Buscar

PLANO AULA ESCRITO SISTEMA MONETARIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EQUIPE: MELISSA ENGELHARDT E SIRLEIA WESTPHAL.
TURMA: PED 1938.
TUTORA: SILVIA T. MACHADO.
DATA: 08/03/2019
PLANO DE AULA
Turma: 3º ano Ensino Fundamental.
Tema: Sistema Monetário.
Disciplinas: Matemática e Língua Portuguesa.
Tempo: Seis (06) aulas de 45 minutos cada.
Objetivos: Apresentar a turma as moedas e cédulas que estão em circulação. Explicar como funciona o Sistema Monetário. Aplicar exercícios simples e fáceis para memorização dos alunos. Passar exercícios em sala e para tarefa em casa. Avaliar o desenvolvimento do aluno dentro dos objetivos estabelecidos. Ao final, uma avaliação montada com várias questões dos exercícios passados em sala e nas tarefas.
Recursos: Exercícios e imagens retirados da internet. Avaliação montada pelas professoras com questões dos exercícios.
Sequencia Didática:
1ª aula: Apresentação das moedas e cédulas em circulação e da cédula de R$ 1,00 que não está mais em circulação com uma explicação profunda sobre cada uma delas. Após isso será passado um exercício para ser feito em sala (individual) e outro como tarefa para o dia seguinte. Cada aluno receberá uma folha com o exercício para colar em seu caderno e trazer resolvido no dia seguinte. OBS.: Todas as tarefas serão corrigidas nas aulas seguintes.
2ª aula: Explicar o que é mais barato e mais caro, apresentando as diferenças dos valores. Aplicação de um exercício simples para que os alunos escrevam sobre essa diferença. Tarefa: cada aluno receberá uma folha com o exercício para colar em seu caderno e trazer resolvido no dia seguinte.
3ª aula: Explicar sobre a soma de cédulas e moedas. Montar equipes e pedir que resolvam os exercícios entregues. Passar por cada equipe verificando as dúvidas. Ao final, corrigir no quadro explicando os pontos que ainda ficaram em dúvida. Tarefa: cada aluno receberá uma folha com o exercício para colar em seu caderno e trazer resolvido no dia seguinte.
4ª aula: Breve recapitulação sobre a soma de cédulas e moedas. Aplicação de um exercício para ser feito em sala e um exercício em casa. Colocar os valores em R$ e por extenso.
5ª aula: Explicar e exemplificar sobre como dar trocos. Ensinar o cálculo feito e pedir que formem duplas e resolvam as questões dos exercícios. Passar pelas duplas verificando as dúvidas. Ao final, correção no quadro. Tarefa: cada aluno receberá uma folha com o exercício para colar em seu caderno e trazer resolvido no dia seguinte.
6ª aula: Revisão rápida dos conteúdos e aplicação de uma prova para verificar se os alunos absorveram as informações passadas pelas professoras. 
Avaliação: A partir dos exercícios e da prova final será visto se os objetivos das aulas foram alcançados. As notas serão dadas pela participação, tarefas feitas, resolução dos exercícios e sobre a prova final. A nota será da seguinte forma: 1 ponto para participação das aulas, 1 ponto sobre as tarefas apresentadas feitas no dia seguinte, 2 pontos sobre os exercícios feitos em sala e 6 pontos sobre a prova final, somando-se 10 pontos ao fim do conteúdo. A prova final será de 10 questões e cada questão valerá 0,6 pontos, somando-se no final 6 pontos no total.

Outros materiais