Buscar

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema de Ensino Presencial Conectado
educação física licenciatura 
LUIZ FELIPE DE OLIVEIRA 
NILTON SILVA FIGUEIREDO
métodos de avaliação voltados para a educação física escolar 
2018
LUIZ FELIPE DE OLIVEIRA 
NILTON SILVA FIGUEIREDO
métodos de avaliação voltados para a educação física escolar 
Projeto apresentado ao curso de Licenciatura em Educação Física - Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para a obtenção de conclusão do curso de Licenciatura em Educação Física.Trabalho apresentado ao curso de Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, produção textual em grupo nas disciplinas: Fundamentos do Treinamento Desportivo, Medidas e Avaliação em Educação Física, Metodologia Científica, Metodologia do Ensino da Natação, Seminário da Prática: Tópicos Especiais e Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Física. Orientadores: Prof. Raphael Gustavo Testa, Adriele Gomes Ozório e Josiane Alves dos Reis
Orientadores: Professores: Marcio Teixeira; Raphael Gustavo Testa; Mário Carlos Welin Balvedi; Thiago Viana Camata; Alexandre Schubert Caldeira
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	4
2 DESENVOLVIMENTO	5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS	12
4 REFERÊNCIAS	13
INTRODUÇÃO
Com a evolução da Educação Física no âmbito escolar, adquirindo uma nova concepção, baseado no conceito de cultura corporal de movimento, promovendo atividades de habilidades motoras básicas ao jogo, esporte, dança, ginásticas e práticas de aptidão física, valorizando as três dimensões do conhecimento: conceitual (saber por que fazer “conhecimento”); procedimental (saber fazer fazendo “prática”); atitudinal (saber relacionar-se “respeito”).
Essa nova visão da Educação Física, exige dos profissionais da área, principalmente dos professores de Educação Física, uma melhoria de qualidade dos procedimentos de avaliação, incluindo novos conceitos no ato da avaliação, permitindo que o aluno seja avaliado de forma mais ampla, englobando nessa avaliação além das capacidades motoras os domínios cognitivos, emocional e social. 
O presente estudo pretende justamente mostrar os conceitos de avaliação, quais os métodos praticados pelos professores de Educação Física em suas aulas e como devemos adotar nosso próprio método de avaliação. 
Faz parte também desse estudo uma pesquisa com dois professores de uma mesma escola, onde serão perguntado qual o método de avaliação utilizado em suas aulas.
O objetivo é conhecer os diversos métodos de avaliação que podemos utilizar em nossas aulas de Educação Física e poder ser capaz de identificar qual a mais adequada a ser colocada em prática dentro da nova visão da Educação Física e poder criar nosso próprio método de avaliar. 
Esse estudo está dividido em três partes: na primeira parte vamos tratar do conceito das abordagens de avaliação na educação física; na segunda parte vamos criar um método de avaliação com base nos conceitos verificados, e por fim, relatar a entrevista feita com os professores de Educação Física.
DESENVOLVIMENTO
A palavra “Avaliação” tem vários significados. Para o “Dicionário informal em 31/05/2005” significa: “Prática de averiguar, verificar e comparar determinado objeto para lhe dar um valor”. Exemplos: a) Avaliei as peças e vi que valem. b) A avaliação do aluno mostrou que ele teve um bom rendimento. É um substantivo feminino que significa ato de avaliar, pode ser sinônimo de estimativa ou apreciação. No mercado imobiliário avaliação consiste no valor comercial de uma propriedade. No ramo empresarial, avaliação consiste na apreciação da situação econômica da empresa, ainda no ramo empresarial temos o termo avaliação de desempenho que é uma forma de apreciação dos resultados reais alcançados pelos trabalhadores. Trazendo seu significado para o ambiente escolar, avaliação é um processo sistematizado de registro e apreciação dos resultados obtidos em relação a metas educativas estabelecidas previamente. Segundo o professor Cipriano Carlos Luckesi: “a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho” (LIBÂNEO 1991; p. 196).
Para o nosso estudo o que interessa é o significado da avaliação da aprendizagem escolar, que vem sendo objeto de constantes pesquisas e estudos, com variados enfoque de tratamento. Na prática predominante, avaliar é simplesmente aplicar provas para obter informações sobre o aproveitamento do aluno. Essa maneira de avaliação, focando mais quantidade do que qualidade parece mais uma forma de medir e não de avaliar, torna-se monótona e pouca atraente, sendo muito criticada pelos alunos. Na tentativa de melhorar os critérios de avaliação dos alunos nas escolas do Brasil, estão em evidência muitos estudos que vem sendo promovidos na busca de novas técnicas para trabalhar o aluno no ato da sua avaliação, como palavra-chave sobre determinado assunto, convocando o aluno a participar nas respostas, que podem ser respondidas na forma escrita ou oral, pesquisas também estão sendo utilizados para avaliar o desenvolvimento do aluno, jogos lúdicos e variadas dinâmicas de grupo também tem sido utilizados pelos professores para avaliar os alunos de maneira mais descontraída e prazerosa.
A Educação Física por sua própria natureza, já possui seu próprio critério de avaliação diferenciado das outras disciplinas. Por se tratar de uma disciplina praticamente de atividades físicas de práticas corporais, os professores de Educação Física já fazem sua avaliação de maneira mais ampla, levando em consideração a participação coletiva e individual e a interação de cada aluno com o grupo, valorizando mais os aspectos qualitativos que os aspectos quantitativos.
É preciso que fique bem claro para o professor o que temos que avaliar, por que temos que avaliar e para que avaliar, sem desvalorizar ou diminuir o aluno, estando consciente que ao avaliar, também está avaliando seu trabalho.
Se tratando de avaliação nas escolas, temos três tipos de avaliação: Avaliação Diagnóstica: serve realmente para dar um diagnóstico da turma em seus pontos fortes e fracos, geralmente é executada no início do ano letivo ou de algum trabalho específico, utilizada como base para elaboração do planejamento dos trabalhos. Avaliação Formativa: serve para dar informação de como está à turma naquele determinado período, é executada de maneira periódica e sistemática, utilizada como base para corrigir possíveis deslizes do planejamento. Avaliação Somativa: serva para obter um quadro geral da evolução do grupo e do individual, trata-se da soma de todas as avaliações executados durante todo o processo de ensino/aprendizagem no fim de um trabalho ou de uma unidade, utilizada para dar um conceito ou nota final a cada indivíduo do grupo. Para tentarmos alcançar a avaliação que se deseja na atualidade, o professor deve: ser participativo e reflexivo; se colocar no lugar do aluno; compreender o aluno como ele realmente é; estabelecer um ambiente motivador; oferecer uma aprendizagem significativa e propiciar um ambiente de troca de conhecimentos. O aluno por sua vez também deve: buscar constantemente sua identificação; fazer questão que suas atitudes sejam levadas em consideração; dá importância ao professor; gostar do professor que é alegre e dinâmico e procura-lo sempre que for necessário. 
Para que a avaliação possa ter eficácia deve: ser interativa com objetivos bem definidos; valorizar o aluno em todas suas dimensões e possibilidades, não deve ser usado com instrumento de punição nem de uso exclusivo do professor, e ser uma avaliação processual com mais aspectos qualitativos e menos aspectos quantitativo, valorizando o aluno como um ser capaz de se relacionar, em seus aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. 
Darido (1999) divide a avaliação em Educação Física em quatro abordagens
distintas: a Abordagem Tradicional; a Abordagem Baseada em Objetivo de Ensino; a Abordagem Humanista-Reformista e a Abordagem Crítica. Na Abordagem Tradicional, o professor é visto como um ditador de regras, como se fosse um coronel que manda e os outros simplesmente obedece. Nesta abordagem o aluno é avaliado por meio de testes de aptidão física de força muscular e abdominal, de maneira quantitativa e comparativa, utilizando tabelas já pré-estabelecidas que nada tem a ver com a realidade do aluno. O aluno é considerado dependendo dos seus resultados e comparando com os números da tabela como sendo: bom ou ruim; forte ou fraco, não é levado em consideração sua participação cognitiva, afetiva e social. Esse tipo de abordagem acaba dando uma ideia de punição por excluir os menos habilidosos. 
Na Abordagem Baseada em Objetivos de Ensino, já começa a aparecer uma nova visão de avaliação, o aluno começa a ser avaliando não apenas pelos aspectos quantitativos, mas também pelos seus aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores, mesmo que timidamente. Nesta abordagem, o professor ainda compara os resultados, mas compara na busca de melhorias individuais, e compara com os números do próprio aluno que está sendo avaliado e não com tabelas já definidas como na Abordagem Tradicional. Cabe ao professor estimular o aluno a participar ativamente das aulas de maneira prazerosa. Apesar de essa abordagem ser mais flexível, ainda está muito ligado ao quantitativo, dando pouca atenção aos aspectos qualitativo das relações entre as pessoas. 
Na Abordagem Humanista-Reformista, também faz crítica muito forte ao modelo tradicionalista. O ponto mais forte desta abordagem é que o professor permite que o aluno tenha o direito de se auto avaliar. Nesta abordagem o professor evita quantificar e constranger o aluno com rotulação. Com essa perspectiva de abordagem o aluno aprimora seu senso crítico, eleva seu nível de consciência e se promove como um ser pensante.
Na abordagem Crítica, o critério de avaliação é completamente diferente das demais abordagens, contradiz completamente a abordagem tradicional, por permitir que o aluno participe na tomada de decisões na definição dos critérios de avaliação. Tudo é feito numa realidade bem próxima do aluno. Essa é a abordagem que devemos valorizar e colocar em prática em nossas avaliações nas aulas de Educação Física. Essa abordagem se destaca por ser democrática e participativa, envolvendo professores, alunos, equipes de apoio técnico-pedagógico, todos em busca de uma avaliação com valores qualitativos, que possibilite ao aluno a aquisição de conhecimentos e desenvolvimentos de habilidades e atitudes cívicas e morais entre outros valores. 
Com base nos estudos realizados o grupo definiu criar um método de avaliação de forma democrática, utilizando dados com aspectos qualitativos e dados com aspectos qualitativos. Será avaliado o desenvolvimento de habilidade física e técnicas de jogo e também o aprendizado da tática do jogo, bem como o comportamento e a participação coletiva do aluno nas aulas. 
Por fim será realizada a Avaliação Somativa, onde serão levados em considerações todos os dados coletados das avaliações diagnóstica e formativa. Trata-se da avaliação final do processo, onde o aluno deverá ser avaliando de forma mais ampla tendo como princípio principal as características da Abordagem Crítica citado por (Darido 1999).
Para auxiliar o professor na toma de decisão será proposto um relatório com cinco perguntas relativas ao comportamento dos alunos; 1- Você frequentou as aulas? – 2- Colaborou com novas ideias? – 3- Participou da prática do jogo? – 4- Foi solidário com os colegas? – 5- Gostou das aulas? As opções de respostas serão a mesma para todas as perguntas (nunca – às vezes – sempre), esse formulário vai servir para o aluno avaliar a si mesmo e colaborar com o professor no ato da avaliação final e individual.
Entendemos que com essa metodologia estamos avaliando os alunos como orienta a Abordagem Crítica, mesmo apoiada em alguns dados quantitativos. Podemos chamar esse nosso método de “crítico democrático”, pois estamos utilizando dados coletados de forma quantitativa nos testes realizados nas avaliações diagnóstica e formativa e dados qualitativos na avaliação somativa e final do processo, priorizando nessa avaliação final o aluno como ser participativo e criativo, valorizando seus aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e social, atribuindo conceito (Bom-Muito Bom-Excelente) e não nota fria como de costume.
A escola escolhida foi a escola estadual Menodora Fialho de Figueiredo que atende a alunos do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio.
As perguntas e respostas de cada professor estão relacionadas abaixo de acordo com o que foi levantado em campo:
Qual método de avaliação é utilizado durante sua aula de Educação Física?
Professor 1: A avaliação que utilizo é o de participação e compreensão do aluno sobre os conteúdos aplicados nas aulas, seguindo orientação específica dos Parâmetros Curriculares.
O método utilizado é o mesmo para as diferentes faixas etárias na instituição escolar?
Professor 1: Não, na faixa etária do fundamental, uso o método de participação e atitudinal, com foco nas regras, respeito aos colegas e evolução na prática.
Após aplicar o método de avaliação, você analisa os dados? Caso não analise, por que não é realizado? Caso ocorra a análise, como os dados são utilizados para pautar suas ações na elaboração da aula?
Professor 1: Sim, análises de dados são dois: 1- a resposta dos alunos aos eventos decorrentes nas aulas (conflitos, aplicabilidade de regras ou condutas); 2- análise teórica quando aplicado, e trabalho de pesquisa. Com os dados coletados posso mapear minhas aulas, para corrigir ou ampliar o conhecimento da cultura corporal. 
Qual método de avaliação é utilizado durante sua aula de Educação Física?
Professor 2: Procuro cumprir as recomendações dos Parâmetros Curriculares de Pernambuco fazendo minhas avaliações baseado na participação e integração dos alunos nas minhas aulas. 
O método utilizado é o mesmo para as diferentes faixas etárias na instituição escolar?
Professor 2: Sim, mesmo método de avaliação para todos.
Após aplicar o método de avaliação, você analisa os dados? Caso não analise, por que não é realizado? Caso ocorra a análise, como os dados são utilizados para pautar suas ações na elaboração da aula?
Professor 2: Quando falo do método participativo, eu falo pela razão de serem crianças que não vivenciam brincadeiras e jogos no seu dia a dia em casa. Eu trabalho com jogos cooperativos e brincadeiras, para tentar incentivar as crianças a vivenciarem esses momentos pelo menos na escola e especialmente nas minhas aulas. Procuro trabalhar com o aluno nas minhas aulas, a participação, a cooperação, o trabalho em grupo e o espírito de equipe. 
Analisando as respostas dos professores entrevistado, notamos que há uma preocupação, justa por sinal, de cumprir as recomendações dos parâmetros curriculares. 
Com relação aos métodos de avaliação utilizados em suas avaliações, os dois professores não mencionaram especificamente qual a tipo de abordagem é aplicada em suas avaliações. Porém, pelo que foi relato em suas respostas e pelo fato de procurarem cumprir as recomendações dos Parâmetros Curriculares, entende-se que a Abordagem Crítica, mencionado por (Darido, 1999) é a que mais se assemelha, por mencionarem em suas respostas que procuram avaliar o aluno levando em consideração a participação em grupo, compreensão dos conteúdos, integração social, o espírito de equipe e o respeito aos colegas, e ainda por utilizarem, jogos e brincadeiras nas suas atividades e avaliação. 
 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O ato de avaliar é pessoal e individual, o tema em questão é bastante polêmico e requer muito questionamento. Este estudo procurou mostrar que não se trata de saber o que é certo ou errado, mas de apresentar saberes sobre as abordagens dos “Métodos de Avaliação voltados para
a Educação Física Escolar”. Concluímos que o referido estudo cumpriu com o seu papel informativo proposto no início dos trabalhos. O desenvolvimento do texto principal apresentou conceitos das metodologias utilizadas nas aulas de Educação Física nas escolas, apresentando os tipos de Abordagens e como cada uma trata o aluno no ato da avaliação e como o professor deve exercer seu papel como Educador Esportivo. Ao criar nosso próprio método de avaliação, baseado nos conhecimentos acima mencionado, nos fez compreender que podemos utilizar esses conhecimentos científicos para nos ajudar a tomar decisões mais acertada e justa na hora da avaliação. Mostrou a realidade de como está sendo colocadas em prática as metodologias das abordagens estudadas. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.Brasília, DF: Senado, 1988.
DALBEN, Ângela I. L. de Freitas. Avaliação escolar. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, 1998.
DARIDO, S. C Avaliação em Educação Física: das Abordagens à prática pedagógica. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 5., 1999, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1999.
FREIRE, João B. Educação de corpo inteiro: teoria e Prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1994.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. 
TESTA, W. L. Metodologias de Ensino em Educação Física. EF Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 16, nº 159, Agosto de 2011.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais