Buscar

Legislação em Educação Especial UNISANTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legislação em Educação Especial
PLANEJAMENTO 1
Referente à educação inclusiva, avalie as afirmativas abaixo.
I. A educação inclusiva é fundamentada nos princípios de que todos são iguais e precisam do mesmo tratamento.
II. A educação inclusiva é fundamental para garantia de mão de obra qualificada de deficientes para o trabalho produtivo.
III. As ações afirmativas são medidas especiais voltadas para promover a inclusão de grupos discriminados e vitimados pela exclusão social.
IV. O princípio da educação inclusiva é a garantia de educação de qualidade para todos, independente de características físicas, mentais, psíquicas, culturais e sociais.
V. A educação inclusiva é baseada no papel do professor, sendo este o responsável pelo sucesso ou fracasso escolar dos estudantes.
Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
Estão corretas somente as afirmativas I, III e V.
Estão corretas somente as afirmativas III e IV. 
Estão corretas somente as afirmativas I, e II.
Estão corretas somente as afirmativas I, III e IV.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Estão corretas somente as afirmativas III e IV..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Educação Inclusiva não deve ser confundida como Educação Especial, porém, a segunda esta inclusa na primeira. Em outras palavras, a Educação Inclusiva é a forma de:
Escolha uma:
Promover a aprendizagem de crianças somente na educação infantil.
Inclusão de jovens e adultos no ensino médio.
Inclusão de crianças no ensino fundamental.
Promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, é correto afirmar que:
A política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, prevê um único atendimento educacional especializado em clínicas e instituições especializadas àqueles alunos que apresentarem algum diagnóstico.
 
Esta assertiva encontra-se
Escolha uma:
Parcialmente errada se considerada a sua contextualização apenas antes da Constituição de 1988.
Totalmente Correta;
Totalmente Errada; 
Parcialmente errada se considerada sua contextualização apenas antes da edição do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Totalmente Errada;.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que o(a)
Escolha uma:
ensino regular não está apto para atender todos os alunos e, portanto, não pode enfrentar a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência.
atendimento educacional especializado, em função da complexidade na elaboração e organização de recursos pedagógicos específicos, restringe-se ao ensino fundamental.
educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos. 
inclusão escolar tem início no ensino fundamental, e sua oferta deve ocorrer, preferencialmente, em centros educacionais em interface com os serviços de saúde e assistência social.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência como parte integrante do sistema educativo. Sendo assim, sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar:
Escolha uma:
A educação inclusiva é aquela que mantém os educandos em escolas especiais, com ensino adaptado.
A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, propondo um currículo de base tradicional.
A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades. 
A educação inclusiva tem como prioridade a prática pedagógica tradicional, preparando os alunos para que consigam inserir-se no exigente e competitivo mercado de trabalho.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em
Escolha uma:
apenas institutos de atendimentos especiais.
quaisquer unidades de atendimento para educação especial.
quaisquer escolas de ensino regular. 
somente escolas específicas para crianças com deficiências.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: quaisquer escolas de ensino regular..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Declaração de Salamanca é um documento internacional que apresenta proposições sobre:
Escolha uma:
Propostas de educação em Direitos Humanos.
Orientações de Educação para o trabalho coletivo e sustentável.
Propostas para uma Educação inovadora para o século XXI
Perspectivas para uma educação inclusiva 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Perspectivas para uma educação inclusiva.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(PREFEITURA DE BETIM – MG) Sobre a Educação Especial, é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
desde a sua origem, a educação especial se caracteriza por uma perspectiva inclusiva, em que se consideram as necessidades educacionais específicas da criança. 
durante muito tempo, a educação especial foi oferecida em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais, em substituição ao ensino comum.
o projeto pedagógico da escola deve articular a educação comum e a educação especial, buscando atender às necessidades dos educandos.
o trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e o da sala de recursos multifuncionais busca promover condições de aprendizagem da criança com deficiência.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: desde a sua origem, a educação especial se caracteriza por uma perspectiva inclusiva, em que se consideram as necessidades educacionais específicas da criança..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a educação inclusiva nas escolas assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Em toda escola inclusiva, o aluno está sujeito a segregação, de modo a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.
A escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver direcionada para tratar os alunos de forma
indiferente em todos os aspectos;
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades; 
A escola é aquela que garante a preferência no ensino educacional ao alunos destaque, tratando todos de forma genérica sem haver necessidade de tratamento diferenciado em nenhum aspecto;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades;.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(PR-4 UFRJ) A presença de indivíduos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste somente na permanência junto aos demais alunos, nem na negação dos serviços especializados àqueles que deles necessitam, mas implica em uma reorganização do sistema educacional. Tal concepção sugere a revisão de antigas concepções e paradigmas educacionais, porque define:
Escolha uma:
a educação especial
a inclusão 
a normatização
o sistema escolar
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: a inclusão.
PLANEJAMENTO 2
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva considera que a educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Nesse sentido, dentre os objetivos previstos na referida política, encontra-se promover
Escolha uma:
a escolarização da pessoa portadora de deficiência na educação básica, com prioridade
a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, como a maneira mais apropriada para o atendimento de alunos portadores de deficiência.
a individualização dos programas escolares, adaptando os currículos e os objetivos educacionais
a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(BIG ADVICE) Assinale a alternativa incorreta sobre a avaliação na Educação Especial:
Escolha uma:
Ao contrário do modelo clínico tradicional e classificatório, a ênfase da avaliação recai no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno, bem como na melhoria da instituição escolar.
A avaliação na Educação Especial deverá levar em consideração todas as variáveis: as que incidem na aprendizagem com cunho individual; as que incidem no ensino, como as condições da escola e da prática docente; as que inspiram diretrizes gerais da educação, bem como as relações que se estabelecem entre todas elas.
A avaliação constitui-se em processo contínuo e permanente de análise das variáveis que interferem no processo de ensino e de aprendizagem, objetivando identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e das condições da escola e da família.
Nenhuma das alternativas 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Nenhuma das alternativas.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(FGV) De acordo com o documento “Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”, a respeito da formação do professor para atuar na Educação Especial, assinale a afirmativa correta.
Escolha uma:
A formação não precisa contemplar conhecimentos de gestão de sistema educacional inclusivo.
A formação deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular para a oferta dos serviços e recursos de educação especial. 
A formação não deve possibilitar a sua atuação no atendimento educacional especializado.
A formação deve favorecer conhecimentos de gestão de sistema educacional inclusivo, mas sem precisar considerar o desenvolvimento de projetos em parceria com outras áreas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A formação deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular para a oferta dos serviços e recursos de educação especial..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Ao falarmos de Políticas Públicas voltadas à educação inclusiva, podemos destacar como instituições responsáveis pela sua implantação, execução e fiscalização:
Escolha uma:
Exclusivamente o Poder Público Federal, por meio do Ministério da Educação;
Ao Poder Público Federal, Estadual e Municipal concorrentemente, mas vedando-se a atuação privada.
o Estado em todas as suas esferas de governo, OAB, Ministério Público, Associações e Particulares; 
O Poder Público Federal de forma privativa, cabendo aos Estados e Municípios apenas regular interesses locais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: o Estado em todas as suas esferas de governo, OAB, Ministério Público, Associações e Particulares;.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A perspectiva da educação inclusiva traz como premissa a prevalência de um único sistema educativo para todos, ou seja, a inclusão de
Escolha uma:
crianças surdas e cegas na escola de educação especial, a partir do ensino obrigatório de Braille e da Língua de Sinais.
todas as crianças com deficiências ou necessidades educativas especiais, na escola regular 
todas as crianças com deficiências mentais e físicas, na escola de educação especial.
todo e qualquer tipo de deficiência ou alta habilidade, na escola de educação especial.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: todas as crianças com deficiências ou necessidades educativas especiais, na escola regular.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(ACAFE) O público-alvo da Educação Especial definido pela Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva são aqueles que apresentam diagnóstico de:
Escolha uma:
Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Epilepsia.
Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. 
Deficiência, Transtorno do Sono e Altas Habilidades/Superdotação.
Deficiência, Transtorno de Ansiedade e Altas Habilidades/Superdotação.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva orienta que a avaliação pedagógica da educação inclusiva deve ser concebida como processo dinâmico tanto em relação ao conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto em relação às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica
Escolha uma:
processual e formativa, prevalecendo os aspectos qualitativos 
cumulativa e somativa, recolhendo elementos que comprovem a deficiência apresentada.
cumulativa e classificatória, prevalecendo os aspectos comparativos
processual e somativa, prevalecendo os aspectos quantitativos
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: processual e formativa, prevalecendo os aspectos qualitativos.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(IDHTEC) A atual política de educação especial considera como alunos e alunas com deficiência aqueles que, EXCETO:
Escolha uma:
Possuem inteligências múltiplas. 
Apresentam transtornos funcionais como dislexia e disgrafia.
Apresentam transtornos globais de desenvolvimento.
Têm altas habilidades/superdotação.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Possuem inteligências múltiplas..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção correta.
Escolha uma:
A transversalidade da educação especial é uma exigência da educação básica.
Não requer atendimento educacional especializado, pois o aluno deve inserir-se no contexto regular de ensino.
Não tem condições de garantir a continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
Requer a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Requer a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que o(a)
Escolha uma:
atendimento educacional especializado, em função da complexidade na elaboração e organização de recursos pedagógicos específicos, restringe-se ao ensino fundamental.
educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos. 
ensino regular não está apto para atender todos os alunos e, portanto, não pode enfrentar a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência.
inclusão escolar tem início no ensino fundamental, e sua oferta deve ocorrer, preferencialmente, em centros educacionais em interface com os serviços de saúde e assistência social.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos..
PLANEJAMENTO 3
Uma das categorias especificadas dentro das necessidades educacionais especiais é a dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento. Nessa categoria estão incluídos os alunos que apresentam, por exemplo:
Escolha uma:
da criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse
alterações nas interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito 
impedimentos severos de longo prazo que podem ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial
dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, dentre outros
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: alterações nas interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A inclusão escolar propõe um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos, assim a inclusão não atinge apenas alunos com deficiência e ou necessidades específicas, mas todos os demais, promovendo o acesso e a permanência, independentemente de suas necessidades e possibilidades de aprendizagem (Rodrigues, 2008).  
 
Em relação à educação inclusiva, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO UMA, assinale-a.
Escolha uma:
Na LDB 9394/1996, a Educação Especial constitui a modalidade de educação escolar oferecida exclusivamente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. 
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o atendimento educacional especializado como parte integrante do processo educacional.
Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial integra a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento educacional especializado.
A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, assegura a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e super-dotação.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Na LDB 9394/1996, a Educação Especial constitui a modalidade de educação escolar oferecida exclusivamente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A lei diz que a oferta a educação especial (AEE) deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino, sendo assim podemos afirmar:
Escolha uma:
Ensino regular e ou EJA não possuem sala de recursos multifuncionais;
A educação básica não tem por obrigatoriedade em lei uma sala de atendimento educacional especializado;
O deficiente precisa estar em escolas especiais para aprender a viver em sociedade;
O ideal é que cada escola comum tenha uma sala de recursos multifuncionais e uma equipe especialista para oferecer o atendimento educacional especializado dentro da escola (Brasil, 2011); 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O ideal é que cada escola comum tenha uma sala de recursos multifuncionais e uma equipe especialista para oferecer o atendimento educacional especializado dentro da escola (Brasil, 2011);.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Após nossas aulas podemos afirmar com certeza que a inclusão se caracteriza por:
Escolha uma:
Ampliação do acesso à educação para grupos excluídos historicamente desse direito em função da classe social, gênero, etnia, faixa etária e deficiência, o que garantiria a democratização do ensino; 
A inclusão se caracteriza por incluir negros, índios, amarelos, etc.... nas salas de aula do ensino regular;
Os cegos, surdos e mudos tem escolas especiais e por isso não necessitam de inclusão.
Os transtornos de espectro autista e a superdotação não são consideradas deficiências;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Ampliação do acesso à educação para grupos excluídos historicamente desse direito em função da classe social, gênero, etnia, faixa etária e deficiência, o que garantiria a democratização do ensino;.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sartoreto (2006, p.81) destaca:
Escolha uma:
O deficiente não tem aprendizagem e sendo a escola um meio apenas para socialização;
Que o respeito a diferença é condição “sine qua non” para a inclusão e que se traduz pela adoção de prática pedagógicas que permitam as pessoas com deficiência aprender. 
Nenhuma das resposta esta correta.
Que o respeito a diferença não acontece se não houverem as leis para serem cumpridas;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Que o respeito a diferença é condição “sine qua non” para a inclusão e que se traduz pela adoção de prática pedagógicas que permitam as pessoas com deficiência aprender..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O que são as salas de SRM?
Escolha uma:
São ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta de AEE que tem como objetivos prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência; 
Ambientes arborizados e livres de perigos para que o deficiente possa aprender livremente.
Uma sala com computadores dotados para cegos, surdos e mudos;
Espaços na escola com cadeiras de rodas, e letras para cegos;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: São ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos
e pedagógicos para a oferta de AEE que tem como objetivos prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência;.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Podemos afirmar após nossas aulas que ter respeito pela diversidade significa:
Escolha uma:
O respeito pela diversidade é enfatizado pela legislação vigente;
...a tomada de decisão em prol do respeito pela diversidade é caso de legislação para acontecer dentro da educação básica.
....tomar como certo e bom tudo o que a diversidade nos traz. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: ....tomar como certo e bom tudo o que a diversidade nos traz..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A relação entre EE e EI na escola regular deve ocorrer em 3 formas de atendimentos que são complementares e podem ser: Assinale a alternativa errada.
Escolha uma:
O trabalho conjunto – família de forma a fornecer o suporte necessário ao atendimento às necessidades cotidianas das crianças.
Momento individual – reservado para contatos e interação com a família e a avaliação do desenvolvimento da criança e suas condições de vida;
Momentos entre as atividades na sala comum e na sala de recursos sem os professores da sala comum e ou os pais e comunidade; 
Momento grupal – destinado a intervenção propriamente dita com a criança, que é considerada mais eficaz quando as ações ocorrem em contexto grupal;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Momentos entre as atividades na sala comum e na sala de recursos sem os professores da sala comum e ou os pais e comunidade;.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
AEE significa
Escolha uma:
Avaliação Educacional Especializada;
Atendimento Educacional Especializado; 
Atendimento Escolar Equilibrado;
Avaliação Escolar Equilibrada
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Atendimento Educacional Especializado;.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Maria Teresa Mantoan (UNICAMO – LEPED) afirma:
Escolha uma:
O avanço da inclusão escolar pode ser explicado tanto por políticas públicas como por lei e mudança de mentalidade da população; 
Toda e qualquer criança só é considerada portadora de necessidades especiais mediante laudo e assim aceita na rede de ensino pública;
A inclusão somente é determinada em lei dentro da educação básica.
O regresso do sistema educacional proporcionou que a inclusão fosse aceita em toda escola;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O avanço da inclusão escolar pode ser explicado tanto por políticas públicas como por lei e mudança de mentalidade da população;.
_1614172711.unknown
_1614172743.unknown
_1614172759.unknown
_1614172767.unknown
_1614172771.unknown
_1614172773.unknown
_1614172774.unknown
_1614172772.unknown
_1614172769.unknown
_1614172770.unknown
_1614172768.unknown
_1614172763.unknown
_1614172765.unknown
_1614172766.unknown
_1614172764.unknown
_1614172761.unknown
_1614172762.unknown
_1614172760.unknown
_1614172751.unknown
_1614172755.unknown
_1614172757.unknown
_1614172758.unknown
_1614172756.unknown
_1614172753.unknown
_1614172754.unknown
_1614172752.unknown
_1614172747.unknown
_1614172749.unknown
_1614172750.unknown
_1614172748.unknown
_1614172745.unknown
_1614172746.unknown
_1614172744.unknown
_1614172727.unknown
_1614172735.unknown
_1614172739.unknown
_1614172741.unknown
_1614172742.unknown
_1614172740.unknown
_1614172737.unknown
_1614172738.unknown
_1614172736.unknown
_1614172731.unknown
_1614172733.unknown
_1614172734.unknown
_1614172732.unknown
_1614172729.unknown
_1614172730.unknown
_1614172728.unknown
_1614172719.unknown
_1614172723.unknown
_1614172725.unknown
_1614172726.unknown
_1614172724.unknown
_1614172721.unknown
_1614172722.unknown
_1614172720.unknown
_1614172715.unknown
_1614172717.unknown
_1614172718.unknown
_1614172716.unknown
_1614172713.unknown
_1614172714.unknown
_1614172712.unknown
_1614172679.unknown
_1614172695.unknown
_1614172703.unknown
_1614172707.unknown
_1614172709.unknown
_1614172710.unknown
_1614172708.unknown
_1614172705.unknown
_1614172706.unknown
_1614172704.unknown
_1614172699.unknown
_1614172701.unknown
_1614172702.unknown
_1614172700.unknown
_1614172697.unknown
_1614172698.unknown
_1614172696.unknown
_1614172687.unknown
_1614172691.unknown
_1614172693.unknown
_1614172694.unknown
_1614172692.unknown
_1614172689.unknown
_1614172690.unknown
_1614172688.unknown
_1614172683.unknown
_1614172685.unknown
_1614172686.unknown
_1614172684.unknown
_1614172681.unknown
_1614172682.unknown
_1614172680.unknown
_1614172663.unknown
_1614172671.unknown
_1614172675.unknown
_1614172677.unknown
_1614172678.unknown
_1614172676.unknown
_1614172673.unknown
_1614172674.unknown
_1614172672.unknown
_1614172667.unknown
_1614172669.unknown
_1614172670.unknown
_1614172668.unknown
_1614172665.unknown
_1614172666.unknown
_1614172664.unknown
_1614172647.unknown
_1614172655.unknown
_1614172659.unknown
_1614172661.unknown
_1614172662.unknown
_1614172660.unknown
_1614172657.unknown
_1614172658.unknown
_1614172656.unknown
_1614172651.unknown
_1614172653.unknown
_1614172654.unknown
_1614172652.unknown
_1614172649.unknown
_1614172650.unknown
_1614172648.unknown
_1614172639.unknown
_1614172643.unknown
_1614172645.unknown
_1614172646.unknown
_1614172644.unknown
_1614172641.unknown
_1614172642.unknown
_1614172640.unknown
_1614172635.unknown
_1614172637.unknown
_1614172638.unknown
_1614172636.unknown
_1614172633.unknown
_1614172634.unknown
_1614172631.unknown
_1614172632.unknown
_1614172630.unknown
_1614172629.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais