 
	Psicologia
	
	Filosofia
	
	Biologia
	
	Sociologia
	
Explicação:
Psicologia
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Orientador Educacional, muitas vezes, não tem condições de realizar todas as tarefas que lhes são pertinentes, correndo o risco de tornar-se generalista, ou de esvaziar sua ação, a ponto de torná-la irrelevante na escola.
De acordo com Saviani (1980):
		
	 
	"... a especialidade no campo educacional, como toda especialidade, só faz sentido na medida em que a área básica não seja perdida de vista... a especificidade da Orientação Educacional é apenas... a divisão no plano de educação...".
	
	Diversas experiências auxiliam no levantamento desta hipótese e acredita-se que o espaço existe, basta que os profissionais se disponham realmente. Cabe enfatizar que o desempenho do papel do educador faz com que sua proposta seja, efetivamente, na educação.
	
	O sentimento de identidade do homem inicia quando ele concebe o mundo exterior como coisa separada e independente dele, quando começa a tomar consciência de si mesmo, como sujeito de suas ações, quando é capaz de dizer, EU SOU.
	
	a vida autêntica inicia quando nos negamos a permanecer na alienação e na desumanização e caminhamos rumo a uma vida consciente, autêntica e mais humana.
	
	"Planejar a Orientação Educacional implica delinear o seu sentido, os seus rumos, a sua abrangência e as perspectivas de sua atuação. Vale dizer que esse planejamento envolve antes de tudo, uma visão global sobre a natureza da Educação, da Orientação Educacional e de suas possibilidades de ação".
	
Explicação:
Partindo da condição comum de educadores, cada um desempenha tarefas específicas, capacitado pela habilitação específica, cujo sentido é dado pelos fins comuns.A investigação sobre a realidade vivencial do aluno e sua percepção desta realidade deve ser o ponto de partida e o fio condutor do processo pedagógico.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Dentre tantas funções e atribuições que o Orientador Educacional possui, talvez a comunicação e a integração com a família seja um dos mais importantes papéis que esse profissional realiza. Considerando o Orientador Educacional dentro do âmbito escolar, pode-se afirmar que sua postura correta é:
		
	 
	Utilizar-se das reuniões para informar pais e responsáveis sobre a execução da proposta pedagógica da escola.
	
	Ficar restrito aos atendimentos às famílias de alunos que apresentam maiores problemas de disciplina, realizados apenas dentro da escola.
	
	Utilizar-se da comunicação aos pais ou responsáveis apenas para discutir questões de indisciplina.
	
	Efetuar o levantamento de dados estatísticos comparativos a respeito dos alunos de cada turno.
	
	Utilizar-se das reuniões com pais, para lhes informar apenas os resultados apurados na avaliação de desempenho do aluno.
	
Explicação:
As reuniões são importantes para os pais e responsáveis para  participação e entendimento da proposta pedagógica da escola que é a identidade da escola.
 
 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentre as alternativas abaixo no que diz respeito à Orientação Educacional, marque V para verdadeiro e F para falso:
(__) O período implementador caracteriza-se pelo surgimento da Orientação Educacional no Brasil, baseando-se a priori a orientação profissional a partir de atividades se seleção e escolha profissional.
(__) O período orientador caracteriza-se pelo seu aspecto preventivo e vocacional.
(__) O período institucional caracteriza-se pelo aparecimento legal da Orientação Educacional.
Assinale a sequência correta:
		
	
	V, V, F.
	
	V, V, V
	 
	V, F, V.
	
	F, V, V.
	
	F, F, V.
	
Explicação:
 Nessa questão  é: VFV. Período Implementar: de 1920 a 1941 associado à Orientação Profissional, prevalecendo a escolha profissional. 
¿ Período Institucional: de 1942 a 1961 - exigência legal da OE nos estabelecimentos de ensino e nos cursos de formação. 
¿ Período Transformador: de 1961 a 1970 a OE é caracterizada como educativa, ressaltando a formação do orientador e fixando Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 
¿ Período Disciplinador: de 1971 a 1980 a OE se torna obrigatória nas escolas, incluindo aconselhamento educacional. 
¿ Período Questionador: de 1980 a 1990 o OE discute suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim sua realidade no meio social. 
¿ Período Orientador: a partir de 1990 a OE volta-se para a "construção" do cidadão comprometido com seu tempo e com sua gente, trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtidas através de diálogo. 
(
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em 1932 houve um manifesto que representava as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação oferece o primeiro curso de extensão sobre orientação educacional. Que movimento foi este?
		
	
	Movimento de Educação de Base.
	
	Movimento Todos pela Educação.
	
	Movimento Mais uma vez Convocados.
	 
	Movimento dos Pioneiros da Educação Nova.
	
	Movimento dos Orientadores.
	
Explicação:
A fundação, por Lourenço Filho, do primeiro serviço público de Orientação Profissional, em 1931; e a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, em 1932. Em 1934, surgiu a primeira Constituição da República que dedica espaço significativo à educação!
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	"É instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais, através de um regime de autonomia que facilita a educação social dos escolares. Referiu-se, ainda, a Lei, à facilitação da escolha profissional, esclarecendo e aconselhando, em cooperação com a família". (MAIA; GARCIA, 1995, p. 15). A Instituição do Serviço de Orientação Educacional aconteceu na:
		
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1971 ¿ (Lei 5692/71) no Governo de Emílio G. Médice.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 9394/96) no governo de Fernando Henrique Cardoso.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 4024/61) no Governo de João Goulart.
	
	Lei Orgânica do Ensino Primário em 1946 (Decreto-lei 8259) de Raul Leitão da Cunha.
	 
	Lei Orgância do Ensino Industrial em 1942 (Decreto-lei 4073) de Gustavo Capanema.
	
Explicação:
O responsável pelas reformas no campo educacional foi Gustavo Capanema, à frente do Ministério da Educação e Saúde Pública no período entre 1934 -1945. Considerando o ponto de vista da concepção de tais reformas, Saviani (2007) afirma que elas apresentavam um caráter centralista e burocratizado, além de ser dualista, como já citado, pois separava o ensino secundário, destinado às elites do ensino profissional destinado aos menos favorecidos e para afirmar mais ainda essa política de exclusão somente o ensino secundário permitia o acesso às carreiras superiores..
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	1. Em que década se intensifica o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver?
		
	
	Década de 60
	
	Década de 50
	 
	Década de 80

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.