Buscar

Impermeabilização - Concreto e Argamassa - Rev02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Componentes:
Amanda Toniato
André Luís Nascimento Silva
Francisco de Castro Barbosa
José Marcos Santana Gomes
Leonardo de Assis
Márcio Segundo Bregoncci
SISTEMAS 
DE 
IMPERMEABILIZAÇÃO
Concretos e Argamassas Impermeáveis
<número>
As fundações são elementos estruturais com a finalidade de transmitir ao terreno as cargas provenientes da estrutura, sendo elas diretas ou indiretas, de acordo com a necessidade em que as cargas serão transferidas para o solo onde ela se apóia.
Introdução 
Segundo Bauer(2014), impermeabilização é a proteção das construções contra a infiltração da água. É importantíssima e imprescindível tanto para manter a boa aparência da construção como para garantir sua durabilidade e segurança de seus usuário e ou habitantes. 
Com tamanha importância a impermeabilização vem sendo desenvolvida e aprimorada ao longo dos anos, com novas tecnologias de materiais e sistemas de utilização, os quais devem ser descritos e apresentados no projeto de impermeabilização, juntamente com os demais projetos executivos da construção, o qual dever ser criterioso e conter um estudo minucioso do local da construção para uma correta adequação do tipo de impermeabilização ao tipo de infiltração.
Existem basicamente dois sistemas de impermeabilização empregados na construção civil, que são: 
*O Flexível que utiliza mantas e membranas impermeáveis sobre as estruturas e;
*O Rígido, onde aditivos impermeabilizantes são aplicados diretamente ao concreto ou argamassas. Sendo este último, o assunto principal desta pesquisa.
Proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como a salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a estanqueidade das partes construtivas que a requeiram.
Função das Impermeabilizações
O projeto de impermeabilização tem como função elaborar, analisar, planificar, detalhar, descriminar e adotar as metodologias, objetivando o bom comportamento da impermeabilização e compatibilizando os possíveis sistemas impermeabilizantes a serem adotados com a concepção da edificação.
Quando a impermeabilização não é analisada com a devida importância inúmeros problemas patológicos aparecem tendo como conseqüência, a infiltração de água no que acarreta uma serie de falhas no desempenho dos edifícios
Projeto de Impermeabilização
Conjunto de materiais que, aplicados em determinadas condições, conferem impermeabilidade às construções. 
O conhecimento dos sistemas impermeabilizantes é fundamental para a tomada de decisão entre os vários materiais impermeabilizantes, em face das diversas situações encontradas nas construções.
Sistema Impermeabilizantes
Como Escolher o Sistema Impermeabilizante
O tipo adequado de impermeabilização a ser empregado na construção civil deve ser determinado segundo a solicitação imposta pelo fluido nas partes construtivas que requeiram estanqueidade. A solicitação pode ocorrer de quatro formas distintas, conforme a seguir:
 Imposta pela água de percolação;
 Água da chuva e lavagem Paredes, coberturas e pisos
2) Imposta pela água de condensação;
 Superfície exposta ao calor e frio 
3) Imposta pela umidade do solo;
 Água capilar Fundações, cortinas e piso sobre o solo
4) Imposta pelo fluido sob pressão unilateral ou bilateral.
 Piscinas e reservatórios
Classificação dos Sistemas Impermeabilizantes
Flexíveis:
 Suportam deformações da base com amplitudes variáveis (em função do sistema de impermeabilização), inclusive fissuras e trincas;
 Reforçados (com materiais resistentes à tração);
 Sem reforços.
Rígidos:
 Baixa capacidade de absorver deformações da base (principalmente deformações concentradas como fissuras e trincas).
Classificação dos Sistemas Impermeabilizantes
Classificação dos Rígidos
 Com aditivos “impermeabilizantes”
 Sem aditivos
Concreto 
“impermeável”
 Argamassa com hidrofugantes
 Argamassas poliméricas (aditivadas com polímeros)
Argamassa
“impermeável”
Argamassas e concretos, atuam como impermeabilizantes ou se tornam impermeáveis, a parti da incorporação de um aditivo.
Origem e Característica do Material
Exemplo: tecplus 1 quartzolit é um aditivo líquido que adicionado à água de amassamento de concretos e argamassas provoca uma considerável redução de sua permeabilidade.
 
• Aditivo mineral inorgânico para concretos e argamassas utilizados em elementos submetidos à umidade e à pressão d’água.
Origem e Característica do Material
Exemplo: DRY D1 IDRO NG da Chimica Edile é um aditivo impermeabilizante, multifuncional, em pó de nova geração para argamassas e concretos, não é um repelente de água, a impermeabilidade não interage quimicamente com o cimento é completamente natural e isento de cloretos e sulfatos, sua ação e puramente mecânica.
Teste – Penetração de água com corpo de prova de 150 mm
Referencia
Dry D1 NG
Apresentação do Produto
Os produtos (aditivos) podem ser encontrados de diversas formas dependendo principalmente do fornecedor.
Empresas de concretagem em metro cúbico
Empresas fornecedoras de aditivos em litro e/ou Kg
Aplicação dos Impermeabilizantes Rígidos
Nas impermeabilizações RÍGIDAS a camada estanque é aplicada diretamente sobre a base e geralmente sem outras camadas complementares.
Onde podem/ devem ser aplicados
 Caixas d’águas (exceto caixas d’águas elevadas)
 Piscinas
 Fundações
 Cortinas
Onde podem/ devem ser aplicados
 Caixas d’águas (exceto caixas d’águas elevadas)
 Piscinas
 Fundações
 Cortinas
Onde podem/ devem ser aplicados
Aplicação dos Impermeabilizantes Rígidos
Passo a passo da aplicação da argamassa e concreto.
VIDEO
Produtividade e Custo
O custo de uma impermeabilização na construção civil é estimado em 1% a 3% do custo total de uma obra. No entanto, falhas de desempenho da mesma poderão gerar um custo de reimpermeabilização que superam 5% a 10% do custo da obra, já que muitas vezes as reimpermeabilização envolvem outros custos adicionais.
Descrição
Sem Aditivo (m³)
Com Aditivo (m³)
Concreto Polimix
R$ 274,00
Argamassa Polimix
R$ 250,00
Conclusão
Isaia(2013), ressalta que o custo de uma impermeabilização na construção civil é estimado em 1% a 3% do custo total de uma obra. No entanto, falhas de desempenho da mesma poderão gerar um custo de reimpermeabilização que superam 5% a 10% do custo da obra.
Nestes termos e do exposto nesta pesquisa, fica claro a que a impermeabilização é uma das etapas da construção como as demais. Ou seja,deve possuir com projeto de execução com todas as suas prerrogativas, contemplando excelência na qualidade dos materiais e mão de obra especializada na execução da mesma. Visto que, a não observância deste conceitos poderá acarretar em retrabalho e desperdício de materiais e consequentemente aumento do custo da construção ou prejuízo para os construtores. 
O custo de uma impermeabilização na construção civil é estimado em 1% a 3% do custo total de uma obra. No entanto, falhas de desempenho da mesma poderão gerar um custo de reimpermeabilização que superam 5% a 10% do custo da obra, já que muitas vezes as reimpermeabilização envolvem outros custos adicionais.
Referências Bibliográficas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais