Buscar

Estudo de caso Cisco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

e qual forma, podem se proteger, estão aprendendo de alguma forma lidar 
com as informações dadas para a empresa, como vamos lidar com tanta de 
informação conforme os noticiários, as empresas conforme o crescimento que a 
tecnologia vai avançando, estão se adaptando e aprendendo a melhorar os sistema 
da empresa, e investindo em melhores seguranças para não ocorrer o risco de 
dados serem vazados na midia
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Fichamento de Estudo de Caso
Mozer Fernando Oliveira Nogueira
Trabalho da disciplina: AUDITORIA E CONTROLE DE SEG. E CLAS. DA INFORMAÇÃO
Tutor: Sérgio Rodrigues Affonso Franco
João Pessoa
2019
ESTUDO DE CASO: AUDITORIA E CONTROLE DE SEG. E CLAS. DA INFORMAÇÃO
Estudo de caso: Cisco System, Inc.: Implantação de ERP
REFERÊNCIA: 
Acervo da Biblioteca Estácio ( http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0094/Biblioteca_22439/Biblioteca_22439.pdf )
A Cisco Systems Inc., que viria a ser uma das maiores empresas de TI do mundo, foi fundada em 1984, por dois cientistas da computação da Universidade de Stanford. Seu principal produto é o roteador, a combinação de hardware e software crucial para a rede mundial de computadores. Com o aumento de demandas no âmbito da internet, a empresa começou a dominar o mercado e logo no primeiro ano a Cisco ja estava entre as cinco maiores empresas em retorno sobre receitas e sobre ativos, juntamente com a Intel e a Microsoft. Don Valentine, sócio da Sequoia Capital e vice Presidente do conselho administrativo da Cisco, foi o primeiro a investir na jovem empresa, enquanto os outros preferiram a cautela. Valentine contratou também John Morgridge como CEO.Morgridge, um experiente executivo no setor de computação, começou imediatamente a formar uma equipe de gestão profissional, a qual logo entrou em confronto com os fundadores. Depois de tantos conflitos internos, Morgridge e Valentine venderam suas ações e deixaram a empresa. 
Em 1993, quando Pete Solvik entrou na Cisco como Chief Information Officer (CIO), logo observou que a Cisco usava um pacote de software baseado em UNIX para dar suporte ao seu principal processamento de transações, o problema era que essa aplicação não oferecia o grau de redundância, confiabilidade e facilidade de manutenção que a empresa necessitava para suas pretensões que era de crescimento. Então Solvik constatou que a Cisco deveria mudar. A idéia inicial era evitar uma solução ERP, mas ao em vez disso, ele planejava dar autonomia a cada área funcional no tocante à aplicação e ao plano de mudança, indo na contramão do que a Cisco queria, que era a padronização. Todas as funcionais seriam obrigadas a usar a arquitetura e banco de dados comuns.
Porém, no ano seguinte, 1994, o sistema existente falha de forma grave. Um método não autorizado para acessar o principal banco de dados da aplicação - uma solução alternativa motivada pelas limitações de desempenho do próprio sistema -, funcionou de forma inadequada corrompendo o banco de dados central da Cisco. Essa falha trouxe à direção da Cisco o fato de que os sistemas da empresa estavam à beira de um colapso, e seria necessário encontrar uma solução urgente para esse problema, outro ponto era que a abordagem de substituição autônoma dos sistemas que eles haviam adotado não seria suficiente, o que implicaria em uma abordagem alternativa. Então foi resolvido que a Cisco deveria gerir a implantação de um projeto de grande dimensão e de forma integrada.
A equipe passou dez dias escrevendo uma Solicitação de Propostas para enviar aos fornecedores. Enquanto eles preparavam suas respostas, a equipe da Cisco visitava uma serie de clientes indicados por fornecedores.
Após a equipe ter feito a escolha internamente, informou aos fornecedores. A Oracle venceu as demais propostas e elaboraram juntos uma uma proposta a ser levada ao Conselho Administrativo. Tendo a proposta sido aprovada pelo Conselho, a Equipe não perdeu tempo para montar a estrutura de implantação. A estratégia da equipe utilizava uma técnica chamada “rapid interative prototyping”
Durante os três meses seguintes à implantação, a Cisco e seus fornecedores establizaram todo o sistema e adicionaram capacidade a este. Houve comemoração entre a equipe e a Direção, enquanto o próprio Solvik se perguntava “quem imaginaria que conseguiríamos?”

Continue navegando