Buscar

DINÂMICA: Simulação de uma empresa

Prévia do material em texto

ETEC RAPOSO TAVARES
ALINE CRISTINA MAGALHÃES
ELAINE DE OLIVEIRA PARDIM
LUCIANA PORTELA AGUIAR
MARA FERREIRA DE FARIAS LEITE
NAYARA F. S. ARAUJO
RAPHAEL DE O. BENTO
TATIANE
THAMIRES SANTOS SILVA
VAILDE MIRANDA CONCEIÇÃO
SÃO PAULO
2015
	“A mudança não virá se esperamos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somo a mudança que procuramos”
Barack Obama.
RESUMO
Neste trabalho abordaremos a importância do trabalho em equipe, vivenciando o dia a dia de uma empresa que tem como obrigação entregar resultados ao cliente.
Representamos uma empresa com níveis hierárquicos a serem seguidos: cliente, presidente, gerentes e os colaboradores das equipes da empresa.
Uma dinâmica que exigia de cada participante um raciocínio, controle emocional e trabalho em equipe. 
Foram três equipes com objetivos diferentes, que obteram resultados diferentes. Resultados positivos e resultados negativos fizeram parte desta dinâmica. Cada um viveu uma experiência diferente com responsabilidades diferentes.
O planejamento e organização eram critérios fundamentais para o alcance do resultado. Aplicando o ciclo PDCA tudo seria mais fácil, porém não amenizaria as dificuldades encontradas durante o processo, pois tínhamos como inimigo o tempo.
A atividade proposta pelo professor fez com que a sala se aproximasse e se conhecesse melhor, além de proporcionar um trabalho em equipe muito bom.
ABSTRACT
In this paper we discuss the importance of teamwork, experiencing the daily life of a company that has the obligation to deliver results to the client.
We represent a company with hierarchical levels to be followed: Customer, President, managers and employees of the company teams.
A dynamic that required of each participant reasoning, emotional control and teamwork.
There were three teams with different goals that obteram different results. Positive and negative results were part of this dynamic. Each lived a different experience with different responsibilities.
The planning and organization were key criteria for achieving the result. Applying the PDCA cycle everything would be easier, but not alleviates the difficulties encountered during the process, because we had an enemy time.
The activity proposed by the teacher made the room to get in close and know better, in addition to providing a work in very good team.
SUMÁRIO
INTRUDUÇÃO........................................................................................00
A DINAMICA...........................................................................................00
PERSONAGENS DA DINAMICA...........................................................00
O CLIENTE
A PRESIDENTE
OS GERENTES
OS COLABORADORES
CICLO PDCA..........................................................................................00
PONTOS NEGATIVOS...........................................................................00
FALTA DE INFORMAÇÃO...........................................................00
FALTA DE PLANEJAMENTO
REUNIÕES
PONTOS POSITIVOS.............................................................................00
TRABALHO EM EQUIPE
ACEITAÇÃO DE OPINIÕES
INTERAÇÃO COM O COLEGA
RACIOCINIO X TEMPO X PRESSÃO...................................................00
RACIONICIO
TEMPO
PRESSÃO
SENTIMENTOS EXPRESSADOS..........................................................00
CRITICAS...............................................................................................00
CONCLUSÃO.........................................................................................00
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................00
INTRODUÇÃO
A aplicação dessa dinâmica foi muito importante em vários aspectos. São eles: interação com pessoas que não conhecemos, trabalho em equipe, formas diferentes de pensar na hora da execução da montagem das peças, a ação do cliente junto à presidente, ela junto aos gerentes e eles à nós colaboradores.
Ao decorrer deste trabalho falaremos sobre vários aspectos positivos e negativos que ocorreram durante a execução da dinâmica, abordaremos assuntos sobre os personagens da dinâmica e o papel vivido por cada um. As emoções vividas nesta dinâmica também foi um ponto discutido durante a elaboração deste trabalho.
A DINÂMICA
Nesta dinâmica o trabalho proposto foi a simulação de uma empresa, onde os personagens seriam os alunos da sala, sendo eles: um presidente, três gerentes e o restante da sala seriam os colaboradores da empresa, assim o papel do cliente caberia ao professor.
A sala foi dividida em três equipes, cada uma com um gerente. O trabalho proposto foi delegado pela presidente aos líderes de cada “setor”, e estes deveriam repassar o objetivos aos membros de sua equipe.
As regras eram básicas, o cliente se comunicava com a presidente, a presidente se comunicava com os gerentes e cada gerente podia se comunicar entre si e com o seu respectivo grupo.
Cada equipe tinha uma objetivo diferente, o trabalho deveria ser entregue após quarenta minutos do início da dinâmica, porem o resultado final seria a junção do desenvolvimento dos três trabalhos.
Para que o cliente ficasse satisfeito com a empresa o resultado deveria ser entregue dentro do prazo determinado.
PERSONAGENS DA DINAMICA
O CLIENTE
O personagem do cliente nesta dinâmica foi vivido pelo professor Diego, no qual fez o papel de um cliente muito exigente que queria ver resultados, ele cobrava a presidente, reclamava com ela do atraso da execução do produto, em poucas palavras foi aquele cliente “chato”.
A PRESIDENTE
O papel da presidente foi vivido pela aluna Raissa, que tinha como principal objetivo entregar o resultado para o cliente, e para isso acontecer ela se viu na obrigação de cobrar os resultados dos gerentes.
OS GERENTES
Os alunos que representaram o papel dos gerentes foram: Dianne, Elaine e Marcelo, que tiveram como principal papel liderar um grupo de pessoas no qual deveriam apresentar como resultado final uma forma geométrica formada por várias outras formas.
Suas principais atividades eram desenvolver sua equipe, passando para eles qual seria o propósito da atividade, distribuindo tarefas e fazendo com que eles fossem executadas com eficiência, mantendo sempre a harmonia no grupo.
OS COLABORADORES
Os colaboradores de cada equipe foram vividos por todo o restante da sala, estes tinham como objetivo desenvolver a proposta passada pelo gerente, pondo em pratica o raciocínio de cada um, o trabalho em equipe e a troca de ideias quando fossem necessário.
CICLO PDCA
O ciclo PDCA se refere a uma ferramenta de gestão que tem como objetivo controlar e melhorar os processos e produtos de forma continua, ou seja, a melhoria continua das etapas de um processo. O PDCA também é usado para identificar as causas do problema e implementar soluções para os mesmos.
Nesta dinâmica o ciclo PDCA deveria ter sido aplicado seguindo a seguinte forma:
Plan (Planejar): Planejar, ou seja, deve estabelecer uma base de como o trabalho vai ser executado, dividir as tarefas e principalmente estabelecer os objetivos.
Do (Executar): Executar, ou seja, colocar o planejamento em execução de acordo com o que foi planejado inicialmente, cada um com sua tarefa.
Check (Verificar): Verificar, ou seja, avaliar o que já foi feito até o momento, comparar o planejamento com a execução, verificar o que está saindo errado e traçar novos planos para a correção.
Action (Agir): Agir, ou seja, colocar em prática os novos planos estabelecidos na etapa anterior.
PONTOS NEGATIVOS
FALTA DE INFORMAÇÃO
Ao início da dinâmicaos integrantes de cada equipe dependia das atividades delegadas pelos seus gerentes, ou seja, cada gerente teria que passar o trabalho proposto pela empresa aos membros de sua equipe. Infelizmente alguns membros reclamaram da falta de informação de seus gerentes se sentiram meio perdidos, não sabiam exatamente o que fazer e a forma correta de executar o trabalho. 
Isso ocorreu porque foi um reflexo das informações entre Presidente X Gerente, alguns gerentes não entenderam perfeitamente qual era o propósito do trabalho, desta forma toda a equipe acabou sendo prejudicada de alguma forma acarretando no atraso do resultado.
FALTA DE PLANEJAMENTO
A falta de planejamento relatado em um grupo foi um ponto que dificultou o processo do trabalho. Cada integrante pegou uma quantidade de peças para montar uma determinada forma geométrica, porém não houve uma divisão pelo gerente, isso causou um pouco de transtorno, pois um pegou mais peças do que deveria, duas pessoas montando a mesma coisa, e a princípio não ficou claro de como deveria ser montado as formas geométrica.
REUNIÕES
Um dos pontos negativos discutidos tanto entre os membros da equipe quanto gerentes foi o excesso de reuniões, os membros relataram que a ausência do gerente no grupo durante as reuniões causou dificuldade na execução do trabalho, pois eles precisavam de alguma informação ou opinião sobre o processo e tiveram que esperar o gerente retornar da reunião. Isso fazia com que tanto os membros como os gerentes perdessem um pouco do foco e do raciocínio que estava desenvolvendo durante a execução.
PONTOS POSITIVOS
TRABALHO EM EQUIPE
O trabalho em todos os grupos foram desenvolvidos em equipe, cada um teve seu papel dentro do grupo, as atividade foram executadas em harmonia, todos se preocupavam em alcançar o objetivo e quando alguém se deparava com alguma dificuldade outro colega ajudava.
A harmonia entre membros da equipe e gerente também foi um grande trabalho em equipe, pois os gerentes ajudaram em cada parte do desenvolvimento do processo. Entre os gerentes também houve um desenvolvimento em equipe, pois um procurava ajudar o outro no que era necessário e ao que estava ao alcance dele.
ACEITAÇÃO DE OPINIÕES
Cada grupo tinha entre onze e doze pessoas, todos tiveram participação durante o processo, quando um grupo se deparava com uma dificuldade aparecia várias opiniões diferentes de como fazer, todas as opiniões foram aceitas até chegar no resultado esperado.
INTERAÇÃO COM O COLEGA
Esta dinâmica nos aproximou mais, ainda estávamos tímidos uns com os outros, e durante a dinâmica todos conversaram, trocaram opiniões e ideias em nenhum momento houve discursões ou agressões entre os colegas de toda sala.
RACIOCINIO X TEMPO X PRESSÃO
RACIOCINIO
O Raciocínio (ou raciocinar) é uma operação lógica discursiva e mental, onde nós humanos utilizamos uma ou mais proposições, para concluir, através de mecanismos de comparações, quais são os dados que levam às respostas verdadeiras, falsas ou prováveis. 
Nesta dinâmica o raciocínio tinha que ser trabalhado, cada forma geométrica tinha que ser trabalhada de formas diferentes, buscando vários jeitos para conseguir concluir cada forma e chegar ao resultado final.
TEMPO
A dinâmica deveria ocorrer durante quarenta minutos, o nosso raciocínio deveria funcionar em conjunto com o tempo. 
O cronometro começou a rodar, o tempo começou a passar, e toda vez que encontrávamos uma dificuldade parecia que o tempo passava mais rápido. O tempo se tornou o nosso inimigo que nos perseguia a todo momento.
PRESSÃO
Pressão é uma palavra que significa força que é exercida sobre alguém ou alguma coisa. Pode também indicar o ato de comprimir ou pressionar.
Esta dinâmica representava uma empresa que tinha que entregar o produto para o cliente, assim como todas as empresas da vida real a nossa também sofreu pressão. O cliente pressionava a presidente da empresa, pois queria saber como andava o processo de seu produto, por consequência a presidente pressionava os gerentes querendo com que eles apresentassem rapidamente o resultado. Os integrantes do grupo podiam sentir a pressão de longe o que dificultava a montagem do produto.
Durante a dinâmica foi uma mistura de raciocínio x tempo x pressão, o que se resulta numa péssima combinação, pois raciocínio e pressão são duas coisas difíceis de se trabalharem juntas, porem necessário na maiorias das vezes em nosso dia a dia na empresa. 
SENTIMENTOS EXPRESSADOS
Durante a execução da dinâmica vários sentimentos foram expressados por diversas pessoas, foi uma mistura de nervosismo, ansiedade, pressão, e preocupação em alcançar os resultados. Além de trabalhar nosso raciocínio lógico também tivemos que trabalhar com nosso controle emocional, não podíamos deixar que o nervosismo e a ansiedade tomasse conta da gente naquele momento.
Quando o tempo acabou e a dinâmica terminou uma das equipes pode ter a satisfação de sentir o alívio, pois alcançaram o resultado proposto pelo gerente Marcelo, ao contrário das outras duas equipes que no momento sentiram uma grande decepção por não entregarem o resultado 100% completo.
CRITICAS
Quanto às críticas, tiveram tanto negativo como positivo. Nesta dinâmica a maioria das críticas foram direcionadas aos gerentes e presidente, pois eles eram responsáveis pela entrega do produto, dependia dos gerentes a forma correta do trabalho ser executado.
Referente a presidente cabia a ela passar aos gerentes o que realmente deveria ser desenvolvido e como deveríamos entregar o resultado, isso infelizmente não ocorreu no primeiro momento, o que resultou em várias reuniões desnecessárias, fazendo com que o gerente se ausentasse do grupo diversas vezes.
Na visão geral durante o desenvolvimento deste trabalho todas as críticas foram construtivas e ninguém se sentiu atingido com algum comentário.
CONCLUSÃO
Esta dinâmica nos mostrou a importância do trabalho em equipe, de como as opiniões e sugestões podem ser construtivas quando cada um respeita seu colega.
Entre o aspecto humano e o resultado, na nossa opinião cada um teve sua importância, pois no início da atividade tudo o que importava era alcançar o resultado que tínhamos que entregar para o cliente, todo raciocínio, pressão e emoção girava em torno do resultado. Pelo outro lado, no final podemos perceber que desenvolvemos um grande trabalho em equipe, o quanto nos interagimos e os grupos que não alcançaram o objetivos puderam perceber que que mesmo não tendo entregue 100% do trabalho souberam que todos seriam capazes e que faltou muito pouco para concluir a atividade. 
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Racioc%C3%ADnio
http://www.significados.com.br/pressao/
http://www.portal-administracao.com/2014/08/ciclo-pdca-conceito-e-aplicacao.html

Continue navegando