Buscar

Simulado Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201904557118)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os donatários se reservavam direitos da cobrança de impostos sobre tudo o que fosse produzido na capitania, podiam fundar vilas, bem como doar lotes de terra, chamados sesmarias ― para alguns a origem remota de latifúndios em nosso país. Em resumo, esperavam facilidades a serem oferecidas pelo governo para obter lucro. O documento jurídico que fixava os direitos e deveres dos donatários era:
		
	
	Bula papal
	
	Sesmarias
	
	Alvarás
	
	Carta de Doação
	 
	Carta Foral
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201904557219)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No contexto das Capitanias hereditárias, os direitos e deveres dos donatários eram elencados na(s):
		
	
	Ordenações Afonsinas;
	
	Ordenações Filipinas
	
	Leis do Reino;
	
	Constituição da Colônia;
	 
	Carta de Doação e Foral;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201904557882)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Tomando por base a assertiva: ¿... sua principal característica sempre esteve presente: casos concretos são considerados fonte do Direito¿, em se tratando de sistemas jurídicos é CORRETO afirmar:
		
	
	Trata o texto do sistema de Leis Mosaicas;
	
	Trata o texto, exclusivamente, do Código de Hamurabi.
	
	Trata o texto do sistema romano-germânico;
	
	Trata o texto do sistema do Civil Law;
	 
	Trata o texto do sistema do Common Law;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201904557213)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Desde a Revolução de Avis, se procurou chegar a uma codificação geral das leis do Reino de Portugal, buscando o ordenamento jurídico e tendo no Direito Romano o seu referencial, se ocupando o direito canônico das matérias de cunho espiritual. Assim, pode-se dizer que governo Luso, juridicamente, se fundamentava em:
		
	
	Codificações;
	 
	Ordenações;
	
	Glosas;
	
	Jurisprudência;
	
	Alvarás;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201904557485)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Após a descoberta, o litoral do Brasil começou a ser frequentado (e explorado) por outros estrangeiros como por exemplo os franceses. A Coroa portuguesa precisava, portanto, encontrar uma maneira de não perder suas terras conquistadas. A grande dificuldade dava-se pela grande extensão da costa brasileira. Quanto aos mecanismos encontrados pelos portugueses para defender suas terras na América não é correto afirmar:
		
	
	Os donatários recebiam da Coroa portuguesa as cartas forais que disciplinavam direitos sobre a exploração, como cobrar impostos e exercer a jurisdição;
	
	As Capitanias Hereditárias foram criadas com intuito de colonizar e demarcar a soberania portuguesa na América Portuguesa;
	
	As sesmarias são documentos jurídicos usados pelos donatários para doar terras a colonizadores.
	
	O sistema de capitanias hereditárias funcionou como uma ¿privatização da colonização¿ transferindo aos donatários direitos de exploração das terras;
	 
	A colonização por meio das capitanias hereditárias obteve um grande sucesso e a coroa portuguesa procurou expandi-las numericamente para o interior;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201904556918)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com da decretação do Bloqueio Continental europeu por Napoleão Bonaparte, a pressão francesa sobre Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, para que aderisse ao Bloqueio, acabou por levar o Regente D. João a se transferir para o Brasil com a Família Real, o que representou, na verdade, a transferência do comando do Império Português de Lisboa para o Rio de Janeiro. A partir da decretação da abertura das alfândegas brasileiras ao comércio das nações amigas, na prática, o chamado Pacto Colonial (conceito desenvolvido pelo historiador Fernando Novais), que marcava as relações entre Portugal e o Brasil, deixou de existir. Assinale a opção que melhor caracterizaria as relações entre Portugal e Brasil na lógica do Pacto Colonial:
		
	
	A Colônia poderia comercializar com todos os países da Europa, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	
	A Colônia poderia comercializar apenas com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção, mas não detinha controle sobre a política da Colônia.
	
	A Colônia deveria comercializar, preferencialmente com Portugal, o qual não detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	 
	A Colônia deveria comercializar exclusivamente com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar com qualquer país, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201904557696)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Durante a maior parte do período colonial a participação nas câmaras das vilas era uma prerrogativa dos chamados "homens bons", excluindo-se desse privilégio os outros integrantes da sociedade. A expressão "homem bom" dizia respeito a:
		
	
	homens considerados de bom caráter, independentemente do cargo ou da função que exerciam na colônia.
	 
	senhores de engenho e proprietários de escravos;
	
	NRE
	
	homens que recebiam a concessão da Coroa portuguesa para explorar minas de ouro e de diamantes;
	
	funcionários nomeados pela Coroa portuguesa para exercerem altos cargos administrativos na colônia;
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201904557902)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A identificação da jurisprudência como fonte do direito constitui elemento comum aos ordenamentos jurídicos do Ocidente como um todo. Contudo, variam a primazia que lhe é conferida, sua eficácia e a forma de operá-la, elementos tais que distinguem os dois sistemas, quais sejam: civil law e common law (MELLO, 2008). O Brasil, que é filiado ao sistema do civil law, desde muito já vem sofrendo com o excesso de divergência jurisprudencial o que torna a lei insuficiente para garantir segurança jurídica à sociedade. Entretanto, hoje, o que se observa é uma grande mutação dos sistemas, para um sistema híbrido. Temos um novo civil law e um novo common law, ambos exploram a principal forma de direito do outro, sem contudo alterar-se. (RAMOS, Vinícius Estefaneli.O uso de precedentes com eficácia vinculante parece ser a melhor forma de desafogar o sistema jurídico brasileiro e também de trazer isonomia, previsibilidade e segurança jurídica aos jurisdicionados. Disponível em http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/teoria-dos-precedentes-judiciais-e-sua-efic%C3%A1cia-no-sistema-brasileiro-atual) Neste sentido, marque a letra que apresenta corretamente as principais diferenças entre tais sistemas.
		
	
	O direito anglo-saxônico foi o direito utilizado na parte continental da Europa, e que se espalhou pelo mundo, especialmente pelo Brasil, enquanto que o direito romano-germânico foi a tradição seguida nos Estados Unidos.
	
	A expressão Common Law refere-se ao sistema legal que tem origem ou raízes no Direito da Roma antiga, também denominado sistema Romano-Germânico. Já a expressão Civil Law significava, em sua origem, o direito comum a toda Inglaterra.
	 
	Civil Law é a estrutura jurídica oficialmente adotada no Brasil, as principais fontes do Direito adotadas aqui são as leis produzidas pelos representantes eleitos pela população. Já Common Law é uma estrutura mais utilizada por países de origem anglo-saxônica como Estados Unidos e Inglaterra, uma simples diferença é que lá o Direito se baseia mais nos precedentes e jurisprudência que no texto da lei.
	
	A igualdade no common law foi diretamente associada à estrita aplicação da lei, o que deu origem a um intenso processo de codificação do direito, limitando o papel do juiz, com proibição do juiz interpretar a lei.
	
	O sistema adotado pelos Estados Unidos e a Inglaterra, conhecido por Civil Law, define que a lei por si só é suficiente e plenamente aplicável, limitando qualquer interpretação do juiz no seu processo de aplicaçãoaos casos concretos.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201904557623)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O ano de 2008 assinala os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre isso assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	A monarquia que chegava ao Brasil representava, em realidade, boa parte dos ideais da Revolução Francesa e do liberalismo europeu daquele período.
	
	Chegando ao Brasil, o monarca trabalhou muito para a ampliação da cidadania.
	 
	As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade europeia do período do que à ideia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.
	
	Foi incentivada a manifestação pública de nossos problemas, seguindo as práticas liberais e laicas da monarquia portuguesa.
	
	A política de terras foi imediatamente implementada e, em 1810, o Brasil realizava sua primeira reforma agrária.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201904557374)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:
		
	
	A aceitação da hegemonia portuguesa com respeito às chamadas viagens ultramarinas.
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África.
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais.
	 
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.

Continue navegando