Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação final

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No que diz respeito aos bens públicos, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. O ordenamento jurídico pátrio não admite a concessão acessória de bem público, haja vista a impossibilidade de sua conjugação com uma concessão de serviço público.
b. Caso a administração pública tenha celebrado contrato de permissão de uso de imóvel com entidade sem fins lucrativos pelo prazo de dez anos e promova a rescisão contratual antes do termo fixado, entende o STJ que a providência demanda prévio processo administrativo.
c. A permissão de uso de bem público cria para o permissionário uma faculdade de uso, e, não, uma obrigação.
d. A autorização de uso de bem público cria para o usuário o dever de fazer uso do bem, não sendo compatível, portanto, com a fixação de prazo, devido ao seu caráter transitório.
e. Os bens dominicais integram o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público e submetem-se a regime jurídico de direito público.

Marque a opção correta no que se refere à desapropriação.
Escolha uma:
a. A pessoa cujo bem for prejudicado em sua destinação econômica pela desapropriação de áreas contíguas terá direito a reclamar perdas e danos do expropriante.
b. Não serão devidos juros compensatórios caso o imóvel desapropriado possua grau de utilização da terra e de eficiência na exploração igual a zero.
c. Os concessionários de serviços públicos poderão promover desapropriações sempre que tal procedimento for necessário à garantia da continuidade da prestação do serviço público.
d. Constitui hipótese de desapropriação para fins de utilidade pública a construção ou ampliação de distritos industriais, o que inclui o loteamento das áreas necessárias à instalação de indústrias e atividades correlatas, bem como a revenda ou locação dos respectivos lotes a empresas previamente qualificadas.

Acerca de serviço público, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. As primeiras tentativas de conceituação de serviço público surgiram na Alemanha, com a Escola de Serviço Público, segundo a qual o conceito incluía as atividades materiais realizadas pelo Poder Executivo.
b. Compete aos municípios a exploração direta ou por meio de concessão dos serviços de gás canalizado.
c. De acordo com o STJ, na hipótese de contrato de permissão de serviço de transporte público realizado sem prévia licitação, não há garantia da manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
d. Autorização, concessão e permissão são formas contratuais de delegação do serviço público.

Marque a opção correta acerca dos serviços públicos.
Escolha uma:
a. Os denominados serviços públicos uti universi não podem ser objeto nem de concessão nem de remuneração mediante a cobrança de taxa.
b. As concessões de serviço público demandam a obediência irrestrita ao princípio da obrigatoriedade de licitação, razão pela qual a legislação de regência veda a incidência das hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação sobre as licitações para a concessão de serviço público.
c. Na concessão de serviço público, o serviço é atribuído à pessoa física ou jurídica, que o executará por sua conta e risco.
d. Quando o serviço público é prestado por empresa pública ou por sociedade de economia mista, tais entidades, integrantes da administração indireta, passam a ser detentoras da titularidade do serviço público.

Acerca dos princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. São princípios constitucionais explícitos da Administração Pública, entre outros, os da legalidade, impessoalidade, moralidade e proporcionalidade.
b. O princípio da impessoalidade destina-se a proteger simultaneamente o interesse público e o interesse privado, pautando-se pela igualdade de tratamento a todos administrados, independentemente de quaisquer preferências pessoais.
c. O princípio da razoabilidade consiste nos limites do que pode, ou não, ser considerado aceitável, e a sua violação resulta em vício do ato administrativo.
d. Constar nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos viola o princípio da eficiência.

Sobre o princípio da proporcionalidade, marque a alternativa incorreta.
Escolha uma:
a. O subprincípio adequação consiste em verificar se o meio é apropriado para a consecução de determinado fim.
b. O segundo subprincípio da necessidade questiona se não há outras medidas que causem gravame menor para o implemento do fim legítimo que se busca.
c. A terceira etapa consiste em verificar se a restrição de um direito fundamental se justifica diante dos benefícios de proteção ao outro direito fundamental.
d. No Brasil, o referido princípio é visto com muitas restrições e por isso é pouco utilizado.

Esse texto pode ser considerado como o fundamento para a existência do poder de polícia nas sociedades modernas. Quanto ao poder de polícia no direito administrativo brasileiro, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. Na realização de manifestações públicas em vias públicas, o poder de polícia pode vedar a utilização de carros, aparelhos e objetos sonoros em prol da coletividade e do bem comum.
b. O poder de polícia pode ser exercido preventivamente ou repressivamente, sendo exemplos da primeira a licença e a autorização e, da segunda a aplicação de sanções.
c. No exercício do poder de polícia, atos normativos podem ser emitidos para a administração das vias públicas, com estabelecimento e definição prévios de infração administrativa.
d. O poder para a instauração de processo administrativo disciplinar e aplicação da respectiva penalidade decorre do poder de polícia da administração.

Sobre os poderes Administrativos, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A administração pública não pode efetuar apreensão, à revelia do Poder Judiciário, de petrechos de atividades pesqueiras utilizados em desacordo com a lei de regência.
b. A decisão judicial que impõe à Administração Pública o restabelecimento do plantão de 24 horas em Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e à Juventude não constitui abuso de poder, tampouco extrapola o controle do mérito administrativo pelo Judiciário.
c. Em sentido estrito, o poder de polícia da administração pública se circunscreve ao exercício da segurança pública.
d. A natureza indelegável do poder de polícia é absoluta a não comporta exceções.

Com base na doutrina e na jurisprudência, marque a opção correta a respeito dos atos administrativos.
Escolha uma:
a. A falta da aprovação da autoridade competente para o ato administrativo produzir efeitos configura hipótese de ato administrativo pendente de exequibilidade, visto que está sujeito a condição ou termo para o início da produção de seus efeitos.
b. De acordo com o entendimento do STJ, o administrador, consoante a teoria dos motivos determinantes, vincula-se aos motivos elencados para a prática do ato administrativo, porém o vício de legalidade resta configurado quando inexistentes ou inverídicos os motivos suscitados pela administração, independentemente da existência de coerência entre as razões explicitadas no ato e o resultado obtido.
c. Conforme a classificação dos atos administrativos quanto aos seus efeitos, a anulação do ato administrativo configura exemplo de ato constitutivo, por criar, modificar ou extinguir um direito ou situação do administrado.
d. Segundo o STJ, a possibilidade de a administração poder anular ou revogar os seus próprios atos quando eivados de irregularidades não se estende ao desfazimento de situações constituídas com aparência de legalidade, sem a necessária observância do devido processo legal e da ampla defesa.

Sobre os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O princípio constitucional da razoável duração do processo se aplica aos processos administrativos.
b. A nomeação de cônjuge da autoridade nomeante para o exercício de cargo em comissão ou de confiança na Administração Pública indireta não viola a Constituição Federal.
c. A moralidade administrativa, embora seja observada por grande parte dos administradores, não se configura um princípio positivado no ordenamento jurídico brasileiro.
d. O princípio da publicidade considera-se atendido sempre que houver a publicação de atos no Diário Oficial, sendo, por conseguinte, desnecessária qualquer medida adicional por parte da Administração Pública.

À luz da jurisprudência do STJ, marque a opção correta a respeito dos poderes da administração pública.
a. No exercício do poder discricionário, a administração pública pode aferir o momento oportuno para a abertura de concurso público, porém, com fundamento no mesmo poder, não pode ela cancelar certame em andamento, em razão de critérios de conveniência e oportunidade.
b. Um dos pressupostos para o exercício do poder de polícia é a ocorrência de violação individual a determinada limitação administrativa, hipótese em que a administração pública poderá valer-se de meios indiretos de coação como a imposição de multa, providência esta que não será possível nas hipóteses de violações massificadas.
c. O poder-dever da administração pública de punir as faltas cometidas por servidores públicos é imprescritível e demanda prévia apuração em processo administrativo, assegurando-se o contraditório e a ampla defesa.
d. A administração pública, considerando o interesse público e com fundamento no poder discricionário, pode atribuir nova lotação a servidor público, hipótese em que se admite que a motivação do ato seja posterior à remoção.

Sobre o princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado, marque a alternativa correta.
a. É um princípio absoluto.
b. Amplo poder em face do particular, que se sujeita aos seus comandos independentemente do fim objetivado, uma vez que o agir administrativo é presumidamente de acordo com a lei.
c. Impede que o bem-estar social sofra qualquer dano causado por interesse particular ainda que ele seja um direito fundamental não afastável.
d. Confere à Administração Pública a possibilidade de, nos termos da lei, constituir terceiros em obrigações mediante atos unilaterais, sendo tais atos imperativos.

Marque a opção correta com relação aos serviços públicos e à desapropriação.
a. Em decorrência do princípio da igualdade dos usuários, não se admite, no serviço público, o estabelecimento de tarifas diferenciadas em função de custos específicos provenientes do atendimento a distintos segmentos de usuários.
b. Consideram-se serviços públicos indelegáveis os serviços que o Estado, atendendo a necessidades coletivas, assume como seus e executa diretamente, por seus próprios agentes e órgãos da administração centralizada, vedada a transferência de sua execução a particulares ou mesmo a entidades da administração indireta.
c. A declaração expropriatória, mediante a qual o poder público declara a utilidade pública ou o interesse social do bem de um particular para fins de desapropriação, pode ser feita por decreto do chefe do Poder Executivo e por iniciativa do Poder Legislativo, tanto na esfera da União como na dos estados, do DF, dos municípios e dos territórios.
d. Como forma de impedir o comprometimento da operacionalização e da continuidade da prestação do serviço, as concessionárias estão proibidas, no financiamento de seus contratos, de oferecer em garantia os direitos emergentes da concessão.

A extinção do contrato administrativo de concessão pela retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, denomina-se apropriadamente:
a. Anulação.
b. Rescisão.
c. Encampação.
d. Caducidade.

Sobre o princípio da indisponibilidade do interesse público e o da supremacia do interesse público sobre o interesse privado, marque a alternativa correta.
a. O princípio da supremacia do interesse público fundamenta a existência das prerrogativas e dos poderes especiais absolutos da administração pública.
b. A supremacia do interesse público sobre o privado não é um princípio que cabe relativização.
c. A indisponibilidade do interesse público se trata de restrições da Administração em não dispor da coisa pública, da qual ela não é a titular.
d. O princípio da indisponibilidade do interesse público e o princípio da supremacia do interesse público equivalem-se.

No que tange à intervenção do Estado na propriedade, marque a opção correta.
a. O tombamento não incide sobre bens móveis.
b. O direito de preempção municipal tem natureza jurídica de limitação administrativa.
c. Conforme entendimento do STJ, a imissão provisória na posse não representa a transferência de domínio. Dessa forma, o IPTU continua a ser devido pelo proprietário.
d. O decreto de desapropriação por interesse social caduca no prazo de 5 anos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No que diz respeito aos bens públicos, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. O ordenamento jurídico pátrio não admite a concessão acessória de bem público, haja vista a impossibilidade de sua conjugação com uma concessão de serviço público.
b. Caso a administração pública tenha celebrado contrato de permissão de uso de imóvel com entidade sem fins lucrativos pelo prazo de dez anos e promova a rescisão contratual antes do termo fixado, entende o STJ que a providência demanda prévio processo administrativo.
c. A permissão de uso de bem público cria para o permissionário uma faculdade de uso, e, não, uma obrigação.
d. A autorização de uso de bem público cria para o usuário o dever de fazer uso do bem, não sendo compatível, portanto, com a fixação de prazo, devido ao seu caráter transitório.
e. Os bens dominicais integram o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público e submetem-se a regime jurídico de direito público.

Marque a opção correta no que se refere à desapropriação.
Escolha uma:
a. A pessoa cujo bem for prejudicado em sua destinação econômica pela desapropriação de áreas contíguas terá direito a reclamar perdas e danos do expropriante.
b. Não serão devidos juros compensatórios caso o imóvel desapropriado possua grau de utilização da terra e de eficiência na exploração igual a zero.
c. Os concessionários de serviços públicos poderão promover desapropriações sempre que tal procedimento for necessário à garantia da continuidade da prestação do serviço público.
d. Constitui hipótese de desapropriação para fins de utilidade pública a construção ou ampliação de distritos industriais, o que inclui o loteamento das áreas necessárias à instalação de indústrias e atividades correlatas, bem como a revenda ou locação dos respectivos lotes a empresas previamente qualificadas.

Acerca de serviço público, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. As primeiras tentativas de conceituação de serviço público surgiram na Alemanha, com a Escola de Serviço Público, segundo a qual o conceito incluía as atividades materiais realizadas pelo Poder Executivo.
b. Compete aos municípios a exploração direta ou por meio de concessão dos serviços de gás canalizado.
c. De acordo com o STJ, na hipótese de contrato de permissão de serviço de transporte público realizado sem prévia licitação, não há garantia da manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
d. Autorização, concessão e permissão são formas contratuais de delegação do serviço público.

Marque a opção correta acerca dos serviços públicos.
Escolha uma:
a. Os denominados serviços públicos uti universi não podem ser objeto nem de concessão nem de remuneração mediante a cobrança de taxa.
b. As concessões de serviço público demandam a obediência irrestrita ao princípio da obrigatoriedade de licitação, razão pela qual a legislação de regência veda a incidência das hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação sobre as licitações para a concessão de serviço público.
c. Na concessão de serviço público, o serviço é atribuído à pessoa física ou jurídica, que o executará por sua conta e risco.
d. Quando o serviço público é prestado por empresa pública ou por sociedade de economia mista, tais entidades, integrantes da administração indireta, passam a ser detentoras da titularidade do serviço público.

Acerca dos princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. São princípios constitucionais explícitos da Administração Pública, entre outros, os da legalidade, impessoalidade, moralidade e proporcionalidade.
b. O princípio da impessoalidade destina-se a proteger simultaneamente o interesse público e o interesse privado, pautando-se pela igualdade de tratamento a todos administrados, independentemente de quaisquer preferências pessoais.
c. O princípio da razoabilidade consiste nos limites do que pode, ou não, ser considerado aceitável, e a sua violação resulta em vício do ato administrativo.
d. Constar nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos viola o princípio da eficiência.

Sobre o princípio da proporcionalidade, marque a alternativa incorreta.
Escolha uma:
a. O subprincípio adequação consiste em verificar se o meio é apropriado para a consecução de determinado fim.
b. O segundo subprincípio da necessidade questiona se não há outras medidas que causem gravame menor para o implemento do fim legítimo que se busca.
c. A terceira etapa consiste em verificar se a restrição de um direito fundamental se justifica diante dos benefícios de proteção ao outro direito fundamental.
d. No Brasil, o referido princípio é visto com muitas restrições e por isso é pouco utilizado.

Esse texto pode ser considerado como o fundamento para a existência do poder de polícia nas sociedades modernas. Quanto ao poder de polícia no direito administrativo brasileiro, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. Na realização de manifestações públicas em vias públicas, o poder de polícia pode vedar a utilização de carros, aparelhos e objetos sonoros em prol da coletividade e do bem comum.
b. O poder de polícia pode ser exercido preventivamente ou repressivamente, sendo exemplos da primeira a licença e a autorização e, da segunda a aplicação de sanções.
c. No exercício do poder de polícia, atos normativos podem ser emitidos para a administração das vias públicas, com estabelecimento e definição prévios de infração administrativa.
d. O poder para a instauração de processo administrativo disciplinar e aplicação da respectiva penalidade decorre do poder de polícia da administração.

Sobre os poderes Administrativos, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A administração pública não pode efetuar apreensão, à revelia do Poder Judiciário, de petrechos de atividades pesqueiras utilizados em desacordo com a lei de regência.
b. A decisão judicial que impõe à Administração Pública o restabelecimento do plantão de 24 horas em Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e à Juventude não constitui abuso de poder, tampouco extrapola o controle do mérito administrativo pelo Judiciário.
c. Em sentido estrito, o poder de polícia da administração pública se circunscreve ao exercício da segurança pública.
d. A natureza indelegável do poder de polícia é absoluta a não comporta exceções.

Com base na doutrina e na jurisprudência, marque a opção correta a respeito dos atos administrativos.
Escolha uma:
a. A falta da aprovação da autoridade competente para o ato administrativo produzir efeitos configura hipótese de ato administrativo pendente de exequibilidade, visto que está sujeito a condição ou termo para o início da produção de seus efeitos.
b. De acordo com o entendimento do STJ, o administrador, consoante a teoria dos motivos determinantes, vincula-se aos motivos elencados para a prática do ato administrativo, porém o vício de legalidade resta configurado quando inexistentes ou inverídicos os motivos suscitados pela administração, independentemente da existência de coerência entre as razões explicitadas no ato e o resultado obtido.
c. Conforme a classificação dos atos administrativos quanto aos seus efeitos, a anulação do ato administrativo configura exemplo de ato constitutivo, por criar, modificar ou extinguir um direito ou situação do administrado.
d. Segundo o STJ, a possibilidade de a administração poder anular ou revogar os seus próprios atos quando eivados de irregularidades não se estende ao desfazimento de situações constituídas com aparência de legalidade, sem a necessária observância do devido processo legal e da ampla defesa.

Sobre os princípios da Administração Pública, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O princípio constitucional da razoável duração do processo se aplica aos processos administrativos.
b. A nomeação de cônjuge da autoridade nomeante para o exercício de cargo em comissão ou de confiança na Administração Pública indireta não viola a Constituição Federal.
c. A moralidade administrativa, embora seja observada por grande parte dos administradores, não se configura um princípio positivado no ordenamento jurídico brasileiro.
d. O princípio da publicidade considera-se atendido sempre que houver a publicação de atos no Diário Oficial, sendo, por conseguinte, desnecessária qualquer medida adicional por parte da Administração Pública.

À luz da jurisprudência do STJ, marque a opção correta a respeito dos poderes da administração pública.
a. No exercício do poder discricionário, a administração pública pode aferir o momento oportuno para a abertura de concurso público, porém, com fundamento no mesmo poder, não pode ela cancelar certame em andamento, em razão de critérios de conveniência e oportunidade.
b. Um dos pressupostos para o exercício do poder de polícia é a ocorrência de violação individual a determinada limitação administrativa, hipótese em que a administração pública poderá valer-se de meios indiretos de coação como a imposição de multa, providência esta que não será possível nas hipóteses de violações massificadas.
c. O poder-dever da administração pública de punir as faltas cometidas por servidores públicos é imprescritível e demanda prévia apuração em processo administrativo, assegurando-se o contraditório e a ampla defesa.
d. A administração pública, considerando o interesse público e com fundamento no poder discricionário, pode atribuir nova lotação a servidor público, hipótese em que se admite que a motivação do ato seja posterior à remoção.

Sobre o princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado, marque a alternativa correta.
a. É um princípio absoluto.
b. Amplo poder em face do particular, que se sujeita aos seus comandos independentemente do fim objetivado, uma vez que o agir administrativo é presumidamente de acordo com a lei.
c. Impede que o bem-estar social sofra qualquer dano causado por interesse particular ainda que ele seja um direito fundamental não afastável.
d. Confere à Administração Pública a possibilidade de, nos termos da lei, constituir terceiros em obrigações mediante atos unilaterais, sendo tais atos imperativos.

Marque a opção correta com relação aos serviços públicos e à desapropriação.
a. Em decorrência do princípio da igualdade dos usuários, não se admite, no serviço público, o estabelecimento de tarifas diferenciadas em função de custos específicos provenientes do atendimento a distintos segmentos de usuários.
b. Consideram-se serviços públicos indelegáveis os serviços que o Estado, atendendo a necessidades coletivas, assume como seus e executa diretamente, por seus próprios agentes e órgãos da administração centralizada, vedada a transferência de sua execução a particulares ou mesmo a entidades da administração indireta.
c. A declaração expropriatória, mediante a qual o poder público declara a utilidade pública ou o interesse social do bem de um particular para fins de desapropriação, pode ser feita por decreto do chefe do Poder Executivo e por iniciativa do Poder Legislativo, tanto na esfera da União como na dos estados, do DF, dos municípios e dos territórios.
d. Como forma de impedir o comprometimento da operacionalização e da continuidade da prestação do serviço, as concessionárias estão proibidas, no financiamento de seus contratos, de oferecer em garantia os direitos emergentes da concessão.

A extinção do contrato administrativo de concessão pela retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, denomina-se apropriadamente:
a. Anulação.
b. Rescisão.
c. Encampação.
d. Caducidade.

Sobre o princípio da indisponibilidade do interesse público e o da supremacia do interesse público sobre o interesse privado, marque a alternativa correta.
a. O princípio da supremacia do interesse público fundamenta a existência das prerrogativas e dos poderes especiais absolutos da administração pública.
b. A supremacia do interesse público sobre o privado não é um princípio que cabe relativização.
c. A indisponibilidade do interesse público se trata de restrições da Administração em não dispor da coisa pública, da qual ela não é a titular.
d. O princípio da indisponibilidade do interesse público e o princípio da supremacia do interesse público equivalem-se.

No que tange à intervenção do Estado na propriedade, marque a opção correta.
a. O tombamento não incide sobre bens móveis.
b. O direito de preempção municipal tem natureza jurídica de limitação administrativa.
c. Conforme entendimento do STJ, a imissão provisória na posse não representa a transferência de domínio. Dessa forma, o IPTU continua a ser devido pelo proprietário.
d. O decreto de desapropriação por interesse social caduca no prazo de 5 anos.

Prévia do material em texto

21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 1/17
Questão 1
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Iniciado em segunda, 21 Jan 2019, 12:30
Estado Finalizada
Concluída em segunda, 21 Jan 2019, 12:35
Tempo
empregado
4 minutos 27 segundos
Avaliar 40,00 de um máximo de 40,00(100%)
No que diz respeito aos bens públicos, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. O ordenamento jurídico pátrio não admite a concessão acessória
de bem público, haja vista a impossibilidade de sua conjugação com
uma concessão de serviço público.
b. Caso a administração pública tenha celebrado contrato de
permissão de uso de imóvel com entidade sem �ns lucrativos pelo
prazo de dez anos e promova a rescisão contratual antes do termo
�xado, entende o STJ que a providência demanda prévio processo
administrativo. 
c. A permissão de uso de bem público cria para o permissionário
uma faculdade de uso, e, não, uma obrigação.
d. A autorização de uso de bem público cria para o usuário o dever
de fazer uso do bem, não sendo compatível, portanto, com a �xação
de prazo, devido ao seu caráter transitório.
e. Os bens dominicais integram o patrimônio das pessoas jurídicas
de direito público e submetem-se a regime jurídico de direito
público.
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 2/17
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Marque a opção correta no que se refere à desapropriação.
Escolha uma:
a. A pessoa cujo bem for prejudicado em sua destinação econômica
pela desapropriação de áreas contíguas terá direito a reclamar
perdas e danos do expropriante.
b. Não serão devidos juros compensatórios caso o imóvel
desapropriado possua grau de utilização da terra e de e�ciência na
exploração igual a zero.
c. Os concessionários de serviços públicos poderão promover
desapropriações sempre que tal procedimento for necessário à
garantia da continuidade da prestação do serviço público.
d. Constitui hipótese de desapropriação para �ns de utilidade
pública a construção ou ampliação de distritos industriais, o que
inclui o loteamento das áreas necessárias à instalação de indústrias
e atividades correlatas, bem como a revenda ou locação dos
respectivos lotes a empresas previamente quali�cadas. 
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 3/17
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Acerca de serviço público, marque a opção correta.
Escolha uma:
a. As primeiras tentativas de conceituação de serviço público
surgiram na Alemanha, com a Escola de Serviço Público, segundo a
qual o conceito incluía as atividades materiais realizadas pelo Poder
Executivo.
b. Compete aos municípios a exploração direta ou por meio de
concessão dos serviços de gás canalizado.
c. De acordo com o STJ, na hipótese de contrato de permissão de
serviço de transporte público realizado sem prévia licitação, não há
garantia da manutenção do equilíbrio econômico-�nanceiro do
contrato. 
d. Autorização, concessão e permissão são formas contratuais de
delegação do serviço público.
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 4/17
Questão 4
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Marque a opção correta acerca dos serviços públicos.
Escolha uma:
a. Os denominados serviços públicos uti universi não podem ser
objeto nem de concessão nem de remuneração mediante a
cobrança de taxa. 
b. As concessões de serviço público demandam a obediência
irrestrita ao princípio da obrigatoriedade de licitação, razão pela
qual a legislação de regência veda a incidência das hipóteses de
dispensa e de inexigibilidade de licitação sobre as licitações para a
concessão de serviço público.
c. Na concessão de serviço público, o serviço é atribuído à pessoa
física ou jurídica, que o executará por sua conta e risco.
d. Quando o serviço público é prestado por empresa pública ou por
sociedade de economia mista, tais entidades, integrantes da
administração indireta, passam a ser detentoras da titularidade do
serviço público.
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 5/17
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Questão 6
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Acerca dos princípios da Administração Pública, marque a
alternativa correta.
Escolha uma:
a. São princípios constitucionais explícitos da Administração Pública,
entre outros, os da legalidade, impessoalidade, moralidade e
proporcionalidade.
b. O princípio da impessoalidade destina-se a proteger
simultaneamente o interesse público e o interesse privado,
pautando-se pela igualdade de tratamento a todos administrados,
independentemente de quaisquer preferências pessoais.
c. O princípio da razoabilidade consiste nos limites do que pode, ou
não, ser considerado aceitável, e a sua violação resulta em vício do
ato administrativo. 
d. Constar nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção
pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de
atos viola o princípio da e�ciência.
Sua resposta está correta.
Sobre o princípio da proporcionalidade, marque a alternativa
incorreta.
Escolha uma:
a. O subprincípio adequação consiste em veri�car se o meio é
apropriado para a consecução de determinado �m.
b. O segundo subprincípio da necessidade questiona se não há
outras medidas que causem gravame menor para o implemento do
�m legítimo que se busca.
c. A terceira etapa consiste em veri�car se a restrição de um direito
fundamental se justi�ca diante dos benefícios de proteção ao outro
direito fundamental.
d. No Brasil, o referido princípio é visto com muitas restrições e por
isso é pouco utilizado. 
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 6/17
Questão 7
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Cada um de nós põe em comum sua pessoa e toda a sua autoridade sob
o supremo comando da vontade geral, e recebemos em conjunto cada
membro como parte indivisível do todo. Convém que tudo quanto cada
qual aliene em virtude do pacto social de seu poder, de seus bens, de
sua liberdade, seja apenas a parte cujo uso interesse à sociedade,
todavia, é preciso igualmente convir que só o soberano pode ser juiz
desse interesse.
 
Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social. Trad. R. R. da Silva. Ed.
Ridendo Castigat Moraes, p. 10 e 16 (com adaptações).
 
Esse texto pode ser considerado como o fundamento para a
existência do poder de polícia nas sociedades modernas. Quanto ao
poder de polícia no direito administrativo brasileiro, marque a
opção correta.
Escolha uma:
a. Na realização de manifestações públicas em vias públicas, o poder
de polícia pode vedar a utilização de carros, aparelhos e objetos
sonoros em prol da coletividade e do bem comum.
b. O poder de polícia pode ser exercido preventivamente ou
repressivamente, sendo exemplos da primeira a licença e a
autorização e, da segunda a aplicação de sanções. 
c. No exercício do poder de polícia, atos normativos podem ser
emitidos para a administração das vias públicas, com
estabelecimento e de�nição prévios de infração administrativa.
d. O poder para a instauração de processo administrativo disciplinar
e aplicação da respectiva penalidade decorre do poder de polícia da
administração.
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 7/17
Questão 8
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
No que se refere à classi�cação e ao regime jurídico dos benspúblicos, às terras devolutas e aos terrenos de marinha, marque a
opção correta.
Escolha uma:
a. A locação de imóveis da União realiza-se mediante contrato, não
estando sujeita às disposições de outras leis concernentes à
locação, razão por que, em caso de não pagamento dos aluguéis nos
prazos estipulados, a rescisão ocorre de pleno direito, podendo a
União imitir-se sumariamente na posse da coisa locada, sem que o
locatário tenha direito de purgar a mora. 
b. Consoante o disposto na CF, os bens públicos são passíveis de
aquisição por meio de usucapião.
c. Em regra, as terras devolutas pertencem à União e são
consideradas bens dominicais ou dominiais.
d. A CF garante a todos o direito de reunir-se paci�camente sem
armas, em locais abertos ao público, mediante autorização do poder
público, exigida para evitar frustrar reunião anteriormente
convocada para o mesmo local.
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 8/17
Questão 9
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Questão 10
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Determinada comissão de servidores, designada para a condução de
procedimento licitatório, ao �nal de seus trabalhos, homologou o
resultado e adjudicou o objeto ao vencedor.
Nessa situação hipotética, os atos administrativos de homologação
do resultado e de adjudicação do objeto classi�cam-se,
Escolha uma:
a. quanto à forma de exteriorização, como deliberação, sendo
impossível revogá-los após a celebração do correspondente
contrato administrativo. 
b. quanto aos seus efeitos, como declaratórios, podendo a
administração revogá-los.
c. quanto à intervenção da vontade administrativa, como
complexos, podendo ser anulados judicialmente.
d. quanto à forma de exteriorização, como parecer, sendo possível
sua revogação judicial.
Sua resposta está correta.
Em relação aos serviços públicos e aos agentes administrativos,
marque a opção correta.
Escolha uma:
a. A autorização de serviço público constitui ato administrativo
bilateral, vinculado e precário.
b. A prestação de serviço público não abrange o desempenho de
atividades de natureza comercial e industrial.
c. No contrato de concessão de serviço público, havendo a
encampação, o concessionário não tem direito à indenização por
eventuais prejuízos.
d. Não se exige a realização de concurso público para o exercício de
função pública. 
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 9/17
Questão 11
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Sobre os poderes Administrativos, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A administração pública não pode efetuar apreensão, à revelia do
Poder Judiciário, de petrechos de atividades pesqueiras utilizados
em desacordo com a lei de regência.
b. A decisão judicial que impõe à Administração Pública o
restabelecimento do plantão de 24 horas em Delegacia
Especializada de Atendimento à Infância e à Juventude não
constitui abuso de poder, tampouco extrapola o controle do mérito
administrativo pelo Judiciário. 
c. Em sentido estrito, o poder de polícia da administração pública se
circunscreve ao exercício da segurança pública.
d. A natureza indelegável do poder de polícia é absoluta a não
comporta exceções.
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 10/17
Questão 12
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Com base na doutrina e na jurisprudência, marque a opção correta a
respeito dos atos administrativos.
Escolha uma:
a. A falta da aprovação da autoridade competente para o ato
administrativo produzir efeitos con�gura hipótese de ato
administrativo pendente de exequibilidade, visto que está sujeito a
condição ou termo para o início da produção de seus efeitos.
b. De acordo com o entendimento do STJ, o administrador,
consoante a teoria dos motivos determinantes, vincula-se aos
motivos elencados para a prática do ato administrativo, porém o
vício de legalidade resta con�gurado quando inexistentes ou
inverídicos os motivos suscitados pela administração,
independentemente da existência de coerência entre as razões
explicitadas no ato e o resultado obtido.
c. Conforme a classi�cação dos atos administrativos quanto aos
seus efeitos, a anulação do ato administrativo con�gura exemplo de
ato constitutivo, por criar, modi�car ou extinguir um direito ou
situação do administrado.
d. Segundo o STJ, a possibilidade de a administração poder anular
ou revogar os seus próprios atos quando eivados de irregularidades
não se estende ao desfazimento de situações constituídas com
aparência de legalidade, sem a necessária observância do devido
processo legal e da ampla defesa. 
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 11/17
Questão 13
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Sobre os princípios da Administração Pública, marque a alternativa
correta.
Escolha uma:
a. O princípio constitucional da razoável duração do processo se
aplica aos processos administrativos. 
b. A nomeação de cônjuge da autoridade nomeante para o exercício
de cargo em comissão ou de con�ança na Administração Pública
indireta não viola a Constituição Federal.
c. A moralidade administrativa, embora seja observada por grande
parte dos administradores, não se con�gura um princípio positivado
no ordenamento jurídico brasileiro.
d. O princípio da publicidade considera-se atendido sempre que
houver a publicação de atos no Diário O�cial, sendo, por
conseguinte, desnecessária qualquer medida adicional por parte da
Administração Pública.
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 12/17
Questão 14
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
À luz da jurisprudência do STJ, marque a opção correta a respeito
dos poderes da administração pública.
Escolha uma:
a. No exercício do poder discricionário, a administração pública
pode aferir o momento oportuno para a abertura de concurso
público, porém, com fundamento no mesmo poder, não pode ela
cancelar certame em andamento, em razão de critérios de
conveniência e oportunidade.
b. Um dos pressupostos para o exercício do poder de polícia é a
ocorrência de violação individual a determinada limitação
administrativa, hipótese em que a administração pública poderá
valer-se de meios indiretos de coação como a imposição de multa,
providência esta que não será possível nas hipóteses de violações
massi�cadas.
c. O poder-dever da administração pública de punir as faltas
cometidas por servidores públicos é imprescritível e demanda
prévia apuração em processo administrativo, assegurando-se o
contraditório e a ampla defesa.
d. A administração pública, considerando o interesse público e com
fundamento no poder discricionário, pode atribuir nova lotação a
servidor público, hipótese em que se admite que a motivação do ato
seja posterior à remoção. 
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 13/17
Questão 15
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Sobre o princípio da supremacia do interesse público sobre o
interesse privado, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. É um princípio absoluto.
b. Amplo poder em face do particular, que se sujeita aos seus
comandos independentemente do �m objetivado, uma vez que o
agir administrativo é presumidamente de acordo com a lei.
c. Impede que o bem-estar social sofra qualquer dano causado por
interesse particular ainda que ele seja um direito fundamental não
afastável.
d. Confere à Administração Pública a possibilidadede, nos termos
da lei, constituir terceiros em obrigações mediante atos unilaterais,
sendo tais atos imperativos. 
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 14/17
Questão 16
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
A respeito do contrato de concessão de serviço público, marque a
opção correta.
Escolha uma:
a. Na hipótese de responsabilidade do concessionário por prejuízos
causados a terceiros em decorrência da execução do serviço
público, é vedada a responsabilidade solidária do poder
concedente, que, no máximo, pode vir a ser responsabilizado
subsidiariamente no caso de insu�ciência de bens da empresa
concessionária.
b. Embora a concessão de serviço público demande a realização de
procedimento licitatório, é admitida a contratação direta nas
hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação, previstas na
legislação de regência.
c. No contrato de concessão de serviço público, o concessionário
tem direito ao equilíbrio econômico e �nanceiro e à inalterabilidade
do objeto. 
d. O instituto da encampação, por sua própria natureza, não confere
ao concessionário direito à indenização pelos prejuízos que sofrer
em decorrência do ato.
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 15/17
Questão 17
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Marque a opção correta com relação aos serviços públicos e à
desapropriação.
Escolha uma:
a. Em decorrência do princípio da igualdade dos usuários, não se
admite, no serviço público, o estabelecimento de tarifas
diferenciadas em função de custos especí�cos provenientes do
atendimento a distintos segmentos de usuários.
b. Consideram-se serviços públicos indelegáveis os serviços que o
Estado, atendendo a necessidades coletivas, assume como seus e
executa diretamente, por seus próprios agentes e órgãos da
administração centralizada, vedada a transferência de sua execução
a particulares ou mesmo a entidades da administração indireta.
c. A declaração expropriatória, mediante a qual o poder público
declara a utilidade pública ou o interesse social do bem de um
particular para �ns de desapropriação, pode ser feita por decreto
do chefe do Poder Executivo e por iniciativa do Poder Legislativo,
tanto na esfera da União como na dos estados, do DF, dos
municípios e dos territórios. 
d. Como forma de impedir o comprometimento da
operacionalização e da continuidade da prestação do serviço, as
concessionárias estão proibidas, no �nanciamento de seus
contratos, de oferecer em garantia os direitos emergentes da
concessão.
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 16/17
Questão 18
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Questão 19
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
A extinção do contrato administrativo de concessão pela retomada
do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão,
por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa
especí�ca e após prévio pagamento da indenização, denomina-se
apropriadamente:
Escolha uma:
a. Anulação.
b. Rescisão.
c. Encampação. 
d. Caducidade.
Sua resposta está correta.
Sobre o princípio da indisponibilidade do interesse público e o da
supremacia do interesse público sobre o interesse privado, marque
a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O princípio da supremacia do interesse público fundamenta a
existência das prerrogativas e dos poderes especiais absolutos da
administração pública.
b. A supremacia do interesse público sobre o privado não é um
princípio que cabe relativização.
c. A indisponibilidade do interesse público se trata de restrições da
Administração em não dispor da coisa pública, da qual ela não é a
titular. 
d. O princípio da indisponibilidade do interesse público e o princípio
da supremacia do interesse público equivalem-se.
Sua resposta está correta.
21/01/2019 Avaliação Final
http://portalcejur.unyleya.edu.br/615683/curso/102624/modulo/1529708/sala/127667 17/17
Questão 20
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
No que tange à intervenção do Estado na propriedade, marque a
opção correta.
Escolha uma:
a. O tombamento não incide sobre bens móveis.
b. O direito de preempção municipal tem natureza jurídica de
limitação administrativa. 
c. Conforme entendimento do STJ, a imissão provisória na posse
não representa a transferência de domínio. Dessa forma, o IPTU
continua a ser devido pelo proprietário.
d. O decreto de desapropriação por interesse social caduca no prazo
de 5 anos.
Sua resposta está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina