Buscar

Currículo e Didática na Educação de Surdos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Carl Rogers (1902-1987), psicólogo clínico, é o principal mentor desta tendência. Na Tendência Liberal Renovada Não Diretiva, também chamada de Escola Nova, a escola assume um papel até então desconhecido, isso porque os aspectos psicológicos são valorizados em detrimento das questões pedagógicas e sociais. Sobre as estratégias e as características dessa teoria, analise as sentenças a seguir:
I- O resultado de uma boa educação é muito semelhante ao de uma boa terapia.
II- Nesta tendência, os conteúdos de ensino não são essenciais.
III- O mais relevante nesta tendência é o relacionamento entre professor e aluno.
IV- O papel do professor autoritário é o mais importante.
Assinale a alternativa CORRETA:
	botao_ok.png a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	O objetivo da educação liberal consiste em apresentar a sociedade de classes, garantir o capitalismo, com a capacitação de pessoas para desempenharem seus respectivos papéis sociais. Essa tendência pedagógica subdivide-se em tradicional, renovada progressiva não diretiva (Escola Nova) e tecnicista, sendo que cada tipo apresenta suas especificidades. Sobre as características da tendência tradicional, assinale a alternativa CORRETA:
	botao_ok.png a)
	O papel da escola fica exclusivamente no repasse dos conteúdos, ignorando os problemas sociais. O professor é o símbolo máximo de autoridade e ao aluno cabe o silêncio, a atenção e a responsabilidade de fixar os conteúdos expostos, a fim de se desenvolver.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	Nessa tendência a escola é humanizada, trata os alunos de forma igualitária, tem aspectos da aprendizagem marcantes, com maior valorização aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a conteúdos organizados
racionalmente.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	A escola deve produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas, com conteúdos de ensino organizados de forma sistemática em livros didáticos e vídeos.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	O aluno tem o apoio dos professores e do corpo docente, fazendo uma ponte com o conhecimento, centrado na motivação, mas neste caso estão relacionados ao desejo de adequação pessoal e autorrealização dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
	3.
	Nesta tendencia pedagógica observamos que os conteúdos são mecanizados, conteúdos de ensino são organizados de forma sistemática em livros didáticos e vídeos. A subjetividade deixa de existir, pois o método está ligado à aplicação sistemática de princípios científicos. O relacionamento professor/aluno possui uma definição de papéis bem singular. O professor é um mero transmissor de verdades científicas. Sobre a tendência descrita, assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	Tendência Tradicional.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova).
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Tendência Liberal Renovada Progressista.
	botao_ok.png d)
	Tendência Liberal Tecnicista.
	4.
	Para Libâneo (1994), a educação consiste no fenômeno social e universal em que as ações humanas são necessárias para o funcionamento e a manutenção da sociedade. Assim, não existe uma sociedade isenta de práticas educativas, que promovem o aprendizado de conhecimentos e experiências culturais. Alguns elementos fazem parte do processo educacional, como o currículo e a didática, influenciando os fazeres e entendimentos realizados nas escolas que sofreram influências advindas das transformações sociais. Sobre o conceito da didática na teoria tradicional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objeto de estudo nessa teoria consiste nos processos de formação ideológicos da reprodução cultural e social, da relação do poder com a classe social e o capitalismo.
(    ) Sua principal preocupação se baseia na formação dos indivíduos, segundo o modelo apresentado socialmente, que deveria ser universal a todos.
(    ) A sua organização fundamenta uma estrutura tecnicista e instrumental, organizando os conteúdos, as atividades e a avaliação de forma mecânica e padronizada.
(    ) A didática se constitui no controle sobre a ação pedagógica do professor, referente ao planejamento das aulas e sua efetiva concretização com a turma. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
	botao_no.png a)
	V - F - V - F.
	botao_ok.png b)
	F - V - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	V - V - F - V.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	F - V - V - F.
	5.
	A didática no Brasil apresenta muitas semelhanças com o panorama atual, mas também algumas especificidades. Conhecer a história  da didática em nosso contexto nos possibilita perceber o quanto já avançamos, bem como traçar os novos rumos que a didática deve tomar a fim de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem de real qualidade, ou seja, a didática tem um olhar avançado para cada época. Ela se preocupa com a utilidade, a validade e ainda a eficiência deste método. Um docente pode ser metodológico sem ser didático, mas nunca será didático sem ter métodos. A didática, obrigatoriamente, precisa da metodologia. Sobre a história da didática no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Pedagogia Tradicional, a didática é sinônimo de regras. Nesta concepção, teoria e prática encontram-se em campos opostos.
(    ) Em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova é lançado se opondo à Pedagogia Tradicional.
(    ) A educação formal no Brasil inicia em 1549, com a chegada dos jesuítas.
(    ) Na década de 1960, inicia-se a Pedagogia Tecnicista. O conceito de didática a partir daí passa a se relacionar diretamente com a eficiência e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PILETTI, C. Didática geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2000.
	fundo_transparente_16x16.png a)
	F - V - V - F.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	V - F - F - V.
	botao_ok.png c)
	V - V - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	F - F - V - V.
	6.
	A avaliação é um dos temas mais polêmicos e traumáticos para todo e qualquer professor. Apesar de ser importante, é um tema pouco discutido dentro das instituições de ensino. Isso ocorre porque a avaliação na aprendizagem exige mudança de mentalidade, tudo isso para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Sobre a concepção de Luckesi (2010) sobre avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
	fundo_transparente_16x16.png a)
	É possível abordar o processo de ensino-aprendizagem.
	botao_ok.png b)
	A avaliação, obrigatoriamente, conduz todo um conjunto de outros fatores educacionais, por isso deve ser vista como processo de transformação em busca de uma nova modalidade de escola.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Esta ideia não é o resultado de uma concepção tradicional ainda muito presente em sala de aula.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	A avaliação não é continua, nem obrigatória.
	7.
	Os critérios de avaliação consistem em indicadores que utilizados para identificar as aprendizagens realizadas, mais precisamente referentes ao que seria necessário para o aprendizado do aluno. Assim, a LDB/96 preconiza alguns critérios referentes ao processo de avaliação, indicando ao professor aspectos que devem ser considerados na sua organização. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Avaliação contínua e cumulativa, representando
o desempenho dos alunos, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
(    ) Possibilidades de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar com preferência que sejam paralelos ao período letivo.
(    ) Avaliação que atenda aos requisitos dos exames anuais, com prevalências nos aspectos quantitativos aos qualitativos.
(    ) Possibilidade de avanço nos cursos e séries somente após a verificação do aprendizado e condições do aluno. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	F - F - F - V.
	botao_ok.png b)
	V - V - F - V.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	F - V - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	V - V - V - F.
	8.
	A avaliação pode assumir várias funções e pode ser classificada, basicamente, em três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa. Quando falamos de avaliação, que é um tema polêmico, existe um confronto de ideias, ou ideias errôneas sobre os diferentes tipos de avaliação. Sobre as modalidades e as funções da avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- A avaliação diagnóstica exige comprometimento de professor e aluno, isso porque a avaliação será um instrumento da identificação de novos rumos, terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos no âmbito educacional e da identificação dos caminhos a serem perseguidos.
II- A avaliação formativa pode ser definida como toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de projeto educativo.
III- Já a avaliação somativa, que é comumente utilizada na escola, é aquela realizada ao final de uma unidade curricular ou de um período (bimestre, trimestre, semestre ou ano letivo), tendo como objetivo principal expor os resultados alcançados pelo aluno.
IV- Na função classificatória, baseada na pedagogia tradicional, a avaliação não evidencia um instrumento, somente uma nota para classificar os alunos, não fazendo parte de um todo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	Somente a sentença II está correta.
	botao_ok.png b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	Somente a sentença III está correta.
	9.
	Um dos objetivos da tendência tecnicista era a preparação para o trabalho, o aluno era voltado totalmente para seu lado técnico. O objetivo principal da Tendência Liberal Tecnicista é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas. Sobre essa teoria, analise as sentenças a seguir:
I- Esta tendência não está intrinsecamente ligada à modelagem do comportamento humano, visando ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes.
II- O professor é um mero transmissor de verdades científicas. O aluno assume uma atitude passiva diante do conhecimento, não participando ativamente do processo.
III- O relacionamento entre professor e aluno é técnico. Nesta tendência não há espaço para relações afetivas e pessoais.
IV- A afetividade não tinha um papel predominante, não havia muito contato do professor com o aluno.
Assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	botao_ok.png c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	Na educação brasileira percebe-se que existem muitas tendências pedagógicas que influenciam, influenciaram e continuam influenciando  a escola de modo geral em nosso país. Em contrapartida, há mecanismos de aprendizagem, ou melhor, tendências capazes de simbolizar, valorizar, instigar os alunos para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Qual tendência que demonstra esses caminhos para a aprendizagem?
	botao_ok.png a)
	Na pedagogia liberal renovada progressista.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	Na tendência tecnicista.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Na pedagogia liberal não diretiva.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	Na pedagogia tradicional.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais