Buscar

apol teoria do conhecimento pedagogico 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teoria do Conhecimento Pedagógico
Considere a seguinte citação: 
“A pedagogia tradicional estabeleceu uma ênfase no conteúdo enciclopédico, ou seja, no conhecimento já instituído e tido como verdade absoluta. O professor era responsável pela organização dos saberes em sequência lógica e transmiti-los geralmente pela exposição oral aos alunos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 28. 
Com base no livro da disciplina Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel do aluno na pedagogia tradicional, leia as afirmativas a seguir:
I – O aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem.
II – O aluno tinha um papel secundário, pois o ator principal era o professor.
III – O papel do aluno era o de mero receptor do que o professor ensinava.
Está(ão) correta(s) a(s):
	
	A
	afirmativas II e III apenas.
	
	B
	afirmativas I e II apenas.
	
	C
	afirmativas I e III apenas.
	
	D
	afirmativa I apenas.
	
	E
	a afirmativa III apenas.
Questão 2/5 - Teoria do Conhecimento Pedagógico
Leia o excerto de texto abaixo: 
“Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de fora para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 31. 
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o método de ensino da escola nova na vertente diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	baseia-se no aprender fazendo, de modo que valorizam-se a pesquisa,
 a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de
 problemas.
	
	B
	é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, 
com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	
	C
	deve ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	emprega principalmente a exposição oral.
	
	E
	baseia-se na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
Questão 3/5 - Teoria do Conhecimento Pedagógico
Leia o extrato de texto a seguir: 
“[Na teoria dualista], a escola valoriza o trabalho intelectual e desqualifica o trabalho manual, contribuindo para que o proletariado aceite a divisão entre planejamento e decisão (cabe à burguesia) e execução (cabe aos trabalhadores) existente no modo capitalista de produção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 131. 
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre teoria da escola dualista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I - (  V) Christian Baudelot e Roger Establet são os autores dessa teoria.
II - ( V ) Essa teoria demonstra que a escola, embora aparentemente seja única e ofereça espaço para todos indiferentemente de sua origem de classe, está dividida em duas grandes redes: primário-profissional (PP) e secundário-superior (SS).
III - ( V ) A classe primário profissional (PP) forma o proletariado e o secundário superior (SS) forma a burguesia.
IV - (F  ) Marx e Skinner são os autores dessa teoria.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	V – V – V – F 
	
	E
	V – F – V – V
Questão 4/5 - Teoria do Conhecimento Pedagógico
Considere o seguinte extrato de texto: 
“O aparelho ideológico do Estado (AIE) pode não só ser alvo, mas também o local da luta de classes e, por vezes, de forma renhida da luta de classes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. p. 110.
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre  a teoria da escola como aparelho ideológico do estado, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I - ( V ) Louis Althusser é o autor dessa teoria.
II - (F  ) Karl Marx é o autor dessa teoria.
III - (V ) Nessa teoria, o Estado, embora se apresente como representante das necessidades e aspirações de todos os membros da sociedade, é, na verdade, representante da classe dominante.
IV - ( V ) A classe dominante se utiliza do Estado, e este, por meio de dois “aparelhos”, organiza a sociedade de modo que os donos dos meios de produção se mantenham no poder.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F
Questão 5/5 - Teoria do Conhecimento Pedagógico
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“A violência simbólica é um reforço da violência material e se manifesta na formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc., a pregação religiosa, a atividade artística e literária, a propaganda e a moda, a educação familiar etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: autores associados, 1989. p. 30. 
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I - ( V ) Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria.
II - (  F) Jean Piaget e Skinner são os principais autores dessa teoria.
III - (V ) Para os autores dessa teoria, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação às classes dominadas.
IV - ( V) Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F

Continue navegando